Portugal cresce em todos os indicadores turísticos em Outubro
Dados do INE relativamente a Outubro mostram subidas no número de hóspedes, dormidas e proveitos.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A actividade turística em Outubro registou crescimentos em todos os indicadores, somando um total de dois milhões de hóspedes, 5,3 milhões de dormidas e 323,5 milhões de euros de proveitos, segundo os dados revelados esta sexta-feira, 15 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Os números hoje divulgados pelo INE relativos à actividade turística do mês de Outubro confirmam a tendência de crescimento sustentado de todos os indicadores (hóspedes, dormidas e proveitos), mas com especial incidência nos proveitos que, no seu acumulado, ultrapassam já o total dos proveitos de 2016 chegando, em Outubro, a 3 mil milhões de euros face aos 2,9 mil milhões do total do ano de 2016”, destaca a Secretaria de Estado do Turismo, em comunicado à imprensa.
Os dados do INE mostram que os maiores crescimentos foram registados nos meses de época baixa, facto que agrada ao Governo e que confirma a aposta no sentido de estender a actividade turística ao longo de todo o ano.
“Estes resultados positivos reforçam a aposta do atual governo em estender a atividade turística a todo o ano contribuindo, assim, para a sustentabilidade económica e social da mesma”, lê-se na informação divulgada pela Secretaria de Estado do Turismo.
O Centro e o Alentejo foram as regiões que apresentaram maiores subidas, crescendo 20,4% e 16,3%, respectivamente.
Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, os números divulgados são importantes na “medida em que confirmam que o alargamento da actividade turística a todo o ano é uma realidade”.
A governante destaca também o crescimento do mercado interno, que aumentou 5,9%, subida que Ana Mendes Godinho saúda, considerando que “os portugueses são um aliado para o combate à sazonalidade”, uma vez que, já em Maio, se tinha registado uma subida de 7%.
A Polónia (+59,4%), os EUA (+44%) e a Itália (+20,7%) foram os mercados emissores com “crescimentos mais significativos” durante o mês de Outubro, enquanto, no acumulado do ano, o destaque vai o Brasil, que está a crescer 40%, para os EUA, com um acréscimo de 33,3%, e ainda para a Polónia, cujo crescimento chega já aos 28,7%.
No acumulado do ano até Outubro, Portugal recebeu um total de 18,2 milhões de hóspedes (+8,6%), 51,6 milhões de dormidas (+7,1%) e três mil milhões de euros de proveitos (+16,6%).