PUB
Edição digital
Assine já
PUB

Six Senses Douro Valley

Património Mundial pela UNESCO

Brand SHARE

Six Senses Douro Valley

Património Mundial pela UNESCO

Brand SHARE
Sobre o autor
Brand SHARE
Artigos relacionados
Turismo Porto e Norte apoia recuperação do destino impactado pelos incêndios
Destinos
Rede Expressos passa a ligar Porto de Mós a Lisboa e Leiria
Transportes
Turkish Airlines chega a Santiago do Chile a 18 de dezembro
Aviação
Revolut expande presença no aeroporto do Porto
Destinos
Summit Go4Travel leva a Porto Santo a sua convenção anual de 18 a 20 de outubro
Distribuição
Air France anuncia 169 destinos em 73 países e aumento de oferta de 7% em Portugal para o inverno
Aviação
Receitas turísticas sobem 9,1% em julho e somam 3.374MM€
Destinos
ACI World estima tráfego de 9,5 mil milhões passageiros, em 2024
Transportes
EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica
Emprego e Formação
Start-up Turneo obtém financiamento de 2M€ e abrange Portugal nos planos de expansão
Tecnologia

LOCALIZAÇÃO

Six Senses Douro Valley está situado no Vale do Douro, numa zona classificada como património mundial pela UNESCO. Esta quinta posteriormente transformada em hotel possui 71 alojamentos entre quartos, suites e villas. A casa da quinta datada do Séc. XIX tem um design de interiores contemporâneo onde se combinam elementos da arquitetura tradicional portuguesa e do inimitável estilo Six Senses.

O hotel está situado a 125 quilómetros do aeroporto internacional do Porto (OPO) e a viagem por estrada até ao hotel é feita por uma das mais bonitas estradas de Portugal, passando por bonitos exemplos da arquitetura tradicional portuguesa.

Hotel & Resort Photographer

DESCRIÇÃO

Six Senses Douro Valley é constituído por 71 quartos para hóspedes, um espaçoso Spa constituído por uma piscina interior e 10 salas de tratamentos. A Wine Library, localizada no centro do resort, tem uma carta de vinhos com mais de 700 opções, onde os vinhos do Douro e de Portugal têm destaque. Uma sala de degustação e um dispensador de vinhos a copo permitem que os hóspedes saboreiem famosos vinhos da região com iguarias locais.

Todos os dias às 18h30 ocorre uma prova de vinhos onde poderá provar  vinhos produzidos nas cerca de 350 quintas da região. Este espaço dispõe de uma grande biblioteca de referência e de ecrãs tácteis com ligação aos vastos recursos enológicos do Museu do Douro. Neste espaço, enólogos convidados e especialistas internacionais em enologia realizam palestras, partilhando, com os convidados, conhecimentos fascinantes sobre as técnicas de vinificação de Portugal e partilhando dicas de degustação.

O Restaurante vale de Abraão tem uma zona com uma cozinha aberta,  a Open Kitchen, onde se encontra instalado um forno de lenha e um Josper grill, bem como uma lareira de grandes dimensões.

Todos estes espaços são locais descontraídos onde se podem provar especialidades regionais às quais demos um toque saudável. Uma variedade de atividades que incluem passeios no rio com refeições e provas de vinhos a bordo, visitas a quintas e adegas, subida ás árvores, passeios de kayak, de bicicleta e pintura de azulejos são algumas das possibilidades.

RESTAURANTES

Nos restaurantes vive-se um ambiente informal com menus que encorajam a partilha e que são  servidos em loiça portuguesa. Os menus utilizam os produtos sazonais produzidos nas nossas hortas bem como adquiridos a produtores locais.

O Chef criou menus que são sugeridos aos clientes com diversas sugestões de harmonização de vinho.

Tendo por base o compromisso da Six Senses em proporcionar aos hóspedes um tipo de cozinha mais saudável e o conceito Eat With Six Senses, outro pilar fundamental da filosofia de bem-estar integrado da Six Senses, o menu é totalmente focado em produtos locais, que passaram pelo menor processamento possível e que têm como origem uma produção sustentável.

É, assim, fundamentado em produtos naturais, locais e sustentáveis, visando mostrar aos clientes que menos é mais, e que a comida que estão a consumir é boa para eles e para o ambiente.

SIX SENSES SPA

O Spa, de amplas dimensões, com 2.200 metros quadrados, dispõe de 10 salas de tratamentos, de uma piscina interior aquecida com terapia de som subaquática e jatos de massagem, cromoterapia e crioterapia, uma Vitality suite, um fitness center com os mais modernos equipamentos e complementado pela orientação de profissionais.

