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Reino Unido mantém liderança no turismo em Cabo Verde com mais hóspedes em 2024

O Reino Unido manteve-se como o principal país de proveniência dos turistas em Cabo Verde em 2024, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmou o recorde de 1,2 milhões de hóspedes.

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Reino Unido mantém liderança no turismo em Cabo Verde com mais hóspedes em 2024

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Além de continuar como o principal mercado emissor, o Reino Unido também registou a maior permanência, com uma estadia média de 5,8 noites, de acordo com o INE.

O Reino Unido representou 29,9% do total das entradas de turistas não residentes nos estabelecimentos hoteleiros, seguido pela Alemanha (12,8%), Países Baixos (11,6%) e Portugal (11,5%).

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Os hotéis continuam a ser os estabelecimentos mais procurados, com 81,8% das entradas totais.

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A ilha do Sal manteve-se como a mais procurada, com 58,5% das entradas, seguida pela Boa Vista (24,1%), Santiago (8,0%) e São Vicente (4,4%). As restantes ilhas somaram 4,9% das entradas.

Em 2024, os estabelecimentos hoteleiros acolheram 1.177.467 hóspedes, o que representa um aumento de 16,5% em relação a 2023.

As dormidas totalizaram 5.651.774, com um crescimento de 9,7% em comparação com o ano anterior.

Em março, o presidente do Instituto de Turismo de Cabo Verde, Jair Fernandes, já havia antecipado que o arquipélago superara a marca de 1,2 milhões de hóspedes em 2024, destacando o crescente interesse, especialmente entre os turistas europeus.

O turismo continua a ser o motor do crescimento da economia cabo-verdiana, com receitas previstas para 2024 superiores a 500 milhões de euros, o que representa mais de 70% das exportações, segundo o relatório do FMI.

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“Murais de Almada nas Gares Marítimas” reforçam oferta turística de Lisboa

A oferta cultural e turística de Lisboa ganha um novo destaque com a inauguração do Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um espaço dedicado à obra monumental de Almada Negreiros.

O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um espaço dedicado à obra monumental de Almada Negreiros, inaugurado esta segunda-feira, dia 7 de abril, traz um novo destaque à oferta cultural e turística de Lisboa, num espaço onde o público terá acesso às emblemáticas pinturas murais existentes nas Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, edifícios projetados pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, inaugurados nos anos 40 do século XX.

Este novo projeto, promovido pela Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa, dá a conhecer a história das Gares Marítimas e a vida e obra de Almada Negreiros, naquele que é o maior e mais significativo conjunto de pintura mural do século XX, em Portugal.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que “abrir as Gares Marítimas à população é mais um passo na valorização do património da cidade. Com este Centro Interpretativo, lisboetas, residentes e turistas terão finalmente acesso a uma das maiores obras do modernismo português.”

Por sua vez, Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, destacou que “o Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas representa um novo capítulo na relação do Porto de Lisboa com a cidade e as suas populações, evidencia mais uma etapa do percurso de reabilitação das gares marítimas e da valorização dos murais de Almada Negreiros, e reafirma o compromisso com a preservação e promoção deste importante património histórico e cultural de Portugal”.

Localizado no piso 0 da Gare Marítima de Alcântara, o Centro Interpretativo conta com nove salas onde os visitantes podem embarcar numa viagem pela história do Porto de Lisboa, a importância da construção das Gares Marítimas e o processo criativo de Almada Negreiros na elaboração dos murais, na década de 1940.

Nas salas “Cais”, “Passagens”, “Partidas” e “Chegadas” é apresentada a história da construção das Gares de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, bem como a passagem de alguns acontecimentos históricos pelas mesmas, como a II Guerra Mundial, a emigração, a Guerra Colonial e a subsequente descolonização e regresso dos portugueses das ex-colónias.

Já as salas “O que contam as paredes”, “História mural” e “Diz que disse” são dedicadas às pinturas murais em ambas as gares, a todo o processo criativo que esteve por detrás das mesmas e às entrevistas e depoimentos de Almada durante e após a sua conclusão.

Por fim, as salas “Almada em Lisboa” e “Almada Negreiros, artista” mostram alguns dos principais momentos da vida e da obra de Almada Negreiros, bem como locais em Lisboa onde as suas obras podem ser encontradas.

No piso 1, de ambas as gares, os visitantes poderão apreciar os murais das Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde d’Óbidos, pela primeira vez abertas ao público, numa visita apoiada através de audioguia.

O restauro dos murais da Gare Marítima Rocha do Conde de Óbidos foi finalizado recentemente, através de um financiamento garantido pela World Monuments Fund, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a salvaguarda de património cultural insubstituível em todo o mundo, com um programa bianual designado World Monuments Watch que a cada edição seleciona 25 lugares em diferentes geografias com notória relevância histórico-artística.

