PM diz que novo aeroporto devia ter sido alvo de acordo político
António Costa inaugurou esta quarta-feira, 28, a 30.ª edição da BTL.

Inês de Matos
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, que o novo aeroporto da capital deveria ter sido alvo de um acordo político no passado, considerando que “se tivesse havido” esse entendimento, o país já teria “a capacidade aeroportuária que toda a gente se queixa que não há”.
“Hoje, muitos dos agentes turísticos queixam-se que o aeroporto de Lisboa já não tem capacidade para responder às necessidades do crescimento da procura. Se tivesse havido, há 20 anos atrás, um acordo político sobre as infraestruturas, hoje, provavelmente, já teríamos a capacidade aeroportuária que toda a gente se queixa que não há”, afirmou o chefe do executivo na inauguração da BTL.
António Costa começou por sublinhar que “as opções que o país tem que fazer, pela sua natureza estrutural, devem sempre ser objecto de um acordo o mais amplo possível”, acrescentando que o aeroporto da capital “é um bom exemplo de que quando queremos planear infraestruturas, que têm impacto não para o próximo ano, não para a próxima década, mas seguramente para o próximo século, é desejável que haja um acordo político alargado”.
O primeiro-ministro destacou o exemplo do aeroporto de Lisboa na sequência das perguntas dos jornalistas sobre a abertura demonstrada pela nova liderança do Partido Social Democrata (PSD) para consensos com o Governo, defendendo que “estas decisões têm que ter continuidade e precisam de estabilidade”.
O líder do Governo inaugurou esta quarta-feira a 30.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até domingo, 4 de Março, na FIL, em Lisboa.