Transportes

Portos da Madeira: Escalas de navios de cruzeiros batem recorde em 2022 e suplantam os últimos 10 anos

Os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) registaram 323 escalas de navios de cruzeiros em 2022, mais 25 face a 2019, o que corresponde e um aumento de 8%. O resultado é considerado recorde e suplanta os últimos 10 anos.

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Portos da Madeira: Escalas de navios de cruzeiros batem recorde em 2022 e suplantam os últimos 10 anos

Os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) registaram 323 escalas de navios de cruzeiros em 2022, mais 25 face a 2019, o que corresponde e um aumento de 8%. O resultado é considerado recorde e suplanta os últimos 10 anos.

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O movimento de passageiros é que ainda está abaixo dos números da pré-pandemia. Mas, mesmo assim, no ano passado, foram 417. 730 os passageiros que passaram pelos Portos da Madeira, além de 226. 987 tripulantes.

De acordo com a presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) “estes números superaram as melhores expetativas”, apontando que “temos um ano recorde de escalas, em 10 anos, e verifica-se que o movimento de passageiros, paulatinamente, foi subindo ao longo do ano, representando no final, apenas -30%, em relação a 2019, o ano com mais passageiros desde 2013”.

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Paula Cabaço sublinha ainda que “junta-se a estes resultados a atribuição do prémio Madeira, melhor Destino de Cruzeiros da Europa, além de outros passos fundamentais alcançados a nível comercial”.

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O Porto do Funchal teve mais 11 escalas em 2022, relativamente a 2019 e foram movimentados 413.863 passageiros, -30% que no ano em comparação, enquanto o Porto do Porto Santo conseguiu um resultado considerado inédito, em 2022: 21 escalas, 3. 867 passageiros e 3.822 tripulantes. Em relação a 2019, houve mais 14 escalas e 716 passageiros.

Paula Cabaço afirma que “os números registados no Porto Santo, em escalas e passageiros, são muito interessantes e demonstram o potencial da ilha dourada no nicho dos chamados paraísos ambientais, hoje muito procurados pelos navios de expedição e temáticos”, daí que a APRAM tem promovido a ilha do Porto Santo há alguns anos e, nas reuniões que tem mantido com os decisores das companhias, nos grandes encontros internacionais do setor de cruzeiros, tem reforçado esse trabalho.

Refira-se que a Madeira foi visitada, em 2022, por passageiros em cruzeiro oriundos de mais de 160 países ou regiões do mundo. O Reino Unido, lidera a lista das primeiras cinco nacionalidades, seguido da Alemanha, EUA, Itália, e o Brasil.

 

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Portugal cresce 13% nas reservas de hotéis para o verão e 30% vêm dos EUA

Segundo um recente estudo da Sojern, Portugal continua a ser um dos principais destinos turísticos de verão e a próxima época alta conta já com um aumento de 7% ao nível das reservas de voos e de 13% na hotelaria, com destaque para o mercado dos EUA.

Portugal continua a ser um dos principais destinos turísticos de verão e a próxima época alta conta já com um aumento de 7% ao nível das reservas de voos e de 13% na hotelaria, com destaque para o mercado dos EUA, que representa 30% dessas reservas, avança a plataforma de marketing digital dedicada aos profissionais do turismo Sojern.

De acordo com a mais recente análise das tendências de viagem que devem moldar o verão de 2025 da Sojern, Portugal regista um aumento de 7% nas reservas de voos, à frente de destinos como Espanha e França, que assistem a aumentos de 3% e 1%, respetivamente.

Já na hotelaria existe, atualmente, um aumento de 13% na procura, com 30% das reservas a virem diretamente dos EUA, mercado que, segundo a Sojern, tem registado “um crescimento continuo desde a Páscoa”.

“São os viajantes americanos que continuam a demonstrar o maior interesse por Portugal com 29,6% do total das reservas de hotéis e 16,2% das reservas de voos. França (10,4%), viajantes internos (9,4%), Reino Unido (9,1%) e Espanha (5,9%) fecham o top cinco de destinos com maior procura de hotéis em Portugal”, refere um comunicado divulgado pela plataforma de marketing digital dedicada aos profissionais do turismo.

