Destinos

Residentes realizaram no verão maior número de viagens desde o início da pandemia

Segundo o INE, tanto nas viagens ao estrangeiro como em território nacional, “os valores registados no terceiro trimestre de 2021 corresponderam aos mais elevados desde o início da pandemia”.

Inês de Matos
Destinos

Residentes realizaram no verão maior número de viagens desde o início da pandemia

Segundo o INE, tanto nas viagens ao estrangeiro como em território nacional, “os valores registados no terceiro trimestre de 2021 corresponderam aos mais elevados desde o início da pandemia”.

Inês de Matos
Sobre o autor
Inês de Matos
Artigos relacionados
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
Destinos
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Hotelaria
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Transportes
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Destinos
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Destinos
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Aviação
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Destinos
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Aviação
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Distribuição
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Destinos

Os residentes em Portugal realizaram, no terceiro trimestre de 2021, o maior número de viagens desde o início da pandemia, num total de 7,7 milhões de deslocação, o que corresponde a um aumento de 21,3% face a igual período de 2020, mas a uma quebra de 11,1% face ao terceiro trimestre de 2019, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados divulgados pelo INE esta quinta-feira, 27 de janeiro, e que são relativos ao terceiro trimestre de 2021, nesse período, os residentes em Portugal realizaram 454,8 mil viagens com destino ao estrangeiro e 7,3 milhões de deslocações em território nacional, valores que traduzem, no entanto, tendências diferentes.

PUB

No caso das viagens ao estrangeiro, que representaram 5,9% do total, houve um aumento de 180,9% face a igual período de 2020, ainda que, numa comparação com o terceiro trimestre de 2019, continue a existir uma quebra de 57,2%.

PUB

Já as deslocações em território nacional, que corresponderam a 94,1% do total, traduzem um aumento de 17,1% face ao terceiro trimestre de 2020, ainda que, face ao mesmo período de 2019, se registe uma descida de 4,6%.

“Em ambos os casos, os valores registados no 3ºT 2021 corresponderam aos mais elevados desde o início da pandemia”, indica o INE, revelando que o “lazer, recreio ou férias” se manteve como a principal motivação de viagem, representando 5,4 milhões de deslocações, o que indica uma subida de 20,9% face ao mesmo período de 2020, mas uma descida de 6,2% quando comparada com igual trimestre de 2019.

Já a “visita a familiares ou amigos” foi a segunda motivação de viagem e representou 1,9 milhões de deslocações, o que traduz um aumento de 24,4% face a igual período de 2020, mas uma descida de 16,2% quando comparado com o mesmo trimestre de 2019.

Os “hotéis e similares” concentraram 29,3% das dormidas resultantes das viagens turísticas no terceiro trimestre de 2021, reforçando o seu peso no total, que subiu 4,3 pontos percentuais, enquanto o “alojamento particular gratuito” se manteve como a principal opção e representou 56,6% das dormidas, numa descida de 4,4 pontos percentuais.

Já a marcação das viagens foi realizada, essencialmente, através da internet, que foi o método escolhido em 25,3% dos casos, o que traduz um aumento de 0,6 pontos percentuais, com destaque nas viagens para o estrangeiro, onde este meio foi utilizado em 65,4% das deslocações, num aumento de 4,8 pontos percentuais, enquanto nas viagens em território nacional representou 22,8% das deslocações, o que traduz uma descida de 1,0 pontos.

Apesar do crescimento no número de deslocações, cada turista residente dormiu, em média, 8,24 noites nas viagens turísticas realizadas no terceiro trimestre de 2021, o que indica uma descida de 1,9% face a igual trimestre de 2021, quando o número médio de noites foi de 8,41. Ainda assim, face ao mesmo período de 2019, houve uma subida, já que no terceiro trimestre de 2019 este indicador estava nas 7,80 noites.

“A duração média mais elevada foi observada nas viagens realizadas em agosto (9,26 noites)”, acrescenta ainda o INE.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Artigos relacionados
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
Destinos
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Hotelaria
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Transportes
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Destinos
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Destinos
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Aviação
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Destinos
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Aviação
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Distribuição
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Destinos
Turismo de Portugal recebe galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025
Destinos

Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo de Portugal ganhou o prémio de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025.

