Apuradas as 20 startups no Aceler@tech in Portugal para impulsionar o setor do Turismo
Estão encontradas as 20 melhores startups da segunda edição do programa de aceleração Aceler@tech in Portugal.

Victor Jorge
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O programa de aceleração, promovido pela Associação Acredita Portugal e com o apoio do Turismo de Portugal, Aceler@tech in Portugal, acaba de revelar os nomes das startups finalistas que se destacaram por contribuírem para o reforço da competitividade desta indústria.
Este é um programa internacional de aceleração, promovido pela Associação Acredita Portugal no contexto do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, e que pretende dinamizar projetos disruptivos de base turística e estimular o ecossistema empreendedor.
Depois de uma primeira edição que contou com a inscrição de 320 startups, duas das quais transferiram as suas operações para Portugal, este ano, a média de funding das startups subiu de 300 mil para 4 milhões de euros, tendo algumas das startups passado já por programas tais como o Y Combinator, Techstars e 500 Startups.
Miguel Queimado, fundador da Associação Acredita Portugal, considera que este programa poderá continuar a ser um contributo importante para o desenvolvimento do turismo nacional, uma vez que atrai talento e tecnologias inovadoras, capazes de acrescentar valor ao setor e impulsionar o seu crescimento de forma mais rápida e sustentada. “O principal propósito do Aceler@tech é encontrar soluções e tecnologias que ajudem as empresas portuguesas do setor a acelerar o seu roadmap de inovação e, neste sentido, estas 20 startups foram selecionadas em função das prioridades atuais das empresas de turismo em Portugal, sendo que algumas das soluções pretendem ajudar a digitalizar processos e reduzir custos, outras a diversificar e ampliar os canais de venda e outras a melhorar a experiência do cliente”.
Já Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, defende a inovação no setor do turismo como um tema incontornável, e por isso a aposta do Turismo de Portugal no desenvolvimento de projetos dedicados, como o Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism. “Queremos continuar a contribuir para a incorporação de produtos inovadores e soluções disruptivas no setor do turismo, sobretudo neste período de retoma, que queremos mais competitivo, inclusivo e sustentável, em todas as suas dimensões”.
Os 20 finalistas são compostos por 19 startups internacionais e uma portuguesa, que se encontram, neste momento, a trabalhar com potenciais clientes, especialistas, mentores e empresas líderes do setor do turismo, com as quais podem vir, posteriormente, a criar projetos piloto das suas soluções.
A segunda edição do Aceler@tech contou com 154 candidaturas, sendo que as três startups finalistas serão conhecidas no próximo dia 22 de junho, numa cerimónia que terá lugar em Gaia, na cidade do Porto. As 20 startups finalistas estarão em Portugal de 20 a 24 de junho.
Conheça as 20 startups finalistas:
Air Doctor
Backpacker Trail
Bridgify
Bright Trip
Deep Nordic Aps
easyGuide
Eola
FAIRTIQ
Farel
GlobeChat
Handyhostel
Heli
KeyNest Services
Kiss & Tell
Pinguim
Tourego
Tripian
Wynwood House
Pillow Partners
Tubudd