Depois de Lisboa, a análise da Sojern indica que o Porto é “a segunda cidade com maior poder de atração do país”, representando 18% das reservas de voos e 22% das reservas de hotéis, seguindo-se Faro (14,2% das reservas de voos e 6% das reservas de hotéis), o Funchal (6,6% das reservas de voos e 1,4% das reservas de hotéis) e o Porto Santo (5,6% das reservas de voos e 1,2% das reservas de hotéis), que “completam o top cincos das cidades portuguesas mais procuradas”.

A nível europeu, a análise da Sojern apurou ainda que “os voos intraeuropeus para o Reino Unido subiram 12%, com Londres a representar 75% das reservas”, o que se deve aos grande eventos culturais que a capital britânica vai receber, a exemplo da digressão mundial dos Coldplay e do festival de Glastonbury.

O estudo da Sojern apurou ainda que, “à medida que as temperaturas sobem, os viajantes aderem às “coolcations” (férias em locais mais frescos), com reservas de voos para a Estônia (+32%), Islândia (+17%) e Noruega (+11%) em alta”.

Apesar do contexto global marcado por “incertezas políticas e económicas persistentes”, esta pesquisa apurou que “a procura de viagens mantém-se, em termos gerais, ao mesmo nível que em 2024, o que atesta a resiliência do sector à escala internacional”, ainda que estejam “a surgir disparidades entre regiões e fluxos de viajantes”.

A nível internacional, o México continua a ser “um destino popular no verão, impulsionado por um aumento de 15% nas viagens domésticas, apesar de uma leve queda nas reservas totais”, enquanto o Peru regista um aumento de 7%, o que se deve ao “apelo contínuo de Machu Picchu”.

Já o “Brasil está em pleno boom de viagens, depois de um janeiro recorde com 1,5 milhões de chegadas internacionais”, enquanto as reservas de voos de verão aumentaram 6% e as pesquisas de hotéis aumentaram 17%.

Nos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, as reservas de voos internacionais aumentaram 4% em relação ao ano anterior e as reservas de hotéis cresceram 20%, tendo como principais mercados emissores a Índia, Arábia Saudita e Reino Unido, enquanto no Sudeste Asiático, em Singapura se verificou um aumento de 5% nas reservas de voos, com China, Índia e Austrália entre os principais mercados emissores.

Já a Tailândia “está a verificar um crescimento de 2% nas viagens aéreas internacionais, impulsionado principalmente pela procura de países como a China, Japão e Coreia do Sul”, enquanto a Austrália está a registar “um aumento de 10% na procura por viagens, impulsionado sobretudo por visitantes da Nova Zelândia (+14,6%), China (+12,4%) e EUA (+9%)”.

“Num mundo em rápida evolução, moldado pela geopolítica, pelas preocupações ambientais e pelas mudanças nas expectativas dos viajantes, as marcas que têm sucesso são aquelas que se adaptam rapidamente, entregando mensagens oportunas e personalizadas que geram lealdade”, afirma Céline Chaussegros, VP Property da Sojern.

Segundo o responsável, a “chave para o sucesso está na utilização de dados atualizados sobre as intenções de viagem para envolver o público com a mensagem certa, no momento certo e nos canais mais importantes. Nunca foi tão crucial para os profissionais de marketing refinar as suas estratégias de aquisição”.

 

 

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Ryanair com resultados contraditórios: receitas sobem 4%, lucros descem 16%

A Ryanair registou no exercício de 2025, fechado a 31 de março de 2025, receitas de 13,95 mil milhões de euros (+4%), embora os lucros tenham descido 16% para 1,6 mil milhões de euros. Ultrapassando os 200 milhões de passageiros transportados, em 2025, para o próximo exercício a meta está nos 206 milhões, com a Ryanair a esperar receber os aviões da Boeing.

Os resultados anuais da Ryanair mostram uma subida nas receitas em 4%, fechando o ano (terminado a 31 de março de 2025), com 13,95 mil milhões de euros contra os 13,44 mil milhões do exercício anterior.

Já os lucros registaram uma quebra de 16%, passando dos 1,92 mil milhões de euros de 2024 para 1,61 mil milhões de euros no atual exercício. Relativamente aos custos operacionais, a Ryanair informa que estes aumentaram 9%, atingindo os 12,39 mil milhões de euros quando no exercício anterior totalizaram 11,38 mil milhões de euros.

O número de passageiros transportados pela Ryanair ultrapassou os 200 milhões, ou seja, uma evolução de 9% face aos 183,7 milhões de 2024, apesar dos “atrasos nas entregues dos aviões por parte da Boeing”, aponta a companhia aérea de origem irlandesa que avança ainda que o load factor se manteve inalterado (94%).

