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CEO da Jet2.com antevê aumento de preços para o verão de 2023

Steve Heapy acredita que os preços das viagens turísticas vão disparar devido ao aumento do custo de vida e alerta os agentes de viagens que devem convencer os clientes a reservar já as férias do próximo ano, antes que os preços sejam afetados.

Inês de Matos
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CEO da Jet2.com antevê aumento de preços para o verão de 2023

Steve Heapy acredita que os preços das viagens turísticas vão disparar devido ao aumento do custo de vida e alerta os agentes de viagens que devem convencer os clientes a reservar já as férias do próximo ano, antes que os preços sejam afetados.

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O CEO da Jet2.com e da Jet2holidays, Steve Heapy, acredita que, no verão do próximo ano, os preços das viagens turísticas vão disparar devido ao aumento do custo de vida e alerta os agentes de viagens que devem convencer os seus clientes a reservar já as férias do verão do próximo ano, antes que os preços sejam afetados.

De acordo com o responsável, que participou recentemente numa conferência em Tenerife, Espanha, o aumento não afeta, no entanto, os preços para o verão deste ano, uma vez que as principais empresas do setor já tinham negociado os contratos com antecedência e protegido o potencial aumento do combustível, o mesmo acontecendo ao nível da hotelaria.

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“Não vimos os preços das férias subirem tanto porque os contratos dos hotéis estão em vigor. Contratamos com bastante antecedência”, explicou o responsável, citado pela publicação britânica especializada em turismo Travel Weekly.

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Steve Heapy revelou que, no caso da Jet2.com, o valor do combustível está protegido para este verão, “independentemente do que acontecer com os preços”, pelo que a companhia aérea britânica não vai, garantiu, aumentar o preços dos bilhetes aéreos este verão.

No entanto, o CEO da Jet2.com prevê que o aumento de preços se mantenha no verão do próximo, até porque, afirmou, a subida do custo de vida vai, provavelmente, “ficar por cá mais algum tempo”.

Steve Heapy lembrou os recentes aumentos nos preços do combustível e dos alimentos e invocou ainda a subida que também está prevista ao nível da energia, cujo preço deve aumentar 54% a partir de 1 de abril.

“É possível que, no próximo ano, venhamos a assistir a aumentos de preços porque as empresas tem cobertura apenas para uma pequena parte do combustível. O ‘hedge’ é feito a taxas muito mais altas e os preços terão de subir”, apontou.

Na opinião do responsável, não são apenas as companhias aéreas que vão ser obrigadas a aumentar os preços, já que também a hotelaria está a lidar com um aumento dos preços dos alimentos e impostos mais altos, pelo que também nesta área “a inflação vai começar a pesar nos preços do verão de 2023”.

“Todos devemos fazer o que pudermos nas próximas semanas para obter o maior número possível de reservas para o verão de 2023”, alertou, garantindo que a Jet2.com não vai introduzir qualquer sobretaxa de combustível para fazer face à subida do petróleo.

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TAP distinguida pela experiências dos passageiros na Europa

A distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

A TAP recebeu esta quarta-feira, 9 de abril, o prémio das revistas PAX International e PAX Tech de Best Overall Passenger Experience na Europa, distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e que foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

“Anualmente, a PAX convida os seus leitores e o setor da aviação a participar nos PAX Readership Awards, que pretendem distinguir as realizações das companhias aéreas em áreas como o serviço de catering, a inovação na área do entretenimento a bordo, a conectividade, a oferta em termos de lugares e tem em conta a experiência do passageiro no setor”, explica a TAP, em comunicado.

Segundo Jane Hobson, diretora das revistas PAX, estes prémios “são mais do que um simples reconhecimento; são um reflexo da forma como a indústria continua a evoluir e a exceder as expectativas dos passageiros”.

Já Robynne Trueman, editor da área de Business das revistas, acrescenta que “o que torna estes prémios tão especiais é o facto de serem orientados pelas pessoas que experimentam estas inovações em primeira mão”, ou seja, os leitores das revistas PAX International e PAX Tech.

