CNC e ERT-RL colaboram no desenvolvimento do “Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo”
A presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Maria Calado, e a presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), Carla Salsinha, acabam de assinar um protocolo que visa a sua mútua colaboração tendo em vista o desenvolvimento do projeto Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo.

Publituris
AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025
Tunísia vai incluir circuito turístico de Manouba no da cidade de Tunes
Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024
Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal
Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo
Teldar Travel entra em nova fase de desenvolvimento
Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi
Hotéis Onyria em Cascais passam a ostentar marcas de luxo da IHG Hotels & Resorts
Futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas vai ser debatido no Algarve
Enóphilo Wine Fest Lisboa celebra 10 anos com mais de 350 vinhos
O objetivo deste protocolo é promover uma maior fruição do referido itinerário cultural por parte de turistas, visitantes e peregrinos, na área geográfica da Região de Lisboa, nomeadamente nos territórios dos municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.
Através do protocolo ora firmado, o Centro Nacional de Cultura assume o compromisso de desenvolver e implementar até ao final do presente ano, alguns produtos, que passam, nomeadamente, pela criação de uma aplicação (APP) para dispositivos móveis, bilingue, a ser disponibilizada gratuitamente na App Store e Google Play. A aplicação terá toda a informação que os caminhantes e peregrinos precisam para realizarem o Caminho do Tejo, conectarem-se com a essência dos lugares e vivenciarem a cultura e a beleza do território de forma autónoma e segura.
A reorganização do website www.caminhosdefatima.org em nova plataforma e otimização da estrutura, da arquitetura de informação, usabilidade e cumprimento das regras de acessibilidade web, de modo a atualizar e valorizar o Caminho do Tejo e sua cartografia, bem como a criação de roteiro no formato PDF, em três línguas (português, inglês e espanhol), a disponibilizar nos websites caminhosdefatima.org e pathsoffaith.com, para download, impressão e/ou leitura, será outras das ações a desenvolver.
A CNC vai providenciar ainda a produção de materiais promocionais do Caminho do Tejo, nomeadamente folheto informativo, marcador de livros e postal, com conteúdo em braille, bem como da Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima, a ser distribuída em alguns dos principais pontos de relação com os Caminhos de Fátima.
Refira-se que os “Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima. Proporcionam a quem os percorre uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais.
Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.
Desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projeto e proprietária da respetiva marca), estes Caminhos são implementados em parceria com múltiplas instituições – autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas – e em articulação com o Santuário de Fátima.