Michael O’Leary, CEO do grupo Ryanair, refere, em comunicado, que “a principal característica do resultado do ano passado foi a queda de 7% nas tarifas, que impulsionou um forte crescimento do tráfego de 9%, ultrapassando os 200 milhões”.

O responsável da companhia aérea aponta, também, que “a ausência de uma Páscoa completa no primeiro trimestre, a pressão sobre o consumo (impulsionada por taxas de juro elevadas durante mais tempo e pela inflação no primeiro semestre) e uma grande quebra nas reservas via OTA antes do verão de 2024 exigiram estímulos repetidos aos preços no ano passado”.

Por mercados, a Ryanair destaca os resultados obtidos em Itália, país onde as receitas atingiram 2,970 mil milhões de euros (2,853 mil milhões, em 2024), seguindo-se Espanha com 2,476 mil milhões de euros (2,416 mil milhões de euros, em 2024), Reino Unido com 2,044 mil milhões de euros (2,031 mil milhões de euros, em 2024). Nos restantes mercados, não identificando pela Ryanair, as receitas também aumentaram e passaram de 5,352 mil milhões de euros, em 2024, para 5,700 mil milhões de euros, em 2025.

No que diz respeito à frota da Ryanair, repetindo Michael O’Leary “os sucessivos atrasos nas entregas da Boeing, a companhia possui 181 B737-8200 “Gamechangers” na frota de 618 aviões. Segundo a Ryanair, esta limitação na frota restringe as previsões para o exercício de 2026, estimando a companhia aérea chegar aos 206 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3% face ao exercício agora fechado.

“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Boeing para acelerar as entregas e estamos cada vez mais confiantes de que os 29 ‘Gamechangers’ restantes, da nossa encomenda de 210 aviões, serão entregues bem antes do verão de 2026, o que nos permitirá recuperar o crescimento de tráfego atrasado até ao ano fiscal de 2027. A Boeing espera que o MAX-10 seja certificado no final de 2025, e, por isso, continuamos a planear a entrega atempada dos nossos primeiros 15 MAX-10 na primavera de 2027 (com um total de 300 até março de 2034)”, diz a Ryanair em comunicado.

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CEO da TAP confiante de que turismo entre Portugal e EUA vai continuar forte

Com a nova rota direta entre Los Angeles e Lisboa, a TAP está a adicionar capacidade e investimento nos EUA e Luís Rodrigues adianta que a taxa de ocupação durante o verão já é de mais de 80%.

O CEO da TAP, Luís Rodrigues, está confiante de que o turismo entre Portugal e os Estados Unidos vai continuar forte, independentemente das regras mais apertadas de admissão de turistas em solo norte-americano.

“Nós temos de nos basear nos factos que temos e esquecer um bocado aquilo que são as capas de jornais”, disse à Lusa o executivo, à margem da inauguração da nova rota da TAP entre Los Angeles e Lisboa no aeroporto internacional LAX.

“As capas de jornais, de facto, lançam algum pânico entre as pessoas. Mas os factos que temos não dizem isso”, afirmou Luís Rodrigues.

Com a nova rota direta entre Los Angeles e Lisboa, a TAP está a adicionar capacidade e investimento nos Estados Unidos e o responsável frisou que a taxa de ocupação durante o verão já é de mais de 80%.

“No maior mercado do mundo emissor de turismo e de negócio, acho que temos de nos concentrar nisso. Fazer o nosso papel, estar fora da política”, disse o executivo.

“E, de facto, promover a troca de passageiros, de experiências e de culturas entre os Estados Unidos e Portugal, é o que queremos fazer”, acrescentou.

Luís Rodrigues sublinhou que o lançamento desta rota segue um pensamento de longo prazo, tendo em conta a aproximação que Portugal e Califórnia têm tido nos últimos anos.

“Em aviação, tudo o que for de curto prazo está condenado e, portanto, estamos a fazer um investimento”, que “não é fácil, mas que temos de seguir com critérios, e temos a expectativa de que isto corra bem”, acrescentou.

A TAP começa com três voos semanais a ligar Los Angeles e Lisboa e, a partir de 25 de maio, passará a quatro, que se manterão até outubro. Nessa altura, será avaliada a continuidade da rota que, por enquanto, é considerada sazonal.

