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Turismo nos Municípios: Estruturante e de importância inegável

Com o turismo a regressar aos seus “bons tempos”, cada vez mais os 308 municípios de Portugal percebem que o turismo assume um papel importante e estruturante no desenvolvimento do respetivo território. O Publituris foi tentar perceber que importância tem, de facto, o turismo em nove destes municípios e que oferta turística é oferecida, como é promovida e que desafios enfrentam para atrair turistas.

Victor Jorge
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Turismo nos Municípios: Estruturante e de importância inegável

Com o turismo a regressar aos seus “bons tempos”, cada vez mais os 308 municípios de Portugal percebem que o turismo assume um papel importante e estruturante no desenvolvimento do respetivo território. O Publituris foi tentar perceber que importância tem, de facto, o turismo em nove destes municípios e que oferta turística é oferecida, como é promovida e que desafios enfrentam para atrair turistas.

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Portugal possui, atualmente, 308 municípios, dos quais 278 no Continente, 19 na Região Autónoma dos Açores e 11 na Região Autónoma da Madeira. O papel dos municípios no crescimento do turismo em cada região tem sido apontado por governantes, entidades direta ou indiretamente ligadas ao turismo e próprios munícipes como essencial para a diversificação da oferta que Portugal poderá e terá de oferecer ao mundo, mas, também, como um fator preponderante no desenvolvimento socioeconómico das diversas regiões do nosso país.

Não é por acaso que, tanto a nível nacional como internacional, o destaque é dado cada vez mais, às comunidades locais e como estas, de facto, conseguem oferecer experiências autênticas, diversas, inclusivas e contribuir não só para a criação de riqueza, como para a valorização dos diferentes territórios.

Dos 308 municípios existentes, o Publituris foi tentar perceber em nove o que move o município no que diz respeito ao turismo, que tipo de turistas os visitam, que oferta turística existe e como é promovida, que apoios têm recebido e quais os principais desafios.

De Norte até à capital
Na margem do rio Douro que alberga um dos produtos turísticos mais relevantes para a cidade – as Caves de Vinho do Porto -, “o contributo direto do turismo para o volume de negócios global de Vila Nova de Gaia (VNG) é de, aproximadamente, 4%”, diz-nos o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues. Além disso, o turismo é a terceira atividade económica com maior contributo direto para o Valor Acrescentado Bruto Global de Vila Nova de Gaia, com 6,9%, o que leva o autarca a admitir que, perante estes dados, “é inegável que o turismo assuma um papel muito estratégico para esta cidade” e, como tal, são assumidos compromissos que tendem a responder a quatro principais objetivos: “assegurar o crescimento turístico de Gaia de forma sustentada; melhorar continuamente a qualidade da experiência turística; reforçar a notoriedade da cidade e a presença nos mercados nacional e internacional; e contribuir diretamente para o crescimento económico e social de Vila Nova de Gaia”.

É inegável que o turismo assuma um papel muito estratégico para esta cidade”, Eduardo Vítor Rodrigues (Vila Nova de Gaia)

Na cidade dos estudantes, Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, com competências delegadas na área do Turismo, segue a mesma linha ao afirmar que “o turismo possui uma importância estratégica na promoção do nosso território, sendo uma área de atuação fundamental para o desenvolvimento económico e social da nossa cidade e da região envolvente”.

O turismo possui uma importância estratégica na promoção do nosso território”, Francisco Veiga (Coimbra)

Viajando para Sul, Rui Costa, vereador da Câmara Municipal de Alenquer, salienta que, nos últimos anos, o executivo municipal tem vindo a trabalhar, de forma progressiva, o turismo “numa lógica integrada de recuperação do património material e imaterial do concelho, desenvolvendo os principais eixos da sua cultura e identidade com foco na vertente turística, considerando a sua proximidade estratégica da capital”, frisando que, “sob este desígnio podemos afirmar que, à data de hoje, o turismo é, e continua a ser, uma prioridade para este executivo”.

À volta da capital
Chegados à Área Metropolitana de Lisboa (AML), Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, refere a “atividade fundamental” que o turismo é para Sintra, mas, “pela heterogeneidade de atividades no município e pela dimensão do território”, salienta que esta “não é a principal atividade geradora de receita para este município”.

Reconhecendo, contudo, o “contributo para o crescimento de Sintra”, considera que este crescimento deveu-se, num primeiro momento, “à classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial, e posteriormente, ao aumento exponencial do turismo na capital, Lisboa, e a localização geográfica de excelência de Sintra relativamente a Lisboa”.

Por maior que seja a importância do turismo em Sintra, nunca poderemos esquecer o indispensável contributo da indústria e dos restantes serviços para o desenvolvimento económico e social do concelho”, Basílio Horta (Sintra)

“Mas por maior que seja a importância do turismo em Sintra nunca poderemos esquecer o indispensável contributo da indústria e dos restantes serviços para o desenvolvimento económico e social do concelho”, destaca Basílio Horta.

A poucos quilómetros de distância, Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação de Turismo de Cascais., justifica a importância do turismo para o município com números: “18% da atividade económica do município, tendo Cascais recebido, em 2022, 491.241 turistas e um total de 1.181.877 dormidas”, de acordo com os dados mais recentes recolhidos e processados pelo Turismo de Cascais.

Em termos financeiros, Bernardo Corrêa de Barros salienta o crescimento em “18,3% do preço médio por quarto ocupado, nos 133,80 euros, o que representa um incremento de 21% face ao período pré-pandémico, em 2019”, indicando ainda que a receita por quarto disponível (RevPAR) apresentou um “desempenho notável”, atingindo um aumento de 18% comparativamente a 2019, considerado o melhor ano de sempre.