Publituris
O Turismo de Portugal venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025, numa cerimónia que teve lugar em Sevilha, Espanha – um prémio que celebra a excelência no marketing dos destinos, reconhecendo as entidades que impulsionam o crescimento da conectividade aérea.
Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pelas companhias aéreas, aeroportos e destinos, juntamente com a sua estratégia contínua para 2025.
Através de esforços concertados, que incluem a criação de incentivos, a identificação de oportunidades de mercado e o envolvimento em campanhas de marketing conjuntas, o Turismo de Portugal alcançou um sucesso significativo no desenvolvimento de rotas e no crescimento sustentado da conectividade. Este prémio reconhece, assim, o esforço e o trabalho desenvolvido na última década, em estreita colaboração com as companhias aéreas parceiras, no sentido de oferecer rotas sustentáveis.
Os finalistas na categoria “Destino”, foram avaliados por um painel de juízes de companhias aéreas que pontuaram os destinos que consideram ter oferecido o melhor apoio de marketing nos últimos doze meses.
Com este prémio, reforça-se, também, a importância do papel do Turismo de Portugal no apoio à tomada de decisão e na dinamização das políticas públicas de turismo que promovam a conectividade aérea internacional para Portugal, e reforçando a competitividade do país.
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028

O Egito estabeleceu a meta de atrair 30 milhões de turistas anualmente até 2028, conforme anunciado pelo Presidente da República, Abdel Fattah El-Sisi. A iniciativa visa impulsionar a economia do país através do fortalecimento do setor turístico, que é uma fonte significativa de divisas e empregos.

Publituris

Em 2024, o país recebeu aproximadamente 15,78 milhões de turistas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e um novo recorde de chegadas. A estratégia do governo para dobrar esse número inclui a expansão da capacidade hoteleira, a melhoria da infraestrutura e a promoção do rico patrimônio cultural egípcio.

Os principais projetos que apoiam esse objetivo incluem o desenvolvimento do Grande Museu Egípcio, próximo das Pirâmides de Gizé, onde foi criado um novo centro de visitantes e sistema de trânsito, já em operação, e a reforma do histórico Museu Egípcio no Cairo. Além disso, estão em andamento esforços para aumentar a capacidade de voos e agilizar os processos de visto, facilitando o acesso de visitantes internacionais.

O ministro Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, enfatizou a importância do envolvimento do setor privado e de parcerias internacionais para atingir esses objetivos. O plano, segundo a imprensa egípcia, também inclui campanhas de marketing direcionadas para atrair turistas de mercados emergentes e diversificar a oferta turística do Egito para além dos locais históricos tradicionais, incluindo resorts de praia, ecoturismo e viagens de aventura.

Novo centro de visitantes e sistema de trânsito nas Pirâmides de Gizé

Entretanto, uma nova era de exploração começou no sítio arqueológico mais icônico do Egito, graças a um amplo projeto de remodelação liderado pela Orascom Pyramids Entertainment em colaboração com o Ministério do Turismo e Antiguidades. A tão aguardada reforma, que inclui novas máquinas de bilhetes a um sistema de transporte atualizado, visa tornar a exploração das Pirâmides mais tranquila, inteligente e imersiva.

O antigo “Portão da Casa Mena” deu lugar a uma nova entrada principal: “O Grande Portão”, localizado na estrada Cairo-Faium. Uma vez lá dentro, os visitantes vivenciam uma experiência totalmente remodelada, começando pelo novo “Centro de Visitantes” acessível para cadeiras de rodas, onde é possível retirar os bilhetes de entrada em elegantes máquinas de autoatendimento, passar pela segurança sem dificuldades e apreciar um moderno salão de exposições repleto de réplicas de artefatos, infográficos e um filme histórico que reinventa o Egito Antigo.

