Emprego e Formação

“Gestão do Turismo e da Hospitalidade” é a nova licenciatura do IPG

O curso alia a gestão e a tecnologia ao turismo e pretende qualificar profissionais capazes de inovar num dos setores cruciais para a economia portuguesa e terá início já no próximo ano letivo 2022/2023 na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia.

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“Gestão do Turismo e da Hospitalidade” é a nova licenciatura do IPG

O curso alia a gestão e a tecnologia ao turismo e pretende qualificar profissionais capazes de inovar num dos setores cruciais para a economia portuguesa e terá início já no próximo ano letivo 2022/2023 na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia.

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O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acaba de lançar a licenciatura em “Gestão do Turismo e da Hospitalidade” que irá, segundo Joaquim Brigas, presidente da instituição de ensino, “capacitar quadros para responderem às exigências que a evolução tecnológica e a transição verde colocam às empresas e organizações do setor do turismo”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

Em comunicado, o IPG salienta que esta nova licenciatura tem como objetivo “responder aos desafios que a aceleração da digitalização coloca aos setores da indústria turística”. O curso alia a gestão e a tecnologia ao turismo e pretende qualificar profissionais capazes de inovar num dos setores cruciais para a economia portuguesa e terá início já no próximo ano letivo 2022/2023 na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia.

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“A nova licenciatura resulta da nossa estratégia de desenvolvimento do território e de crescimento do Politécnico da Guarda, que passa, naturalmente, pela atualização da oferta curricular e o lançamento de novos cursos”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “A formação em ‘Gestão do Turismo e da Hospitalidade’ irá capacitar quadros para responderem às exigências que a evolução tecnológica e a transição verde colocam às empresas e organizações do setor do turismo”.

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O curso terá a duração de três anos e dará conhecimentos aos estudantes em áreas como Análise e Tratamento de Dados; Mercados e Internacionalização em Turismo; Marketing Digital; Hotelaria e Restauração; e Economia e Política do Turismo. O objetivo é habilitar os profissionais para o exercício profissional autónomo, científico e tecnicamente rigoroso.

O IPG irá assegurar estágios em organizações turísticas e cadeias hoteleiras nacionais e internacionais, monitorizando o futuro profissional dos estudantes através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. A licenciatura em “Gestão do Turismo e da Hospitalidade” foi aprovada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES, a entidade responsável pela aprovação de novos ciclos de estudos.

“O IPG tem estado atento às tendências do setor do turismo e a acompanhar a transição digital. Recentemente foi desenvolvido o projeto “Taste Food Experience” – uma aplicação móvel que promove o turismo gastronómico na região das Beiras e Serra da Estrela – que ganhou o primeiro prémio do concurso de empreendedorismo turístico da Turismo Centro de Portugal”, refere Manuel Salgado, vice-presidente do IPG.

 

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Etihad faz encomenda à Boeing

A Etihad Airways continua os seus planos de expansão da frota, com uma nova encomenda à Boeing.

A Etihad Airways acabou de anunciar a encomenda de 28 novos aviões à Boeing, confirmando a expansão da sua frota.

A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU), com sede em Abu Dhabi, tem vindo a aumentar a sua frota desde 2023 como parte de um plano para duplicá-la até 2030.

Esta nova encomenda à Boeing inclui uma mistura de aeronaves 787 e 777X, prevendo-se a sua entrega a partir de 2028, salientando Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, em comunicado, que “este compromisso reflete a nossa abordagem de gerir cuidadosamente a nossa frota e expandir em linha com a procura e os nossos planos de rede a longo prazo”.

De referir que a Etihad está atualmente a finalizar um plano detalhado que moldará a estratégia da companhia aérea até 2035. As aeronaves adicionais da Boeing farão parte desse plano em evolução, assegurando que a companhia esteja bem posicionada para oferecer “experiências extraordinárias” aos clientes e manter a sua “sustentabilidade financeira”.

“Esta adição reflete o investimento contínuo de Abu Dhabi na aviação como um fator chave de conectividade, turismo e comércio”, conclui Antonoaldo Neves.

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FITUR junta novo “Knowledge Hub” à edição 2026

A Feira Internacional de Turismo FITUR reforça o seu contributo para a competitividade e sustentabilidade da indústria turística com o “Knowledge Hub” com a incorporação do Pavilhão 12.

