Destinos

Presidente do CFP preocupada com volatilidade do Turismo

Teodora Cardoso alerta também para o aumento de preços no imobiliário que o Turismo tem vindo a provocar.

Publituris
Destinos

Presidente do CFP preocupada com volatilidade do Turismo

Teodora Cardoso alerta também para o aumento de preços no imobiliário que o Turismo tem vindo a provocar.

Publituris

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, alertou esta quinta-feira, 9 de Novembro, no Parlamento, para o facto do Turismo ser “um dos componentes mais voláteis da procura externa”, aconselhando o Governo a ter “grande prudência” na forma como trata o sector, que é actualmente um dos mais importantes para a economia nacional.

“Temos uma vulnerabilidade para já que tem a ver com o grande aumento a que temos estado a assistir no Turismo. É uma das componentes mais voláteis da procura externa”, afirmou a responsável numa audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento de Estado para 2018, citada pelo jornal online ECO.

PUB

Segundo Teodora Cardoso, além da volatilidade deste sector, o Turismo está também a levar a um aumento exponencial dos preços no imobiliário, que foi, em parte, um dos responsáveis pela crise de 2011.

PUB

“Por outro lado, o Turismo tem estado a produzir um efeito que tem de ser tido em conta com grande prudência, que é o aumento dos preços do imobiliário, que como sabemos foi um dos motivos da grande crise de 2011”, acrescentou Teodora Cardoso.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Palmela lança novo projeto turístico

O Município de Palmela lançou, recentemente, um novo projeto turístico com o qual apresenta 100 experiências personalizadas e adaptadas a diferentes segmentos.

“Apaixone-se por Palmela” é o novo projeto turístico do Município de Palmela dirigido a públicos-alvo específicos: A Dois, Em Família, Com Amigos e Sem Idade.

O projeto, com 100 experiências personalizada se adaptadas a diferentes segmentos, foi construído a partir da oferta turística que existe atualmente no concelho, numa relação próxima com os agentes ao longo do processo de construção coletiva das “Experiências Segmentadas”.

O projeto pretende um constante crescimento, tanto em número como em qualidade, ao mesmo tempo que espera construir uma referência no futuro da oferta turística do concelho de Palmela, por forma a aumentar a atratividade de visitantes à região e a dinamização da economia local.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Castro Daire acolhe Fórum de Turismo Sustentável

No próximo dia 10 de abril, o município de Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk.

Sob o mote “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência”, Castro Daire será palco do Fórum de Turismo Sustentável, uma iniciativa promovida pela Th1nk, num evento que reunirá especialistas, decisores e profissionais do setor para refletir sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade no turismo nacional.

Com o objetivo de colocar em destaque a certificação como fator diferenciador para destinos e agentes turísticos em Portugal, o fórum contará com dois painéis principais:

Painel 1: “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”
Uma reflexão sobre boas práticas, certificações, envolvimento comunitário e casos de sucesso em Portugal. Entre os oradores, destacam-se Rita Batista (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante), Manuel Sousa (Arquiteto Paisagista) e Anabela Freitas (Vice-Presidente da Região de Turismo do Centro).

Painel 2: “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”
Abordará a gestão sustentável em alojamentos, desenvolvimento de produtos turísticos responsáveis e estratégias de marketing territorial. Com a presença de especialistas como Ângela Silva (Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego), Susana Mesquita (PhD em Turismo) e Cristóvão Monteiro (CH Group).

 

Este fórum pretende incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor turístico português, promovendo um diálogo construtivo entre destinos, agentes económicos e comunidade local. Através da partilha de experiências e conhecimento, a iniciativa visa contribuir para um turismo mais responsável, resiliente e alinhado com os valores ambientais, sociais e económicos do século XXI.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Paris é novamente destino preferido dos portugueses para a Páscoa

Pelo quarto ano consecutivo, Paris apresenta-se como destino predileto dos portugueses para as suas férias de Páscoa.

Paris volta, pelo quarto ano consecutivo, a conquistar o primeiro lugar nas preferências dos portugueses para as férias no período da Páscoa, segundo dados da eDreams que analisou os dados da sua plataforma para descobrir os destinos de férias mais reservados pelos portugueses para este período festivo.

Barcelona, Amsterdão, Funchal e Ponta Delgada são os restantes destinos que compõem as principais preferências dos viajantes.