18% da atividade económica do município está no turismo”, Bernardo Corrêa de Barros (Cascais)

Passando para a Margem Sul do Tejo, Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, não contradiz os colegas autarcas quanto à relevância do turismo, apontando o “peso crescente na atividade económica do município, sendo os seus efeitos mais visíveis diretamente na restauração, no alojamento turístico e no turismo de natureza”.

A caminho de Setúbal, passamos por Palmela, onde Luís Miguel Calha, responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico e Turismo da Câmara Municipal, admite que o turismo é uma atividade económica “estruturante para o desenvolvimento sustentável do território”, referindo ainda que o turismo “é importante do ponto de vista da criação de emprego e desenvolvimento económico, mas é, igualmente, determinante para o sentimento de pertença, preservação da identidade e auto-estima da comunidade”.

Chegado a Setúbal, o departamento de Turismo refere ao jornal Publituris que esta atividade tem sido “fundamental para o apoio a alguns setores económicos da região, com destaque para o crescimento da restauração e aumento de micro-empresas de animação turística que têm potenciado novos produtos turísticos, contribuindo para um aumento do tempo de estadia do visitante nacional e estrangeiro à nossa região”.

O interior Sul e o Algarve
Vila portuguesa, no distrito de Évora, na região do Alentejo Central, fazendo fronteira com o Ribatejo, Mora, com cerca de 4.000 habitantes, dos quais menos de metade se encontra em idade ativa, “o envelhecimento da população, aliado à migração dos jovens, tem dificultado a instalação de indústrias e/ou outras entidades empregadoras”, refere Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora. Perante esta situação, admite que o turismo “acaba por surgir como a principal fonte de receita dos negócios locais, fomentando o desenvolvimento económico e permitindo a divulgação do território por novos públicos”. Assim, por outras palavras, o turismo “acaba por ser considerado a atividade ‘core’, trazendo a Mora milhares de pessoas anualmente”.

[O turismo] “acaba por surgir como a principal fonte de receita dos negócios locais”, Paula Chuço (Mora)

Mais para Sul e no Baixo Alentejo profundo, fazendo parte da Rota da N2, o turismo ganha “uma importância cada vez mais significativa no concelho de Aljustrel”, diz Marcos Aguiar, do Gabinete do presidente da Câmara Municipal. Por isso, salienta que o município está a trabalhar na “estruturação do produto turístico”, assentando o principal pilar no Turismo Industrial e Mineiro, uma marca considerada “incontornável” deste território. “Somos uma vila mineira, um concelho mineiro, que é marcado pela atividade extrativa ao longo de séculos. Somos detentores de um rico e vasto património histórico e arqueológico, com cerca de 5 mil anos de mineração, mas também geológico”. Assim, Marcos Aguiar considera que existem “condições únicas e marcas distintivas na Faixa Piritosa Ibérica”, considerando mesmo que o município se pode tornar “numa referência a nível nacional e internacional”, juntando outras vertentes, nomeadamente, o turismo de natureza, turismo náutico, enoturismo e a própria Rota da N2. No fundo, frisa, o turismo é “considerado como um fator “determinante para o desenvolvimento económico e social do concelho de Aljustrel”.

Chegados ao Algarve, à semelhança da restante região do Algarve, o setor do turismo “sempre foi uma das componentes de maior relevância na socioeconomia do concelho de Lagos”, diz-nos o presidente da Câmara, Hugo Pereira. “Graças ao nosso excelente clima e condições de mar, mas também valências como o património histórico, cultural e natural, Lagos tem sido escolha de cada vez mais visitantes anuais, pelo que acaba por favorecer os setores da hotelaria e restauração, assim como operadores turísticos do concelho”, diz.

Dos vinhos aos estudantes
Mas o que move os turistas a visitarem estes nove concelhos de Portugal. Em Vila Nova de Gaia, a cidade é visitada por turistas nacionais e estrangeiros, escolhida pela sua “diversidade natural e cultural, pela qualidade de vida, pela excelente localização geográfica”, diz Eduardo Vítor Rodrigues. “Quem nos visita procura produtos locais genuínos, um património vínico, mas também um Património Mundial da UNESCO e um património arquitetónico e histórico”, aponta o edil.

No Centro de Portugal, Francisco Veiga admite que Coimbra é visita por turistas provenientes de todas as partes do mundo, embora indique “uma maior prevalência de turistas oriundos da América do Sul, sobretudo do Brasil, do mercado espanhol e anglo-saxónico”. Notado, nos últimos anos, devido ao crescimento do turismo religioso e aos recentes achados arqueológicos que remetem para vestígios da presença de judeus em Coimbra, “temos também assistido a um aumento da procura por parte de turistas com interesses culturais ligados à comunidade judaica”, salienta o vice-presidente da Câmara de Coimbra.

O principal motivo de atração centra-se, naturalmente, em torno do conjunto arquitetónico Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e da relevância cultural deste património de valor universal, classificado Património Mundial. “De uma maneira geral, os turistas que visitam Coimbra procuram conhecer o património histórico, natural e edificado, absorver a identidade da cidade através das sua cultura e tradições, valorizar a experiência e desfrutar da nossa herança gastronómica e património doceiro”, frisa Francisco Veiga.

Já na vertente do Turismo de Negócios, a cidade é procurada, sobretudo, porque Coimbra possui “infraestruturas e equipamentos de excelência que a distinguem e que lhe permitem afirmar-se neste segmento de turismo em particular”, destacando-se, naturalmente, as valências do Convento São Francisco, enquanto Centro Cultural e de Congressos, “que assume uma importância estratégica no crescimento do turismo cultural, onde se inclui a vertente científica e de negócios”, termina o responsável com competências delegadas na área do turismo.