No menu de Spa são apresentados tratamentos de inspiração local, alguns dos quais com base em uvas e outros frutos e ervas locais em conjunto com uma lista extensa de tratamentos de assinatura Six Senses.

Terapeutas treinadas por especialistas criam jornadas sensoriais com uma panóplia de tratamentos holísticos que mimam os nossos hóspedes. Temos opções pensadas para todos, desde programas de Spa de vários dias, a programas com terapias de rejuvenescimento, assim como uma oferta de atividades tais como ioga, ioga suspenso, pilates e circuitos de treino na floresta.

Materiais amigos do ambiente transmitem uma sensação de serenidade; um encontro entre a natureza, as tradições Portuguesas, espaço, pedra, madeira e água. Um ambiente acolhedor que convida os hóspedes a relaxarem e a renascer.

Desde o momento da chegada e segundo a tradição da Six Senses, o espaço tem um tom divertido e que começa logo na zona da receção: de um lado está o Nail Bar onde lhe podem ser servidas bebidas, tapas e queijos enquanto se desenrolam os tratamentos de manicure ou pedicure.  Adjacente a este espaço encontra-se um gabinete para consultas e o acesso ás salas de tratamentos. Logo em frente da entrada dos vestiários está o Alchemy Bar onde se preparam poções individuais de ervas, de sais, de frutos da região bem como uma variedade de ingredientes locais e exóticos que são utilizados na feitoria de exfoliantes e máscaras.

 

 

Artigos relacionados
Turismo Porto e Norte apoia recuperação do destino impactado pelos incêndios
Destinos
Rede Expressos passa a ligar Porto de Mós a Lisboa e Leiria
Transportes
Turkish Airlines chega a Santiago do Chile a 18 de dezembro
Aviação
Revolut expande presença no aeroporto do Porto
Destinos
Summit Go4Travel leva a Porto Santo a sua convenção anual de 18 a 20 de outubro
Distribuição
Air France anuncia 169 destinos em 73 países e aumento de oferta de 7% em Portugal para o inverno
Aviação
Receitas turísticas sobem 9,1% em julho e somam 3.374MM€
Destinos
ACI World estima tráfego de 9,5 mil milhões passageiros, em 2024
Transportes
EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica
Emprego e Formação
Start-up Turneo obtém financiamento de 2M€ e abrange Portugal nos planos de expansão
Tecnologia
PUB

Foto: Depositphotos.com

Transportes

ACI World estima tráfego de 9,5 mil milhões passageiros, em 2024

Depois de, em 2023, o tráfego de passageiros ter atingindo os 8,7 mil milhões, a ACI World prevê um crescimento de 10% para 2024, representando 104% do nível de 2019. O tráfego doméstico continuará a ter um peso maior que o tráfego internacional.

O Airports Council International (ACI) World projeta um crescimento de 10% para o tráfego de passageiros em 2024, atingindo os 9,5 mil milhões, no seu mais recente Relatório Anual sobre o Tráfego Aeroportuário Mundial.

Com base em dados de mais de 2.700 aeroportos em mais de 180 países e destinos, o relatório oferece a visão geral mais abrangente da indústria aeroportuária global e dos mercados de aviação para o ano operacional de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Inclui classificações completas para o tráfego de passageiros, carga e aeronaves.

Os dados recolhidos mostram que o tráfego global de passageiros, em 2023, atingiu 8,7 mil milhões em 2023, representando um aumento de 30,6% em relação a 2022 ou uma recuperação de 95% em relação aos resultados pré-pandémicos (2019).

“O ACI World Airport Traffic Forecast 2023-2052, publicado em fevereiro de 2024, estimava que o tráfego global de passageiros atingiria 8,7 mil milhões. O total global real para 2023, confirmado em julho de 2024, correspondeu a esta projeção com 99,99% de precisão”, salienta a organização.

Já para o tráfego global de passageiros em 2024, as projeções atuais estimam que o total de passageiros atingirá aproximadamente 9,5 mil milhões, representando 104% do nível de 2019 e refletindo um crescimento anual de 10% a partir de 2023.

Relativamente ao tráfego de passageiros acumulado no primeiro semestre de 2024 (janeiro-junho), os números apontam para um aumento de 11% em relação ao ano anterior, atingindo 102% do nível de junho de 2019. O mercado internacional, maior impulsionador da recuperação, registou um aumento de 17% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado doméstico cresceu 6% em relação ao ano anterior.

