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Aeroporto Internacional do Recife ganha novas instalações e aumenta capacidade de voos

O Aeroporto Internacional do Recife (Pernambuco – Brasil) está maior, mais confortável e sustentável, mais novo e ganha capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano. Após quase dois anos de obras, a Aena acaba de inaugurar as novas instalações, que permitem aumentar em 60% a capacidade da infraestrutura.

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Aeroporto Internacional do Recife ganha novas instalações e aumenta capacidade de voos

O Aeroporto Internacional do Recife (Pernambuco – Brasil) está maior, mais confortável e sustentável, mais novo e ganha capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano. Após quase dois anos de obras, a Aena acaba de inaugurar as novas instalações, que permitem aumentar em 60% a capacidade da infraestrutura.

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O Terminal mais movimentado do Nordeste brasileiro, com mais de 700 mil passageiros por mês, ganhou 40% a mais de área construída, ficando com mais de 70 mil metros quadrados.

Atualmente, o aeroporto do Recife é o sétimo em quantidade de passageiros embarcados e o quarto do país em bagagens embarcadas. É também o quarto mais conectado do país, com ligação para 39 destinos domésticos, além de cinco internacionais: Fort Lauderdale, Orlando, Lisboa, Montevidéu e Buenos Aires.

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As melhorias incluem uma nova área internacional, quatro novas pontes de embarque que permitirá que o aeroporto opere quatro aeronaves de grande porte simultaneamente, mais lojas e restaurantes, além de outros itens de conforto.  Também há uma nova torre de controlo.

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A ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até cinco aviões de grande porte simultaneamente, com a possibilidade de atrair mais operações internacionais para a capital pernambucana.

“Hoje, consideramos a Aena uma empresa hispano-brasileira. Quando somamos as duas concessões que administramos, a do Nordeste e a do bloco SP/MS/PA/MG (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais), o nosso investimento no país ultrapassa os 1,5 mil milhões de euros”, destacou Maurício Lucena Betriu, presidente mundial da Aena.

O executivo disse que a concessionária é responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional, com 17 aeródromos em nove estados, incluindo aeroportos decisivos para a rede aérea brasileira, como Congonhas e o Recife.

Para o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, este é um dos melhores momentos da companhia no país até agora. “As inaugurações das obras no Nordeste marcam a transformação dessas infraestruturas, que ganham mais capacidade operacional, eficiência e modernidade, oferecendo mais conforto aos passageiros. Já concluímos Maceió, Juazeiro do Norte e Campina Grande. Em breve, faremos a inauguração das expansões de João Pessoa e Aracaju. Agora, estamos muito satisfeitos em entregar o aeroporto do Recife”, pontua Santiago.

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A concessionária já investiu cerca de 263 milhões de euros em obras estruturais nos seis aeroportos que administra no Nordeste. Além deste valor, mais 94 milhões de euros milhões foram destinados em sistemas, equipamentos e novas manutenções.

Para o Recife, foram adquiridos quatro novos fingers (pontes de embarque), escadas rolantes, esteiras de bagagem automatizadas do check-in e carrosséis de devolução de bagagem aos passageiros.

Além disso, a infraestrutura está preparada para inspeção, por tomógrafo, de todas as bagagens despachadas, permitindo um reforço significativo na segurança operacional.

Outro destaque é a mudança do conceito comercial do Aeroporto Internacional do Recife. Um novo mix de lojas, serviços, restaurantes e cafés foi implementado, diversificando a oferta aos passageiros e atendendo a procura de diferentes perfis de consumo. Um minimercado e uma nova loja duty-free estão entre as novidades que vão inaugurar em breve.

O aeroporto da capital pernambucana também passa a contar com duas salas VIP. A primeira delas em funcionamento desde julho. A segunda, localizada na nova área de operações internacionais, será entregue no início do próximo ano.

Para facilitar as operações com outros países, o pacote de melhorias implantadas inclui ainda a automação dos processos de imigração e a ampliação dos espaços de processamento alfandegário, tanto para embarque quanto para desembarque.

 

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Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro

Embora o mês de fevereiro mostre um ligeiro abrandamento no número de hóspedes e uma descida nas dormidas, os proveitos continuam a subir. No acumulado do ano, os números do turismo em Portugal continuam a crescer em todos os parâmetros.

No mês de fevereiro de 2025, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,2 milhões de dormidas, correspondendo a variações de 0,6% e -2,5%, respetivamente (+8,2% e +6,3% em janeiro, pela mesma ordem).