Em Alenquer, a maior parte dos turistas são portugueses e visitam o município para conhecer “o património, museus, quintas produtoras de vinho e a paisagem vinhateira”, refere Rui Costa. No que toca aos visitantes estrangeiros que passam por Alenquer cumprem maioritariamente dois propósitos: “vertente dos casamentos, que ocorrem às várias centenas por ano, nas muitas quintas seculares do concelho; como se deslocam propositadamente a Alenquer para realizar atividades no âmbito do enoturismo, dado conhecerem bem os nossos produtores que, ao contrário da maioria das regiões vitivinícolas, exportam quase a totalidade da sua produção para todos os continentes”, diz o vereador.

O turismo é, e continua a ser, uma prioridade”, Rui Costa (Alenquer)

A história, cultura, mas também vinho
“Sintra tem um papel determinante como âncora do turismo cultural e do turismo de natureza na região de Lisboa”, considera Basílio Horta, frisando que os monumentos e paisagens atraem “um elevado número de visitantes ao centro histórico de Sintra”, indicando que, num momento pós pandemia, em 2022, registaram-se mais de quatro milhões de visitantes nos museus e monumentos de Sintra.

A direção da Associação Turismo de Sintra (ATS), completa estes dados, revelado que, relativamente ao ranking de nacionalidades dos visitantes no Posto de Turismo, entre 2019 e 2022, “no 1.º e 2.º lugar mantiveram-se, Espanha e França, respetivamente, mas o 3.º lugar deixou de ser ocupado pelos EUA para ser ocupado pelo mercado nacional”.

Já em Cascais, os números apontam para o mercado nacional como líder no ranking de visitas, representando em 2022, 40% da procura total, destacando Bernardo Corrêa de Barros, em termos de mercados estrangeiros, o britânico, espanhol, alemão, norte-americano e brasileiro.

Com o turismo interno também a pesar mais que o externo, “representando uma quota importantíssima no município, Fernando Pinto destaca a predominância “de visitantes estrangeiros de nacionalidade francesa e espanhola” e os produtos de Turismo de Natureza – envolvendo as Salinas do Samouco e a Reserva Natural do Estuário do Tejo – e o Turismo Náutico e Gastronómico como principais alvos de visita. Entre os visitantes do município de Alcochete, o presidente da Câmara aponta “os grupos organizados na faixa etária de 65, ou mais, anos”, sendo que os visitantes de faixas etárias mais jovens tendem a ser compostas por casais, “observando-se, ainda, uma expressiva componente familiar”. Como épocas de maior afluência, Fernando Pinto admite que “ainda se verifica uma acentuada sazonalidade, sendo a Primavera e o Verão as épocas de maior expressão”.

Depois de ter sido eleita, em 2012, a primeira Cidade Europeia do Vinho, “distinção que tem constituído uma extraordinária oportunidade para projetar Palmela no País, na Europa e no Mundo”, Luís Miguel Calha salienta que “a antecipação das tendências da procura turística e a criação de novas experiências de visitação, fazem parte de uma cultura de gestão em parceria, que nos garante êxitos nos resultados e a sustentabilidade do destino”.

[O turismo] é importante do ponto de vista da criação de emprego e desenvolvimento económico, mas é, igualmente, determinante para o sentimento de pertença, preservação da identidade e auto-estima da comunidade”, Luís Miguel Calha (Palmela)

Além da procura na vertente enoturística, Palmela tem vindo a conquistar cada vez mais os amantes do Turismo de Natureza, sendo também “muito significativo o número de turistas que se deslocam à região motivados pela prática de Golfe, pelo Património Cultural, pelas Festas Tradicionais ou pelos eventos ligados à música, ao teatro e às artes visuais”.

Quanto aos mercados visitantes, o mercado nacional, os turistas oriundos de Espanha, França, Reino Unido e Brasil e também os provenientes dos EUA têm sido os que mais têm procurado Palmela.

Cidade banhada pelo rio Sado, Setúbal tem sido procurado de uma forma transversal tanto por portugueses como por estrangeiros, sobretudo de países europeus mais próximos como Espanha, França e Países Baixos/Alemanha, tendo-se verificado, mais recentemente, “um reforço de turistas do Brasil e Itália”, refere o departamento de Turismo de Setúbal.

De um modo geral o turista que visita Setúbal viaja em casal e/ou família e amigos, que procuram a região pela “identidade e cultura, a que se junta o Turismo de Natureza, Náutico e Aventura”.

Uma nova atração turística: Não fazer nada
Do Alentejo chega uma “nova atração” turística: “Não fazer nada”. Paulo Chuço refere que “nos últimos anos tem vindo a ser identificada a crescente procura dos alojamentos locais e dos turismos rurais de Mora muito devido à possibilidade de não fazer nada, porque não fazer nada é também uma atração turística”. Por esse motivo, quem procura Mora acaba por ser um turista com uma “maior capacidade económica” que quer “experiências diferenciadoras e que faz com que o município se direcione para um turismo mais segmentado ao invés do turismo de massas”. Ao nível de quem visita Mora, o município é maioritariamente visitado por turistas nacionais, embora no verão já se ouça falar outros idiomas pelas ruas das localidades.

Aljustrel é um “laboratório vivo, em termos geológicos. O turismo especializado e científico é cada vez mais significativo”, Marcos Aguiar (Aljustrel)

Mais a Sul, o concelho de Aljustrel é visitado por “turistas nacionais e estrangeiros e de diferentes faixas etárias, que chegam em passeios organizados ou individualmente”. Sendo Aljustrel considerado um “laboratório vivo, em termos geológicos, o turismo especializado e científico é cada vez mais significativo”, salienta Marcos Aguiar, além de, com o concelho a ser atravessado pela N2, “são já muitos os que procuram este território por percorrer esta rota”.