A imprensa local dá ainda conta de uma nova área de compras para souvenirs e itens essenciais, um lounge VIP para quem pretender algo mais sofisticado e um terminal rodoviário central pronto para conduzir o visitante pela zona arqueológica. O novo sistema de transporte conta com paragens designadas em cada sítio arqueológico principal — da Grande Pirâmide de Quéops à Esfinge —, com mais serviços para hóspedes e cafetarias ao longo do percurso.

Só no primeiro dia do teste, o local recebeu mais de 12 mil visitantes, mais do que o dobro da média diária habitual. Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades, esta mudança resultou num aumento de 120% no tráfego, com todos os sete novos pontos de autocarros a operar em toda a zona arqueológica.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo

O setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países que compõem, desde 1981, o Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) – Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, Kuwait, Omã e Catar.

Publituris

Os dados mais recentes divulgados pelo Centro Estatístico do Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) indicam que a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da região, até o final de 2024, atingiu aproximadamente 11,4%, com um valor de 247,1 mil milhões de dólares.

Os dados também demonstram que a taxa de crescimento da contribuição do setor para o PIB do Golfo aumentou em aproximadamente 31,9% face aos números registados em 2019, estimando-se que a contribuição das viagens e turismo atinja os 13,3% em 2034, chegando a 371,2 mil milhões de dólares, com uma taxa média de crescimento anual, entre 2024 e 2034, que deverá ultrapassar 4,2%.

Por outro lado, as estatísticas indicam que a taxa média de crescimento anual do número de turistas entre os países do GCC de 2019 a 2023 atingiu 41,5%, o que representou 26,5% do total de turistas internacionais que chegaram aos países do GCC em 2023.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas

Macau pretende atrair mais visitantes do nordeste e sudeste asiático, bem como da América do Sul, e para tal vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior da RAEM, anunciou o Chefe do Executivo do território, Sam Hou Fai.

Publituris

No seu primeiro discurso político desde que tomou posse como chefe do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, no final do ano passado, Sam Hou Fai prometeu expandir proativamente o mercado de turismo internacional, ao mesmo tempo em que melhora a conectividade do aeroporto da RAEM.

A estratégia é concentrar-se em atrair visitantes mais jovens através de campanhas direcionadas, incluindo a organização de eventos internacionais de influenciadores na internet em larga escala para estabelecer Macau como uma “cidade global de influenciadores”, disse o dirigente citado pela imprensa local.

Ao mesmo tempo, propôs a criação de uma zona internacional integrada de turismo e cultura em Macau, a ser construída como um grande marco cultural com influência internacional e altos padrões, integrando funções de cultura, turismo e comércio.

O presidente-executivo também destacou os planos para diversificar a economia da RAEM, dependente de uma única fonte de receita fiscal, que é a indústria de jogos de azar, incentivando as concessionárias de jogos a se envolverem em investimentos não relacionados a jogos, estabelecer indicadores de avaliação para avaliar a eficácia de projetos de investimento não relacionados a jogos e rever regularmente a implementação geral de aprovações e contratos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão

Representantes da indústria de turismo local destacaram a forte procura por reservas de férias de verão para a Turquia, afirmando que esperam um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, especialmente da Europa, bem da Ásia e das Américas.

Publituris

O país tem como meta receber 65 milhões de visitantes e 64 mil milhões de dólares em receitas de turismo em 2025. O ano passado, a Turquia recebeu mais de 62 milhões de visitantes e gerou 61,1 mil milhões em receitas turísticas.

O Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Ersoy, afirmou que há “sinais de novos recordes no turismo”, realçando que no ano passado, 6,7 milhões de turistas visitaram a Turquia vindos da Rússia, 6,6 milhões da Alemanha e 4,4 milhões do Reino Unido. “A Turquia tornou-se o destino com o maior número de reservas antecipadas na Alemanha. A nossa meta é receber mais de 7 milhões de visitantes da Rússia e da Alemanha este ano. Além disso, esperamos 4,8 milhões de visitantes do Reino Unido em 2025”, disse o ministro. Espera-se, igualmente, mais visitantes da Polónia, Espanha e Itália em 2025.