Recorde-se que, em 2024, a TAP Air Portugal recebeu o prémio da PAX International na categoria de Best Cabin Interior Passenger Experience e, na categoria Outstanding Food Service by a Carrier, nas edições de 2019, 2020, 2022 e 2023.

As revistas PAX, do grupo Paramount Publishing Inc., dedicam-se ao setor da aviação e são publicadas cinco vezes por ano.

 

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TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

“O Boeing 787 #Dreamliner fez no passado dia 6 de Abril o seu primeiro voo comercial, rumo a Joanesburgo”, lê-se numa nota informativa divulgada pela companhia aérea angolana.

Com capacidade para transportar 313 passageiros em três classes de bordo, concretamente Economy, Premium Economy e Business, o novo aparelho da TAAG é um “moderno avião”, que se destaca pela eficiência e pelo conforto oferecido aos passageiros.

De acordo com a TAAG, o aparelho estreou-se na rota de Jonesburgo, sendo que, acrescenta a transportadora aérea angolana, “em breve novas rotas do 787 serão anunciadas”.

 

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Rede Expressos reforça a operação internacional com viagens entre o Porto e Santiago de Compostela

O novo serviço da Rede Expressos entre o Porto e Santiago de Compostela, Espanha, entra em vigor a 10 de abril, com viagens às quintas, sextas, sábados e domingos. O preços dos bilhetes é de nove euros por pessoa.

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A Rede Expressos reforçou a sua operação internacional com uma nova rota entre o Porto e Santiago de Compostela, novo serviço que entra em vigor a 10 de abril, com viagens às quintas, sextas, sábados e domingos.

A nova rota da Rede Expressos que liga o Porto a Santiago de Compostela passa também por Amarante, Vila Real e Chaves, assim como pelas cidades galegas de Verín e Orense, e tem um preço de 9 euros.

“Uma das grandes vantagens deste novo serviço é a partida no Aeroporto Sá Carneiro, que permitirá a ligação para passageiros galegos com voos internacionais no Porto, para além de aumentar significativamente as opções de mobilidade entre os países, proporcionando viagens mais rápidas e acessíveis”, indica a Rede Expressos, em comunicado.

Segundo a informação divulgada, “este reforço da operação responde ao aumento da afluência de passageiros para a Galiza, perante o aumento do número de portugueses a trabalhar no norte de Espanha, maioritariamente oriundos dos distritos do Porto, Braga e Vila Real, mas também pelo aumento geral do turismo religioso”.

“A Rede Expressos está empenhada em contribuir ativamente para o projeto europeu iniciado em 2024 pela ClusterTur, que visa promover a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal como um destino sustentável, através da criação de novos serviços e destinos que fomentem o dinamismo turístico, económico e sociocultural em toda a região transfronteiriça”, refere ainda a Rede Expressos.

 

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easyJet alarga período de reservas na campanha de descontos que assinala 10 anos da base no Porto

A campanha de descontos da easyJet que assinala os 10 anos da base da companhia aérea no Porto está em vigor para viagens entre 28 de abril e 30 de junho. As reservas devem ser realizadas até 16 de abril.

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A easyJet anunciou que a campanha de descontos que lançou para assinalar o 10.º aniversário da sua base no Porto vai ter um período mais alargado, sendo agora possível viajar entre 28 de abril e 30 de junho.

“A companhia aérea lança uma campanha exclusiva com tarifas só de ida com até 10% de desconto em voos selecionados. Esta oferta especial estará disponível para 5 mil lugares em reservas efetuadas até 16 de abril”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Recorde-se que a easyJet abriu a sua base do Porto há 10 anos, permitindo que a companhia aérea desempenhasse um “papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus”.

“Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região”, acrescenta a easyJet, num comunicado enviado à imprensa.

Este verão, a easyJet vai disponibilizar quase 30 rotas de e para o Porto, incluindo destinos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza, representando uma capacidade de mais de dois milhões de passageiros durante este período.

