TAP, Galp e ANA – Aeroportos de Portugal juntam-se para desenvolver combustível sustentável para a aviação
Parceria já permitiu realizar o primeiro voo em Portugal com recurso ao SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, que ligou Lisboa a Ponta Delgada e foi operado num aparelho A321neo.
Publituris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
A TAP, a Galp e a ANA – Aeroporto de Portugal estabeleceram uma parceria para desenvolver e fornecer SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, no âmbito da qual foi já realizado o primeiro voo em Portugal com este tipo de combustível, que ligou Lisboa a Ponta Delgada.
A parceria foi anunciada na passada sexta-feira, 22 de julho, e o primeiro voo com este tipo de combustível foi realizado num aparelho A321neo e incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), o que permitiu uma redução de emissões de 7,1 ton CO2eq, o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.
“Inaugura-se assim uma nova era da aviação em Portugal com combustíveis mais sustentáveis fornecidos pela Galp, alinhada com o enquadramento europeu em matéria de obrigatoriedade de incorporação SAF na aviação”, destaca um comunicado conjunto enviado à imprensa pela TAP, Galp e ANA – Aeroportos de Portugal.
Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP; Andy Brown, CEO da Galp; e Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, assinaram a parceria, que está em “linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa ‘RefuelEU Aviation’ que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050”.
Numa primeira fase deste protocolo, o SAF utilizado nos voos da TAP vai ser fornecido pelo operador líder na produção de combustível de aviação sustentável, a Neste, que produz o SAF a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal.
O comunicado divulgado lembra que o SAF oferece “um desempenho semelhante ao dos tradicionais e pode ser utilizado nos mesmos motores que o combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com uma redução de emissões que pode ir até 80%”, sendo que, além da descarbonização, permite também potenciar a economia circular, aumentar a independência energética e a segurança do abastecimento.