Nos últimos meses, foram apertadas as regras de admissão nas fronteiras dos Estados Unidos e várias organizações reviram em baixo as respetivas previsões para o turismo no país este ano, em resultado dessas medidas.

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TAP já liga Lisboa a Los Angeles

A TAP passa a ligar a capital portuguesa com a capital da Califórnia, Los Angeles, três vezes por semana num A330-900, frequências que, a partir de 26 de maio, passarão a quatro.

Lisboa a Los Angeles encurtaram distâncias com a nova aposta da TAP que começou a ligar as duas cidades com recursos a um Airbus A330-900, com capacidade para 298 passageiros.

Até 26 de maio, a companhia aérea ligará as duas cidades três vezes por semana, às terças, sextas e domingos. A 26 de maio a TAP acrescenta mais uma frequência aos sábados. Os voos descolam de Lisboa às 09:55 e chegam a Los Angeles às 14:40 e têm a duração de 12 horas e 45 minutos. No regresso, os voos partem de Los Angeles às 16:40 e aterram no Aeroporto Humberto Delgado às 12:00 do dia seguinte, com uma duração mais curta, de 11 horas e 20 minutos. Os preços começam nos 679 euros, para viagens de ida e volta.

A partir de agora, a TAP passa a voar de Lisboa para oito aeroportos dos EUA em Nova Iorque, Newark, Boston, Miami, Washington DC, São Francisco, Chicago e agora Los Angeles, e do Porto para Newark e, desde esta semana, também para Boston.

A partir de 3 de junho, um dos voos semanais da TAP entre Lisboa e São Francisco, à terça-feira, passa a fazer uma escala na Terceira, permitindo assim uma nova oferta da companhia, um voo direto entre a ilha dos Açores e a Califórnia, de forma a servir a numerosa comunidade açoriana.

Com a nova ligação ao sul da Califórnia e à capital do Cinema, a TAP lança também um passatempo para encontrar o próximo português em Hollywood, numa parceria com o ator José Condessa, ativada nas redes sociais.

Através de um casting, os participantes devem recriar uma cena do seu filme ou série favoritos e habilitam-se a ganhar uma viagem ida-e-volta para duas pessoas a Los Angeles e dois bilhetes para os Paramount Studios.

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Vila Galé Cayo Paredón | Créditos: DR
Hotelaria

Vila Galé anuncia abertura de três hotéis em Cuba

O Vila Galé anunciou o reforço da sua posição em Cuba ao acrescentar mais três hotéis ao portefólio em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria. O objetivo do grupo passa por dinamizar o destino com mercados provenientes do Brasil, estando também já agendada uma campanha de promoção no Canadá.

Carla Nunes

Após a abertura do Vila Galé Cayo Paredón em 2023 – o primeiro hotel do Vila Galé em Cuba –, o grupo prepara-se para abrir mais três hotéis no país.

O anúncio foi feito pelo fundador e presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, este sábado, 17 de maio, aquando da inauguração do mais recente hotel do grupo no antigo Paço do Curutêlo, o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa.

De acordo com Jorge Rebelo de Almeida, estes três hotéis em Cuba ficarão situados em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria, num total de cerca de 1.300 quartos, divididos entre “duas unidades [hoteleiras] muito grandes e uma pequena”.

As unidades hoteleiras já existentes, anteriormente geridas pelo grupo Sirenis, passam assim a contar com a gestão do Vila Galé, que após a assinatura dos respetivos contratos antecipa iniciar a operação nestes hotéis sob a sua marca em julho deste ano.*

“Vamos entrar com reforço da posição em Cuba a partir de julho. A nossa grande aposta é melhorar Cuba a partir do Brasil, para [o país] descobrir Cuba, com ligações através do Panamá, onde existem já vários voos, a começar por Florianópolis. Mas há mais sete ou oito cidades brasileiras [com ligações aéreas]”, explica Jorge Rebelo de Almeida.

Pedro Ribeiro, diretor de marketing e vendas do grupo, confirmou ainda um segundo hotel em Havana de 500 quartos que ficará sob a gestão do grupo. Localizada numa antiga torre perto do Malécon, a futura unidade encontra-se atualmente em construção*.

O grupo está ainda a preparar uma campanha de promoção no Canadá, mais concretamente em Toronto e Monreal, a 27 e 28 de maio, liderada por Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé, e Pedro Ribeiro.