A FITUR, Feira Internacional de Turismo, que se realizará de 21 a 25 de janeiro de 2026 na IFEMA MADRID, anunciou a criação do “Knowledge Hub”, com a incorporação do Pavilhão 12 do recinto de Madrid como epicentro do debate e da inovação no turismo. Durante os dias profissionais — quarta-feira, dia 21, quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23 — especialistas de todo o mundo reunir-se-ão em centenas de sessões para apresentar propostas, partilhar experiências e divulgar boas práticas que estão a marcar tendências na indústria turística. Além disso, será promovida a divulgação de conhecimento e tecnologia disponível para empresas e profissionais do setor.

O “Knowledge Hub”, que irá concentra os conteúdos de inovação e tecnologia da feira, terá acesso direto pela Entrada Sul da IFEMA MADRID e estará interligado com os restantes pavilhões através do Pavilhão 4, numa disposição que permite a expansão da feira e otimiza os fluxos de visitantes.

Reunindo conteúdos atuais e relevantes, o “Knowledge Hub” acolherá as secções FITUR TechY, FITUR Know-How & Export, FITUR Sports, o Observatório FITURNEXT e a área de Travel Technology, bem como novos conteúdos especializados alinhados com os desafios do setor, reforçando a oferta de conferências da Feira Internacional de Turismo.

Assim, a 46.ª edição da FITUR ocupará um total de nove pavilhões — 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 12 — onde será apresentada a oferta global mais inovadora de toda a cadeia de valor do turismo. Reunirá instituições públicas e privadas ligadas a destinos, alojamento, agências e operadores turísticos, empresas tecnológicas, operadores de transporte e outros serviços do setor, bem como as mais recentes inovações, tendências e investigações que estão a definir o rumo de uma indústria que, segundo previsões da Organização Mundial do Turismo, deverá crescer entre 3% e 5% em chegadas internacionais em 2025, com uma despesa estimada de 2,1 biliões de dólares.

Desta forma, a FITUR 2026 terá o seguinte desenho: o Pavilhão 3 acolherá propostas das Américas; o Pavilhão 4, a Europa e a FITUR Cruises; os Pavilhões 5, 7 e 9, Espanha, juntamente com a FITUR LGBT+ no Pavilhão 9; o Pavilhão 6 será dedicado ao Médio Oriente e África; o Pavilhão 8, à região Ásia-Pacífico e Empresas Globais; o Pavilhão 10, a Empresas Globais

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Hospitality Education Awards com candidaturas abertas até 16 de junho

Depois da fase de Recomendações, a fase de candidaturas aos Hospitality Education Awards mantém-se aberta até 16 de junho.

 

 

 

Com a fase de Recomendações a terminar a 15 de maio com 352 nomes, projetos e empresas indicados como referência no setor, a fase de Candidaturas aos Hospitality Education Awards mantém-se aberta até 16 de junho, em que candidatos, ex-candidatos e recomendados podem submeter as suas candidaturas.

Os Hospitality Education Awards (HEA) são os Prémios da Formação Turística em Portugal e são organizados anualmente pela Associação Fórum Turismo, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

Este ano, a fase de Recomendações contou com a participação da comunidade, registando um total de 352 recomendações submetidas por colegas, estudantes, profissionais e parceiros do setor. Um sinal claro da valorização e reconhecimento do trabalho que está a ser feito na área da formação turística.

Atualmente, ainda está a decorrer a fase de Candidaturas para as seis categorias a concurso, fase em que os respetivos recomendados e candidatos no geral poderão submeter as suas candidaturas.

De referir que os ex-candidatos poderão aceder às candidaturas anteriores no site e atualizá-las para uma nova candidatura.

As candidaturas devem ser submetidas através do site oficial dos Hospitality Education Awards.

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Ryanair com resultados contraditórios: receitas sobem 4%, lucros descem 16%

A Ryanair registou no exercício de 2025, fechado a 31 de março de 2025, receitas de 13,95 mil milhões de euros (+4%), embora os lucros tenham descido 16% para 1,6 mil milhões de euros. Ultrapassando os 200 milhões de passageiros transportados, em 2025, para o próximo exercício a meta está nos 206 milhões, com a Ryanair a esperar receber os aviões da Boeing.

