Rosa Costa preside a nova direção da Visit Azores
A diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, passou a presidir a nova direção da Visit Azores, cuja lista submetida a votação colheu 96,1% dos votos depositados em urna, existindo apenas 3,9% de abstenções.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A secretária Regional do Turismo, Berta Cabral, já manifestou publicamente satisfação com os resultados do processo de eleição dos novos órgãos sociais da Visit Azores, que teve lugar no início desta semana.
“Regozijamo-nos com o facto de ter sido um processo de decorreu com toda a normalidade e que resultou numa votação clara, que reflete o alinhamento entre os vários parceiros e que dá toda a estabilidade para um novo ciclo na promoção externa dos Açores”, afirmou Berta Cabral, citada em nota de imprensa e publicada na página oficial do Governo Regional.
A secretária Regional com a tutela do turismo assinalou, segundo a mesma fonte, que “estes resultados confirmam que todos os sócios fundadores, isto é, a Região, a SATA e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, bem como a generalidade dos associados ordinários, partilham de uma visão comum para o desenvolvimento turístico dos Açores e para a sua projeção externa”.
Ao longo dos últimos meses, “foram dados vários passos, todos eles com uma ampla e inequívoca aceitação dos associados da Visit Azores, no sentido de reconfigurar o modelo de promoção turística da Região e ir ao encontro da natureza das agências de promoção turísticas regionais”.
Estes passos incluíram alterações estatutárias, a readmissão da Região como associada fundadora e a aceitação de várias condições imposta pelo Governo dos Açores para esse reingresso.
Para Berta Cabral, “foi amplamente demonstrado o interesse para que o Governo reassumisse um papel central no comando da promoção turística da Região e, agora, consolida-se todo o contexto para desenvolver o trabalho que é preciso para potenciar a notoriedade e a atratividade dos Açores enquanto destino turístico de eleição”.
A governante acrescentou que “neste momento, não se pode deixar de ressalvar e felicitar a Direção que agora cessa funções pelos resultados alcançados e pelo trabalho desenvolvido nestes anos de mandato, num contexto internacional amplamente adverso, com uma pandemia e uma guerra em plena Europa”, tendo realçado que foi aprovado um voto de louvor pela Assembleia Geral à direção liderada pelo Carlos Morais e aos restantes órgãos sociais, “numa iniciativa na qual nós, enquanto sócio fundador no gozo de plenos direitos, também votámos favoravelmente”.
“Queremos, agora, criar uma nova dinâmica alinhando já a atuação promocional para a próxima época baixa, em função do novo PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que está em consulta pública e que deverá estar finalizado no próximo mês de abril”.
Entretanto, Carlos Morais, salientou na hora da passagem de testemunho que os Açores “têm cerca de mais 18% de passageiros para o verão IATA” do que tiveram em 2022.
Em declarações à Antena 1 Açores, Carlos Morais realçou que “o que é preciso fazer é não deixar fugir as rotas que cá andam”. Os Açores, refira-se, conseguem manter todas as operações turísticas de 2022 e acrescentar uma nova rota, a ligação direta da Alemanha, entre Nuremberga e Ponta Delgada que vai ser operada pela Ryanair.
Para a promoção turística, a Visit Azores tem um orçamento de seis milhões de euros.