“Devido a estarmos num destino [Cuba] que é o primeiro para os canadianos, queremos aproveitar esse grau de reconhecimento que adquirimos no mercado para [trazer] fluxos para o Brasil”, refere Pedro Ribeiro*.

De momento, o grupo conta com 170 participantes confirmados na campanha de promoção em Toronto e 100 em Montreal, entre operadores, agentes de viagens, jornalistas e opinion makers. O evento conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Embratur, bem como da Embaixada de Portugal no Canadá, em Cuba e no Brasil. Os estados de Bahia, Ceará e Alagoas também estarão presentes*.

Recorde-se que a intenção do Vila Galé no sentido de abrir duas unidades hoteleiras em Cuba já tinha sido apontada por Gonçalo Rebelo de Almeida durante a 18ª Convenção da Bestravel, em 2023, contudo, sem a indicação das respetivas localizações.

Leia também: Vila Galé estuda entrada em Cuba com dois hotéis

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com 48 hotéis espalhados por Portugal, Brasil, Espanha – em Isla Canela – e Cuba.

O objetivo passa por abrir mais 12 hotéis, entre os quais as futuras unidades hoteleiras no Paço Real de Caxias, em Oeiras; em Penacova e em Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

No Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho. Para o próximo sábado, 24 de maio, está marcada a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais.

*Informação atualizada a 18 de maio às 18h36.

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Carla Nunes

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Prémios

Votação para os “Portugal Travel Awards 2025” arranca a 26 de maio

A votação para os “Portugal Travel Awards” do jornal Publituris arranca no dia 26 de maio. Com votação restrita aos membros do júri, assinantes da edição em papel do jornal e subscritores da newsletter diária, tem até ao final do dia 23 de maio para assinar o jornal ou subscrever a newsletter diária. Os vencedores serão conhecidos a 3 de julho.

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Dia 3 de julho de 2025, serão conhecidos os vencedores dos “Portugal Travel Awards 2025” do jornal Publituris, num evento que se realizará no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.

Os nomeados já foram escolhidos pela redação do Publituris e serão conhecidos na edição de 23 de maio, com a votação, num site dedicado, a realizar-se entre 26 de maio e 16 de junho de 2025.

A votação está restrita aos membros do júri convidados, assinantes da edição em papel do jornal Publituris, bem como aos assinantes da newsletter diária do Publituris.

Assim, caso não possua uma assinatura da edição em papel do Publituris ou não esteja registado na nossa newsletter diária, ainda vai a tempo.

Até ao final do dia 23 de maio ainda tem possibilidade de assinar ou registar-se na newsletter em https://www.publituris.pt/ para exercer o seu voto nas 22 categorias.

No total, há 176 nomeados nas seguintes categorias:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Há ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

As votações, exclusivamente online, terminam a 16 de junho de 2025 e os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Entre os dias 26 de maio e 16 de junho, os novos assinantes ou registos na newsletter diária não terão acesso/direito a votar.

Por isso, registe-se e vote nos melhores do turismo em Portugal.

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Hotelaria

Nova Edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal

O número de maio da Publituris Hotelaria faz capa com Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal, que em entrevista dá conta dos planos da Hyatt para o segmento tudo incluído na Península Ibérica e as próximas duas aberturas hoteleiras em Lisboa. Além disso, há um dossier dedicado à hotelaria de luxo, uma entrevista a Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, e a mais recente campanha “O Turismo é feito de pessoas” do Turismo de Portugal.

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Na edição de maio da Publituris Hotelaria estivemos à conversa com Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal.

Com a abertura do Dreams Madeira Resort & Spa no ano passado, inserido no segmento “tudo incluído”, a Hyatt prepara agora dois novos hotéis no segmento lifestyle, o Andaz Lisbon e o Standard, Lisbon, manifestando interesse em crescer noutras marcas do seu portefólio em Portugal.

A mais recente campanha “O Turismo é feito de pessoas”, dinamizado pelo Turismo de Portugal, também ganha destaque nesta edição, com Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure a defender o equilíbrio entre “high-tech e high-touch” na indústria hoteleira.

No âmbito da formação, com um novo campus a operar em Abu Dhabi desde o ano passado, a Les Roches prepara-se para abrir em setembro mais um campus em Xangai, na China. A cidade de Riade, na Arábia Saudita, é o próximo destino da instituição, com Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, a afirmar que pretendem “estar mais próximos de regiões estratégicas”.