Os resultados anuais da Ryanair mostram uma subida nas receitas em 4%, fechando o ano (terminado a 31 de março de 2025), com 13,95 mil milhões de euros contra os 13,44 mil milhões do exercício anterior.

Já os lucros registaram uma quebra de 16%, passando dos 1,92 mil milhões de euros de 2024 para 1,61 mil milhões de euros no atual exercício. Relativamente aos custos operacionais, a Ryanair informa que estes aumentaram 9%, atingindo os 12,39 mil milhões de euros quando no exercício anterior totalizaram 11,38 mil milhões de euros.

O número de passageiros transportados pela Ryanair ultrapassou os 200 milhões, ou seja, uma evolução de 9% face aos 183,7 milhões de 2024, apesar dos “atrasos nas entregues dos aviões por parte da Boeing”, aponta a companhia aérea de origem irlandesa que avança ainda que o load factor se manteve inalterado (94%).

Michael O’Leary, CEO do grupo Ryanair, refere, em comunicado, que “a principal característica do resultado do ano passado foi a queda de 7% nas tarifas, que impulsionou um forte crescimento do tráfego de 9%, ultrapassando os 200 milhões”.

O responsável da companhia aérea aponta, também, que “a ausência de uma Páscoa completa no primeiro trimestre, a pressão sobre o consumo (impulsionada por taxas de juro elevadas durante mais tempo e pela inflação no primeiro semestre) e uma grande quebra nas reservas via OTA antes do verão de 2024 exigiram estímulos repetidos aos preços no ano passado”.

Por mercados, a Ryanair destaca os resultados obtidos em Itália, país onde as receitas atingiram 2,970 mil milhões de euros (2,853 mil milhões, em 2024), seguindo-se Espanha com 2,476 mil milhões de euros (2,416 mil milhões de euros, em 2024), Reino Unido com 2,044 mil milhões de euros (2,031 mil milhões de euros, em 2024). Nos restantes mercados, não identificando pela Ryanair, as receitas também aumentaram e passaram de 5,352 mil milhões de euros, em 2024, para 5,700 mil milhões de euros, em 2025.

No que diz respeito à frota da Ryanair, repetindo Michael O’Leary “os sucessivos atrasos nas entregas da Boeing, a companhia possui 181 B737-8200 “Gamechangers” na frota de 618 aviões. Segundo a Ryanair, esta limitação na frota restringe as previsões para o exercício de 2026, estimando a companhia aérea chegar aos 206 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3% face ao exercício agora fechado.

“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Boeing para acelerar as entregas e estamos cada vez mais confiantes de que os 29 ‘Gamechangers’ restantes, da nossa encomenda de 210 aviões, serão entregues bem antes do verão de 2026, o que nos permitirá recuperar o crescimento de tráfego atrasado até ao ano fiscal de 2027. A Boeing espera que o MAX-10 seja certificado no final de 2025, e, por isso, continuamos a planear a entrega atempada dos nossos primeiros 15 MAX-10 na primavera de 2027 (com um total de 300 até março de 2034)”, diz a Ryanair em comunicado.

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CEO da TAP confiante de que turismo entre Portugal e EUA vai continuar forte

Com a nova rota direta entre Los Angeles e Lisboa, a TAP está a adicionar capacidade e investimento nos EUA e Luís Rodrigues adianta que a taxa de ocupação durante o verão já é de mais de 80%.

O CEO da TAP, Luís Rodrigues, está confiante de que o turismo entre Portugal e os Estados Unidos vai continuar forte, independentemente das regras mais apertadas de admissão de turistas em solo norte-americano.

“Nós temos de nos basear nos factos que temos e esquecer um bocado aquilo que são as capas de jornais”, disse à Lusa o executivo, à margem da inauguração da nova rota da TAP entre Los Angeles e Lisboa no aeroporto internacional LAX.

“As capas de jornais, de facto, lançam algum pânico entre as pessoas. Mas os factos que temos não dizem isso”, afirmou Luís Rodrigues.

Com a nova rota direta entre Los Angeles e Lisboa, a TAP está a adicionar capacidade e investimento nos Estados Unidos e o responsável frisou que a taxa de ocupação durante o verão já é de mais de 80%.

“No maior mercado do mundo emissor de turismo e de negócio, acho que temos de nos concentrar nisso. Fazer o nosso papel, estar fora da política”, disse o executivo.

