As principais tendências do turismo de luxo para 2023
O estudo “BUZZ vs. REALITY”, apresentado durante International Luxury Travel Market, aponta as 10 principais tendências para o turismo de luxo, sendo que “2022 trouxe um otimismo importante para o setor”.
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Durante o International Luxury Travel Market (ILTM), um dos mais importantes eventos do turismo de luxo internacional, realizado entre 5 e 8 de dezembro, em Cannes, França, foram divulgadas as 10 principais tendências do turismo de luxo para 2023.
A segunda edição do estudo “BUZZ vs. REALITY”, uma parceria do ILTM com a American Express e Altiant, frisa que, “embora a pandemia ainda esteja aí, 2022 trouxe um otimismo importante para o setor, com muitas pessoas a retomar as viagens, principalmente no mercado de luxo”.
O estudo tripartido entre o ILTM, American Express e Altiant destaca as principais tendências do turismo de luxo para 2023:
1 – Muitos turistas de luxo economizaram em 2020 e 2021 e agora procuram viagens mais exclusivas e memoráveis. A expressão “revenge travel” ou “viagem de vingança”, continua em alta;
2 – A ideia de “recuperar o tempo perdido” também impulsionará o aumento contínuo das viagens multigeracionais. Visitar familiares e amigos continua a guiar a escolha de destinos de viagem para muita gente;
3 – Além do “revenge travel”, também o “slow travel” continua a ser uma tendência. A procura por viagens mais longas e mais tranquilas, ou pelo menos com menos “obrigações” e mais tempo para relaxar e recarregar as energias, deve seguir em alta.
4 – Agentes e consultores de viagem especializados ganharam ainda mais importância nesse nicho: 59% dos inquiridos pelo estudo planeiam utilizar os serviços desses profissionais para, pelo menos, metade das suas viagens de 2023.
5 – O “last minute” está em baixa: a maioria dos inquiridos prefere, agora, planear as férias com bastante antecedência;
6 – As viagens com foco no bem-estar físico e mental (“wellness travel”) continuam a subir na lista de prioridades dos viajantes de luxo;
7 – Cruzeiros de luxo, em embarcações de pequeno porte, sejam marítimos ou fluviais, de expedição ou não, aumentaram a sua popularidade;
8 – Saúde e segurança continuarão entre os principais fatores a moldar/definir reservas de férias em 2023;
9 – A sustentabilidade das viagens passa a ser prioridade para parte importante desse nicho, da compensação de carbono à busca por serviços turísticos mais interligados e responsáveis;
10 – Os viajantes mostram-se “altamente entusiasmados” e com maior probabilidade (de entre os destinos avaliados) de fazer vários tipos de viagens no próximo ano, inclusive para trabalho remoto (“anywhere office”).