85% dos portugueses viajarão, uma vez seguros
O sentimento de segurança é fulcral para os portugueses regressarem às viagens. Contudo, a preferência parece ir, ainda, para as viagens domésticas ou de curta distância.

Victor Jorge
Nova conjuntura exige “um maior investimento em promoção”, diz novo presidente ARPTA
MSC Cruzeiros inaugura em Miami o maior terminal de cruzeiros do mundo
Sabre e CellPoint Digital reforçam ecossistema de pagamentos das companhias aéreas
Palmela lança novo projeto turístico
ARAC aprova contas de 2024 e plano de atividades para 2025
Castro Daire acolhe Fórum de Turismo Sustentável
Savoy Signature propõe uma Páscoa cheia de delícias
Voo inaugural Fortaleza-Lisboa da LATAM com 94% de ocupação
Paris é novamente destino preferido dos portugueses para a Páscoa
Cabo Verde: Assinado pacto de sustentabilidade para o turismo na Boa Vista
A grande maioria dos portugueses (85%) parece ter nas viagens uma das grandes prioridades, mas somente depois de se sentirem seguros, isto depois de sete em cada dez (70%) dos inquiridos em Portugal, perderam as viagens por prazer durante a pandemia.
As conclusões pertencem ao Relatório de Viagens e Inquérito ‘One Poll’ da Airbnb que refere, também, que cerca de 80% das viagens serão domésticas, em 2021, contra 50% em janeiro de 2020.
Quando prontos para retomar as viagens de lazer, os dois modelos de transporte que, mais provavelmente, irão ser utilizados são o automóvel (72%), avião (67%) e comboio (17%), sendo certo que as viagens em família subiram de aproximadamente 27% de noites reservadas no verão de 2019 para 33% no verão de 2021. Também as viagens familiares para destinos rurais subiram de 32% de noites reservadas em 2019 para 42% para o verão de 2021, concluindo-se, igualmente, que, em Portugal, 55% dos inquiridos planeiam viajar com a sua família mais próxima, enquanto 48% estão a planear passar tempo de qualidade juntamente com os seus entes queridos.
Os números do estudo realizado pela Airbnb revela, também, que aproximadamente 95% das reservas na plataforma para este verão são para alojamentos completos, em comparação com cerca de 80% em 2019.
Se as estadias médias de noites por reserva aumentaram de 3,5, em 2019, para mais de quatro noites por reserva, em abril de 2021, a percentagem de estadias de longa duração (pelo menos 28 noites) na Airbnb quase duplicou de 14% de noites reservadas, em 2019, para 24% de noites reservadas no primeiro trimestre de 2021.
Com a pandemia a trazer preocupações de segurança, a realidade é que a COVID-19 acelerou uma mudança para as viagens rurais, sendo visível uma apetência pelas viagens rurais. Estas cresceram, no universo Airbnb todos os anos nos últimos cinco anos, embora, em 2015, representassem menos de 10% das noites reservadas, enquanto, em 2021, até agora, essa representatividade crescesse para 22% das noites reservadas. Certo é que “40% estão mais interessados em ir para lugares rodeados pela natureza e que estão fora de rota”, salienta o estudo da Airbnb.
Por último, os dados mostram que 61% dos portugueses gostariam de ter mais flexibilidade sobre quando e como viajam, quando sentirem que é seguro viajar novamente. Curiosa não deixa de ser a conclusão que, se tivessem mais flexibilidade na forma como trabalham, vivem e viajam, mais de metade (53%) faria mais viagens.