Portos da Madeira: Escalas de navios de cruzeiros batem recorde em 2022 e suplantam os últimos 10 anos
Os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) registaram 323 escalas de navios de cruzeiros em 2022, mais 25 face a 2019, o que corresponde e um aumento de 8%. O resultado é considerado recorde e suplanta os últimos 10 anos.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
O movimento de passageiros é que ainda está abaixo dos números da pré-pandemia. Mas, mesmo assim, no ano passado, foram 417. 730 os passageiros que passaram pelos Portos da Madeira, além de 226. 987 tripulantes.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) “estes números superaram as melhores expetativas”, apontando que “temos um ano recorde de escalas, em 10 anos, e verifica-se que o movimento de passageiros, paulatinamente, foi subindo ao longo do ano, representando no final, apenas -30%, em relação a 2019, o ano com mais passageiros desde 2013”.
Paula Cabaço sublinha ainda que “junta-se a estes resultados a atribuição do prémio Madeira, melhor Destino de Cruzeiros da Europa, além de outros passos fundamentais alcançados a nível comercial”.
O Porto do Funchal teve mais 11 escalas em 2022, relativamente a 2019 e foram movimentados 413.863 passageiros, -30% que no ano em comparação, enquanto o Porto do Porto Santo conseguiu um resultado considerado inédito, em 2022: 21 escalas, 3. 867 passageiros e 3.822 tripulantes. Em relação a 2019, houve mais 14 escalas e 716 passageiros.
Paula Cabaço afirma que “os números registados no Porto Santo, em escalas e passageiros, são muito interessantes e demonstram o potencial da ilha dourada no nicho dos chamados paraísos ambientais, hoje muito procurados pelos navios de expedição e temáticos”, daí que a APRAM tem promovido a ilha do Porto Santo há alguns anos e, nas reuniões que tem mantido com os decisores das companhias, nos grandes encontros internacionais do setor de cruzeiros, tem reforçado esse trabalho.
Refira-se que a Madeira foi visitada, em 2022, por passageiros em cruzeiro oriundos de mais de 160 países ou regiões do mundo. O Reino Unido, lidera a lista das primeiras cinco nacionalidades, seguido da Alemanha, EUA, Itália, e o Brasil.