Chegados ao Algarve, o tipo de visitantes no concelho de Lagos “sempre foi muito heterogéneo ao nível das nacionalidades”, refere Hugo Pereira, frisando que “temos assistido a um crescimento de turistas estrangeiros, não só da Europa, mas América do Norte e Ásia”. Os dados da Pordata, referentes a 2021, revelam que a percentagem de visitantes estrangeiros situava-se nos 64%, a terceira maior do Algarve.

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Foto: Câmara Municipal de Lisboa
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Lisboa espera “quase 100%” de ocupação na Páscoa

Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, prevê uma ocupação “de quase 100%” na hotelaria da capital e dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, durante o período festivo da Páscoa.

A hotelaria lisboeta vai viver um período positivo na Páscoa, estima Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que prevê uma ocupação “de quase 100%” durante este período festivo.

“A hotelaria está praticamente preenchida. O pouco que falta será preenchido com reservas de última hora, mas à priori, (…) as expectativas serão iguais às do ano passado: de quase 100% e fruto das reservas que são muito de última hora”, disse a responsável, em declarações à Lusa.

As expectativas “otimistas” de Carla Salsinha têm por base, não apenas a procura dos turistas nacionais, mas também dos estrangeiros, principalmente espanhóis, que são os que “enchem a região”, uma vez que, além da cidade, também os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa esperam uma ocupação elevada da hotelaria.

“Lisboa tem um número elevado de hóspedes e de dormidas, mas também já começa a ter o efeito de repercutir os turistas pelos municípios à volta. Já todos eles vão oferecendo unidades hoteleiras e capacidade de alojamento. Em 2023, tínhamos um município que não tinha dormidas, ou seja, uma unidade hoteleira, e hoje todos os 18 municípios de Lisboa já têm unidades hoteleiras”, sublinhou.

Além de Lisboa, Carla Salsinha destaca cidades como Almada e Oeiras como algumas das que têm vindo a registar um forte crescimento da procura turística, com a responsável a considerar que “Almada, hoje, é conhecida pela arte urbana e pelos festivais que faz”, enquanto Oeiras, que “tem hoje uma boa oferta”, se destaca, por exemplo no enoturismo.

“Pode-se fazer uma visita a uma adega com o vinho de Oeiras que começa a ter fama. Todos os municípios começam a ter uma oferta de tal forma diferenciada e até de produtos muito nicho, que faz com que Lisboa esteja sempre a crescer”, acrescentou.

A presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa sublinha que o crescimento do turismo em toda a região “é fruto de muito trabalho que está a ser feito pelos municípios para dar a conhecer o que existe fora da cidade de Lisboa”.

 

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Receitas turísticas de janeiro crescem 8,7% e ultrapassam os 1,5MM€

Os dados do BdP mostram que, em janeiro, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram 123,37 milhões de euros acima de janeiro de 2024, confirmando, desta forma, que a procura turística pelo território nacional continua em alta e a bater recordes.

Em janeiro, as receitas provenientes da atividade turística somaram um novo recorde para o primeiro mês do ano, somando 1.542,15 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 8,7% face aos 1.418,78 milhões de euros apurados em mês homólogo de 2024, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 21 de março, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, em janeiro, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram 123,37 milhões de euros acima de janeiro de 2024, confirmando, desta forma, que a procura turística pelo território nacional continua em alta e a bater recordes.

O valor das receitas turísticas de janeiro ficou, inclusive, muito perto do que tinha sido registado em dezembro do ano passado, num mês que costuma ser marcado pelo aumento da procura turística devido ao período festivo do Natal e Réveillon, com os dados do BdP a mostrarem uma diferença de apenas 1,8%, pois as receitas do último mês do ano passado tinham somado 1570,93 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que resultam dos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, apresentaram um crescimento no primeiro mês do ano, já que este valor se situou nos 343,20 milhões de euros, 4,8% acima dos 327,37 milhões de euros apurados em janeiro de 2024.

No caso das importações do turismo, o crescimento foi de 15,83 milhões de euros face a janeiro de 2024, provando que também as viagens dos portugueses ao estrangeiro continuam em alta, assim como os seus gastos.

Mais expressivo foi o decréscimo das importações face ao último mês de 2024, que chegou aos 37,7%, o que quer dizer que os portugueses viajaram e gastaram menos no arranque de 2025 do que no final do ano passado.

Desta forma, também o valor do saldo da rubrica Viagens e Turismo voltou a ser positivo, já que somou 1198,95 milhões de euros em janeiro de 2025, 9,9% acima dos 1091,41 milhões de euros do mesmo mês do ano passado.

No comunicado que acompanha os números, o BdP realça a importância das Viagens e Turismo para a balança de serviços, que apresentou um aumento de 322 milhões de euros em janeiro, o que foi “justificado maioritariamente pela evolução do saldo das viagens e turismo (+108 milhões de euros) e dos outros serviços fornecidos por empresas”.

 

 

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Paris - Tour Eiffel - Jeudi 23 juin 2022 Illustration Touristes Tour Eiffel © Arnaud Dumontier pour Le Parisien
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Apesar das Olimpíadas, turismo em Paris cresceu apenas 2% em 2024

O número de turistas na capital francesa e na região metropolitana aumentou apenas 2% o ano passado, mas permanecendo ainda abaixo dos níveis pré-Covid 2019. Nem os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos foram suficientes para impulsionar o crescimento.

Paris e a sua região receberam 48,7 milhões de visitantes em 2024, um aumento de apenas 2% apesar do evento desportivo, de acordo com números divulgados esta quinta-feira, 20 de março, pela Choose Paris Region, citada pelos jornais franceses. A agência internacional de atratividade da região avança que as chegadas de turistas mantêm-se 4% abaixo das verificadas em 2019, antes da pandemia de Covid.