“E, de facto, promover a troca de passageiros, de experiências e de culturas entre os Estados Unidos e Portugal, é o que queremos fazer”, acrescentou.

Luís Rodrigues sublinhou que o lançamento desta rota segue um pensamento de longo prazo, tendo em conta a aproximação que Portugal e Califórnia têm tido nos últimos anos.

“Em aviação, tudo o que for de curto prazo está condenado e, portanto, estamos a fazer um investimento”, que “não é fácil, mas que temos de seguir com critérios, e temos a expectativa de que isto corra bem”, acrescentou.

A TAP começa com três voos semanais a ligar Los Angeles e Lisboa e, a partir de 25 de maio, passará a quatro, que se manterão até outubro. Nessa altura, será avaliada a continuidade da rota que, por enquanto, é considerada sazonal.

Nos últimos meses, foram apertadas as regras de admissão nas fronteiras dos Estados Unidos e várias organizações reviram em baixo as respetivas previsões para o turismo no país este ano, em resultado dessas medidas.

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TAP já liga Lisboa a Los Angeles

A TAP passa a ligar a capital portuguesa com a capital da Califórnia, Los Angeles, três vezes por semana num A330-900, frequências que, a partir de 26 de maio, passarão a quatro.

Lisboa a Los Angeles encurtaram distâncias com a nova aposta da TAP que começou a ligar as duas cidades com recursos a um Airbus A330-900, com capacidade para 298 passageiros.

Até 26 de maio, a companhia aérea ligará as duas cidades três vezes por semana, às terças, sextas e domingos. A 26 de maio a TAP acrescenta mais uma frequência aos sábados. Os voos descolam de Lisboa às 09:55 e chegam a Los Angeles às 14:40 e têm a duração de 12 horas e 45 minutos. No regresso, os voos partem de Los Angeles às 16:40 e aterram no Aeroporto Humberto Delgado às 12:00 do dia seguinte, com uma duração mais curta, de 11 horas e 20 minutos. Os preços começam nos 679 euros, para viagens de ida e volta.

A partir de agora, a TAP passa a voar de Lisboa para oito aeroportos dos EUA em Nova Iorque, Newark, Boston, Miami, Washington DC, São Francisco, Chicago e agora Los Angeles, e do Porto para Newark e, desde esta semana, também para Boston.

A partir de 3 de junho, um dos voos semanais da TAP entre Lisboa e São Francisco, à terça-feira, passa a fazer uma escala na Terceira, permitindo assim uma nova oferta da companhia, um voo direto entre a ilha dos Açores e a Califórnia, de forma a servir a numerosa comunidade açoriana.

Com a nova ligação ao sul da Califórnia e à capital do Cinema, a TAP lança também um passatempo para encontrar o próximo português em Hollywood, numa parceria com o ator José Condessa, ativada nas redes sociais.

Através de um casting, os participantes devem recriar uma cena do seu filme ou série favoritos e habilitam-se a ganhar uma viagem ida-e-volta para duas pessoas a Los Angeles e dois bilhetes para os Paramount Studios.

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Vila Galé Cayo Paredón | Créditos: DR
Hotelaria

Vila Galé anuncia abertura de três hotéis em Cuba

O Vila Galé anunciou o reforço da sua posição em Cuba ao acrescentar mais três hotéis ao portefólio em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria. O objetivo do grupo passa por dinamizar o destino com mercados provenientes do Brasil, estando também já agendada uma campanha de promoção no Canadá.

Carla Nunes

Após a abertura do Vila Galé Cayo Paredón em 2023 – o primeiro hotel do Vila Galé em Cuba –, o grupo prepara-se para abrir mais três hotéis no país.

O anúncio foi feito pelo fundador e presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, este sábado, 17 de maio, aquando da inauguração do mais recente hotel do grupo no antigo Paço do Curutêlo, o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa.

De acordo com Jorge Rebelo de Almeida, estes três hotéis em Cuba ficarão situados em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria, num total de cerca de 1.300 quartos, divididos entre “duas unidades [hoteleiras] muito grandes e uma pequena”.

