Portugal foi o terceiro país onde os espanhóis mais gastaram nas deslocações ao estrangeiro
Portugal foi, em 2022, o terceiro destino onde os turistas espanhóis mais gastaram nas suas deslocações ao estrangeiro. Á frente estão apenas a França e a Itália, revelam estatísticas experimentais publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística de Espanha.
Carolina Morgado
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Este estudo analisa a informação sobre os gastos dos residentes em Espanha nas suas visitas ao exterior por país de destino. A informação é obtida a partir de transações bancárias realizadas através de cartões presenciais (pagamentos feitos em terminais de pontos de venda), bem como levantamentos em caixas eletrónicas e comércio eletrónico.
Oito em cada 10 euros gastos pelos espanhóis em turismo no estrangeiro, durante o ano anterior, foram na Europa. França, Itália e Portugal encabeçam esta lista, segundo o INE de Espanha, enquanto os Estados Unidos de América, México e Marrocos foram onde mais se gastou fora do continente europeu.
Os residentes espanhóis gastaram 15.003 milhões de euros no exterior em 2022. O país de destino com maior gasto foi a França com 2.792,6 milhões de euros, 18,6% do total. Os países seguintes foram também europeus: Itália (1.684,9 milhões), Portugal (1.608,3 milhões) e Reino Unido (971,6 milhões). O top 5 é completado pelos Estados Unidos (960,7 milhões).
Fora da Europa, depois dos Estados Unidos, os maiores gastos ocorreram no México (255,7 milhões), Marrocos (206 milhões) e Colômbia (161,8 milhões).
No ano em análise, os gastos realizados na Europa por residentes em Espanha foram de 11.965,9 milhões de euros, 79,8% do total das suas viagens ao exterior. Atrás estão os EUA com 1.287,3 milhões de euros (8,6%). O continente que contabiliza menor gasto é a Oceânia com 36,6 milhões de euros.
Já no que diz respeito aos gastos médios diários mais altos, a Oceânia encontra-se no topo do ranking (318 euros), Ásia (214) e América do Sul (148), enquanto os mais baixos verificaram-se em África (70 euros), Europa (102) e América Central e Caraíbas (117).