Os 48,7 milhões de turistas que chegaram à região de Île-de-France geraram 23,4 mil milhões de euros em receitas (+8% face a 2024). Com 68 milhões de dormidas registadas em 2024, o setor hoteleiro sofreu uma quebra de 4%, devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos “que modificaram os fluxos sazonais”, de acordo com o Choose Paris Region.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foram contabilizadas 7,1 milhões de estadias turísticas (+11%). Durante este período, a região recebeu 2,8 milhões de turistas franceses (+15%), 2,3 milhões de turistas internacionais (+4%), liderados pelos americanos (281 mil visitantes, +4%) e pelos britânicos (280 mil, +3%). Os Jogos Olímpicos também impactaram o fluxo turístico ao concentrar visitantes nos locais olímpicos, enquanto museus e monumentos tiveram sua frequência reduzida numa média de 20% durante esse período.

No entanto, no total do na, a capital francesa e a região de Île-de-France receberam 26,1 milhões de turistas franceses (+1%, mas -8% em comparação a 2019) e 22,6 milhões de turistas internacionais (+3% e mais +2% face a 2019). Com 2,7 milhões de turistas, o número de americanos, principal mercado emissor para o destino, cresceu 3% em relação a 2023. Clientes britânicos (2,6 milhões), italianos (1,6 milhão), alemães (1,5 milhão) e espanhóis (1,4 milhão) completam o top 5.

No total do ano passado, os gastos dos turistas são divididos entre 8,5 mil milhões de euros pelos franceses (+7%) e 14,9 mil milhões de euros pelos visitantes internacionais.

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Wine Tours Madeira tem novos tours ecológicos focados em turismo regenerativo

A Wine Tours Madeira lançou um novo produto: os “Echoo Tours”. Desenhados para que os visitantes possam explorar a ilha da Madeira de forma sustentável, os turistas têm a possibilidade de escolher opções mais equilibradas quer ao nível de horários e locais a visitar evitando concentração excessiva.

Há um novo conceito de tours na Madeira, com base na experiência em explorar novos nichos e temas ao nível da animação turística na ilha: “Echoo Tours”. A Wine Tours Madeira lança este novo conceito que pretende reforçar a necessidade de pensar e agir de forma sustentável, também quando se explora um destino.

Assim, os novos tours foram desenhados por forma a que os visitantes possam explorar a ilha da Madeira de forma sustentável, escolhendo as opções mais equilibradas quer ao nível de horários e locais a visitar evitando concentração excessiva, com inclusão de atividades de sensibilização e propagação de mensagens importantes para a conservação da natureza, sempre a par da componente lúdica.

“Estamos perante uma inovadora série de experiências de turismo regenerativo, que estão programadas para serem lançadas antes do verão e combinam a exploração vinícola e cultural da Madeira com atividades sustentáveis que promovem a conservação do ambiente insular”; refere Duarte Afonso, partner da Wine Tours Madeira.

Compromisso com Turismo Sustentável
Estes tours pretendem homenagear as relíquias naturais pela forma responsável como foram desenhados os programas, onde a criatividade afastará os visitantes das grandes concentrações e onde o lazer e o desfrutar de todos os espaços naturais visitados serão acompanhados da informação correta, não deixando de sensibilizar para o valor das nossas reservas naturais, espécies e projetos de conservação, bem como boas práticas que os visitantes também devem adotar.

Cada Echoo Tour incluirá uma componente de sensibilização ambiental, mas também irá incluir ações de turismo regenerativo proporcionando aos participantes a oportunidade de contribuir ativamente para a conservação da biodiversidade da ilha. As atividades poderão variar desde a plantação de plantas endêmicas até à remoção de espécies invasoras, ajudando a manter o equilíbrio ecológico da Madeira.

“Consideramos que os tours irão atrair os públicos mais atentos às questões ambientais, mas não só. Tratam-se de programas não massificados e naturalmente pensados para proporcionar momentos de lazer e exploração da ilha que também se direcionam a um público que aprecia programas equilibrados, relaxados, prazerosos e com muito conteúdo”, explica Duarte Afonso, concluindo que os Echoo Toursrefletem o nosso compromisso em integrar práticas sustentáveis no turismo”, sendo que “estas novas experiências são projetadas para permitir que os nossos clientes não apenas desfrutem da beleza da Madeira, mas também participem na sua preservação.”

A Wine Tours Madeira informa que estes tours estão em fase de teste e brevemente estarão disponíveis tanto para grupos como para individuais.

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Turismo de Dubai assina parceria estratégica com Amadeus

O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) assinou um memorando de entendimento estratégico com a Amadeus, para facilitar a criação de um ecossistema na cidade dedicado ao protótipo de soluções tecnológicas para viagens.

Ao abrigo desta parceria, as duas entidades vão concentrar-se no desenvolvimento de tecnologia de viagens, melhorando as experiências dos visitantes e fortalecendo o ecossistema turístico do Dubai, criando uma plataforma para expandir o recorde de 18,72 milhões de visitantes internacionais que chegaram ao emirado em 2024.

O acordo foi formalizado por Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), parte do DET, e Maher Koubaa, vice-presidente Executivo da Unidade de Viagens e diretor geral da EMEA na Amadeus, e está preparado para contribuir para o alcance dos objetivos da Agenda Económica de Dubai, D33, consolidando ainda mais a posição do Dubai como uma cidade global líder para negócios e lazer.