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MSC Cruzeiros inaugura em Miami o maior terminal de cruzeiros do mundo

A MSC Cruzeiros inaugurou, no fim de semana, o maior e mais avançado terminal de cruzeiros do mundo em PortMiami. Trata-se do primeiro projeto na indústria de cruzeiros a implementar uma viagem biométrica com verificação de identidade digital para uma experiência de embarque sem problemas.

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Concebido pela empresa de design global Arquitectonica e construída pela Fincantieri Infraestructure, a instalação de 492,678 pés quadrados é capaz de receber até 36.000 passageiros diariamente e foi desenvolvida tendo em conta a experiência do passageiro.

Tecnologia de ponta e design inovador tornam a segurança, a entrega de bagagem e o check-in num processo ainda mais fácil.

O novo terminal receberá os navios da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys que navegam a partir do Porto de Miami, incluindo o novo navio da MSC Cruzeiros, o MSC World America, que será nomeado durante uma cerimónia no terminal, esta quarta-feira, antes de começar a navegar para a sua temporada inaugural nas Caraíbas.

Os passageiros podem fazer o check-in para o seu cruzeiro, pela aplicação MSC for Me ou pelo website da MSC Cruzeiros, enviando os seus documentos de viagem, recebendo o seu cartão de embarque em poucos minutos e preparando-se antecipadamente para o processamento biométrico, poupando tempo valioso quando entram no terminal.

Chegar ao terminal torna-se também mais fácil. Os passageiros podem chegar de carro, autocarro, táxi ou veículos partilhados sem complicações. Aqueles que chegam de carro podem estacionar na garagem de seis andares do terminal, com mais de 2.400 lugares e reservar o seu lugar de estacionamento com antecedência pela aplicação MSC for Me ou pelo website da MSC Cruzeiros. Há também uma zona coberta para autocarros, táxis e veículos partilhados. Todas as formas de chegada partilham um caminho coberto direto para a entrada principal do terminal.

Por outro lado, os passageiros que fizeram check-in online podem simplesmente digitalizar o seu cartão de embarque e deixar as suas bagagens num dos pontos de entrega seguros e estrategicamente colocadas na garagem antes de continuarem para o terminal, enquanto os passageiros que optaram pela viagem biométrica podem simplesmente fazer digitalizar o seu passaporte e olhar para a câmara de uma das 18 cápsulas biométricas do terminal para validação. As 20 filas de segurança que se seguem garantem um processo de triagem rápido, eficiente e sem falhas.

Antes de embarcarem, os passageiros podem relaxar numa das áreas de espera situadas em todo o espaçoso terminal. Os passageiros do MSC Yacht Club, o luxuoso conceito de “navio dentro de um navio” da companhia de cruzeiros, também terão acesso exclusivo a um lounge privado para desfrutar de bebidas e snacks premium.

Desembarque e recolha de bagagem igualmente sem problemas, isto porque os passageiros beneficiarão de um desembarque fácil e rápido graças a um sistema avançado de manuseamento e processamento de bagagem.

 

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ARAC aprova contas de 2024 e plano de atividades para 2025

O desafio do plano de atividades para 2025 da ARAC, aprovado em Assembleia Geral Ordinária, é continuar a garantir a mobilidade livre, sustentável e competitiva no país.

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A Associação dos Industriais de Aluguer de Veículos sem Condutor (ARAC) apresentou o plano de atividades para 2025, cujo desafio é continuar a garantir a mobilidade livre, sustentável e competitiva no nosso país.

Em Assembleia Geral Ordinária, além da aprovação do plano de atividade, também o Relatório do Conselho Diretor e das Contas referentes ao exercício de 2024 e do Parecer do Conselho Fiscal foram aprovados.