Na “luta de forças” entre internacional e doméstico, os dados da ACI World prevê que o tráfego internacional de passageiros, em 2024, atinja 4,1 mil milhões, representando 43% do total de passageiros, enquanto o tráfego doméstico de passageiros atingirá os 5,4 mil milhões, representando 57% do total, no final de 2024

“Apesar da evolução macroeconómica positiva, como o abrandamento das pressões inflacionistas, as perspectivas a médio e longo prazo continuam sujeitas a riscos negativos, como conflitos geopolíticos, estrangulamentos no mercado de trabalho e restrições à entrega de aeronaves. No entanto, a recuperação gradual do número de passageiros internacionais e o regresso à rentabilidade das companhias aéreas assinalam uma dinâmica positiva no setor”, refere o documento da ACI World.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Emprego e Formação

EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica

O objetivo desta formação passa por promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a licenciatura em Gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra lançam uma nova iniciativa formativa gratuita: as Oficinas de Gastronomia Histórica.

Trata-se de um ciclo de sessões teórico-práticas tendo como objetivo promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas, analisar as suas variações ao longo dos séculos e compará-las com as versões contemporâneas mais conhecidas.

As oficinas serão conduzidas pelos formadores Eduardo Vicente, João Pedro Gomes e Luís Gomes e decorrerão na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com quatro sessões já programadas até ao final de 2024.

A primeira sessão terá lugar no dia 23 de setembro, das 15h às 18h, e terá como foco o estudo do doce “Toucinho do Céu”. Durante esta sessão, serão recriadas duas receitas datadas do século XVIII e XIX, onde se dará a conhecer a importância da História da Alimentação como agregador de valor a produtos alimentares, bem como destacar os desafios que a replicação e reinterpretação de receitas antigas apresentam.

A participação nas oficinas é gratuita e confere certificado de participação.

A inscrição na sessão desejada deve ser efetuada na Academia Digital Turismo de Portugal

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Tecnologia

Start-up Turneo obtém financiamento de 2M€ e abrange Portugal nos planos de expansão

O investimento da Bessemer Venture Partners vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global e Portugal é um dos mercados onde a empresa planeia “investir significativamente”.

A Turneo obteve, recentemente, um investimento de dois milhões de euros da Bessemer Venture Partners que vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global, planeando a start-up investir “significativamente” em Portugal.

Com um crescimento exponencial a nível turístico na última década, Portugal será abrangido pela expansão da Turneo, que reconhece no país “um enorme potencial para o mercado do turismo de experiência”. Com a presença da start-up, o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza.

Os Açores foram a porta de entrada para a start-up no país, com a cadeia Azoris Hotels & Leisure, que conta com três unidades de quatro estrelas no arquipélago, a estabelecer uma parceria com a Turneo, passando a oferecer uma gama diversificada de experiências de wellness e atividades ao ar livre. No leque de ofertas disponíveis incluem-se massagens no spa do hotel, picnic boxes para desfrutar enquanto exploram a ilha, partidas de golfe ou passeios de bicicleta pela cidade.

No comunicado que anuncia este investimento, a start-up refere que “o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza”.

Fundada em 2022, a start-up faculta aos hóspedes a possibilidade de navegarem e reservarem atividades no site ou na aplicação do estabelecimento. Ao mesmo tempo, fornece, aos hotéis, uma plataforma única onde toda a oferta de atividades internas e de parceiros é gerida. Isto inclui a criação e publicação de novas experiências e de parcerias com fornecedores locais, bem como a análise de dados de atividades, informações e comentários dos seus hóspedes.

Os dados obtidos na época de verão de 2024 na Europa apresentam resultados interessantes: os hóspedes que reservaram atividades atribuíram aos hotéis, em média, classificações 8% mais elevadas nos sites de avaliação. Nos últimos anos, assistiu-se a um crescimento significativo do mercado do turismo experiencial, prevendo-se que atinja os 463 mil milhões de dólares até 2030. Destes, a Turneo prevê que 172 mil milhões serão gerados através de unidades hoteleiras.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Emprego e Formação

Turismo de Portugal atribui Bolsas Luís Patrão

Estão atribuídas as primeiras 10 Bolsas Luís Patrão pelo Turismo de Portugal. O valor total soma 500 mil euros.

O Turismo de Portugal (TdP) atribuiu, a 10 bolseiros, as primeiras Bolsas Luís Patrão, num apoio à formação no valor global de 500 mil euros.

Esta iniciativa marca a prioridade dado pelo Turismo de Portugal ao processo contínuo de formação e valorização das pessoas e dos profissionais do setor.

Recorde-se que esta bolsa, apresentada a 11 de dezembro de 2023, é destinada a apoiar a vertente académica, técnica e executiva de nível superior para jovens em início de carreira profissional, concretizando o objetivo do Turismo de Portugal em proporcionar a jovens de elevado potencial uma formação de excelência em escolas nacionais e internacionais.