Refira-se que o DET e a Amadeus cooperam atualmente em várias áreas, incluindo Dados e Análises Estratégicas de Viagens, Publicidade Programática de Viagens e Marketing B2B de Viagens, e o acordo estabelece um quadro para expandir esta colaboração. O documento também abre caminho para a Amadeus estabelecer um Centro de Excelência no Dubai para promover iniciativas em áreas-chave, como a melhoria da experiência da jornada do viajante, com foco no uso de biometria, otimização da experiência nos aeroportos, gestão de acessos, pagamentos sem contacto e desenvolvimento da capacidade aérea. Além disso, visa apoiar start-ups locais e globais e melhorar os relatórios de inteligência de viagens para a hospitalidade e destinos.

A parceria, de acordo com o Turismo do Dubai, surge num momento crucial para a indústria global de turismo, que está cada vez mais dependente da tecnologia para lidar com as expectativas em constante mudança dos viajantes e otimizar operações. Ela também complementa o foco do Dubai em impulsionar a R&D (Research and development) em setores-chave, o que está a ser promovido através de parcerias entre os setores público e privado, e está alinhada com os objetivos da Agenda D33, que visa aproveitar a inovação para impulsionar o crescimento económico.

 

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Dakhla: Onde o mar vai beijar o deserto

Situada no sul de Marrocos, Dakhla é onde o mar beija o deserto, numa dança mágica, revelando-se como um destino de sonho para os amantes da natureza, da aventura e do bem-estar. Fomos visitar a região a convite do Turismo de Marrocos. Vimos pouco, mas há sempre algo para contar.

Num encontro feliz entre o Oceano Atlântico e o Deserto do Saara, Dakhla é feita de história e natureza que desfilam entre o azul turquesa das praias cristalinas e as mil e uma cores das dunas que, do nascer ao pôr do-sol, nos iluminam com uma luz quente e singular, inundando as paisagens a perder de vista, convidando-nos à desconexão, ao relax, autenticidade, mas com bastante adrenalina não só pelos desportos aquáticos que oferecem, onde o surf, o windsurf e o kitesurf são reis, e podem ser praticados durante todo o ano nas águas banhadas pelo Oceano Atlântico graças ao vento que frequentemente acompanha as suas costas, mas pelas diversas aventuras que o deserto proporciona, sejam a cavalo, de camelo, moto quatro ou veículos todo o terreno.  O destino, em pleno desenvolvimento turístico, posiciona-se a nível internacional, como ideal para aqueles que procuram natureza e património ecológico, ou seja, de ecoturismo exótico.

A convite da Oficina de Turismo de Marrocos, fomos espreitar esta singular região que pretende posicionar-se, a nível internacional, como uma alternativa ao turismo de massas, ou a destinos turísticos superlotados. Duas palavras definem Dakhla: Autenticidade e Sustentabilidade.

Só o Parque Nacional de Dakhla ocupa uma extensão de 18 mil hectares, uma reserva natural protegida que mantém toda a sua magia intacta com horizontes infinitos, mar azul, colinas de dunas que terminam na água e pores-do-sol espetaculares.

Inaugurado em 2014, o Parque Nacional Dakhla está inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO. Esta região selvagem e preservada é o lar de inúmeras espécies animais, incluindo a gazela de Mhorr, flamingos cor-de-rosa, caranguejos, golfinhos, focas-monge e diversas espécies de aves migratórias, um refúgio de vida selvagem que surpreende a cada visitante.

Dois dias de alguma aventura
Veículos de todo-o-terreno aguardava-nos à chegada para dois dias de alguma aventura. A primeira paragem foi à Duna Branca.

Mais de 20 jeeps (agentes e operadores turísticos portugueses e espanhóis, bem como jornalistas dos dois países), seguiram, em caravana para a 30 km de Dakhla, encontramos uma grande duna de areia branca que ilumina a água de uma lagoa, um local simplesmente magnífico com um cenário de cortar a respiração. É bem conhecida pelos entusiastas do kitesurf pelas suas condições de vento.

Depois, era preciso visitar a Ilha do Dragão, pequena ilha inexplorada situada ao lado da península do Rio de Ouro. A sua forma de dragão torna-a atraente aos olhos de qualquer visitante.

Cada excursão por essas vastas extensões de areia e argila branca oferece a sensação de estar sozinho no mundo, diante de uma natureza grandiosa.

Navegando pelas águas azul-turquesa da magnífica lagoa de Dakhla e observando aves migratórias, flamingos cor-de-rosa e até golfinhos que ali fixaram residência, chega-se à Ilha do Dragão, de nome verdadeiro Ilha Herné, que subindo ao topo do penhasco oferece uma deslumbrante vista 360º da lagoa, praias, bancos de areia branca e dunas de deserto ao longe.

A lagoa Dakhla tornou-se um local icónico para os entusiastas dos desportos aquáticos, especialmente o kitesurf e o windsurf, atraindo fãs de todo o mundo. As suas praias, como a famosa praia de Porto Rico, oferecem panoramas impressionantes, ideais para um piquenique ou uma sessão fotográfica estilo “Robinson Crusoé”.

A lagoa de Dakhla é um ótimo local para kiters de todos os níveis. O vento sopra do nascer ao pôr do sol, então é só escolher quando quer fazer kite. Ali também há muito espaço para os kiters iniciantes fazerem aulas e praticarem enquanto ficam longe dos especialistas.

Dakhla também é conhecida pelos seus estabelecimentos hoteleiros dedicados aos desportos aquáticos, concebidos num estilo único e amigo do ambiente. Além dos bangalôs ecológicos, muitos hotéis contam com instalações de bem-estar como Spas, piscinas e salas de ioga, além de centros equestres e náuticos. A maioria deles oferece pacotes com tudo incluído, seja para kitesurf ou retiros de ioga.

Durante a viagem houve tempo de apreciar alguns apontamentos de cultura local, como música e dança, culminando com uma festa que retratava as “Mil e uma noites”, nas dunas de Dakhla, enquanto a natureza nos brindava com um incomparável por do sol. O escritor e aviador Antoine de SaintExupéry teria escrito aqui alguns trechos de sua obra-prima, “O Pequeno Príncipe”.