Entre os pontos abordados relativamente ao trabalho realizado em 2024 e os objetivos para 2025, destaque para a intervenção na União Europeia com o apoio do Governo português (o qual acompanha este processo através dos Ministério das Infraestruturaras, da Economia e das Finanças) referente a uma Diretiva em fase de elaboração no que respeita ao aluguer transfronteiriço de viaturas que colocará “em risco económico todas as empresas nacionais de aluguer de veículos sem condutor, a venda de veículos automóveis em Portugal e a diminuição abrupta da receita fiscal nacional no que respeita á tributação automóvel”.

Além da promoção da imagem da associação e do setor junto dos poderes públicos, “privilegiando uma postura de diálogo aberto e permanente, na defesa constante e intransigente dos interesses do setor”, forma, igualmente, abordados a realização da VI Convenção Nacional da ARAC, em outubro de 2025, bem como a realização de Conferências e Seminários Técnicos e iniciativas afins alargando o leque temático a áreas conexas com a atividade de aluguer de automóveis sem condutor, tais como o Turismo, o Comércio, Fiscalidade Automóvel, Segurança, Legislação Laboral e Direitos do Consumidor.

Na ordem de trabalhos constaram, também, o lançamento de novos serviços de apoio aos associados e membros aliados, assim com o desenvolvimento de uma aplicação para gestão de sócios e veículos com vista a garantir a indispensável informação estatística sobre os sectores representados pela ARAC.

A realização de cursos profissionais especialmente dirigidos aos colaboradores das empresas associadas da ARAC, promovendo o emprego e valorizando as carreiras profissionais, com atenção às especificidades do setor, a correção das desigualdades junto do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais das distorções existentes face aos restantes países da União Europeia, e a revisão do atual quadro legal de modo a corrigir normas desajustadas com a realidade atual da atividade e aproximá-lo dos outros quadros legais dos países europeus, foram, igualmente, alvo de abordagem.

No final, o Conselho Diretor da ARAC anuncia a intenção de “procurar, junto do Governo e das autoridades regionais, levar à concretização de ações concretas ao nível da melhoria do contexto macroeconómico e reforço das Infraestruturas públicas de apoio ao Aluguer de Automóveis sem Condutor”, tendo sido, também, revelado a implementação durante o ano de 2025 de um canal de comunicação eletrónico entre o SCoT e a base de dados de veículos afetos ao aluguer da ARAC.

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Foto: Fraport
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Voo inaugural Fortaleza-Lisboa da LATAM com 94% de ocupação

A terceira rota internacional da LATAM em Fortaleza reforça a expansão sustentável da rede da companhia e teve 94% de ocupação.

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O voo inaugural Fortaleza-Lisboa da LATAM, realizado a 7 de abril, operou com uma taxa de ocupação de 94%, informa a companhia aérea, em comunicado. A rota sazonal será operada até 20 de outubro, com um voo semanal com 7h30 de duração média, às segundas-feiras em aviões Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). O avião parte de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil) e no sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal).

“A LATAM reconhece a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, procuramos de forma ativa estar atentos à procura regional e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planeada neste contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo”, referiu Eduardo Macedo, Head of Public Affairs da LATAM Brasil, na cerimónia de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou, por sua vez, que “Portugal é, historicamente, o país que mais envia turistas internacionais para o Ceará e essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais este acesso. Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e queremos que cada vez mais visitantes europeus venham para o nosso Nordeste, conheçam a diversidade, a gastronomia, a cultura e as praias”.

E se Elmano de Freitas, Governador do Ceará, considera que “esta nova rota mostra que o Ceará se está a consolidar como um destino turístico no cenário internacional”, Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará, reconhece que a chegada deste novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, “representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado”.

De referir que, além de passageiros, a rota também tem a estimativa de realizar o transporte semanal de mais de 20 toneladas de frutas partindo de Fortaleza com destino ao mercado europeu, o que reforça a expertise da LATAM Cargo no transporte internacional de perecíveis.

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Guerin investe meio milhão de euros em nome da sustentabilidade

A rent-a-car Guerin reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar um inovador sistema de lavagem de viaturas que recicla a água reduzindo em 80% o consumo deste recurso, num investimento que ascende o meio milhão de euros.

