Turistas do Médio Oriente dispostos a pagar mais por sustentabilidade, luxo e autenticidade
A dias da realização da 30.ª edição do Arabian Travel Market (ATM), um estudo da YouGov revela que 61% dos turistas do Médio Oriente estão dispostos a pagar mais por experiências sustentáveis.
Victor Jorge
Consolidador.com reforça equipa
TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025
LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
A sustentabilidade está a tornar-se uma tendência cada vez mais importante no setor de viagens de luxo no Médio Oriente, especialmente nos Emirados Árabes Unidos, onde 61% dos residentes admitem que estão dispostos a pagar mais por experiências de turismo mais responsáveis, ecológicas e sustentáveis. Estas tendências e oportunidades no segmento de viagens estarão em debate na 30.ª edição do Arabian Travel Market (ATM), que acontecerá de 1 a 4 de maio de 2023 no Dubai World Trade Center (DWTC).
De acordo com o relatório global da YouGov – “Global Travel & Tourism 2023: Viagens de luxo pós-pandemia”, um em cada 10 consumidores hospedou-se em alojamentos ecológicos de luxo nos últimos três anos. Essa tendência é especialmente assinalda entre os viajantes com alto rendimento, cujas estadias sustentáveis em hotéis de luxo aumentaram 50% durante o mesmo período.
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) lideraram os números globais em termos de valor atribuído às experiências, com quase dois terços (58%) dos inquiridos a admitirem que as viagens se tornaram mais importantes desde a pandemia de Covid-19. Em termos de prioridades de viagens de luxo, um quarto dos que moram nos EAU procuram um ótimo entretenimento, enquanto 19% colocam a maior ênfase em alojamento de qualidade premium ao reservar viagens.
Danielle Curtis, diretora de Exposições ME da Arabian Travel Market, refere que “o Médio Oriente desenvolveu uma reputação internacional inigualável para o turismo de luxo, com consumidores de toda a região a valorizar experiências personalizadas, memoráveis e ambientalmente responsáveis”.
Além de viagens de luxo sustentáveis, o interesse dos consumidores por excursões autênticas também está a aumentar nesse segmento. Mais de metade (51%) dos turistas ricos procuraram experiências de viagem mais relevantes desde a pandemia, e mais de um quarto (27%) está disposto a pagar mais por vilas e chalés isolados. Esses números coincidem com o crescimento da indústria de viagens do Golfo. Até 2028, o valor do setor de outbound dos Emirados Árabes Unidos deve atingir os 30,5 mil milhões de dólares (cerca de 28 mil milhões de euros), a Arábia Saudita está a caminho de atingir 27 mil milhões de dólares (perto de 25 mil milhões de euros), o Kuwait deve crescer para 17 mil milhões de dólares (mais de 15 mil milhões de euros) e o Catar provavelmente ultrapassará os 13 mil milhões de dólares (perto de 12 mil milhões de euros).