Viseu lança campanha de promoção turística assente nos 900 anos da cidade
A nova campanha de promoção turística vai concentrar-se nos 900 anos da atribuição do foral à cidade de Viseu e, segundo a vereadora de Cultura e Turismo da autarquia, “vai servir como um grande chapéu para todos os outros eventos”.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Câmara Municipal de Viseu vai lançar, em maio, uma nova campanha de promoção turística, denominada V900, que pretende assinalar os 900 anos de atribuição do foral à cidade e que, segundo Leonor Barata, vereadora de Cultura e Turismo de Viseu, pretende também atrair um maior número de turistas à cidade.
“A expectativa é que a campanha também ajude a levar mais turistas a Viseu, porque são eventos de grande escala e temos uma série de iniciativas que visam a promoção turística”, disse a responsável ao Publituris, à margem da apresentação da campanha, que decorreu na BTL.
A nova campanha de promoção turística, que entra em vigor em maio, pretende assinalar também a importância que tinha Viseu em 1123, altura em que o foral foi atribuído à cidade por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, cerca de 20 anos antes da independência do Condado Portucalense.
Por isso, explica Leonor Barata, a campanha de promoção vai concentrar-se “sobretudo nesta efeméride, que vai servir como um grande chapéu para todos os outros eventos”.
“Vamos ter uma série de iniciativas relacionadas com esta efeméride, como um desfile medieval em que vamos ter a própria D. Teresa e que vai entregar o foral à cidade de forma simbólica, num desfile que vai ter a participação de várias associações e escolas do território”, indicou a vereadora de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viseu.
Previsto está ainda um cortejo e uma ceia medieval, assim como uma maior componente de animação medieval na Feira de São Mateus, que vai decorrer entre 14 de agosto e 21 de setembro, e que é apontada como o principal evento de atração de turistas a Viseu.
“A Feira de São Mateus vai ter uma presença medieval muito forte e vamos ter espetáculos medievais mas com uma certa contemporaneidade, com espetáculos de rua e musicais, usando o nosso património natural, o que, no verão, é muito agradável”, acrescentou Leonor Barata.
Além de feira, também eventos como o Festival da Primavera, o Festival de Jazz ou o Festival de Artes Performativas de Viseu vão assinalar os 900 anos do foral de Viseu.
A campanha termina em setembro ou outubro, com Leonor Barata a revelar que está prevista a realização de um “ciclo de conferências para académicos e estudiosos”, no qual se vai debater o futuro de Viseu.
Presente nesta apresentação esteve ainda Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, que se mostrou honrado com o lançamento na BTL da campanha e da Feira de São Mateus que, considerou o autarca, é “uma marca distintiva de Viseu”.
“Não deixem de ir à Feira de São Mateus, é uma cidade dentro da cidade, é o nosso ex-libris”, afirmou, lançando o convite para que também “Lisboa visite Viseu”.