Alto Minho recebe renovação da certificação europeia de destino sustentável
Esta renovação do certificado foi desenvolvida ao abrigo do projeto “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Alto Minho recebeu, recentemente, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a renovação da certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
Esta renovação do certificado foi desenvolvida ao abrigo do projeto “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tendo sido aprovada pela Comissão de Avaliação da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC, aquando da respetiva reunião datada de 17 de dezembro de 2021.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, “este reconhecimento é o corolário de um profícuo trabalho que envolveu atores locais, públicos e privados, e que valoriza um território único e dotado de uma cultura e de uma identidade muito próprias”.
Manoel Batista reconhece ainda que este é “mais um contributo, muito forte, para tornar esta região cada vez mais sustentável e diferenciada, para desenvolver a economia local e, naturalmente, para atrair ainda mais visitantes para o Alto Minho”.
A realização deste trabalho conjunto culminou com a apresentação pública do dossier de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho (CETS AM), com especial enfoque para a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável e para o Plano de Ação para o período 2021-2024, a 31 de maio de 2021, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, no decurso da reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável.
Submetido em maio de 2021, o processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho foi posteriormente analisado por um comité de avaliação, tendo sido proposta a renovação do certificado em outubro do mesmo ano, na sequência de uma visita de um auditor da Federação EUROPARC ao território do Alto Minho.