Agências de viagens dos cinco continentes estarão reunidas em Granada de 8 a 10 de novembro e APAVT estará presente
Quase uma centena de associações de agências de viagens de todos os continentes estarão presentes em Granada (Espanha), de 8 a 10 de novembro, na 7ª cimeira mundial, para debater questões que afetam o mundo da distribuição do setor de viagens. Uma delegação da APAVT também estará presente, como o faz desde a primeira edição.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Fonte da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo avançou ao Publituris que estará presente com uma delegação, como o faz desde a primeira edição, na 7ª Cimeira Mundial do setor, que decorrerá na região espanhola da Andaluzia (Granada), de 8 a 10 de novembro. A cimeira é organizada pela CEAV (Confederação Espanhola de Agências de Viagens), com quem a APAVT tem uma relação muito especial desde há muitos anos, que designadamente deu origem à criação da Aliança Ibérica das Agências de Viagens.
Na apresentação do evento, Carlos Garrido, presidente do CEAV, e José Manuel Lastra, vice-presidente executivo, anunciaram que a cimeira contará com a presença de importantes personalidades da indústria do turismo como Paula Cortés, vice-presidente da Aliança Mundial de Associações de Agentes de Viagens (WTAAA), Fran Oostdam, presidente da Associação Europeia de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), Christian Boutin, Amadeus SVP Customer Success Management EMEA, e Maria Jesús López Solás, Chief Commercial, Network & Alliances Officer da Iberia, bem como representantes das principais associações de agências de viagens de todo o mundo, e empresas de turismo, numa cimeira que reúne cerca de 100 associações de viagens internacionais a cada dois anos.
Durante dois dias serão realizadas diversas apresentações e debates que darão especial ênfase às questões que afetam o sector neste momento: A recuperação global do turismo e a resiliência do setor no atual contexto geopolítico; Sustentabilidade e diversas estratégias implementadas por empresas e associações de diversas partes do mundo; Novas tendências em viagens e novos hábitos de consumo; A situação global do setor das agências de viagens e a sua relação com os fornecedores, principalmente as companhias aéreas; Inovação no setor de viagens, tecnologia, IA, legislação, segurança, e IATA.
Neste momento, já está confirmada a presença de quase uma centena de agências de viagens de todos os continentes. Portugal, Angola, África do Sul, Egito, Quénia, Austrália, Coreia do Sul, Índia, Canadá, Chile, México, Alemanha, Reino Unido, Itália e Canadá, são apenas alguns dos exemplos.
Além das diversas conferências e mesas redondas, o evento organizará, paralelamente, um programa de visitas aos locais mais emblemáticos da capital e da província de Granada.
Na apresentação do evento, Adolfo García, Head of Trades Sales Espanha, Portugal, Norte de África da Iberia, destacou que para a companhia aérea a cimeira é um fórum que “nos permite conhecer o que se passa noutros mercados no que diz respeito à política de distribuição e descobrir tendências”.
Já Miguel Ángel Sanz, diretor geral da Turespaña, comparou as agências de viagens ao “óleo que faz funcionar as engrenagens”, pois “permitem que os recursos turísticos se transformem em produtos turísticos para o consumidor final”.
Este congresso reúne a cada dois anos os presidentes de associações de viagens de todo o mundo para debater as questões que os preocupam em cada momento, uma reunião que não foi suprimida mesmo durante a pandemia da Covid 19.
Para o presidente do CEAV, o congresso “é uma oportunidade única para fazer uma radiografia do setor”, e como nas outras edições, reunirá as primeiras figuras de todo o setor, de todo o mundo.
Carlos Garrido frisou que “sabemos que há mercados que ainda não acordaram, por isso, queremos trabalhar com eles para os fazer e contribuir para a reativação do setor o mais rapidamente possível”.
A sustentabilidade será outro dos grandes temas, uma vez que as agências de viagens, conforme foi dito, têm um papel de destaque na escolha de fornecedores e destinos comprometidos com o turismo sustentável.
As novas tendências em viagens e os novos hábitos de consumo também estarão presentes nas apresentações e mesas de discussão, bem como a situação global do retalhista e o seu relacionamento com os fornecedores, principalmente as companhias aéreas, sem esquecer a inovação, tecnologia, inteligência artificial (IA), legislação ou segurança.