As dormidas de residentes totalizaram 1,375 milhões, tendo diminuído 0,8% face às 1,387 milhões de igual mês de 2024 (+11% em janeiro), enquanto os mercados externos apresentaram um decréscimo de 3,3% (+3,9% em janeiro), alcançando 2,795 milhões de dormidas, contra as 2,892 milhões de fevereiro do ano passado.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “estes resultados foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, por um lado, pelo efeito do período de férias associado ao Carnaval, que este ano ocorreu em março, enquanto no ano anterior se concentrou em fevereiro”. Por outro lado, refere o INE, “o mês de fevereiro deste ano teve menos dia que o ano anterior, uma vez que 2024 foi um ano bissexto”.

Em termos de dormidas, os dados do INE indicam uma liderança de Lisboa, com 1,170 milhões, correspondendo a uma ligeira descida de 5,6% face a fevereiro de 2024, sendo a única região a ultrapassar a fasquia do milhão.

Em segundo lugar, aparece o Algarve, com 776 mil dormidas, o que perfaz um decréscimo de 5,1% face a fevereiro do ano passado, surgindo o Norte em terceiro lugar, com 756 mil dormidas, uma subida de 0,9% face ao mês homólogo de 2024.

A maior subida nas dormidas, no mês de fevereiro, foi conseguida pela Península de Setúbal (+7,8%), enquanto nas descidas, a região do Oeste e vale do Tejo apresenta um decréscimo de 7,1%.

Subida dos residentes compensam descida dos não residentes
No que diz respeito aos hóspedes, contabilizados que foram 1,773 milhões de pessoas, os residentes somaram 817 mil, correspondendo a uma subida de 2,2% face a fevereiro de 2024, enquanto os não residentes totalizaram 957 mil, uma descida de 0,8% relativamente a igual período do ano passado.

Também aqui, a liderança pertence a Lisboa com 533 mil hóspedes numa descida de 1,6% relativamente a fevereiro de 2024, com a região Norte a ocupar a segunda posição com 427 mil hóspedes (+2,5%) e em terceiro lugar o Algarve com, 211 mil hóspedes (+0,9%).

Destaque para a subida a duplo dígito dos Açores (+11,3%), totalizando 49 mil hóspedes, enquanto a maior descida pertenceu à região do Oeste e vale do Tejo (-3,3%).

Dos mais de 957 mil hóspedes não residentes, Espanha liderou com 125 mil, aparecendo o Reino Unido (115 mil) e França (79 mil) em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já nas dormidas, os 10 principais mercados emissores, em fevereiro, representaram 72,1% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter a liderança (16,4% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com 458 mil, apesar do decréscimo de 7,5% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em fevereiro (11,2% do total), diminuíram 5,1% para 313 mil. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,3%), com um decréscimo de 8,4% para 231 mil.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em fevereiro, o mercado polaco foi o único a registar crescimento (+23,2%), atingindo os 119 mil. Nos decréscimos, destacou-se a variação registada do mercado brasileiro (-18,9%) para 130 mil.

Dormidas dos não residentes estagnam no primeiro bimestre
No acumulado do ano (janeiro-fevereiro), os dados divulgados pelo INE mostram uma subida de 4,1% no número de hóspedes, totalizando 3,378 milhões. Os residentes em Portugal somaram 1,564 milhões, numa evolução de 5,7%, enquanto os não residentes totalizaram 1,814 milhões, uma subida de 2,7% face aos dois primeiros meses de 2024.

Lisboa liderou no número de hóspedes, com 1,040 milhões (+3% face ao primeiro bimestre de 2024), seguindo-se o Norte com 812 mil (+4,7%) e o Algarve (375 mil, +3,3%). A região que mais cresceu no número de hóspedes neste primeiro bimestre de 2025 foram os Açores (+13,6%), não se registando qualquer descida nas regiões turísticas nacionais.

Nos hóspedes não residentes, Espanha foi quem registou maior número, com 228 mil, seguindo-se o Reino Unido (quase 200 mil) e EUA (152 mil).

Analisadas as dormidas nestes primeiros dois meses de 2025, o mercado nacional registou 7,840 milhões numa subida de 1,4% face ao período homólogo de 2024. Neste parâmetro, os residentes em Portugal somaram 2,642 milhões de dormidas, numa subida de 4,5% face aos primeiros dois meses de 2025. Já as dormidas de não residentes registaram uma descida de 0,1% para 5,198 milhões.

