Soltrópico e Egotravel fazem a maior aposta de sempre em Marrocos este verão
Os operadores turísticos do grupo Newtour – Soltrópico e Egotravel fazem a maior aposta de sempre no destino Marrocos este verão com sete voos semanais em operações charters, de Lisboa (TAP) e do Porto (Air Horizont), para Al Hoceima, Agadir e Saidia, estimando transportar 6.390 passageiros. Isto sem contar com lugares garantidos na operação regular da TAP para Marraquexe e Casablanca.
Carolina Morgado
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A Soltrópico e a Egotravel iniciam, esta sexta-feira, as vendas, com campanha, da sua programação charter para o destino Marrocos para este verão, considerada já a maior aposta de sempre, revelaram, esta segunda-feira, os responsáveis dos dois operadores turísticos do grupo Newtour, em conferência de imprensa, em Lisboa. O lançamento da operação, que é partilhada com a Abreu, será acompanhado de ações de formação, durante toda a semana, com agentes de viagens.
No total serão sete voos semanais durante o verão. A operação para Al Hoceima, com saídas de Lisboa às quartas e sábados, em voos da TAP, decorrerá de 5 de junho a 14 de setembro (última partida), enquanto a de Agadir, de Lisboa, terá lugar às segundas e sextas-feiras, em voos TAP, de 3 de junho a 13 de setembro (última partida).
Para Saidia, a operação de Lisboa, em voo TAP para o aeroporto de Nador, acontecerá todas as quintas e domingos de 6 de junho a 15 de setembro, e a do Porto, também para o aeroporto de Nador, decorrerá todas as segundas-feiras de 3 de junho a 16 de setembro (última partida) a bordo de um Boeing 737 da Air Horizont, com 168 lugares. Neste caso, os passageiros têm direito a uma bagagem de 20Kg. A TAP, por sua vez, disponibilizará o seu Embraer 190 com 106 lugares e os passageiros podem transportar uma bagagem até 23Kg.
Gonçalo Palma, diretor geral dos dois operadores turísticos, que estava acompanhado de Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico, e Daniel Graça, diretor Comercial da Egotravel, explicou aos jornalistas que se em 2022, com apenas uma operação para Saídia, o grupo transportou 2.977 clientes, e em 2023 com a estreia de Al Hoceima, a operação de Marrocos em charter movimentou 3.190 clientes (um aumento de 7%), este ano, com a introdução de Agadir, as previsões são de chegar às 6.390 pessoas, num crescimento de 100%. Conforme foi referido, os dois operadores turísticos não contabilizam a programação regular, em voos TAP, para as cidades marroquinas de Marraquexe e Casablanca.
Com início das vendas, esta sexta-feira, a Soltrópico e a Egotravel, lançam igualmente uma campanha promocional, que decorrerá até 19 de janeiro. Assim, para Saídia, em tudo incluído e unidade hoteleira de cinco estrelas, os preços são desde 599 euros por pessoa, em alojamento duplo, para Agadir os preços começam nos 583 euros por pessoa, em hotel de quatro estrelas e só alojamento e pequeno-almoço. Finalmente, durante a campanha, uma semana em Al Hoceima, no único hotel parceiro, o Radisson Blu Resort, custa desde 783 euros por pessoa, em alojamento duplo e em regime do tudo incluído. Em todos os casos, a primeira criança não paga.
Na conferência de imprensa, a Soltrópico e a Egotravel destacaram os hotéis parceiros em cada um dos destinos, mas a oferta hoteleira oferecida é vasta. Neste caso, em Agadir, os operadores turísticos vão trabalhar preferencialmente com o Les Dunes D’Or Resort, o Iberostar Founty Beach, e o RIU Palace, em Taghazout, considerada a zona nobre de Agadir, e em Saidia, serão o Iberostar, o Be Live Collection, e o Oásis Saidia Palace & Blue Pearl.
Porquê esta aposta?
Gonçalo Palma referiu para além de os dois operadores turísticos terem “o maior de sempre em termos de aeroportos de destinos em Marrocos”, que o facto de haver um contrato com a TAP permite ao grupo captar passageiros num número maior de aeroportos em Portugal, seja continental (Lisboa, Porto e Faro), seja das ilhas (Madeira, S. Miguel e Terceira).
O segundo fator importante desta aposta é o facto de poderem atender as preferências de vários públicos, uma vez que havendo sete operações semanais, terão praticamente um voo por dia, exceto à terça-feira, mas dois à segunda-feira.
“Tendo mais destinos, mais voos e mais captação, vamos ter, necessariamente, mais passageiros”, disse o diretor geral da Soltrópico e da Egotravel, para apontar que, por estes motivos, “esta é a nossa grande aposta para 2024, à parte dos destinos tradicionais que já tínhamos em ambos os operadores”.
Já Daniel Graça considerou que em relação a Al Hoceima, que a Egotravel introduziu no mercado o ano passado “correu muito bem e surpreendeu-nos a nível de vendas, com semanas e semanas com voos praticamente cheios”. Este ano, deixando de operar para o aeroporto de Nador, que fazia com que o transfere fosse mais longo do que os clientes gostariam, a operação deste verão será realizada para o próprio aeroporto de Al Hoceima, ou seja, uma hora de voo e um transfere de 10 minutos.
Os responsáveis resumiram, igualmente, os atrativos destes destinos marroquinos, caraterizando Al Hoceima como natureza intocada e beleza costeira, Agadir como grande variedade de hotelaria e boa infraestrutura turística, e Saidia pela sua evolução turística e preço competitivo.
Sandro Lopes lembrou que Saidia “é um dos destinos mais maduros no mercado português que continuamos a acreditar por toda a evolução que tem tido nos últimos anos, não só da operação hoteleira e de todas as atividades que acontecem fora dos hotéis, novos restaurantes com qualidade e tipo de animação diferenciado, e atividades náuticas. Um destino que atrai hoje não só o cliente do tudo incluído, mas outros que pretendem explorar a cultura marroquina”
A juntar a isto tudo, destacaram a proximidade, a oferta de sol e praia e uma cultura vibrante, como fatores que pesaram para esta aposta.