Portos dos Açores integra a CLIA
A Portos dos Açores anunciou que passou a integrar a CLIA – Cruise Lines International Association, considerada a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Segundo informação avançada em comunicado de imprensa da empresa que gere os portos dos Açores, trata-se da “primeira administração portuária nacional” a integrar esta associação, traduzindo “a crescente relevância que o mercado de turismo de cruzeiros tem assumido no arquipélago”.
A adesão à organização possibilita à entidade gestora portuária “cooperar diretamente, a partir de agora, com os maiores armadores/operadores de cruzeiro do mundo”, realça ainda a empresa, acrescentando que permite também estreitar parcerias e criar dinâmicas com vista à “consolidação do setor na região”.
A Portos dos Açores destaca, segundo notícia veiculada pela Agência Lusa, que uma das prioridades da empresa se tem traduzido na divulgação dos Açores como “local de eleição para os navios de cruzeiros de expedição”, um segmento que “já representa cerca de 46% do total de escalas de navios de cruzeiro no arquipélago”.
“Os visitantes destes navios de pequena dimensão também dinamizam a economia das várias ilhas, das maiores às mais pequenas, o que se traduz na procura por atividades de natureza ou marítimas, interagindo frequentemente com as empresas locais, para assegurar atividades outdoor, nomeadamente visitas, caminhadas, ‘whalewatching’, ‘sportfishing’ e mergulho, entre outras”, assinala a empresa.