A região da Grande Lisboa aparece novamente a liderar neste campo, com 2,246 milhões de dormidas, embora registe uma descida de 0,3%. O Norte é a segunda região com mais dormidas, com 1,429 milhões, numa subida de 3,5% face a igual período do ano passado. Em terceiro lugar aparece o Algarve, com 1,347 milhões de dormidas, correspondendo a uma descida de 2,5% relativamente a janeiro-fevereiro de 2024.

A maior subida doi registada pela Península de Setúbal, com um incremento de 10,4%, para 164 mil dormidas, enquanto no capítulo das descidas, o Algarve reparte esta posição (-2,5%) com a região do Oeste e Vale do Tejo.

Por mercados emissores, das quase 5,2 milhões de dormidas, quase 810 mil foram de britânicos, surgindo a Alemanha em segundo lugar (580 mil) e Espanha na terceira posição (431 mil).

Mais proveitos
Apesar do decréscimo nas dormidas, os proveitos aumentaram em fevereiro, +4% nos proveitos totais e +3,4% nos relativos a aposento (+13,9% e +14,3% em janeiro, pela mesma ordem), atingindo 287,7 e 208,8 milhões de euros, respetivamente.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (34,5% dos proveitos totais – 99,4 milhões de euros – e 36% dos proveitos de aposento – 75 milhões de euros), seguida da Madeira (17,1% – 49 milhões de euros – e 16,7% – 35 milhões de euros, respetivamente) e do Norte (16,4% – 47 milhões de euros – e 16,5% – 34 milhões de euros, pela mesma ordem).

Os aumentos de proveitos mais expressivos ocorreram na Madeira (+16,7% nos proveitos totais e +20,7% nos de aposento) e na Península de Setúbal (+12,2% e +15,4%, pela mesma ordem). Os maiores decréscimos registaram-se no Oeste e Vale do Tejo (-3,1% e -0,7%, respetivamente) e no Alentejo (-2,4% em ambos).

Já no acumulado dos primeiros dois meses de 2025, os proveitos totais somaram quase 550 milhões de euros, numa subida de 8,5% face a igual período de 2024, enquanto os proveitos de aposentos totalizaram 398 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 8,3%.

Lisboa aparece em primeiro lugar com mais de 191 milhões de euros em proveitos totais (+5,1%), seguindo-se a Madeira com 99 milhões de euros (+22,9%) e o Norte com 90 milhões de euros (+8,2%).

No que diz respeito aos proveitos de aposentos, a liderança também pertence a Lisboa com 145 milhões de euros (+4,5%), seguindo-se a Madeira com 69 milhões de euros (+24,6%) e o Norte com 65 milhões de euros (+6,9%).

Estada média continuou a decrescer em fevereiro
Em fevereiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,35 noites) continuou a diminuir (-3,1%, após -1,8% em janeiro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,73 noites) e no Algarve (3,68 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,64 noites).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,68 noites) diminuiu 3,0% e a dos não residentes (2,92 noites) decresceu 2,6%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,33 noites) quer dos residentes (2,88 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 39,6 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% (+10,4% em janeiro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,9 euros (+4,9%, após +7,2% em janeiro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (71,5 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (64,7 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+22,4%) e na Península de Setúbal (+18,0%), enquanto no Alentejo se registou o maior decréscimo (-5,7%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (110,2 euros), seguida da Madeira (100,1 euros), tendo esta última apresentado o maior crescimento neste indicador (+18,6%).

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PLAY Airlines oferece 25% de desconto em voos à partida de Portugal

A oferta da PLAY Airlines aplica-se aos voos da companhia aéreas desde Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com destino à Islândia, cujas reservas sejam realizadas até dia 3 de abril.

A PLAY Airlines lançou uma nova campanha promocional que oferece um desconto de 25%  nos voos à partida de Portugal, oferta que é válida até dia 3 de abril, informou a companhia aérea low cost islandesa.

“De 31 de março a 3 de abril, os voos da PLAY Airlines com partida de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com destino à Islândia, vão estar ainda mais baratos”, destaca a companhia aérea, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 31 de março.
Para usufruir da promoção, basta inserir o código PLAY25 no momento da aquisição dos bilhetes, sendo a promoção válida para voos entre 1 e 31 de maio, bem como de 1 de setembro a 15 de dezembro de 2025.
A companhia aérea indica que o “desconto anunciado é válido em voos selecionados dentro do período de voo anunciado para novas reservas online ao reservar as rotas de voo de ida e volta”, que estão especificadas aqui.
A oferta está sujeita a disponibilidade e não se aplica a impostos, taxas, serviços adicionais e encargos da transportadora.
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Finnair inaugura esta segunda-feira rota entre Helsínquia e Faro

Os voos da Finnair entre Faro e Helsínquia arrancam esta segunda-feira, 31 de março, e vão decorrer ao longo da temporada de verão, com duas ligações aéreas por semana.