Por sua vez, Firuz Bağlıkaya, presidente da Associação de Agências de Viagens Turcas (TÜRSAB), observa que os dados de reservas para a temporada de verão mostram uma procura forte e contínua de famílias alemãs por férias no país, designadamente, para Antália, enquanto Müberra Eresin, presidente da Associação Turca de Hoteleiros (TÜROB), enfatiza que a meta é superar os números de 2024 e, ao mesmo tempo, aumentar os preços médios dos quartos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Museu do FC Porto torna-se membro da ETOA

O FC Porto, através do seu museu, passa a integrar a European Tourism Association (ETOA), uma estratégia do clube que visa a internacionalização da marca e contacto privilegiado com agentes de referência no setor, visando a promoção.

Publituris

Distribuídos por 63 mercados distintos, a ETOA conta com mais de 1100 membros, como destinos europeus, operadores turísticos, grupos hoteleiros, atrações turísticas, empresas do setor tecnológico e outros fornecedores de serviços na área do turismo.

A integração na ETOA constitui mais um passo da estratégia do Grupo FC Porto para a internacionalização da marca FC Porto e permitirá o contacto privilegiado com agentes de referência no setor, visando a promoção, entre outros produtos e experiências do Clube, as visitas Tour FC Porto – Museu + Estádio enquanto atração de referência na cidade do Porto e na região Norte de Portugal.

O FC Porto é pioneiro em Portugal como clube de futebol membro desta associação. No segmento do desporto, destacam-se, igualmente, as presenças do Chelsea FC, Manchester City FC, Liverpool FC, Tottenham Hotspur FC, Wembley Stadium. Também na vertente do entretenimento e cultura, Westminster Abbey, Rijksmuseum, Warner Bros. Studio Tour London sobressaem no painel de filiados na European Tourism Association.

A Associação de Turismo do Porto e Norte, da qual o FC Porto é associado e faz parte da direção, e o Turismo da ONU, que também conta com o FC Porto como único clube de futebol no quadro de membros afiliados, integram a ETOA.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo do Dubai lança nova campanha de marketing com Millie Bobby Brown como protagonista

A nova campanha do Turismo do Dubai, denominada “Descubra a sua história no Dubai”, convida a descobrir as “experiências vibrantes e variadas que o destino tem para oferecer” e é protagonizada pela atriz da série Stranger Things Millie Bobby Brown.

Publituris

O Departamento de Economia e Turismo do Dubai – VisitDubai lançou uma nova campanha de marketing, denominada “Descubra a sua história no Dubai”, que convida a descobrir as “experiências vibrantes e variadas que o destino tem para oferecer”, e que é protagonizada pela atriz Millie Bobby Brown.

A nova campanha, que vai ser lançada em 21 mercados internacionais, incluindo Portugal, tem por base um vídeo promocional que mostra “as emocionantes aventuras que os viajantes podem viver na cidade, mesmo durante uma breve escala” e que, além da estrela da série Stranger Things, conta também com a participação do seu marido, o ator, modelo e produtor Jake Bongiovi.

“Millie Bobby Brown, que protagoniza atualmente o filme da Netflix “The Electric State” e é conhecida pelo papel de Eleven na popular série Stranger Things, contracena pela primeira vez com o marido, Jake Bongiovi, trazendo para o ecrã a química natural e divertida que partilham na vida real”, explica o VisitDubai, indicando que o filme foi escrito e co-realizado pelo argentino Armando Bo, vencedor do Óscar de Melhor Argumento Original em 2015.

A nova campanha vai estar em vigor através de diversas plataformas, incluindo publicidade online, meios outdoor, redes sociais e serviços de streaming, estando o vídeo já disponível para visualização aqui.

“A nossa estratégia de marketing diversificada, assente em campanhas criativas e feitas à medida, tem sido essencial para apresentar o Dubai ao mundo. Continuamos a apostar em parcerias sólidas com estrelas do entretenimento, reforçando o apelo da cidade junto dos visitantes internacionais. Ter Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi como protagonistas da nova campanha “Descubra a sua história no Dubai” permite-nos alcançar um público alargado, ao mesmo tempo que destacamos a variedade de experiências turísticas que o Dubai tem para oferecer”, explica Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, parte integrante do VisitDubai.