As unidades hoteleiras já existentes, anteriormente geridas pelo grupo Sirenis, passam assim a contar com a gestão do Vila Galé, que após a assinatura dos respetivos contratos antecipa iniciar a operação nestes hotéis sob a sua marca em julho deste ano.*

“Vamos entrar com reforço da posição em Cuba a partir de julho. A nossa grande aposta é melhorar Cuba a partir do Brasil, para [o país] descobrir Cuba, com ligações através do Panamá, onde existem já vários voos, a começar por Florianópolis. Mas há mais sete ou oito cidades brasileiras [com ligações aéreas]”, explica Jorge Rebelo de Almeida.

Pedro Ribeiro, diretor de marketing e vendas do grupo, confirmou ainda um segundo hotel em Havana de 500 quartos que ficará sob a gestão do grupo. Localizada numa antiga torre perto do Malécon, a futura unidade encontra-se atualmente em construção*.

O grupo está ainda a preparar uma campanha de promoção no Canadá, mais concretamente em Toronto e Monreal, a 27 e 28 de maio, liderada por Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé, e Pedro Ribeiro.

“Devido a estarmos num destino [Cuba] que é o primeiro para os canadianos, queremos aproveitar esse grau de reconhecimento que adquirimos no mercado para [trazer] fluxos para o Brasil”, refere Pedro Ribeiro*.

De momento, o grupo conta com 170 participantes confirmados na campanha de promoção em Toronto e 100 em Montreal, entre operadores, agentes de viagens, jornalistas e opinion makers. O evento conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Embratur, bem como da Embaixada de Portugal no Canadá, em Cuba e no Brasil. Os estados de Bahia, Ceará e Alagoas também estarão presentes*.

Recorde-se que a intenção do Vila Galé no sentido de abrir duas unidades hoteleiras em Cuba já tinha sido apontada por Gonçalo Rebelo de Almeida durante a 18ª Convenção da Bestravel, em 2023, contudo, sem a indicação das respetivas localizações.

Leia também: Vila Galé estuda entrada em Cuba com dois hotéis

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com 48 hotéis espalhados por Portugal, Brasil, Espanha – em Isla Canela – e Cuba.

O objetivo passa por abrir mais 12 hotéis, entre os quais as futuras unidades hoteleiras no Paço Real de Caxias, em Oeiras; em Penacova e em Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

No Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho. Para o próximo sábado, 24 de maio, está marcada a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais.

*Informação atualizada a 18 de maio às 18h36.

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Carla Nunes

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Prémios

Votação para os “Portugal Travel Awards 2025” arranca a 26 de maio

A votação para os “Portugal Travel Awards” do jornal Publituris arranca no dia 26 de maio. Com votação restrita aos membros do júri, assinantes da edição em papel do jornal e subscritores da newsletter diária, tem até ao final do dia 23 de maio para assinar o jornal ou subscrever a newsletter diária. Os vencedores serão conhecidos a 3 de julho.

Publituris

Dia 3 de julho de 2025, serão conhecidos os vencedores dos “Portugal Travel Awards 2025” do jornal Publituris, num evento que se realizará no Hotel Vila Galé Collection Elvas, a partir das 19h00.

Os nomeados já foram escolhidos pela redação do Publituris e serão conhecidos na edição de 23 de maio, com a votação, num site dedicado, a realizar-se entre 26 de maio e 16 de junho de 2025.

A votação está restrita aos membros do júri convidados, assinantes da edição em papel do jornal Publituris, bem como aos assinantes da newsletter diária do Publituris.

Assim, caso não possua uma assinatura da edição em papel do Publituris ou não esteja registado na nossa newsletter diária, ainda vai a tempo.

Até ao final do dia 23 de maio ainda tem possibilidade de assinar ou registar-se na newsletter em https://www.publituris.pt/ para exercer o seu voto nas 22 categorias.

No total, há 176 nomeados nas seguintes categorias:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Há ainda a entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do Publituris.

As votações, exclusivamente online, terminam a 16 de junho de 2025 e os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Entre os dias 26 de maio e 16 de junho, os novos assinantes ou registos na newsletter diária não terão acesso/direito a votar.

Por isso, registe-se e vote nos melhores do turismo em Portugal.

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Lince Capital aquire 35% da AlgarExperience

Este investimento pretende acelerar o plano de expansão da AlgarExperience, com entrada em novas localizações, como a Marina de Lagos.

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A Lince Capital adquiriu, através do fundo Lince Growth Fund I, uma participação estratégica de 35% na AlgarExperience – Enjoy the Sea, empresa que atua no setor marítimo-turístico no Algarve, reforçando a sua aposta em ativos nacionais com forte potencial de crescimento e impacto positivo no território.

