Mais de 187 mil passageiros com direito a compensações por voos cancelados a partir de Portugal desde novembro
Dos mais de 51 mil voos realizados com partida de Portugal e mais de sete milhões de passageiros que viajaram, mais de dois milhões de pessoas sofreram perturbações nos voos originários de Portugal.
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De acordo com a AirHelp, durante o Inverno, foram registados pouco mais de 51 mil voos (51.542) com partida de Portugal, o que significa que mais de sete milhões de pessoas (7.359.654) desfrutaram de uma viagem durante este período, quer por lazer – no Natal ou Passagem de Ano – quer por outras razões, como deslocações profissionais. Deste total, mais de dois milhões de pessoas sofreram perturbações nos seus voos originários de Portugal (2.572.868).
Tendo em conta estes números, e de acordo com a análise da AirHelp, mais de um terço (35%) dos passageiros aéreos sofreram perturbações nos seus voos. Embora a maioria delas se refiram a atrasos entre 15 minutos e 2 horas – logo, sem direito a compensação financeira –, mais de 55 mil pessoas (55.325) viram o seu voo atrasar-se por mais de três horas e mais de 110.00 pessoas (111.466) viram a sua viagem ser cancelada. Isto significa que, com os dados recolhidos até à data, mais de 187 mil passageiros aéreos (187.851), que partiram a partir de aeroportos portugueses, têm direito a reclamar e exigir uma compensação financeira à sua companhia aérea.
Já o mês mais conturbado para voar foi o mês de dezembro, situação não surpreendente uma vez que várias companhias aéreas anunciaram greves durante este mês, como é o caso da TAP que levou a cabo uma greve nos dias 08 e 09 de dezembro, alterando os planos daqueles que tinham pensado em viajar no feriado da Imaculada Conceição, aproveitando um fim de semana prolongado. Só no último mês de 2022, mais de 1.900.000 passageiros voaram a partir de Portugal (1.974.695), sendo que 42,80% sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (845.201 pessoas).
Aeroportos portugueses mais e menos pontuais
Durante a época de Inverno, os aeroportos portugueses que apresentaram mais problemas de pontualidade foram cinco aeroportos da Ilha dos Açores (Ponta Delgada, Corvo, Santa Cruz das Flores e Horta), o Aeroporto da Madeira e no topo da lista, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Em contrapartida, também é na Ilha dos Açores que estão os aeroportos mais pontuais: Vila do Porto, em Santa Maria; Lajes, na Terceira; São Jorge e Pico. O Aeroporto de Faro encabeça a lista de aeroportos mais pontuais nesta altura, seguido do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Em todos estes aeroportos, os voos on time foram superiores a 73% do seu total.
Rotas mais e menos afetadas
A rota mais comum a partir de Portugal é a rota Lisboa – Madrid, com quase 2.000 voos (2.020), que transportou quase 300.000 pessoas (290.616) durante o Inverno. Apesar de ser a rota mais comum, encontra-se em segundo lugar quando falamos de passageiros afetados por perturbações nos voos: 93.000 passageiros contra 99.000 passageiros que sofreram perturbações quando se trata da rota Lisboa – Paris (Orly). Em terceiro lugar, a rota Lisboa – Madeira apresenta cerca de 78.000 passageiros impactados por perturbações nos voos no referido período.
De novembro de 2022 a fevereiro de 2023, a rota mais afetada, com 56% dos voos com perturbações, foi a rota Lisboa – Genebra e a rota menos afetada foi Porto – Madrid, com apenas 10% dos voos com perturbações.