ICAO assinala Dia Internacional da Aviação Civil com foco na inovação
Inovações para uma maior conetividade foi o mote das celebrações dos 75 anos de fundação da Organização Internacional da Aviação Civil – ICAO, assinalado terça-feira.

Carolina Morgado
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinalou a data dos 75 anos da sua fundação com o foco em inovações para uma maior conetividade.
Na terça-feira, 07 de dezembro, em que se celebrou também o Dia Internacional da Aviação Civil, este organismo das Nações Unidas promoveu a consciência sobre a importância do setor para o desenvolvimento socioeconómico, ressaltando o transporte de mais de 4 mil milhões de passageiros por ano, número que equivale a mais da metade de toda a população mundial.
A promoção da inovação para o desenvolvimento da aviação comercial mundial será, inclusive, o tema escolhido para celebrar este dia, até 2023, uma aposta da ICAO pós pandemia. Em tempos da pandemia, a agência ressalta que a inovação e prudência têm apoiado os países na resposta e recuperação.
Para o pós-pandemia a aposta é a inovação com “a chegada e avanços em aviões autónomos, energia renovável e fontes de propulsão, voo suborbitais, inteligência artificial, macro dados, tecnologia blockchain e outros”.
Na década final de implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a agência realça a importância da aviação como um motor de conetividade global que nunca foi tão relevante.
O transporte aéreo mundial emprega 65,5 milhões de pessoas e gera 2,7 biliões de dólares na atividade económica, recorda o organismo. Em média, estes funcionários ajudam a operar 120 mil voos diários e 12 milhões de passageiros para diferentes destinos.
Uma das principais referências de atuação da ICAO são os objetivos da Convenção de Chicago prevendo olhar para a aviação internacional “como um facilitador fundamental da paz e prosperidade globais”.