No dossier deste mês, o destaque vai para a hotelaria de luxo, cada vez mais apostada na experiência do cliente. Com o segmento de luxo em Portugal a ser dinamizado pelo turismo premium internacional, a hotelaria reúne esforços para apresentar propostas diferenciadoras, focadas na personalização de experiências baseadas na cultura e nas tradições locais.

Nesta edição, encontre ainda um especial de mobiliário e decoração com as propostas da Cane-line, Epoca, Fermob, La Redoute, Laskasas e Noguitel.

Quase a fechar, Vítor Gomes, chef residente no Torel Quinta da Vacaria, no Douro, apresenta-nos a cozinha que mais gosta de confecionar: trabalhada, detalhada e cuidada. A mais recente unidade no Douro abriu inicialmente portas com dois espaços de restauração, o restaurante 16Legoas e o Barbus Bar. Recentemente, apostou num fine dining, o Shistó, com uma carta de dez momentos.

Por fim, brindamos com as escolhas de Marc Pinto, Manager e Wine Director no Fifty Seconds.

Os indicadores desta edição pertencem à GuestCentric. Já os artigos de opinião são assinados por Bernardo Trindade (AHP), Marcos Sousa (Palácio do Governador Lisbon Hotel & Spa, da Highgate Portugal), Susana Mesquita (ISAG) e Susana Ravara (Neves de Almeida).

Leia a edição completa através do link.

Para assinar a Publituris Hotelaria, entre em contacto com cdavid@publituris.pt | +351 215 825 430

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Destinos

Arranca ligação direta entre Nova Iorque e Faro

Dia 17 de maio marca o arranque do voo inaugural da nova ligação direta entre Nova Iorque/Newark e Faro, operado pela United Airlines. Para o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, trata-se de “um novo capítulo de oportunidades para a região que queremos escrever com consistência e visão de futuro”.

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O Algarve tem, a partir de 17 de maio, uma nova ligação transatlântica, com a inauguração do voo entre Nova Iorque/Newark e a Faro, no que é considerado “um passo estratégico na aproximação do Algarve a um dos mercados internacionais com maior potencial de crescimento na região”.

Os EUA são já o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve, registando uma procura crescente sustentada desde a pandemia. Em 2024, ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500 mil dormidas na região, correspondendo a um crescimento de 13% face a 2023. Crescimento foi, igualmente, registado no número de hóspedes, alcançando quase os 200 mil visitantes, representando um aumento de 10,5% comparativamente ao ano anterior.

A concretização desta ligação direta “é fruto de um trabalho contínuo e estruturado levado” a cabo pelo Turismo do Algarve, em articulação com diversos parceiros institucionais, e insere-se num plano de promoção externa mais alargado que tem vindo a ser intensificado nos mercados dos EUA e Canadá desde o início de 2024, como forma de capitalizar este aumento de procura.

“Queremos posicionar o Algarve como uma referência no imaginário dos viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada. Vemos assim esta nova ligação aérea como um novo capítulo de oportunidades para a região, que queremos escrever com consistência e visão de futuro”, salienta André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Recorde-se que neste ano de 2025 já foram realizadas cerca de uma dezena de ações especificamente dirigidas ao mercado norte-americano, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a atratividade do Algarve, estimular a procura pelo destino e fomentar a sustentabilidade das atuais e outras futuras ligações aéreas entre os EUA e o Algarve.

Entre as iniciativas mais recentes, destaca-se a organização de dois roadshows nos EUA, em março e no início deste maio, que passaram por cidades como Nova Iorque, San Diego, Los Angeles e Boston, e que reuniram mais de três centenas de operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos.

Até ao final de maio estão previstas mais ações, nomeadamente a participação do Turismo do Algarve no evento L.E./Miami, considerado um dos mais relevantes no segmento de turismo de luxo do continente americano, e a organização, em parceria com a United Airlines, de uma visita de familiarização à região dirigida a nove agentes de viagens e operadores turísticos da América do Norte, com o intuito de aprofundar o conhecimento destes profissionais sobre o destino.

Esta estratégia de promoção irá manter-se ao longo do ano, estando já prevista a participação em eventos de relevo como o Incentive Live workshop B2B (junho), o North America Golf Tourism Convention – IAGTO (junho), a IMEX America (outubro), a ILTM North America (outubro), o Tfest – Travel Fest (outubro) e a conferência anual da USTOA – United States Tour Operators Association (dezembro).

