Obra “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, é lançada a 11 de setembro em Lisboa
O auditório do Turismo de Portugal, em Lisboa, acolhe no próximo dia 11 de setembro, às 18h30, a sessão de lançamento oficial do livro “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, da autoria de Luiz Moutinho, Nuno Abranja, Alfonso Vargas-Sánchez e Tiago Rodrigues.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Publicada pela editora Lidel – Edições Técnicas, trata-se de uma obra que procura despertar consciências, potenciar conhecimentos e desafiar conceitos e práticas conhecidas na atividade turística e hoteleira.
Entre os temas abordados, destacam-se áreas-chave da sociedade atual, como a era pós-COVID-19, a sustentabilidade e o turismo circular, e apresenta-se um pot-pourri de tendências que estão a mudar a face do turismo e da indústria de viagens, incluindo o surgimento de micronações e de novos meios de transporte, a fobia antiturismo e o impacto de vários desenvolvimentos tecnológicos, como as realidades aumentada, virtual e mista, a inteligência artificial, a automação ou a robótica.
No livro, cuja sessão de lançamento é de entrada gratuita, identificam-se ainda as “megatendências” que mais influência terão no turismo e na hotelaria, designadamente: a evolução da procura e das expectativas dos visitantes, com o aparecimento de nichos; o crescimento do turismo sustentável; a habilitação nas tecnologias; e a mobilidade de viagem.
De acordo com um dos autores, Nuno Abranja, diretor do Departamento de Turismo do ISCE, com este livro, “conheça e aplique os temas: o Turismo pós-COVID-19 | Turismo circular: A economia circular na atividade turística | O desdobramento do turismo: das micronações, do antiturismo e da fobia turística à sensorconomia, aos espaços sensoriais e ao hyperloop | O mundo emergente das viagens: Destinos sensoriais, ecocápsulas e tecnologias transforma- tivas | A realidade virtual no turismo | Big data, inteligência artificial e pesquisa por voz | Automatização e robótica no turismo | Estratégia e novos modelos de negócio em turismo | Futureland na gestão hoteleira | TecHotel: Tecnologias emergentes, transformadoras e disruptivas para a indústria hoteleira”.