Hoje, Dakhla continua a ser um ponto de convergência internacional graças ao seu aeroporto, que a liga às principais metrópoles marroquinas e internacionais. Resumindo, diria que Dakhla é muito mais do que um destino de férias. É uma verdadeira viagem sensorial onde dunas desérticas, sabores locais e encontros com a fauna marinha se combinam para oferecer uma aventura inesquecível. Quer seja um apaixonado por desporto, história ou simplesmente procure momentos de relaxamento junto à água, Dakhla, ou a região de Dakhla-Oued Ed Dahab, é uma joia a descobrir.

*O Publituris viajou a convite do Turismo de Marrocos

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Jerez de los Caballeros cativa portugueses com as celebrações da Semana Santa

Com o aproximar de uma das mais importantes celebrações do mundo cristão, a Semana Santa, Jerez de los Caballeros, um município espanhol da província de Badajoz, onde estas celebrações estão enraizadas desde há muitos séculos na sua cultura e tradições, veio a Lisboa mostrar porque é um destino de visita obrigatória.

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Para dar a conhecer e falar desta cidade que também é templária, a escassos 75 quilómetros da fronteira entre Portugal e Espanha, “um destino que respira história, cultura, gastronomia e Semana Santa”, como afirmou Fernando Valmaseda, diretor da RV Edipress, agência responsável pela comunicação do município, realizou-se, em Lisboa, uma apresentação do destino que juntou alguns agentes de viagens.

Da parte da região espanhola a sessão contou com a presença de Raul Gordillo, presidente da Câmara de Jerez de los Caballeros, Estela Gusmán, vereadora da Semana Santa, Francisco Manuel Martinez, presidente da Junta de Confrarias da Semana Santa, e de Elena Macarro, coordenadora do Comércio e Turismo do município.

E foi ao longo deste almoço/apresentação, feito de conversas informais, que que ficou a saber que Jerez de los Caballeros faz parte dos 125 povoados mais bonitos de Espanha, e que é, antes de tudo, uma cidade monumental, com as suas muralhas templárias, testemunhas de um passado glorioso, que envolvem um centro histórico repleto de igrejas, palácios e conventos que contam séculos de história, como a Igreja de São Bartolomeu, com a sua imponente torre barroca, um símbolo marcante da cidade, enquanto a Igreja de Santa Maria da Encarnação, a mais antiga, transporta-nos às origens desta terra, sendo igualmente impressionante a Igreja de São Miguel, cuja torre gótica domina o horizonte, ou a beleza sóbria da Igreja de Santa Catarina, um recanto repleto de devoção e arte.

Mas também que é um lugar onde as lendas dos Cavaleiros Templários ganham vida ao longo das suas ruas de paralelepípedos, das praças e dos  miradouros sobre a dehesa que convidam quem visita esta cidade a perder-se e a imaginar aqueles tempos em que a Ordem do Templo deixou a sua marca indelével.

E falou-se dos sabores da cozinha de Jerez de los Caballeros, que é um reflexo do que a rodeia, com a dehesa extremenha a estar presente, desde o presunto ibérico de bolota até aos enchidos e queijos artesanais, das carnes ibéricas grelhadas ao bollo turco jerezano, um doce local, experiências gastronómicas que são imprescindíveis em qualquer visita.

Para todos os representantes de Jerez de los Caballeros presentes em Lisboa, trata-se de um destino que combina história, cultura e sabor de uma forma única, um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam, oferecendo vivências autênticas e inesquecíveis, o maior e principal destaque vai para a Semana Santa. Uma viagem que todos os anos transforma toda a cidade num palco vivo de devoção, arte e tradição, uma celebração religiosa declarada desde 2015 Festa de Interesse Turístico Nacional, uma viagem ao coração da Paixão, um encontro com a história e uma explosão de emoções que deixa marcas a quem a vive, criando uma atmosfera que convida ao recolhimento e à contemplação, e que se sustenta em oito irmandades, cada uma com a sua própria identidade e um legado de séculos.

E é entre ruas estreitas, praças centenárias e os quatro imponentes templos barrocos que formam um cenário único, que estas irmandades, criadas entre os séculos XVIII e XIX, desfilam e dão vida à história entre momentos de mistério, aromas a incenso e a cera derretida, irmandades em que cada uma é um mundo em si mesmo, com as suas próprias imagens, bordados, músicas e rituais, tecendo juntas um tapete de fé e arte que transforma Jerez de los Caballeros numa referência da Semana Santa española, numa viagem que começa no Domingo de Ramos e culmina no Domingo de Ressurreição.

 

 

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Portugal e Eslovénia reforçam colaboração no setor do turismo

Portugal e Eslovénia reforçam a sua colaboração em turismo, com foco em sustentabilidade e soluções de viagens inovadoras, ao formalizar um acordo na presença dos presidentes da República Eslovênia e de Portugal, Nataša Pirc Musar, e Marcelo Rebelo de Sousa, respetivamente.

Este evento sinaliza uma nova era de cooperação entre os dois países dedicados aos princípios de sustentabilidade, inovação e qualidade no setor de turismo, indica a imprensa eslovena, destacando que este esforço colaborativo está definido para reforçar as trocas turísticas entre as nações, promovendo experiências de viagem mais impactantes, responsáveis ​​e com visão de futuro.

Além disso, a parceria traz uma promessa significativa para joint ventures em setores críticos, como transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e educação, visando promover uma indústria de turismo mais inovadora e robusta para o futuro.

