Portugal cresce em todos os indicadores turísticos em Outubro
Dados do INE relativamente a Outubro mostram subidas no número de hóspedes, dormidas e proveitos.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A actividade turística em Outubro registou crescimentos em todos os indicadores, somando um total de dois milhões de hóspedes, 5,3 milhões de dormidas e 323,5 milhões de euros de proveitos, segundo os dados revelados esta sexta-feira, 15 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Os números hoje divulgados pelo INE relativos à actividade turística do mês de Outubro confirmam a tendência de crescimento sustentado de todos os indicadores (hóspedes, dormidas e proveitos), mas com especial incidência nos proveitos que, no seu acumulado, ultrapassam já o total dos proveitos de 2016 chegando, em Outubro, a 3 mil milhões de euros face aos 2,9 mil milhões do total do ano de 2016”, destaca a Secretaria de Estado do Turismo, em comunicado à imprensa.
Os dados do INE mostram que os maiores crescimentos foram registados nos meses de época baixa, facto que agrada ao Governo e que confirma a aposta no sentido de estender a actividade turística ao longo de todo o ano.
“Estes resultados positivos reforçam a aposta do atual governo em estender a atividade turística a todo o ano contribuindo, assim, para a sustentabilidade económica e social da mesma”, lê-se na informação divulgada pela Secretaria de Estado do Turismo.
O Centro e o Alentejo foram as regiões que apresentaram maiores subidas, crescendo 20,4% e 16,3%, respectivamente.
Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, os números divulgados são importantes na “medida em que confirmam que o alargamento da actividade turística a todo o ano é uma realidade”.
A governante destaca também o crescimento do mercado interno, que aumentou 5,9%, subida que Ana Mendes Godinho saúda, considerando que “os portugueses são um aliado para o combate à sazonalidade”, uma vez que, já em Maio, se tinha registado uma subida de 7%.
A Polónia (+59,4%), os EUA (+44%) e a Itália (+20,7%) foram os mercados emissores com “crescimentos mais significativos” durante o mês de Outubro, enquanto, no acumulado do ano, o destaque vai o Brasil, que está a crescer 40%, para os EUA, com um acréscimo de 33,3%, e ainda para a Polónia, cujo crescimento chega já aos 28,7%.
No acumulado do ano até Outubro, Portugal recebeu um total de 18,2 milhões de hóspedes (+8,6%), 51,6 milhões de dormidas (+7,1%) e três mil milhões de euros de proveitos (+16,6%).