Tendo em vista a formação das futuras gerações de líderes e gestores do turismo nacional, estas 10 bolsas segmentam-se em duas tipologias distintas: cinco bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA (categoria A) e cinco bolsas de especialização no estrangeiro (categoria B).

A Bolsa Luís Patrão promove, assim, a criação de uma rede de jovens profissionais do setor, promovendo a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional. Os 10 estudantes selecionados apresentam não só talento, como percursos formativos de excelência e de elevado potencial, tendo assim a oportunidade de desenvolver novas ideias e projetos que façam a diferença no universo do turismo.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, salientou que “a Bolsa concretiza a visão e ambição do Turismo de Portugal de tornar a formação em turismo numa plataforma de criação de projetos com efetivo impacto económico e social. Hoje, o contributo do turismo une-se à preparação dos profissionais que pensam, inovam e lideram o futuro do país.”

Saiba quem são os 10 primeiros bolseiros:

Para as bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA, com um valor máximo de 60.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Martins Jerónimo no Excecutive Master in Finance – Universidade Católica Lisbon;
  • Júlia Pires de Campos no Mestrado Ciências Empresariais – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Lucas Firmino Melo no Mestrado em Finanças – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Mafalda Burmester Mello no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova;
  • Miguel Ferreira Cabral no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova.

Relativamente às bolsas de estudo de formação profissional especializada no estrangeiro, com um valor máximo de 40.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Allen Valente – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Marbella;
  • Débora Gomes de Sá – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris;
  • Diogo Tempera Alexandre no GDC-T Gran Diploma Chef – Culinary Institute of Barcelona;
  • Jorge Pina Baptista – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Crans Montana;
  • Marco Soares Ferreira – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris.
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Transportes

Depois do “Aqua”, o “Luna”: Norwegian apresenta novo navio

O navio irmão do Norwegian “Aqua” será lançado em março de 2026 com viagens de sete dias pelo Caribe, partindo Miami. O “Luna marca o 21.º navio da frota da Norwegian Cruise Line.

Victor Jorge

Marcando o 21.º navio da frota da Norwegian Cruise Line (NCL), o Norwegian Luna abriu as vendas para que os hóspedes possam escolher entre uma variedade de cruzeiros sob o sol, partindo de Miami, com viagens de ida e volta a partir de 4 de abril de 2026 até novembro de 2026.

O Norwegian Luna iniciará a temporada inaugural no Caribe com dois itinerários ocidentais para Roatán (Honduras), Costa Maya e Cozumel (México), e Harvest Caye (Belize). O navio também fará cruzeiros de sete dias com escalas em destinos do Caribe Oriental, incluindo Puerto Plata (República Dominicana), Tortola (Ilhas Virgens Britânicas), St. Thomas (Ilhas Virgens Americanas), e Great Stirrup Cay, a ilha privada da NCL nas Bahamas, que contará com um novo píer até o final de 2025.

Com 1.056 pés de comprimento, 156.300 toneladas brutas e capacidade para aproximadamente 3.550 hóspedes em ocupação dupla, o Norwegian Luna terá um aumento geral de 10% em tamanho e capacidade em relação aos navios da classe Prima, Norwegian Prima e Norwegian Viva. O Norwegian Luna será projetado como navio irmão do Norwegian Aqua, a mais recente embarcação da companhia marítima com entrega prevista para março de 2025. Ambos os navios estão a ser construídos no estaleiro italiano Fincantieri, com designs de interiores criados por arquitetos de renome como AD Associates, Piero Lissoni, Rockwell Group, SMC Design e Studio Dado.

“Inspirados pela relação entre a lua e as marés do oceano, estamos entusiasmados em apresentar o Norwegian Luna como o navio que complementa perfeitamente seu irmão, o Norwegian Aqua”; refere David J. Herrera, presidente da Norwegian Cruise Line.

A arte no casco do Norwegian Luna apresentará um vibrante sonho cósmico criado por ELLE, a renomada artista de rua de Napa, Califórnia, que já colaborou com marcas populares como Nike, Reebok e Ralph Lauren.

Intitulada “La Luna”, a obra de arte é uma exploração visual da profunda conexão da humanidade com as forças celestiais no espaço, já que os seres humanos estão intrinsecamente ligados ao fluxo e refluxo da lua. “La Luna” será exibida na proa do navio, conduzindo os hóspedes numa extraordinária viagem e uma épica jornada de descobertas.

“A estreia do Norwegian Luna realmente mostra nosso compromisso contínuo em oferecer aos hóspedes mais do que eles apreciam e valorizam – um navio novo com as últimas inovações navegando para os belos destinos tropicais do Caribe. É importante proporcionar aos nossos hóspedes muito mais para ver, mais para fazer, mais para aproveitar a bordo e, em última análise, mais na sua viagem de cruzeiro”, conclui Herrera.