A Finnair inaugura esta segunda-feira, 31 de março, a nova rota entre Helsínquia, capital da Finlândia, e Faro, numa operação de verão que conta com duas frequências semanais, às segundas e quintas-feiras, informou a companhia aérea.

“Faro é o terceiro destino em Portugal para o qual a Finnair opera voos diretos desde Helsínquia, juntando-se a Lisboa, para onde a companhia aérea voa diariamente, e à Madeira, com duas frequências semanais para o aeroporto do Funchal”, lê-se na informação enviada à imprensa.

Às segundas-feiras, as partidas de Faro decorrem pelas 15h45 e a chegada à capital finlandesa está prevista para as 22h30, enquanto em sentido contrário as partidas estão previstas para as 11h55, chegando à capital algarvia pelas 14h55.

Já às quintas-feiras, as saídas de Faro decorrem pelas 12h00, chegando a Helsínquia às 18h45, enquanto em sentido contrário a partida da capital finlandesa está marcada para as 08h10, chegando a Faro às 11h10.

 

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Experiência Interrail fica mais fácil com a nova plataforma Railee

Para simplificar e agilizar a experiência dos viajantes que exploram a Europa com o passe Interrail, acaba de ser lançada a nova plataforma Railee, que permite planear a rota de comboio pelos países europeus, reservar determinadas viagens com antecedência e partilhar a experiência.

A Railee tem como objetivo ajudar os viajantes a planear e otimizar os seus itinerários. Em menos de 11 cliques, eles podem organizar a sua viagem pela Europa, reservar com antecedência e prever reservas mais caras. O site também permite visualizar o custo total da viagem e partilhar o itinerário.

A nova plataforma também oferece roteiros temáticos já preparados do início ao fim, como a descoberta das Terras Altas da Escócia, um grande tour pela Itália ou uma viagem pelos países bálticos. As várias opções de passe Interrail estão disponíveis no site, incluindo a oferta a partir de € 212 para menores de 28 anos (€ 283 para maiores de 28 anos), que permite viagens de comboio ilimitadas pela Europa durante quatro dias ao longo de um mês.

Lançado em 1972, o programa Interrail, que permite que turistas de todas as idades explorem 33 países do continente reservando viagens com mais de 50 companhias ferroviárias, atrai centenas de milhares de viajantes todos os anos. Em 2023, atingiu recorde de vendas com 1,2 milhão de passes adquiridos, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Apesar de todas essas vantagens, o passe Interrail também tem limitações. Alguns comboios de alta velocidade exigem uma reserva suplementar, que obviamente está sujeita a uma taxa, assim como alguns comboios noturnos. Como as empresas ferroviárias privadas não são parceiras do programa, é possível que o viajante tenha de pagar um pouco mais por uma rota específica.

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Islândia restringe turismo em nome do ambiente

O governo da Islândia está a implementar uma política para restringir o turismo e proteger o meio ambiente frágil, em resposta ao crescente impacto ambiental em sítios naturais.

A Islândia, com suas paisagens de tirar o fôlego, sempre fascinou viajantes do mundo inteiro. No entanto, o país agora está a optar por conter essa onda turística motivada por vários fatores alarmantes. Perante os danos crescentes, a preservação de paisagens vulcânicas e glaciais tornou-se uma necessidade absoluta. Essas preciosidades naturais outrora preservadas agora estão a sofrer o impacto do turismo descontrolado, que ameaça a sua integridade e o seu caráter selvagem único.

A superlotação em locais icónicos como a Lagoa Azul ou as Cataratas de Gullfoss transforma a experiência autêntica numa corrida de obstáculos para os visitantes, distorcendo a própria essência do que atrai as pessoas a esta ilha nórdica: a sua natureza.

Perante esta situação, o governo islandês está a implementar um conjunto de restritivas. A introdução de um imposto turístico progressivo visa regular as visitas e, ao mesmo tempo, financiar a restauração de áreas danificadas. Esta contribuição obrigatória, modulada de acordo com as estações do ano, visa distribuir melhor as chegadas ao longo do ano, em vez de concentrá-las nos meses de verão.

