2021: um dos anos mais seguros na aviação
Apesar de existirem menos voos, devido à pandemia, os dados estatísticos da To70 indicam que a taxa de acidentes fatais desceu e é a melhor da última década.
Publituris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Um recente estudo da To70, consultora mundial na área da segurança no setor da aviação, vem demonstrar que o ano de 2021 foi um dos anos mais seguros na aviação mundial, muito, claro, devido ao menor número de voos a nível global.
É conhecido que o ano transato foi outro ano muito difícil para a aviação civil, resultando na falência de mais de uma dúzia de companhias aéreas, muitas regionais, mas duas nacionais: Air Namibia e Alitalia.
Além disso, muitas companhias aéreas e aeroportos estão a conceder empréstimos ou contraíram dívidas adicionais para manterem a atividade, com aeroportos e seus fornecedores a registaram, igualmente, uma queda acentuada nos voos, passageiros e receitas, com uma série de falências a registarem-se, inclusivamente, em, com o caso mais conhecido a ser o do aeroporto de Frankfurt Hahn.
Contudo, “além da economia, não foi testemunhado um efeito de arrastamento em termos de acidentes em voos comerciais de passageiros”, ao longo de 2021, admite a To70.
Em 2021, ocorreram 38 acidentes, quatro dos quais fatais, resultando em 81 mortes. Em 2020, ocorreram 40 acidentes, cinco dos quais fatais, resultando em 299 mortes. A taxa de acidentes fatais para aviões de grande porte no transporte aéreo comercial é de 0,18 acidentes fatais por milhão de voos, em comparação com 0,27 por milhão em 2020, correspondendo, assim, à menor taxa de acidentes fatais desde 2017. Essa é a taxa de um acidente fatal a cada 5,3 milhões de voos. A taxa de acidentes fatais deste ano é melhor do que a média dos últimos dez anos.