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Turismo

Zurab Pololikashvili retira candidatura à reeleição para o Turismo da ONU

Zurab Pololikashvili, atual secretário-geral do Turismo da ONU (UN Tourism) e candidato a um terceiro mandato, retirou a candidatura. Acordo entre Rússia, Georgia e EAU apoia candidatura Sheikha Al Nowais dos Emirados.

Victor Jorge

O atual secretário-geral do Turismo da ONU (UN Turismo), Zurab Pololikashvili, não é mais candidato a um terceiro mandato à frente da entidade das Nações Unidas que tutela o turismo.

Este desenvolvimento marca uma mudança significativa na corrida pela liderança para o mandato de 2026–2029. O Governo da Geórgia, que inicialmente apoiava Pololikashvili, passou agora a apoiar a candidatura de Sheikha Al Nowais, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), sinalizando um realinhamento geopolítico notável na diplomacia global do turismo.

Assim, ficam na corrida Sheikha Al Nowais (EUA). Diretora de Auditoria Interna na Rotana Hotel Management Corporation PJSC; Gloria Guevara (México), ex-ministra do Turismo do México e ex-presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC); Harry Theoharis (Grécia), ex-ministro do Turismo da Grécia; Habib Ammar (Tunísia), Alto responsável do Ministério dos Transportes da Tunísia e antigo ministro do Turismo; e Mohammed Adam (Gana), ex-embaixador do Gana em Espanha.

O Conselho Executivo do Turismo da ONU, composto por 35 Estados-Membros, tem reunião marcada para os dias 29 e 30 de maio de 2025, em Madrid, para nomear um candidato. A votação final terá lugar durante a Assembleia Geral, em novembro de 2025, na Arábia Saudita.

Segundo avança a imprensa internacional, a decisão da Geórgia de retirar a candidatura de Zurab Pololikashvili poderá redesenhar o equilíbrio de poder dentro do Turismo da ONU. Esta mudança aumenta a visibilidade de candidatos como Al Nowais e Theoharis, que representam prioridades distintas — desde a influência regional e a sintonia com o sector privado até à reforma institucional e à transparência.

Esta eleição irá, igualmente, definir a agenda global do turismo para os próximos quatro anos, com as áreas-chave de uma futura liderança a incluírem a sustentabilidade, a gestão de crises, a inovação digital e a ponte entre os setores público e privado.

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Número de hóspedes e dormidas de não residentes caem no 1.º trimestre. Proveitos sobem

No 1.º trimestre de 2025, o número de hóspedes não residentes caiu 0,4%, enquanto as dormidas de estrangeiros desceram 2,4% face a igual período de 2024. Já os dados referentes aos residentes subiram nestes dois parâmetros. Madeira e Algarve foram as regiões mais dependentes dos mercados externos. Proveitos totais sobem 4,8% para 956 milhões de euros.

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De acordo com os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor do alojamento turístico registou 5,7 milhões de hóspedes e 13,4 milhões de dormidas no 1.º trimestre de 2025, correspondendo uma subida de 2,3% no número de hóspedes, mas uma descida de 0,5%, face a igual período de 2024, despois de ter registado uma subida de 6,6% e 4,6%, pela mesma ordem, no 4.º trimestre do ano anterior.

Os mercados externos foram dominantes, com 67,9% do total das dormidas, somando 9,1 milhões (menos 210,5 mil), indicando o INE tratar-se do valor mais baixo desde o 3.º trimestre de 2022 (65,7% do total). Já as dormidas de residentes aumentaram 3,6% para 4,3 milhões (+148,1 mil).

Segundo o INE, neste 1.º trimestre de 2025, a Madeira foi a região que apresentou, em termos de dormidas, maior dependência dos mercados externos (85,2% do total), seguida pelo Algarve (81,2%).

Em sentido contrário, no Centro e Alentejo, as dormidas de não residentes apresentaram menor expressão nos totais regionais (24,3% e 31,2%, respetivamente).

A Grande Lisboa foi a região que concentrou maior número de dormidas no 1.º trimestre de 2025 (28,3% do total), seguida do Algarve (18,6% do total) e do Norte (18%). As dormidas concentraram-se mais no Norte (24% do total), enquanto as dos não residentes ocorreram, principalmente, na Grande Lisboa (32,9% do total).

As dormidas na hotelaria (82,5% do total) registaram um ligeiro aumento (+0,1%), enquanto as dormidas nos estabelecimentos de alojamento local (peso de 14,5% no total) decresceram 3,8% e as de turismo no espaço rural e de habitação (3% do total) aumentaram 2,3%.

