Alojamento e restauração recebem mais do Programa Apoiar
Das mais de 56 mil entidades que receberam fundos do Programa Apoiar, mais de 23 mil pertencem ao setor do Alojamento e restauração.

Publituris
Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Mais de 40% de todas empresas que receberam fundos do Programa Apoiar – entre dezembro de 2020 e 31 de março de 2021 – pertencem ao setor do Alojamento e Restauração, revelam dados da Informa D&B. Entre todas as empresas elegíveis deste setor para o Programa Apoiar (iniciativa do Estado que tem como objetivo apoiar a liquidez das empresas cuja atividade foi mais afetada pelas medidas impostas no combate à pandemia de COVID-19), mais de um terço foram apoiadas com quase 500 milhões de euros, mais de metade do valor total.
No período analisado (o programa decorreu ainda até final de abril), mais de 56 mil entidades receberam incentivos, num total de 923 milhões de euros, sob a forma de subsídio a fundo perdido. 83% das empresas apoiadas são microempresas e pertencem a setores cuja operação depende mais da circulação de pessoas: além do Alojamento e restauração, os setores com mais empresas apoiadas são o Retalho, os Transportes e diversas atividades ligadas ao turismo.
Dentro do setor do Alojamento e restauração, foram apoiadas 44% das empresas de Restauração, o que corresponde a quase 12 mil empresas, representando este subsetor mais de metade das empresas apoiadas de todo o setor.
26% de empresas do subsetor dos Cafés e pastelarias receberam incentivos do Programa Apoiar, sendo o segundo subsetor com maior número de empresas a receber apoios, com quase 6 mil entidades.