O país está simultaneamente a apertar as regras com os alugueres de curto prazo em áreas sensíveis. Os proprietários agora devem obter licenças específicas e cumprir cotas rigorosas. A limitação dos investimentos hoteleiros complementa esta estratégia com uma moratória sobre novas construções em determinadas regiões, favorecendo a renovação das estruturas existentes em detrimento da expansão contínua do parque de alojamentos turísticos.

No entanto, a restrição do turismo na Islândia provocou reações mistas entre as diversas partes interessadas. Toda a cadeia de valor do turismo, desde agentes de viagens, hoteleiros até guias locais, temem pela sustentabilidade de seus negócios, tendo expressado a sua apreensão com esta nova política, vendo as suas projeções financeiras ameaçadas pela esperada queda no público, enquanto teve uma receção favorável dos ambientalistas, que dizem que as medidas colocam o desenvolvimento sustentável no centro das preocupações nacionais.

Por outro lado, o país nórdico procura reduzir a sua vulnerabilidade às flutuações no setor de turismo estimulando outros ramos de atividade. As autoridades estão a apostar principalmente nas indústrias de tecnologia, na energia verde e na economia criativa para construir um modelo económico mais resiliente e menos dependente dos “caprichos” do turismo internacional.

 

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easyJet reabre base de Faro para o verão de 2025

A easyJet retomou a atividade da sua base sazonal no Algarve, mantendo-se em funcionamento até ao final de outubro, operando 19 rotas a partir do aeroporto de Faro.

A easyJet reabriu a sua base de Faro, inaugurada no verão de 2021, a partir da qual vai operar 19 rotas este verão. Até ao final de outubro, a companhia irá realizar ligações de e para o Algarve, onde possui 4 aviões em base – dois Airbus A319 e dois Airbus A320 – e que se juntam aos 5 aviões que durante todo o ano operam para Faro desde outras bases, atingindo uma capacidade total de mais de 2 milhões de lugares.

A partir de Faro, a easyJet ligará diretamente o Algarve a diversas cidades europeias, com rotas para Bordéus, Lyon, Nantes, Paris Orly, Toulouse (França), Birmingham, Bristol, Glasgow, Liverpool, Londres Gatwick, Londres Luton, Londres Southend, Manchester, Southampton (Inglaterra), Belfast (Irlanda), Amesterdão (Países Baixos), Basileia, Genebra e Zurique (Suíça).

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca os “mais de 190 mil voos que nos permitiram transportar de e para o aeroporto de Faro mais de 24 milhões de passageiros”, numa operação que começou em 1999.

O responsável pela companhia aérea no nosso país conclui que, “com a reabertura da base aérea de Faro ajudamos a contribuir para o desenvolvimento económico e turístico da região do Algarve. Temos aumentado a empregabilidade local e são já 167 os colaboradores que temos nesta base e que nos vão permitir operar 19 rotas neste verão de 2025, com uma capacidade para mais de 2 milhões de passageiros”.

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Aeroportos da Madeira aumentam ligações depois de ultrapassar os 5 milhões de passageiros em 2024

Os Aeroportos da Madeira contarão com 14 novas operações. A 8 de junho será inaugurada a ligação direta com a United Airlines.  

Os Aeroportos da Madeira – Funchal e Porto Santo – receberam mais de 5 milhões de passageiros em 2024, indicando a ANA – Aeroportos de Portugal um aumento de 4,6% face a 2023 e +50% relativamente a 2019.

Em comunicado, a ANA refere que os aeroportos da Madeira e Porto Santo “também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta”.

Com a inauguração a 8 de junho da nova rota Nova Iorque (Newark) – Madeira, a United Airlines passa a ser a única companhia americana a operar nos cinco aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que iniciam no Verão de 2025.

Entre os novos destinos diretos contam-se voos para Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea); Edimburgo (Escócia) com a Ryanair, marcando o regresso do segundo avião baseado na Madeira); Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair; Milão ((Malpensa) com a Ryanair; o regresso de Bruxelas com a Brussels Airlines; Londres (Luton) com a Jet2.com; Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu); e Bournemouth (UK) com a Jet2.com.

Além disso, as rotas inauguradas durante o inverno de 2024, estendem-se para o verão de 2025 e incluem Reiquiavique com a Play; Amesterdão com a easyJet; Colónia com a Eurowings, e Estocolmo com a SAS.

Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA diz estar a implementar um “programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão”.

Assim, estão a ser realizadas “significativas melhorias” no terminal, algumas já concluídas, como a criação de um novo lounge e do canal de fast lane na área de segurança, novas lojas e novos espaços que melhoram a experiência do passageiro nos aeroportos da Madeira.