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Depois de uma fase piloto de sucesso no Algarve, a empresa prepara-se agora para expandir a solução a outras nove estações, um investimento que ascende a 500 mil euros, numa primeira fase do projeto. Lisboa e Porto recebem o novo sistema já no início do ano, seguindo-se as estações dos aeroportos, onde a necessidade de eficiência operacional e sustentabilidade é ainda maior.

Atualmente, a lavagem de um automóvel ligeiro, com pouco uso, que chegue a uma estação Guerin, consome, em média, entre 16 e 18 litros de água e dura aproximadamente 20 minutos. Com uma média de 250 a 300 reservas diárias apenas na estação do Aeroporto de Faro, por exemplo, a Guerin consome cerca de 4.500 litros de água por dia.

No novo sistema de lavagem de viaturas Guerin a água é aplicada diretamente com o champô e, em seguida, recolhida para um depósito de 2.000 litros, onde é tratada e transformada em água limpa para reutilização. Além da poupança hídrica, esta abordagem também reduz a utilização de produtos químicos, uma vez que a dosagem de sabão é calibrada para ser aplicada diretamente com a água.

A implementação deste sistema exige obras estruturais nas estações, incluindo a instalação de depósitos e grelhas no chão, canalização e as novas unidades de reciclagem e sabão.

 

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easyJet assinala 10 anos da sua base no Aeroporto do Porto com descontos especiais

Para assinalar os 10 anos da sua base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a companhia aérea easyJet oferece 10% de desconto em todos os voos de e para o Porto, para reservas até 16 de abril e para viagens a realizar nos meses de abril e maio.

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Desde a inauguração da base no Porto, há 10 anos, a easyJet tem desempenhado um papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus, contribuindo para o crescimento do turismo e da economia local. Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região.

Para o verão de 2025, a easyJet prevê quase 30 rotas de e para o Porto, com capacidade para mais de dois milhões de passageiros, ligando a cidade Invicta a destinos atrativos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza

De recordar que, em outubro do ano passado, a companhia aérea iniciou também as ligações à ilha do Sal em Cabo Verde, tanto a partir do Porto como de Lisboa, sendo a primeira ligação da easyJet na África Ocidental e a primeira rota para além do Sahara.

“Ao longo da última década, reforçámos a nossa presença na região, ligando os nossos passageiros a destinos atrativos e contribuindo para o dinamismo do turismo e da economia local” refere José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, para realçar que “queremos agradecer a confiança dos nossos clientes e continuar a oferecer-lhes viagens acessíveis e convenientes”.

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Brussels Airlines regressa à Madeira com voos de Bruxelas

A Brussels Airlines acaba de regressar ao Funchal com voos desde Bruxelas, numa operação no seu Airbus A320neo com capacidade para 180 passageiros. Para assinalar o momento realizou-se a tradicional cerimónia de corte de fita e os passageiros foram recebidos em ambiente festivo.

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O Aeroporto da Madeira é o quarto em Portugal a receber voos desta companhia aérea, depois de Lisboa, Porto e Faro. A rota Funchal – Bruxelas é semanal e a Madeira torna-se assim o 71º destino da Brussels Airlines, do Grupo Lufthansa.

Karen Strougo, diretora Comercial da ANA | VINCI Airports realçou, na ocasião que “com esta nova ligação regular a Bruxelas, a Madeira recebe mais uma companhia do Grupo Lufthansa, reforçando a sua presença neste destino”, para sublinhar que, esta operação é um reconhecimento do potencial da região e do trabalho contínuo das equipas da ANA | VINCI Airports no desenvolvimento de rotas, criando novas oportunidades para os passageiros e apoiando o crescimento económico do arquipélago.”

Já Jan Derycke, diretor de Rede e Planeamento da Brussels Airlines sublinha que “com um aumento significativo de capacidade planeado para o verão de 2025, a Brussels Airlines está a concentrar-se fortemente em Portugal e Espanha, tanto através da expansão da rede como de um aumento das frequências das rotas já existentes.”

 

 

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