Elena Baillo vai ser a nova CFO da Iberia a partir de julho
Cargo vai passar, em julho, a ser assegurado por Elena Baillo, que transita da Iberia Express para substituir José Antonio Barrionuevo, que vai desempenhar funções como novo CFO e Transformation Director da British Airways.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
A Iberia anunciou uma nova Chief Financial Officer (CFO), cargo que, em julho, passa a ser assumido por Elena Baillo, que transita da Iberia Express para substituir José Antonio Barrionuevo, que vai desempenhar funções como novo CFO e Transformation Director da British Airways.
Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia revela que Elena Baillo é atualmente a CFO e Corporate Area Director da Iberia Express, a companhia aérea de baixo custo da Iberia.
Elena Baillo já assumiu vários cargos na Iberia e, entre 1999 e 2011, desempenhou funções de Director of Investor Relations, tendo sido ainda Director of Management Control da companhia aérea, entre 2011 e 2014.
A nova CFO da Iberia participou também no processo de privatização da companhia aérea, em 2001, e trabalhou no lançamento da Iberia Express, em 2012, tendo passado a membro do Board of Directors da transportadora desde então.
Elena Baillo também desempenhou vários cargos de responsabilidade no IAG, o grupo de aviação que detém a Iberia e a British Airways, onde ocupou o cargo de Director of Financial Transformation, entre 2014 e 2016.
A nova CFO da Iberia é licenciada em Direito, com especialização em Direito Jurídico e Empresarial, pela Universidade CEU San Pablo, e completou ainda um programa avançado em Finanças Estruturadas pela IE.
O regresso de Elena Baillo à Iberia acontece devido à saída de José Antonio Barrionuevo, que vai desempenhar funções como novo CFO e Transformation Director da British Airways.
Na Iberia desde 2013, Barrionuevo começou por ocupar funções de Strategy and Transformation Director e, em 2016, foi nomeado Director of Strategic Planning and Finance, altura em que passou também a integrar o Comité de Gestão e o Board of Directors da companhia aérea.
Nos últimos anos, José Antonio Barrionuevo foi ainda responsável pela conceção e execução do Iberia’s Future Plan e pela transformação financeira da transportadora aérea, que, em 2019, atingiu lucros operacionais de 497 milhões de euros.
“Barrionuevo foi responsável pelas medidas financeiras que garantiram a sobrevivência da empresa durante a pandemia da COVID-19, ações que lançaram as bases para a sólida recuperação que a Iberia vive agora. Barrionuevo também foi parte importante da equipa que negociou o acordo para a compra de 100% da Air Europa, atualmente em análise pelas autoridades de concorrência”, acrescenta a Iberia.