De janeiro a março, a Grande Lisboa foi a região onde se registou uma menor dependência, quer do principal mercado externo (13,4% do total das dormidas de não residentes) quer do conjunto dos três principais mercados externos (30,8%). Seguiram-se a Península de Setúbal (15,3%), o Norte (17,1%) e o Alentejo (18,1%), em termos de dependência do principal mercado externo. Por sua vez, a Península de Setúbal foi a segunda região com menor concentração das dormidas geradas pelos três principais mercados externos (31,5%).

Em sentido contrário, o Algarve foi a região mais dependente do principal mercado externo, que representou 30,1% das dormidas de não residentes registadas na região no 1.º trimestre. Seguiram-se a Madeira (26%) e o Oeste e Vale do Tejo (21,9%). A Madeira, o Algarve e os Açores foram as regiões em que as dormidas de não residentes estiveram mais concentradas nos 3 principais mercados (60,7%, 57,4% e 50,3%).

No 1.º trimestre, as regiões registaram evoluções distintas nas dormidas, ocorrendo decréscimos em cinco. Os maiores aumentos ocorreram na Península de Setúbal (+7,3%) e nos Açores (+7,2%). O Algarve registou o maior decréscimo (-5,5%), seguindo-se o Oeste e Vale do Tejo (-4%).

As dormidas de residentes registaram o aumento mais expressivo na Madeira (+21,2%). O Algarve e o Oeste e Vale do Tejo foram as únicas regiões com diminuições das dormidas de residentes (-5,9% e -3,0%, respetivamente).

As dormidas de não residentes registaram os maiores crescimentos nos Açores (+8%) e na Península de Setúbal (+7,7%). A maior diminuição observou-se no Centro (-10,3%).

O INE avança que “estes resultados foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, pelo efeito do período de férias associado à Páscoa, que ocorreu este ano em abril, enquanto no ano anterior se concentrou, essencialmente, em março”.

Os proveitos totais atingiram 956 milhões de euros e os relativos a aposento totalizaram 699,5 milhões de euros, o que se traduziu em acréscimos de 4,8% e 4,3%, respetivamente (+11,7% e +12,1% no trimestre anterior). No 1.º trimestre de 2025, foi retomada a trajetória de abrandamento do crescimento dos proveitos iniciada no 1.º trimestre de 2024 e que apenas foi interrompida no 4.º trimestre do ano anterior.

Reino Unido mantém-se líder
No 1.º trimestre de 2025, o mercado britânico manteve a liderança (16% do total das dormidas de não residentes no 1.º trimestre), apesar do decréscimo de 4,8% face ao trimestre homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor (12,2% do total), diminuíram 3,9%. Seguiram-se os mercados espanhol e norte americano (quota de 8% em ambos), com evoluções distintas, o primeiro a diminuir 21,5% e o segundo a crescer 1,5%.

No grupo dos 10 principais mercados emissores no 1.º trimestre, o mercado polaco registou o maior crescimento (+25,6%), seguido pelo canadiano (+6,4%).

Espanha foi o principal mercado externo em cinco regiões: Oeste e Vale do Tejo (21,9% das dormidas de não residentes), Centro (20,5%), Alentejo (18,1%), Norte (17,1%) e Península de Setúbal (15,3%).

O Reino Unido foi o principal mercado no Algarve (30,1%) e na Madeira (26,0%) e os EUA foram o principal mercado externo nos Açores (19,6%) e na Grande Lisboa (13,4%).

Entre os 10 principais mercados externos no 1.º trimestre do ano, cinco concentraram mais de metade das respetivas dormidas numa só região: Brasil (56,7% do total das dormidas na Grande Lisboa), Países Baixos (56,3% das dormidas no Algarve), Itália (56,3% das dormidas na Grande Lisboa), EUA (55,4% das dormidas na Grande Lisboa) e Polónia (53,5% das dormidas ocorreram na Madeira).

O Algarve foi o destino preferencial para os hóspedes residentes no Reino Unido (41,8% das dormidas) e no Canadá (37,5% das dormidas).

A Madeira concentrou 39,4% das dormidas do mercado alemão. A Grande Lisboa foi a preferência do mercado francês (38,3% do total de dormidas), enquanto o espanhol apresentou como primeira escolha o Norte (32,5% do total de dormidas).

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