Alto Minho renova Carta Europeia de destino sustentável
A Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais renovou a certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) do Alto Minho.

Publituris
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
A renovação da certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) do Alto Minho acaba de ser aprovada pela Comissão de Avaliação da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação Europarc.
A iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), ao abrigo do projeto “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling” é apoiada pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Este reconhecimento resultou de um trabalho de parceria com vários atores locais, quer públicos, quer privados, que culminou com a apresentação pública do dossier de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho, com especial enfoque para a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável e para o Plano de Ação para o período 2021-2024.
Em nota enviada à imprensa, o município de Arcos de Valdevez, numa estreita parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), tem investido no reforço do posicionamento do território como destino turístico sustentável, com mais valias para a economia, a sociedade, a cultura e o ambiente.
Submetido em maio deste ano, o processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho foi analisado por um comité de avaliação, tendo o território sido alvo de uma visita por parte de um auditor da Federação Europarc, que recomendou que fosse renovada a atribuição ao Alto Minho deste certificado.
A entrega do galardão europeu decorrerá a 03 de maio de 2022, aquando da Conferência Europarc, que terá lugar no Parque Nacional Neusiedler See – Seewinkel, na Áustria.
De referir que o plano de ação para o período 2021-2024, em matéria de turismo sustentável, assenta em cinco produtos estratégicos para o território do Alto Minho (gastronomia e vinhos; património, identidade cultural e e4ventos eco; Alto Minho Greenways; caminhos de Santiago e Alto Minho Blueways e oferta náutica), e integra 33 ações a serem concretizadas neste período, mobilizando 18 promotores, entre entidades públicas, privadas e organizações não governamentais de ambiente, num orçamento global de 7,4 milhões de euros, dos quais 68% são investimento público, sendo os restantes 32% investimento privado.