O projeto, no montante total de 3,5 milhões de euros, foi financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Plano de Obras – Casino Lisboa, pela Associação Turismo de Lisboa e pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

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João Ferreira entra na equipa comercial da GEA para a zona centro

João Ferreira acaba de reforçar a equipa comercial da GEA na zona centro do país. Esta integração visa fortalecer a presença e a capacidade de resposta do grupo nessa região que considera estratégica.

João Ferreira traz para a GEA uma vasta experiência no setor do turismo, tendo, nos últimos seis anos, exercido a função de agente de viagens na Graçatur, onde desenvolveu competências fundamentais na organização de viagens. Além disso, o profissional João também trabalhou na Egipost Transportes, onde aperfeiçoou as suas habilidades em logística e controlo documental. Nesta experiência profissional a sua capacidade de comunicação eficaz e espírito de equipa foram fundamentais para otimizar processos internos e garantir a satisfação do cliente.

Com a entrada de João Ferreira, a equipa comercial da GEA reorganiza-se com o objetivo de garantir um serviço de excelência e uma melhor resposta às necessidades das agências de viagens suas associadas. A nova equipa comercial da GEA tem Nuno Tomaz como diretor Comercial, enquanto Daniel Santos é o comercial da zona norte, Bruno Fonseca da zona sul e agora João Ferreira na zona centro.

Nuno Tomaz, que lidera a equipa comercial da GEA, destaca que “o fortalecimento da nossa presença na zona centro não apenas expande as nossas capacidades operacionais, mas também nos permite oferecer um serviço ainda mais personalizado e próximo dos nossos parceiros e clientes”.

O responsável aponta que “este compromisso com a proximidade e a qualidade é fundamental para construir relações duradouras e para responder de forma eficaz às necessidades dos nossos clientes, garantindo assim a excelência em tudo o que fazemos.”

 

 

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O RoadShow das Viagens do Publituris em menos de 5 minutos (vídeo)

Foram três dias de networking com 45 expositores e mais de 450 agentes de viagem a participarem no RoadShow das Viagens do Publituris nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. (Re)Veja tudo em menos de 5 minutos.

A 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris reuniu, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, mais de 450 agentes de viagem que ficaram a conhecer as novidades que os 45 expositores mostraram em três dias de networking.

No primeiro dia, no Porto Palácio Hotel by The Editory, marcaram presença 179 agentes, resultando em mais de 4.400 interações com os expositores.

Já em Coimbra, no Vila Galé Coimbra, foram 108 os agentes de viagem que realizaram perto de 2.400 interações.

No último dia, em Lisboa, no Tazte Secret Spot, 170 agentes realizaram mais de 4.000 interações.

(Re)veja tudo em menos de 5 minutos.

Marcaram presença na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris as empresas/entidades:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Consolidador
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Royal Air Maroc
SATA Air Azores
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Hotels
Tivoli Estela Golf & Lodges Porto
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Viajar Tours
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

O evento conta com o apoio de: Visit Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, APAVT, The Editory Hotels, Vila Galé, Tazte, GR8 events, Iberobus e YVU.

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SIXT Portugal é o novo parceiro do Autódromo Internacional do Algarve

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A SIXT Portugal, detentora do master franchise da SIXT em território nacional e líder no mercado de aluguer de automóveis, estabeleceu uma parceria com o Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

Esta colaboração estratégica visa proporcionar aos visitantes do AIA uma experiência de mobilidade otimizada e conveniente, com vantagens exclusivas no aluguer de viaturas.

Partilhando os valores de excelência, inovação e paixão pelo desporto motorizado que o AIA representa, a SIXT Portugal reafirma o seu compromisso em oferecer experiências premium aos seus clientes.

Além disso, esta ligação ao AIA visa consolidar a presença e notoriedade da marca no universo do desporto motorizado, algo que ficou bem evidente na mais recente jornada do FIM WorldSBK Championship, onde a SIXT já garantiu um lugar VIP nas bancadas da “montanha-russa” de Portimão.

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Tailândia com novo Sistema de Cartão de Chegada Digital a partir de 1 de maio

A partir de 1 de maio, todos os visitantes estrangeiros devem submeter os seus dados de chegada online antes de entrar na Tailândia.

O Departamento de Imigração da Tailândia vai lançar o novo sistema de Cartão de Chegada Digital da Tailândia (TDAC) a 1 de maio de 2025, substituindo o atual em papel para cidadãos estrangeiros. A partir dessa data, todos os visitantes estrangeiros devem submeter as suas informações de chegada eletronicamente antes de entrar na Tailândia, seja por via aérea, terrestre ou marítima.