O Norwegian Luna contará com luxuosas novas suítes Duplex Haven de três quartos no complexo premium com acesso restrito da marca, o The Haven by Norwegian, que foi anunciado para estrear no navio irmão Norwegian Aqua. Essas amplas suítes de dois andares terão áreas separadas de estar e jantar; três banheiros; uma varanda; e três quartos. Os hóspedes do The Haven continuarão a desfrutar de serviço de mordomo 24 horas e uma equipe de concierge dedicada, além de acesso a um amplo deque privativo; uma piscina infinita com vista para a popa do navio; um spa ao ar livre com sauna de vidro e sala fria; duas jacuzzis; um lounge privado; e um bar exclusivo com bebidas raras e vinhos refinados.

Uma variedade de experiências da NCL também estarão de volta no Norwegian Luna, incluindo o Ocean Boulevard, o passeio ao ar livre de 46.000 pés quadrados que circunda todo o navio, aproximando os hóspedes do mar; o Vibe Beach Club, o lounge ao ar livre exclusivo para adultos; o Infinity Beach, que oferece vistas panorâmicas do oceano; e um amplo deque superior com camas de dia para aproveitar o sol.

Os hóspedes a bordo do Norwegian Luna também poderão desfrutar das novas experiências gastronômicas e de bar da classe Prima Plus, como o Sukhothai, o restaurante especializado em culinária tailandesa da empresa, com um menu eclético de pratos tradicionais e criativos, e o Indulge Food Hall, com 10 diferentes estações de comida, incluindo a Planterie, um local com opções à base de plantas. Entre os restaurantes especializados e de cortesia da NCL que retornam estão o Cagney’s Steakhouse; Le Bistro, o restaurante francês sofisticado; e o Onda by Scarpetta, o refinado restaurante italiano. Além das opções gastronómicas, os hóspedes podem deliciar-se em bares e lounges, como o Whiskey Bar, Belvedere Bar e Metropolitan, o moderno bar de coktails da NCL, que ganhou o prémio Vibe Vista de 2024 por “Melhor Cardápio de Bebidas.”

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
Distribuição

Viagens El Corte Inglés também nas Amoreiras

A nova agência de Viagens El Corte Inglés fica localizada no Amoreiras Shopping Center fazendo parte de um plano de expansão que visa abrir novos 10 pontos de Venda em Portugal até 2026.

Publituris

Viagens El Corte Inglés inaugurou, recentemente, uma nova agência de viagens no Amoreiras Shopping Center, reforçando a sua presença no mercado português com um espaço com um design mais contemporâneo, focado na digitalização e na melhoria da experiência do cliente.

“O ambiente foi cuidadosamente pensado para proporcionar um serviço personalizado e de excelência, com uma equipa de profissionais altamente qualificados, preparados para atender todas as necessidades dos clientes com a qualidade e o rigor que caracteriza a marca”, diz a marca com mais de 30 anos de presença em Portugal e que continua a “apostar em estratégias de crescimento e inovação”.

Com esta nova loja, Viagens El Corte Inglés não só reforça a sua presença em Lisboa, mas também apresenta um novo conceito de agência que pretende implementar em todo o país. Esta abertura faz parte de um Plano de Expansão de Viagens El Corte Inglés que visa abrir novos 10 pontos de Venda em Portugal até 2026. A aposta será por espaços mais modernos e tecnológicos, com localizações Premium, à semelhança da recente mudança de instalações em Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) para o coração da cidade.

A nova loja situada no Amoreiras Shopping Center tem um horário de funcionamento de segunda a domingo das 10h00 às 23h00.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Impacto económico do turismo de golfe em Espanha atinge os 16MM€, em 2022

De acordo com os dados agora divulgados pela Real Federação Espanhola de Golfe (RFEG) e a Associação Espanhola de Campos de Golfe (AECG), Espanha recebeu 1,4 milhões de turistas de golfe, em 2022, correspondendo a uma subida de 17% face a 2018.

Victor Jorge

A Real Federação Espanhola de Golfe (RFEG) e a Associação Espanhola de Campos de Golfe (AECG) apresentaram, recentemente, as conclusões do “II Estudo sobre o Impacto Económico do Golfe em Espanha”, desenvolvido pela Universidade IE, confirmando, segundo os autores que o golfe “consolidou a sua posição como motor de desenvolvimento económico e crescimento do turismo em Espanha”.