Comparando os dados deste ano com os de 2024, a eDreams notou que os destinos com maior crescimento de reservas são a Ilha do Sal (+192%), Atenas (+69%) e Düsseldorf (+42%).

Foi também possível perceber que, nesta época da Páscoa, a maior parte das estadias tem uma duração relativamente curta, de 3-4 dias (40%), seguindo-se quem opta por fazer férias mais longas, de entre 7-13 dias (26%).

Finalmente, a eDreams também revelou que os turistas que visitam Portugal durante a Páscoa de 2025 provêm principalmente de França (38%), Alemanha (16%) e Espanha (12%). As cidades portuguesas que mais atraem turistas neste período são, naturalmente, Lisboa e Porto.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Cabo Verde: Assinado pacto de sustentabilidade para o turismo na Boa Vista

O pacto visa melhorar as capacidades das instituições, dos operadores turísticos e dos agentes locais, promovendo o desenvolvimento de um turismo sustentável nos âmbitos ambiental, económico e social.

Mais de cinco dezenas de entidades públicas e privadas, bem como organizações da sociedade civil, assinaram o pacto de sustentabilidade para o setor do turismo na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde.

Financiado pela cooperação espanhola e enquadrado no quinto acordo de cooperação conjunta e no acordo de cooperação avançada, o projeto integrado de sustentabilidade ambiental, económica e social no setor do turismo das ilhas do Sal e da Boa Vista tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e económica no setor do turismo em Cabo Verde. Em relação à ilha do Sal, o pacto foi rubricado em 2024.

Após a assinatura, o ministro do Turismo e Transportes considerou que o momento é de ação e mudança de atitude face aos desafios que se avizinham, destacando que o caminho já está traçado, segundo José Luís Sá Nogueira.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, alertou para um conjunto de investimentos primários que devem ser promovidos na ilha para que a Boa Vista atinja o seu pleno potencial no turismo, tendo alertado sobre um conjunto de investimentos primários que devem ser promovidos, sem os quais podem estar a “colocar a carroça à frente dos bois”, apontando necessidades no setor da saúde, as limitações do aeroporto internacional, a ausência de infraestruturas de saneamento básico e tratamento de águas residuais, a situação do porto de Sal Rei e dos transportes entre ilhas, que considera incapaz de responder às atuais demandas do sector turístico e comercial.

Com base nos dados estatísticos dos últimos anos, a Boa Vista é o segundo destino turístico de Cabo Verde, representando acima de 20% da oferta de camas disponíveis no país, mais de 24% de hóspedes e cerca de 34% das dormidas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Travelplan informa sobre novos requisitos de entrada em Cuba

O operador turístico Travelplan informa, em circular dirigida às agências de viagens sobre os novos requisitos de entrada em Cuba, após as autoridades cubanas terem implementado uma melhoria tecnológica no processamento do visto turístico.

Desde agosto de 2024, os clientes já não necessitam do visto em papel para fazer turismo em Cuba, dado que poderão imprimi-lo em conjunto com a declaração de entrada, atualmente também obrigatória (Portal D’Viajareros).

Assim, a Travelplan garante que fará chegar à agência o código alfanumérico (exemplo: 9PR81HZJA7) do visto do cliente (um por passageiro). A agência deverá fazer chegar este código ao cliente, dado que irá necessitar do mesmo quando preencher o formulário D’Viajeros, que por sua vez o deverá preencher com os dados pessoais, da sua viagem e acrescentar no campo correspondente o código do visto que lhe foi enviado.

Uma vez completado o formulário, ficará disponível um pdf com o código QR e o selo do visto, que o passageiro deverá mostrar no momento de check in e à sua chegada no aeroporto de Cuba. Este formulário preenche-se nas 48 horas anteriores à partida do voo.

O operador turístico comunica que o seu Call Center enviará uma nova confirmação da reserva para a agência entre sete e quatro dias antes da data de partida dos clientes para facilitar o código alfanumérico no campo das observações. “Se a reserva tiver quatro passageiros, enviaremos quatro códigos, e posteriormente será o agente de viagens que elege a que passageiro associa cada código”, indica.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Foto: Depositphotos.com
Destinos

Turismo sénior impulsiona Europa, com a Madeira em destaque

Com a população com mais de 65 anos a representar já 21% da população total na Europa, uma análise da TU Musement aponta o turismo sénior como um fator de consolidação e de dessazonalização do turismo na Europa. A Madeira está entre os destinos mais pesquisados.

