Madeira estreia-se nos World Cruise Awards e é o melhor destino de cruzeiros da Europa
A Madeira foi considerada o melhor destino de cruzeiros da Europa nos World Cruise Awards, prémio que foi atribuído à região portuguesa na primeira vez em que a Madeira foi nomeada para estes galardões.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Madeira foi considerada o melhor destino de cruzeiros da Europa nos World Cruise Awards, prémio que foi atribuído à região portuguesa na primeira vez em que a Madeira foi nomeada para estes galardões.
“A Madeira é a grande vencedora dos prémios ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Na primeira vez em que foi nomeada, de forma espontânea pela organização do concurso, a Região Autónoma ganhou esta categoria”, indica a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, em comunicado.
Segundo a APRAM, este prémio foi atribuído à Madeira pelo “trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos últimos anos”, nomeadamente durante a pandemia, que obrigou “a uma constante reinvenção e adaptação para responder às novas exigências do mercado”.
As normas de segurança e comodidade que foram criadas para que a Madeira pudesse continuar a atrair as companhias de cruzeiros durante a pandemia, assim como a nova assinatura ´Your Safe Port’, adotada em 2021, ou as várias campanhas de marketing digital pesaram na atribuição deste prémio.
A APRAM diz que estas medidas permitiram reforçar a “relação de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do setor”, o que ditou os bons resultados que a Madeira tem alcançado e que são demonstrados “pelas escalas conseguidas este ano, que demonstram que a Madeira é um destino consolidado e reconhecido”.
“Recorde-se que entre janeiro e outubro de 2022 os Portos da Madeira receberam 227 escalas e mais de 250 mil passageiros. Em 2021, e no total ano, foram registadas 125 escalas e um movimento de 117 289 passageiros”, acrescenta a APRAM.
Além das medidas adotadas, a APRAM procedeu também a um “forte investimento efetuado no Porto do Funchal”, que superou os seis milhões de euros e permitiu “a construção do novo terminal no cais 6, a substituição dos cabeços de amarração do cais sul, a par do reforço do manto de proteção do Porto do Funchal”.
Para Rui Barreto, secretário Regional da Economia da Madeira, esta distinção vem “reconhecer, premiar e celebrar a excelência no setor global de cruzeiros. É, por isso, o reconhecimento do trabalho realizado na Região nos últimos anos em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros”.
Rui Barreto relembra que “o porto do Funchal foi o primeiro porto a nível nacional a abrir após a COVID, para receber navios de cruzeiro, depois de estarem reunidas todas as condições em termos de equipamento e infraestruturas, de forma a garantir que era uma porta de entrada segura”.
Já Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM, afirma que o prémio é “um grande orgulho” para toda a região e reflete “o sucesso da nova estratégia levada a cabo pelos Portos da Madeira na sequência da COVID, reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a Região no topo das preferências do turismo de cruzeiro europeu”.
“O nosso destino tem-se afirmado pela sua unicidade, pela sua qualidade e pela sua capacidade de renovação, num mercado que é, como sabemos, altamente exigente e competitivo”, acrescenta Paula Cabaço, considerando que a distinção como melhor destino de cruzeiros da Europa vai “trazer frutos bastante positivos para o futuro que se avizinha”.
Recorde-se que os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado, num evento que é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, que são considerados os “óscares do turismo” e onde a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e, por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”.