Em 2022, Espanha recebeu 1,4 milhões de turistas de golfe, principalmente da Europa, o que representa um aumento de 17% em relação a 2018, referindo o estudo que os visitantes são atraídos “não só pela qualidade dos campos e pelo clima favorável, mas também pela gama de serviços que complementam a experiência desportiva”.

Quanto ao impacto económico do golfe em Espanha, as gastos diretas dos turistas de golfe atingiram 5.872 milhões de euros em 2022, mais 27,6% do que em 2019, valor que inclui alojamento, restauração, transporte e lazer, gerando, assim, “um efeito multiplicador na economia”.

No total, o impacto económico do turismo de golfe ascendeu a 14.152 milhões de euros, salientando os autores do relatório que, considerando os rendimentos diretos, indiretos e induzidos, as receitas totais geradas pela atividade dos campos de golfe e pelos gastos dos turistas atingiu 15.937 milhões de euros, em 2022.

Para além do seu impacto económico, o estudo faz referência à qualidade do emprego gerado pelo setor do golfe. Em 2022, foram criados 132.994 empregos, o que representa um aumento de 9,6% em relação a 2019. A maioria destes postos de trabalho foram contratos permanentes (93,4%), a tempo inteiro (94,7%), “valores que superam a média nacional e refletem uma aposta na estabilidade e sustentabilidade do emprego”, salienta o estudo.

“Este crescimento na criação de emprego e na qualidade dos postos de trabalho disponíveis não só impulsiona a economia, como também contribui para a mitigação da sazonalidade do turismo, uma vez que a época alta do golfe se distribui pelos meses da primavera e do outono, evitando a sobrelotação típica do verão e apoiando o desenvolvimento económico das comunidades locais ao longo de todo o ano”, destaca ainda o “II Estudo sobre o Impacto Económico do Golfe em Espanha”.

Turismo além do “green”
O estudo realizado pela Universidade IE para a Real Federação Espanhola de Golfe (RFEG) e a Associação Espanhola de Campos de Golfe (AECG) não só evidencia a importância do golfe enquanto atração turística, mas também como gerador de investimento. Desde a primeira edição do relatório, em 2018, o golfe tem demonstrado um progresso significativo em todos os indicadores económicos e turísticos em Espanha. Não só se registou um aumento do número de turistas e das suas despesas totais, como também se verificou um crescimento significativo do investimento imobiliário por parte dos turistas do golfe. Em 2023, os turistas de golfe eram proprietários de 382.755 casas em Espanha, com um valor total de 82.342 milhões de euros. “Este valor reflete a fidelização dos turistas de golfe que escolhem Espanha como destino de férias e desporto, e o seu impacto no setor imobiliário, contribuindo para a estabilidade do mercado e atraindo investimento estrangeiro”.

A Real Federação Espanhola de Golfe e a Associação Espanhola de Golfe instam as administrações públicas e as entidades privadas a “continuar a apoiar e a promover este setor, a fim de maximizar a sua contribuição para o bem-estar e a prosperidade de Espanha”. E concluem que, “através de iniciativas conjuntas e políticas favoráveis, o golfe pode continuar a ser uma referência na oferta turística espanhola e um modelo de sustentabilidade e qualidade”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Análise

Negócios no setor das viagens e turismo caem 12,6% até agosto, revelam dados da GlobalData

Durante os primeiros oito meses de 2024 foram anunciados 456 negócios no setor das viagens e turismo, avança a GlobalData.

Publituris

Um total de 456 negócios (fusões e aquisições – M&A, private equity e financiamento de risco) foram anunciados no setor de viagens e turismo no período de janeiro a agosto de 2024, o que representou um declínio de 12,6% no volume de negócios, face a igual período do ano passado, de acordo com a GlobalData.

Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData, revela que a atividade reflete uma abordagem “cautelosa por parte dos negociadores, embora os dados regionais e específicos do país revelem um quadro misto com a maioria registando contração.”

Durante janeiro a agosto de 2024, as regiões da América do Norte, Ásia-Pacífico e América do Sul e Central relataram uma queda anual no volume de negócios de 32,9%, 17,9% e 21,4%, respetivamente, enquanto o número de negócios para a região do Oriente Médio e África permaneceu nos mesmos níveis. No entanto, a Europa viu uma melhoria de 12,5% no volume de negócios durante janeiro-agosto de 2024 em comparação com janeiro-agosto de 2023.

Da mesma forma, os EUA, China, Austrália e França registaram uma redução anual no volume de negócios de 32,9%, 44,1%, 25% e 47,6%, respetivamente, durante janeiro-agosto de 2024. No entanto, o volume de negócios no Reino Unido, na Coreia do Sul e na Índia manteve-se praticamente igual, enquanto o Japão, a Alemanha e a Espanha registaram melhorias.