Este investimento visa acelerar o plano de expansão da AlgarExperience, que opera atualmente nas Marinas de Albufeira e Vilamoura, e que se prepara para alargar a sua presença à Marina de Lagos. A operação permitirá consolidar a marca em novos mercados e elevar o posicionamento de Portugal como destino de excelência no turismo náutico.

“A entrada da Lince Capital reforça a nossa confiança no potencial do setor marítimo-turístico e dá um impulso decisivo ao nosso plano de expansão, contribuindo para posicionar Portugal como destino de excelência no turismo náutico”, refere Pedro Bacalhau, CEO da AlgarExperience.,

Já Lourenço Mayer, Head of Growth Funds, Lince Capital, diz “acreditar no potencial do setor marítimo-turístico nacional e identificámos na AlgarExperience uma equipa sólida, com uma visão estratégica clara e alinhada com os valores da Lince Capital”. Por isso, conclui que este investimento “é um passo natural na nossa missão de apoiar empresas que combinam inovação, sustentabilidade e crescimento responsável”.

Com este reforço financeiro e estratégico, a AlgarExperience reafirma a sua ambição de liderar a transformação do setor marítimo-turístico em Portugal, através da valorização do património natural, da promoção de práticas sustentáveis e da excelência na oferta de experiências no mar.

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Hotelaria

Nova Edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal

O número de maio da Publituris Hotelaria faz capa com Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal, que em entrevista dá conta dos planos da Hyatt para o segmento tudo incluído na Península Ibérica e as próximas duas aberturas hoteleiras em Lisboa. Além disso, há um dossier dedicado à hotelaria de luxo, uma entrevista a Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, e a mais recente campanha “O Turismo é feito de pessoas” do Turismo de Portugal.

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Na edição de maio da Publituris Hotelaria estivemos à conversa com Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal.

Com a abertura do Dreams Madeira Resort & Spa no ano passado, inserido no segmento “tudo incluído”, a Hyatt prepara agora dois novos hotéis no segmento lifestyle, o Andaz Lisbon e o Standard, Lisbon, manifestando interesse em crescer noutras marcas do seu portefólio em Portugal.

A mais recente campanha “O Turismo é feito de pessoas”, dinamizado pelo Turismo de Portugal, também ganha destaque nesta edição, com Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure a defender o equilíbrio entre “high-tech e high-touch” na indústria hoteleira.

No âmbito da formação, com um novo campus a operar em Abu Dhabi desde o ano passado, a Les Roches prepara-se para abrir em setembro mais um campus em Xangai, na China. A cidade de Riade, na Arábia Saudita, é o próximo destino da instituição, com Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, a afirmar que pretendem “estar mais próximos de regiões estratégicas”.

No dossier deste mês, o destaque vai para a hotelaria de luxo, cada vez mais apostada na experiência do cliente. Com o segmento de luxo em Portugal a ser dinamizado pelo turismo premium internacional, a hotelaria reúne esforços para apresentar propostas diferenciadoras, focadas na personalização de experiências baseadas na cultura e nas tradições locais.

Nesta edição, encontre ainda um especial de mobiliário e decoração com as propostas da Cane-line, Epoca, Fermob, La Redoute, Laskasas e Noguitel.

Quase a fechar, Vítor Gomes, chef residente no Torel Quinta da Vacaria, no Douro, apresenta-nos a cozinha que mais gosta de confecionar: trabalhada, detalhada e cuidada. A mais recente unidade no Douro abriu inicialmente portas com dois espaços de restauração, o restaurante 16Legoas e o Barbus Bar. Recentemente, apostou num fine dining, o Shistó, com uma carta de dez momentos.

Por fim, brindamos com as escolhas de Marc Pinto, Manager e Wine Director no Fifty Seconds.

Os indicadores desta edição pertencem à GuestCentric. Já os artigos de opinião são assinados por Bernardo Trindade (AHP), Marcos Sousa (Palácio do Governador Lisbon Hotel & Spa, da Highgate Portugal), Susana Mesquita (ISAG) e Susana Ravara (Neves de Almeida).

Leia a edição completa através do link.

Para assinar a Publituris Hotelaria, entre em contacto com cdavid@publituris.pt | +351 215 825 430

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