Alentejo/Ribatejo promove Agendas Locais de Turismo
Para criar e fortalecer sinergias entre municípios e agentes, públicos e privados, que atuam no setor, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, deu o pontapé de saída, em Castro Verde, à iniciativa Agendas Locais de Turismo.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Trata-se de uma iniciativa de proximidade, conforme explicou o presidente da ERT, José Manuel Santos “em que procuramos estar num concelho, durante um dia, para tentar perceber quais são as prioridades do município no que ao turismo diz respeito”.
O responsável refere ainda que, de forma concertada e assertiva, pretende-se alavancar a promoção da oferta turística dos 58 municípios da área de intervenção do Alentejo e do Ribatejo, para destacar que “há um trabalho a fazer de compatibilização entre aquilo que é a estratégia regional [para o turismo] e aquilo que são os eixos dos municípios” para este setor.
“A nossa ação deve-se desenvolver no quadro das orientações de política nacional de turismo, mas também no quadro daquilo que são as opções estratégias nos planos plurianuais dos municípios”, reforçou, destacando que, por isso, “é importante saber o que cada município está a fazer e quais são as suas opções” na área do turismo.
A iniciativa Agendas Locais de Turismo arrancou em Castro Verde e, segundo o presidente da ERT, existe a ambição de realizar cerca de cinco a seis agendas locais de turismo no Alentejo em 2024 e duas na Lezíria do Tejo.