O filme desta campanha foi gravado em vários locais do Dubai, incluindo o Aeroporto Internacional do Dubai (DXB), o bairro histórico de Al Seef ou o Museu do Futuro e o Burj Khalifa, sem esquecer as dunas do deserto de Al Qudra.

“O Dubai é uma cidade verdadeiramente global e é diferente de qualquer outro lugar onde já estive. Parece mesmo que reúne muitos destinos num só”, afirmou Millie Bobby Brown, após as gravações do filme.

A nova campanha do Dubai pretende inspirar os viajantes a seguirem os passos de Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi e criarem as suas próprias histórias e memórias durante a visita, convidando os turistas a usufruírem da “conectividade global excecional” e da “diversidade de experiências para viver” que o Dubai oferece.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Ouarzazate
Destinos

Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025

Nos três primeiros meses do ano, Marrocos recebeu um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

Publituris

2025 começou da melhor forma para o setor turístico marroquino, já que o país recebeu, nos três primeiros meses do ano, um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

De acordo com informação divulgada pela imprensa marroquina, que cita o Ministério do Turismo, Artesanato e Economia de Marrocos, o número total inclui 2,1 milhões de turistas internacionais e 1,9 milhões de marroquinos que vivem no estrangeiro e que visitaram o país de origem nos primeiro meses de 2025.

A diversidade da oferta marroquina é, segundo a imprensa do país, a principal razão apontada para o crescimento registado no primeiro trimestre, contribuindo para afirmar Marrocos como um destino para visitar ao longo de todo o ano.

O destaque vai para o mês de março que, apesar do Ramadão, viu chegar a Marrocos perto de 1,4 milhões de turistas provenientes do estrangeiro, o que traduz um crescimento de 17% comparativamente a março de 2024.

“Estes resultados evidenciam a significativa transformação da oferta turística de Marrocos. O setor adaptou-se com sucesso às diferentes expectativas dos viajantes”, considera Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo de Marrocos.

Os resultados do primeiro trimestre contribuem para que Marrocos estabeleça objetivos ambiciosos para 2025 e para o futuro, uma vez que o país se quer afirmar com um dos destinos de destaque do Mediterrâneo e vai ser palco, conjuntamente com Espanha e Portugal, do Mundial de Futebol de 2030.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A medida entrou em vigor esta quinta-feira, 10 de abril, devido à falta de reciprocidade destes três países e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para entrar no Brasil.

Publituris

O Brasil voltou a exigir visto para que os turistas dos EUA, Canadá e Austrália possam visitar o país, numa medida que reverte a decisão de 2019, do ex-Presidente Jair Bolsonaro, e que de deve à falta de reciprocidade destes três países, que continuam a exigir visto aos turistas brasileiros.

O decreto entrou em vigor na passada quinta-feira, 10 de abril, e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para poderem entrar no Brasil.

De acordo com a Lusa, a decisão de reverter a anterior exceção deve-se à falta de reciprocidade dos três países e já tinha sido anunciada em maio de 2023, apesar de, em setembro do mesmo ano, o ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, ter dito que o Brasil estava disposto a negociar a isenção de visto com os países envolvidos dentro de um conceito de reciprocidade.

“Ou seja, ao país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, disse, na altura, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

A Lusa recorda que o Japão também constava nessa lista, mas firmou um acordo com o Brasil em 2023, pelo que os cidadãos de ambos os países deixaram de ter que apresentar vistos de entrada em viagens de curta duração.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional

A Embratur lança o programa Novas Rotas, iniciativa inédita voltada para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, através da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.

Publituris

O programa pretende promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.

O lançamento oficial marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo ações de formação em sustentabilidade, dados e inovação, voltados para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.

Num primeiro momento o programa centra-se no estado do Rio de Janeiro, em que cada região será dividida em polos. Serão criados o Polo Costa Verde, com Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro; o Polo Agulhas Negras/Vale do Café, com Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda; e o Polo Centro Sul, com Areal, Levy Gasparyan, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, operadores regionais, observatórios turísticos e outros parceiros estratégicos, formando uma ampla rede de cooperação nacional.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que os seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que considera este “um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.