O turismo sénior parece estar a consolidar o seu papel como motor de crescimento para o setor turístico europeu. De acordo com uma análise recente da TUI Musement, plataforma do grupo TUI especializada em atividades e excursões, as preferências dos viajantes com mais de 65 anos colocam alguns destinos europeus nos mais pesquisados por estes viajantes, com a Madeira a surgir entre as opções.

A análise, baseada em milhares de avaliações de experiências feitas por turistas seniores, identifica uma tendência clara: os baby boomers (entre os 55 e os 75 anos) procuram cultura, natureza e bem-estar, optando por destinos tranquilos e de qualidade fora da época alta. Uma dinâmica que contribui para mitigar a sazonalidade e diversificar a oferta turística na Europa.

A lista dos sete destinos melhor avaliados é liderada por Lárnaca (Chipre), seguida de Skiathos (Grécia), Madeira (Portugal), Cefalónia (Grécia), Sorrento (Itália), La Palma (Espanha) e Menorca (Espanha). Em todos estes destinos, as experiências mais populares entre os seniores incluem percursos na natureza, visitas culturais e excursões descontraídas, com um foco no desfrute pausado e no conforto.

Relativamente à Madeira, que atinge uma pontuação de 8,58 pontos, a análise da TUI refere que “com o seu clima ameno, paisagens deslumbrantes e ambiente tranquilo, a Madeira é um destino ideal para esta geração. Entre os destaques estão as vistas impressionantes do Cabo Girão e do Pico do Areeiro, os jardins tropicais do Monte Palace e os passeios pelas famosas levadas da ilha”.

Além de Madeira, o Algarve também se destaca no ranking elaborado pela TUI Musement, ocupando a 15.ª posição com uma pontuação média de 8,34. Entre as atividades mais bem avaliadas pelos viajantes séniores estão os passeios de barco para admirar as grutas marinhas de Carvoeiro e as excursões a cidades como Faro, Olhão, Lagos e Sagres.

De referir que na última década, a população da União Europeia com mais de 65 anos cresceu quase três pontos percentuais, representando atualmente mais de 21% do total. “Esta evolução demográfica está a moldar novas tendências no setor do turismo”, refere a análise, indicando que, “com mais tempo livre, estabilidade económica e vontade de explorar o mundo, os baby boomers continuam a desfrutar das viagens, com um interesse crescente em descobrir destinos fora da época alta, contribuindo para a dessazonalização do setor”.

A concluir a análise da TUI salienta que “as viagens fora da época alta favorecem a sustentabilidade do setor, combinando os destinos preferidos cultura, clima ameno e acessibilidade. A evolução demográfica e o envelhecimento ativo sustentam, assim, uma nova realidade turística na Europa, na qual o público sénior ganha protagonismo e transforma os calendários tradicionais do setor”.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Destinos

“Murais de Almada nas Gares Marítimas” reforçam oferta turística de Lisboa

A oferta cultural e turística de Lisboa ganha um novo destaque com a inauguração do Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um espaço dedicado à obra monumental de Almada Negreiros.

Publituris

O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um espaço dedicado à obra monumental de Almada Negreiros, inaugurado esta segunda-feira, dia 7 de abril, traz um novo destaque à oferta cultural e turística de Lisboa, num espaço onde o público terá acesso às emblemáticas pinturas murais existentes nas Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, edifícios projetados pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, inaugurados nos anos 40 do século XX.

Este novo projeto, promovido pela Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa, dá a conhecer a história das Gares Marítimas e a vida e obra de Almada Negreiros, naquele que é o maior e mais significativo conjunto de pintura mural do século XX, em Portugal.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que “abrir as Gares Marítimas à população é mais um passo na valorização do património da cidade. Com este Centro Interpretativo, lisboetas, residentes e turistas terão finalmente acesso a uma das maiores obras do modernismo português.”

Por sua vez, Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, destacou que “o Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas representa um novo capítulo na relação do Porto de Lisboa com a cidade e as suas populações, evidencia mais uma etapa do percurso de reabilitação das gares marítimas e da valorização dos murais de Almada Negreiros, e reafirma o compromisso com a preservação e promoção deste importante património histórico e cultural de Portugal”.