Entretanto, o número de transações de fusões e aquisições e de financiamento de risco diminuiu 9,2% e 25,8%, respetivamente, durante o período em análise. O volume de transações de private equity, por outro lado, manteve-se estável.

Bose conclui que este período de redução do fluxo de negócios pode sinalizar uma “mudança iminente, com potencial para realinhamentos estratégicos e investimentos direcionados à medida que o setor se adapta às novas realidades pós-pandemia e à evolução das preferências dos consumidores”.

Por isso, termina, “os negociadores devem permanecer atentos às tendências e oportunidades emergentes que podem impulsionar o crescimento futuro neste setor dinâmico.”

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Parlamento Europeu pede plano europeu de adaptação às alterações climáticas

Os eurodeputados estão muito preocupados com o aumento da intensidade e da frequência de fenómenos meteorológicos extremos, incluindo as vagas de calor, os incêndios florestais e as cheias. As cheias no centro da Europa e os fogos em Portugal estiveram em destaque.

Publituris

Numa resolução sobre as inundações que afetaram a Áustria, a Chéquia, a Alemanha, a Hungria, a Polónia, a Roménia e a Eslováquia, aprovada na quinta-feira, 19 de setembro, os eurodeputados manifestam a sua insatisfação com os recentes cortes orçamentais no Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE). Pedem um melhor financiamento, para aumentar a preparação e reforçar as capacidades, tendo em vista o próximo quadro financeiro plurianual da UE.

O Parlamento quer que o Fundo de Solidariedade da UE seja proporcional ao número e à gravidade crescentes das catástrofes naturais na Europa e insta a Comissão a acelerar a mobilização de fundos para os países afetados, solicitando a disponibilização de outros apoios técnicos e financeiros, como os instrumentos da política de coesão.

A longo prazo, a resolução apela a um maior investimento da UE na resiliência regional e loca e solicita que a futura política de coesão da UE se centre ainda mais na atenuação das alterações climáticas e na adaptação às mesmas.

Reforçar a adaptação às alterações climáticas
Os eurodeputados querem que a Comissão apresente rapidamente um plano europeu de adaptação às alterações climáticas, com propostas legislativas concretas, conforme foi anunciado nas orientações políticas da presidente Ursula von der Leyen para a Comissão 2024-2029, com o propósito de reforçar a resiliência da UE, melhorar a adaptação aos impactos das alterações climáticas e coordenar as ações nacionais de preparação, planeamento e cooperação transfronteiriça. O Parlamento salienta igualmente a necessidade de investimentos urgentes na gestão das inundações e em medidas de prevenção dos riscos de inundações.

As medidas pedidas pelos eurodeputados aplicar-se-iam a todos os desastres naturais, incluindo os fogos florestais.

No debate de quarta-feira, 18 de setembro, a Comissão Europeia e vários membros do Parlamento mencionaram os fogos que grassam em Portugal.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Turismo internacional à beira da recuperação total, conclui relatório do Turismo da ONU

De acordo com a última análise do Turismo da ONU – UN Tourism – as chegadas de turistas internacionais atingiram 96% dos níveis pré-pandémicos até julho de 2024. Cerca de 790 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros sete meses deste ano. Portugal aparece entre os destinos com melhor performance nas receitas.

Victor Jorge

O turismo internacional recuperou para 96% dos níveis pré-pandémicos nos primeiros sete meses de 2024, impulsionado pela forte procura na Europa e pela reabertura dos mercados na Ásia e no Pacífico.

De acordo com o último Barómetro do Turismo Mundial da ONU Turismo, cerca de 790 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros até julho de 2024, o que equivale a mais 11% que em 2023 e apenas 4% menos que em 2019. Os dados mostram um forte início de ano, seguido de um segundo trimestre mais modesto. Os resultados estão em consonância com a projeção do Turismo da ONU de uma “recuperação total” das chegadas internacionais em 2024, “apesar dos riscos económicos e geopolíticos em curso”, salienta o relatório.

Zurab Pololikashvili, secretário-Geral do Turismo da ONU, admite que o turismo internacional “está no bom caminho para consolidar a sua recuperação total após a maior crise da história do setor”. O responsável pelo organismo mundial frisa, ainda, que “a recuperação em curso ocorre apesar de uma série de desafios económicos e geopolíticos, salientando a forte procura de viagens internacionais, bem como a eficácia do reforço das ligações aéreas e da flexibilização das restrições em matéria de vistos”. Esta recuperação realça também, segundo Pololikashvili , “a necessidade crescente de planeamento e gestão do turismo para ter em conta os seus impactos nas comunidades, de forma a que os imensos benefícios socioeconómicos sejam acompanhados de políticas inclusivas e sustentáveis”.