O TDAC faz parte da transformação digital dos procedimentos de imigração do governo tailandês e é administrado pelo Departamento de Imigração da Tailândia, com o novo sistema a ter sido concebido para “agilizar o processamento nas fronteiras, reduzir a burocracia e aumentar a conveniência dos viajantes”, refere a entidade em comunicado.

O preenchimento do TDAC é obrigatório para todos os titulares de passaportes estrangeiros, incluindo turistas, viajantes de negócios e residentes de longo prazo. As exceções aplicam-se apenas a viajantes em trânsito ou transferência através da Tailândia sem passar pelo controle de imigração e àqueles que entram utilizando um Passe de Fronteira.

Os viajantes podem submeter o TDAC até três dias antes da data de chegada prevista ao país. Por exemplo, se a chegada for no dia 5 de maio, a submissão pode ser feita a partir de 2 de maio. O sistema estará disponível para submissões a partir de 28 de abril de forma a contemplar os viajantes que chegam na data de lançamento.

Os viajantes podem submeter o TDAC individualmente ou como parte de um grupo através do portal. As informações podem ser atualizadas a qualquer momento antes da viagem, sendo que os detalhes necessários incluem informações do passaporte, dados pessoais e de viagem, alojamento na Tailândia e uma declaração de saúde básica.

Os residentes estrangeiros de longo prazo ou permanentes na Tailândia devem selecionar “Tailândia” na opção “País de Residência”, que estará disponível assim que o sistema for ativado.

Os viajantes que não conseguirem completar o TDAC antes da chegada e não tiverem acesso à internet no ponto de entrada serão assistidos em pontos de ajuda designados localizados nos postos de controlo de imigração. Esta assistência destina-se apenas a circunstâncias excecionais. Todos os viajantes são fortemente incentivados a completar o TDAC online antecipadamente para evitar atrasos e reduzir o congestionamento nos pontos de entrada.

De referir que o formulário encontra-se disponível no site oficial do Departamento de Imigração em https://tdac.immigration.go.th

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Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa conquista prémio

O Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa acaba de ser distinguido com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, na categoria “Projetos de Promoção Turística” no distrito, reconhecimento que surge após rigoroso processo de avaliação que envolveu 4.407 consumidores e a análise de duas marcas concorrentes.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação dos utilizadores com produtos, serviços e marcas, identificando e distinguindo o que Portugal tem de melhor, região a região. A metodologia de avaliação é completa e rigorosa, utilizando diferentes técnicas de testes e estudos de mercado, adaptados a cada categoria e implementados por empresas especializadas.

No caso da categoria “Projetos de Promoção Turística”, os testes realizados consistiram em inquéritos de satisfação a clientes, complementados por estudos de mercado à marca, que avaliaram a confiança e inovação. O Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa destacou-se pela sua excelência, alcançando uma classificação global de 8,24, superando a concorrência.

Eduardo Jesus, presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, realçou que “este reconhecimento é o reflexo do nosso compromisso em promover a Região como um destino turístico ímpar, oferecendo serviços de alta qualidade e informações precisas para garantir uma experiência enriquecedora a todos os visitantes”.

 

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Emprego e Formação

“O Turismo é Feito de Pessoas” é mote de campanha para valorização das profissões turísticas

O Turismo de Portugal apresenta, esta sexta-feira, dia 9 de abril, às 11h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, uma campanha que visa promover e valorizar as profissões turísticas e as pessoas que estão no centro desta atividade.

Com o tema “O Turismo é Feito de Pessoas”, a campanha, que tem como protagonistas alunos dos vários cursos da rede das 12 Escolas do Turismo de Portugal, visa destacar o papel essencial dos profissionais que, com dedicação e talento, fazem do turismo uma das principais atividades económicas do país.

Da hotelaria à restauração, dos guias aos animadores turísticos, esta ação é também um tributo às pessoas reais que com o seu profissionalismo e paixão, diariamente acolhem e criam experiências memoráveis, refere o Turismo de Portugal em nota de imprensa.

A sessão de apresentação contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e das vogais do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro e Catarina Paiva.

 

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Transportes

Guerin investe meio milhão de euros em nome da sustentabilidade

A rent-a-car Guerin reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar um inovador sistema de lavagem de viaturas que recicla a água reduzindo em 80% o consumo deste recurso, num investimento que ascende o meio milhão de euros.

