ICAO assinala Dia Internacional da Aviação Civil com foco na inovação
Inovações para uma maior conetividade foi o mote das celebrações dos 75 anos de fundação da Organização Internacional da Aviação Civil – ICAO, assinalado terça-feira.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinalou a data dos 75 anos da sua fundação com o foco em inovações para uma maior conetividade.
Na terça-feira, 07 de dezembro, em que se celebrou também o Dia Internacional da Aviação Civil, este organismo das Nações Unidas promoveu a consciência sobre a importância do setor para o desenvolvimento socioeconómico, ressaltando o transporte de mais de 4 mil milhões de passageiros por ano, número que equivale a mais da metade de toda a população mundial.
A promoção da inovação para o desenvolvimento da aviação comercial mundial será, inclusive, o tema escolhido para celebrar este dia, até 2023, uma aposta da ICAO pós pandemia. Em tempos da pandemia, a agência ressalta que a inovação e prudência têm apoiado os países na resposta e recuperação.
Para o pós-pandemia a aposta é a inovação com “a chegada e avanços em aviões autónomos, energia renovável e fontes de propulsão, voo suborbitais, inteligência artificial, macro dados, tecnologia blockchain e outros”.
Na década final de implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a agência realça a importância da aviação como um motor de conetividade global que nunca foi tão relevante.
O transporte aéreo mundial emprega 65,5 milhões de pessoas e gera 2,7 biliões de dólares na atividade económica, recorda o organismo. Em média, estes funcionários ajudam a operar 120 mil voos diários e 12 milhões de passageiros para diferentes destinos.
Uma das principais referências de atuação da ICAO são os objetivos da Convenção de Chicago prevendo olhar para a aviação internacional “como um facilitador fundamental da paz e prosperidade globais”.