Médio Oriente na linha da frente da recuperação
Com o aumento da conectividade aérea e a facilitação de vistos a apoiar a recuperação das viagens internacionais, os dados do Turismo da ONU mostram que todas as regiões do mundo registaram um ano forte até agora.

Assim, o Médio Oriente continuou a ser a região de maior crescimento em termos relativos, com as chegadas internacionais a subirem 26% acima dos níveis de 2019 nos primeiros sete meses de 2024.

África recebeu mais 7% de turistas do que nos mesmos meses de 2019 e a Europa e as Américas recuperaram 99% e 97% das suas chegadas pré-pandémicas, respetivamente, durante estes sete meses.

Já a Ásia e o Pacífico registaram 82% dos seus números de turistas pré-pandemia (-18% em relação a 2019), atingindo 85% em junho e 86% em julho.

Um total de 67 dos 120 destinos em todo o mundo recuperou o número de chegadas de 2019 no primeiro semestre de 2024, com base nos países que comunicaram dados mensais ou trimestrais. Alguns dos países com melhor desempenho em janeiro-julho de 2024 foram o Qatar (+147% em relação a 2019), onde as chegadas mais do que duplicaram, a Albânia (+93%), El Salvador (+81%), a Arábia Saudita (+73%), a República da Moldávia (+50% até junho) e a Tanzânia (+49% até junho).

Gastos dos turistas com números ainda mais positivos
No que diz respeito às receitas do turismo internacional, 47 dos 63 países com dados disponíveis recuperaram os valores pré-pandémicos nos primeiros seis meses de 2024, muitos dos quais comunicaram um forte crescimento de dois dígitos em comparação com 2019 (em moedas locais e preços correntes).

Entre os países com melhor desempenho até junho ou julho de 2024 contam-se a Albânia (+128 %) e a Sérvia (+126 %), onde as receitas mais do que duplicaram (em comparação com o mesmo período de 2019), seguidas do Tajiquistão (+85 %), Paquistão (+76 %), Montenegro (+70 %), Macedónia do Norte (+60 %), Portugal (+57 %), Turquia (+55%) e Colômbia (+54%).

De salientar, com base nos dados do primeiro trimestre, a Arábia Saudita (+207%) e El Salvador (+168%), que registaram um crescimento extraordinário em comparação com o primeiro trimestre de 2019.

Os dados sobre as despesas turísticas internacionais revelam uma forte procura de viagens para o estrangeiro em janeiro-julho de 2024, especialmente de grandes mercados de origem, como os Estados Unidos (+32%), a Alemanha (+38%) e o Reino Unido (+40% até março), em comparação com o mesmo período de 2019. A Austrália (+34%), o Canadá (+28%) e a Itália (+26%) também registaram fortes despesas externas, todas até junho de 2024. Os dados limitados da Índia mostram um aumento impressionante nas despesas externas, com um crescimento de 86% no primeiro trimestre de 2024 (em comparação com o primeiro trimestre de 2019).

Os dados revistos para 2023 mostram que as receitas de exportação do turismo internacional atingiram 1,8 biliões de dólares, cerca de 1,6 biliões de euros, (incluindo receitas e transporte de passageiros), praticamente o mesmo que antes da pandemia (-1% em termos reais em comparação com 2019). O PIB direto do turismo também recuperou os níveis pré-pandémicos em 2023, atingindo um valor estimado de 3,4 biliões de dólares, ligeiramente acima do 3 biliões de euros, equivalente a 3% do PIB mundial. Em 2019, o turismo contribuiu diretamente para 4% do PIB mundial.

2024 com final positivo, embora persistam desafios
O Índice de Confiança do Turismo da ONU revela expectativas positivas para a última parte do ano, com 120 pontos para setembro-dezembro de 2024, embora abaixo das perspectivas para maio-agosto, que se situaram em 130 (numa escala de 0 a 200, em que 100 reflete um desempenho igual ao esperado). Cerca de 47% dos especialistas em turismo que participaram no inquérito de confiança esperam um melhor desempenho do setor nos últimos quatro meses de 2024, enquanto 41% projetam um desempenho semelhante e 11% pior. Isto reflete uma normalização gradual do desempenho do turismo após um forte ano de 2023.

“Os peritos apontaram a inflação nas viagens e no turismo, nomeadamente os elevados preços dos transportes e do alojamento, como o principal desafio que o setor do turismo enfrenta atualmente, bem como a situação económica global, a escassez de pessoal e os fenómenos meteorológicos extremos”, conclui o relatório do Turismo da ONU.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.