Iberia estabelece parceria com a Cepsa para desenvolver combustíveis sustentáveis para a aviação
Parceria visa o desenvolvimento de combustíveis de origem sustentável (SAF) para a aviação, assim como o estudo de outras alternativas, como o hidrogénio ou a eletricidade.

Publituris
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
A Iberia e a Iberia Express assinaram uma parceria com a Cepsa com vista à “descarbonização do setor aéreo” e através da qual vão ser desenvolvidos combustíveis de origem sustentável (SAF) para a aviação e estudadas outras alternativas, como o hidrogénio ou a eletricidade.
Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia explica que o objetivo desta parceria passa por “fomentar a mobilidade sustentável dos aviões e da frota de veículos que presta serviços nos aeroportos”.
A Iberia explica ainda que o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis é uma prioridade para tornar a indústria da aviação cada vez mais livre de carbono e atingir os objetivos da Agenda 2030.
“Este projeto, que contempla a investigação e testes de voo com SAF, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescenta a Iberia, que salienta a experiência da Cepsa nesta matéria, uma vez que a empresa já produz biocombustível há mais de 10 anos.
A Iberia recorda que, enquanto parte do Grupo IAG, estabeleceu o compromisso de chegar a zero emissões poluentes até 2050 e operar um mínimo de 10% dos seus voos com combustível sustentável até 2030.
Para alcançar a meta estabelecida, a companhia aérea elaborou uma estratégia que assenta em três pilares, concretamente operações mais eficientes, uma experiência de viagem mais sustentável para os clientes e o compromisso com a transição ecológica da aviação.
“Para a descarbonização do setor aéreo é imprescindível o desenvolvimento, produção e distribuição dos combustíveis de origem sustentável a preços acessíveis e em quantidade suficiente”, realça Javier Sánchez-Prieto, presidente e CEO da Iberia.