A Eslovênia, segundo a imprensa local, está a implementar a Estratégia para o Crescimento Sustentável do Turismo, projetada para aumentar a sua vantagem competitiva e promover soluções abrangentes que integrem interesses nacionais, locais, regionais e comerciais no desenvolvimento do turismo, bem como ofertas de turismo globais, nacionais e locais. Esta seleção estratégica de produtos turísticos apresenta uma oportunidade crucial para impulsionar a economia eslovena, estimulando o crescimento com financiamento personalizado para o turismo.

Os meios de comunicação de Liubliana destacam o turismo em Portugal como um motor económico essencial, reforçando que o nosso país está a preparar-se para o futuro ao implementar compromissos de longo prazo para a realização de metas colaborativas, com ênfase na sustentabilidade, com esforços que se concentram em enriquecer as viagens e o turismo, conservando marcos históricos e culturais, salvaguardando ambientes naturais e rurais, revitalizando espaços urbanos e expandindo os serviços de turismo.

A Carta de Intenções foi assinada, durante a visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Eslovénia, entre Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e Maja Pak Olaj, diretora geral do Conselho de Turismo da Eslovênia, que nas redes sociais afirma que “acredito que, trabalhando juntos, podemos não apenas fortalecer os fluxos turísticos entre os nossos países, mas também criar experiências de viagem mais significativas, responsáveis ​​e voltadas para o futuro”.

Mais de 16.500 turistas portugueses na Eslovénia em 2024

As trocas de turismo entre a Eslovénia e Portugal têm crescido de forma constante. Em 2024, mais de 16.500 visitantes portugueses exploraram aquele destino, contribuindo com quase 50 mil noites, um aumento de 15% nas chegadas e uma subida de 10% no número de noites face ao ano anterior. Liubliana foi o principal destino, respondendo por 40% das dormidas portuguesas, seguida por Maribor, Rogaška Slatina, Bled e Piran.

Refira-se que esta nova cooperação baseia-se nos laços existentes entre os dois países no âmbito da Comissão Europeia de Viagens (ETC) e outras organizações internacionais.

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Número de visitantes em Macau teve o segundo melhor arranque de ano de sempre

A região semiautónoma chinesa de Macau recebeu nos primeiros dois meses deste ano 6,79 milhões de visitantes, o segundo valor mais elevado de sempre para um arranque de ano.

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De acordo com dados oficiais, o número de turistas que passou por Macau só foi superado em janeiro e fevereiro de 2019 — antes da pandemia de covid-19 -, período em que registou mais de 6,97 milhões de visitantes.

No entanto, segundo a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC), mais de 59% dos visitantes (4,04 milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na cidade.

Em 2024, o Governo Central divulgou uma série de medidas de apoio a Macau, como o aumento do limite de isenção fiscal de bens para uso pessoal adquiridos por visitantes da China.

Ao mesmo tempo, as autoridades chinesas alargaram a mais 10 cidades da China a lista de locais com “vistos individuais” para visitar Hong Kong e Macau.

Além disso, desde 1 de janeiro que os residentes da vizinha cidade de Zhuhai podem visitar Macau uma vez por semana e ficar até sete dias.

Em resultado, a esmagadora maioria (91,3%) dos turistas que chegaram a Macau nos dois primeiros meses do ano vieram da China continental ou Hong Kong, enquanto menos de 449 mil foram visitantes internacionais.

Ainda assim, o mês de fevereiro registou uma queda de 4,4% no número de visitantes, em comparação com igual período de 2024, para 3,15 milhões, uma descida que a DSEC justificou com a variação do Ano Novo Lunar.

A chamada ‘semana dourada’ do Ano Novo Lunar, um período de feriados na China continental, que muda consoante o calendário lunar, decorreu este ano entre 28 de janeiro e 04 de fevereiro.

Em 2024, esta época alta para o turismo em Macau aconteceu totalmente em fevereiro.

Macau recebeu no ano passado 34,9 milhões de visitantes, mais 23,8% do que no ano anterior, mas ainda longe do recorde de 39,4 milhões fixado em 2019, antes da pandemia.

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Minas Gerais diz que “conquistou” Lisboa

O estado brasileiro de Minas Gerais diz que “conquistou” Lisboa durante a BTL, não só pelos sabores, como pelo volume de negócios que foi gerado, que totalizou 60 milhões de reais. O stand no evento fez sucesso ao ressaltar as riquezas culturais do estado e atrair visitantes.

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A imprensa de Minas Gerais revelou que o estado brasileiro garantiu protagonismo na BTL 2025, reafirmando a sua posição como referência global em turismo, cultura e gastronomia.

A presença de Minas na feira entre os dias 12 e 16 de março, foi marcada pela autenticidade da cozinha mineira clássica e contemporânea. O público que visitou a BTL, teve a oportunidade de experimentar os sabores mais emblemáticos como o café mineiro oriundo de três das mais renomadas regiões produtoras do Brasil: Cerrado Mineiro Caparaó Mineiro, e Mantiqueira de Minas, bem como o queijo de minas artesanal 10 regiões queijeiras, todas reconhecidas pela Unesco como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e ainda o conhecido pão de queijo, doces típicos, cachaça artesanal e licor de jabuticaba.

No entanto, Minas Gerais não apenas encantou com os seus sabores, como gerou 60 milhões de reais em negócios, com a promoção dos seus destinos turísticos e produtos culturais em escala global, resultado de uma atuação integrada entre o governo de Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Companhia de Desenvolvimento Económico de Minas Gerais (Codemge), patrocinadora da Cozinha Mineira na feira.

Durante a BTL foram anunciadas novidades, como o aumento da frequência de voos da TAP entre Lisboa e Belo Horizonte, fortalecendo a ligação entre Minas e a Europa, além da inauguração do Hotel Vila Galé em Ouro Preto, marcada para o dia 24 maio deste ano.

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