Voos no período da Páscoa: Portugal foi o 3º país menos pontual da UE
A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, diz que Portugal foi o terceiro país menos pontual da União Europeia, nos voos realizados durante o período da Páscoa.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O estudo indica que dos mais de 500 mil passageiros que viajaram de um dos aeroportos portugueses, no período analisado, apenas 66% partiram no horário indicado, enquanto 170 mil passageiros sofreram algum tipo de perturbação no seu voo, seja cancelamento ou atraso.
Ainda de acordo com a análise, do número total de passageiros que viajaram nos quase quatro mil voos operados a partir de Portugal nesta Páscoa, 32% sofreram atrasos superiores a 15 minutos, 1% superior a duas horas e apenas 15 voos registaram um atraso superior a três horas. A estes números acrescem ainda, 48 voos cancelados que impactaram mais de cinco mil passageiros.
Resultado: São quatro mil os passageiros que têm direito a compensação por terem sofrido algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento, atraso ou recusa de embarque).
A AirHelp destaca que os dados de pontualidade, estão muito abaixo dos números do ano passado. Em 2022, voaram de Portugal mais de 600 mil pessoas e 25% destas sofreu algum tipo de perturbação no seu voo. Comparando os dois anos, em 2023 registaram-se menos passageiros aéreos, mas mais perturbações nos seus voos.
No entanto numa análise os 27 países que integram a União Europeia, a AirHelp concluiu que Portugal foi o terceiro país menos pontual, com apenas 66% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação no seu voo.
Na União Europeia, na semana de celebração da Páscoa, mais de 70 mil aviões partiram dos aeroportos europeus e mais de nove milhões de pessoas apanharam um voo. Destes, 75% (cerca de sete milhões de passageiros) voaram sem sofrer qualquer perturbação no seu voo. Assim, mais de 160 mil passageiros na União Europa têm direito a uma indemnização por interrupções dos seus voos, realça a empresa.