Depois de uma fase piloto de sucesso no Algarve, a empresa prepara-se agora para expandir a solução a outras nove estações, um investimento que ascende a 500 mil euros, numa primeira fase do projeto. Lisboa e Porto recebem o novo sistema já no início do ano, seguindo-se as estações dos aeroportos, onde a necessidade de eficiência operacional e sustentabilidade é ainda maior.

Atualmente, a lavagem de um automóvel ligeiro, com pouco uso, que chegue a uma estação Guerin, consome, em média, entre 16 e 18 litros de água e dura aproximadamente 20 minutos. Com uma média de 250 a 300 reservas diárias apenas na estação do Aeroporto de Faro, por exemplo, a Guerin consome cerca de 4.500 litros de água por dia.

No novo sistema de lavagem de viaturas Guerin a água é aplicada diretamente com o champô e, em seguida, recolhida para um depósito de 2.000 litros, onde é tratada e transformada em água limpa para reutilização. Além da poupança hídrica, esta abordagem também reduz a utilização de produtos químicos, uma vez que a dosagem de sabão é calibrada para ser aplicada diretamente com a água.

A implementação deste sistema exige obras estruturais nas estações, incluindo a instalação de depósitos e grelhas no chão, canalização e as novas unidades de reciclagem e sabão.

 

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Hahnair adiciona oito companhias aéreas à sua rede

Nos primeiros três meses de 2025, a Hahnair, empresa que atua no mercado de distribuição no setor de aviação, juntou oito novas companhias aéreas à sua rede.

Air Rarotonga (Ilhas Cook), EuroAtlanticAirways (Portugal), Eurowings (Alemanha), My Freighter (Uzbequistão), Wideroe (Noruega), Aero Dili (Timor Leste), LIAT 20 (Antígua e Babuda) e BermudAir (Bermudas), são as novas oito companhias aéreas que a Hahnair, especialista em distribuição, adicionou à sua lista de mais de 350 companhias aéreas no primeiro trimestre de 2025.

Com esta extensa infraestrutura de tecnologia, a Hahnair permite que suas companhias aéreas parceiras vendam bilhetes através de mais de 100.000 agências de viagens em 190 mercados.

“Este crescimento é uma prova do valor que as companhias aéreas podem obter com uma parceria com a Hahnair”, refere Adriana C. Carrelli, vice-presidente de negócios para companhias aéreas.

Kimberley Long, vice-presidente de distribuição de agências da Hahnair, destaca ainda “uma variedade de opções adicionais de emissão de bilhetes” que a empresa, pertencente 100% ao Grupo Hahnair, uma corporação internacional com sede em Dreieich, perto de Frankfurt (Alemanha), disponibiliza. “Com acesso fácil a milhões de voos no stock de bilhetes HR-169 da Hahnair, garantimos o crescimento dos negócios para as agências de viagens parceiras, ao mesmo tempo em que os apoiamos por meio da nossa central de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, serviço de reembolso gratuito e proteção contra insolvência gratuita em cada bilhete”, acrescenta Long.

Assim, Air Rarotonga (Ilhas Cook), EuroAtlanticAirways (Portugal), Eurowings (Alemanha), My Freighter (Uzbequistão), Wideroe (Noruega), estarão disponíveis em GDSs selecionados com seu próprio código IATA, enquanto Aero Dili (Timor Leste), LIAT 20 (Antígua e Babuda) e My Freighter (Uzbequistão) estarão disponíveis em todos os principais GDSs com o código X1. Já BermudAir (Bermudas) estará disponível em todos os principais GDSs com o código H1.

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easyJet assinala 10 anos da sua base no Aeroporto do Porto com descontos especiais

Para assinalar os 10 anos da sua base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a companhia aérea easyJet oferece 10% de desconto em todos os voos de e para o Porto, para reservas até 16 de abril e para viagens a realizar nos meses de abril e maio.

Desde a inauguração da base no Porto, há 10 anos, a easyJet tem desempenhado um papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus, contribuindo para o crescimento do turismo e da economia local. Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região.

Para o verão de 2025, a easyJet prevê quase 30 rotas de e para o Porto, com capacidade para mais de dois milhões de passageiros, ligando a cidade Invicta a destinos atrativos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza

De recordar que, em outubro do ano passado, a companhia aérea iniciou também as ligações à ilha do Sal em Cabo Verde, tanto a partir do Porto como de Lisboa, sendo a primeira ligação da easyJet na África Ocidental e a primeira rota para além do Sahara.

“Ao longo da última década, reforçámos a nossa presença na região, ligando os nossos passageiros a destinos atrativos e contribuindo para o dinamismo do turismo e da economia local” refere José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, para realçar que “queremos agradecer a confiança dos nossos clientes e continuar a oferecer-lhes viagens acessíveis e convenientes”.

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