Já no campo da sustentabilidade, a ANA está a implementar um conjunto de iniciativas “inovadoras” que vão desde a instalação de tecnologia biométrica nas portas de acesso e embarque, à instalação de centrais fotovoltaicas na Madeira e em Porto Santo e ao aproveitamento dos ventos com Micro Eólicas no perímetro aeroportuário.

Já no Aeroporto do Porto Santo, a ANA destaca o “grande investimento que será efetuado”, com o desenvolvimento de um novo terminal que permitirá duplicar a capacidade operacional, num investimento superior a 50 milhões de euros.

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Mais 50 Boeing para a Korean Air

A Korean Air encomendou 50 aviões de fuselagem larga à Boeing.

A Korean Air finalizou a encomenda de 50 aviões de fuselagem larga à Boeing, incluindo 20 unidades 777-9, 20 aviões 787-10 e opções para mais 10 unidades adicionais do 787 Dreamliner representando o maior acordo da companhia aérea com a Boeing, adiantando-se que “terá um papel fundamental na integração contínua das operações com a Asiana Airlines”.

“Durante mais de 50 anos, a Korean Air e a Boeing construíram uma relação baseada na confiança e no crescimento mútuo. Agora, fortalecemos ainda mais essa relação histórica com esta encomenda marcante”, afirmou Walter Cho, presidente e CEO da Korean Air e do Hanjin Group.

A Korean Air está a transformar-se numa das maiores companhias aéreas do mundo em termos de capacidade, após a sua fusão com a Asiana Airlines no ano passado. Recentemente, a transportadora revelou a sua nova identidade visual e pintura num 787-10 como primeiro passo para operar sob uma única entidade. Como parte desse processo, a empresa está a renovar a sua frota com novos aviões de fuselagem larga e eficiência energética para aumentar a capacidade da sua rede global.

“A combinação da eficiência económica e do alcance do 777X e do 787 Dreamliner posicionará a Korean Air para um crescimento contínuo e sucesso a longo prazo”, concluiu Dan Schull, vice-presidente de Vendas e Marketing Comercial da Boeing para o Nordeste Asiático.

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Turespaña prevê 11,1 milhões de assentos no mês de abril

A Turespaña estima um incremento de 7% no número de assentos para o mês de abril. Já a AENA avança com 320 milhões de passageiros nos aeroportos espanhóis em 2025.

A Turespaña estima em 11,1 milhões o número total de lugares previstos em voos internacionais para Espanha no mês de abril de 2025. Em comparação com o mesmo mês do ano 2024, quando foram oferecidos 10,4 milhões, o aumento anual é de 7,3%.

Comparando as previsões com os dados registados na mesma data de 2024, os aumentos mais significativos no mês de abril verificam-se no Reino Unido (+7,6%), Alemanha (+7,2%) e Itália (+7%), enquanto o crescimento mais moderado é o de França (+2%).

Entre os países nórdicos, a Noruega regista o maior crescimento de lugares disponíveis, com um aumento de 8,3%, seguindo-se a Finlândia (+4,2%) e a Suécia (+0,8%).

Pelo contrário, a Dinamarca reduz o número de lugares previstos para abril, com uma ligeira descida de 1%.

Destacam-se ainda a Irlanda, a Polónia e a Turquia, com uma projeção de crescimento superior a 15% cada.

Já os Estados Unidos recuperam dinamismo em abril (+1,4%). Entre os países ibero-americanos, a Colômbia e o México registam os maiores volumes de capacidade programada, com um aumento significativo de 13,5% no primeiro caso, e uma redução de 4% no segundo para o quarto mês do ano.

Para o ano 2025, a AENA estima que o crescimento do número de passageiros nos aeroportos em Espanha será de 3,4%, atingindo aproximadamente 320 milhões de passageiros.

Recorde-se que, em 2024, o tráfego de passageiros nos aeroportos espanhóis geridos pela AENA alcançou os 309,3 milhões, representando um crescimento de 9,2% face a 2023 e um recorde pelo segundo ano consecutivo.

Para a próxima temporada de verão, que começou a 30 de março e se prolongará até 25 de outubro, as companhias aéreas programaram em Espanha 246,8 milhões de lugares entre partidas e chegadas. Isto representa um aumento de 1,5% face aos lugares programados para a mesma temporada de 2024 e de 6,5% em comparação com o tráfego efetivamente operado no final da última temporada.

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Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

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De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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