Localizado no piso 0 da Gare Marítima de Alcântara, o Centro Interpretativo conta com nove salas onde os visitantes podem embarcar numa viagem pela história do Porto de Lisboa, a importância da construção das Gares Marítimas e o processo criativo de Almada Negreiros na elaboração dos murais, na década de 1940.

Nas salas “Cais”, “Passagens”, “Partidas” e “Chegadas” é apresentada a história da construção das Gares de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, bem como a passagem de alguns acontecimentos históricos pelas mesmas, como a II Guerra Mundial, a emigração, a Guerra Colonial e a subsequente descolonização e regresso dos portugueses das ex-colónias.

Já as salas “O que contam as paredes”, “História mural” e “Diz que disse” são dedicadas às pinturas murais em ambas as gares, a todo o processo criativo que esteve por detrás das mesmas e às entrevistas e depoimentos de Almada durante e após a sua conclusão.

Por fim, as salas “Almada em Lisboa” e “Almada Negreiros, artista” mostram alguns dos principais momentos da vida e da obra de Almada Negreiros, bem como locais em Lisboa onde as suas obras podem ser encontradas.

No piso 1, de ambas as gares, os visitantes poderão apreciar os murais das Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde d’Óbidos, pela primeira vez abertas ao público, numa visita apoiada através de audioguia.

O restauro dos murais da Gare Marítima Rocha do Conde de Óbidos foi finalizado recentemente, através de um financiamento garantido pela World Monuments Fund, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a salvaguarda de património cultural insubstituível em todo o mundo, com um programa bianual designado World Monuments Watch que a cada edição seleciona 25 lugares em diferentes geografias com notória relevância histórico-artística.

O projeto, no montante total de 3,5 milhões de euros, foi financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Plano de Obras – Casino Lisboa, pela Associação Turismo de Lisboa e pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Reino Unido mantém liderança no turismo em Cabo Verde com mais hóspedes em 2024

O Reino Unido manteve-se como o principal país de proveniência dos turistas em Cabo Verde em 2024, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmou o recorde de 1,2 milhões de hóspedes.

Publituris

Além de continuar como o principal mercado emissor, o Reino Unido também registou a maior permanência, com uma estadia média de 5,8 noites, de acordo com o INE.

O Reino Unido representou 29,9% do total das entradas de turistas não residentes nos estabelecimentos hoteleiros, seguido pela Alemanha (12,8%), Países Baixos (11,6%) e Portugal (11,5%).

Os hotéis continuam a ser os estabelecimentos mais procurados, com 81,8% das entradas totais.

A ilha do Sal manteve-se como a mais procurada, com 58,5% das entradas, seguida pela Boa Vista (24,1%), Santiago (8,0%) e São Vicente (4,4%). As restantes ilhas somaram 4,9% das entradas.

Em 2024, os estabelecimentos hoteleiros acolheram 1.177.467 hóspedes, o que representa um aumento de 16,5% em relação a 2023.

As dormidas totalizaram 5.651.774, com um crescimento de 9,7% em comparação com o ano anterior.

Em março, o presidente do Instituto de Turismo de Cabo Verde, Jair Fernandes, já havia antecipado que o arquipélago superara a marca de 1,2 milhões de hóspedes em 2024, destacando o crescente interesse, especialmente entre os turistas europeus.

O turismo continua a ser o motor do crescimento da economia cabo-verdiana, com receitas previstas para 2024 superiores a 500 milhões de euros, o que representa mais de 70% das exportações, segundo o relatório do FMI.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Tailândia com novo Sistema de Cartão de Chegada Digital a partir de 1 de maio

A partir de 1 de maio, todos os visitantes estrangeiros devem submeter os seus dados de chegada online antes de entrar na Tailândia.

Publituris

O Departamento de Imigração da Tailândia vai lançar o novo sistema de Cartão de Chegada Digital da Tailândia (TDAC) a 1 de maio de 2025, substituindo o atual em papel para cidadãos estrangeiros. A partir dessa data, todos os visitantes estrangeiros devem submeter as suas informações de chegada eletronicamente antes de entrar na Tailândia, seja por via aérea, terrestre ou marítima.

O TDAC faz parte da transformação digital dos procedimentos de imigração do governo tailandês e é administrado pelo Departamento de Imigração da Tailândia, com o novo sistema a ter sido concebido para “agilizar o processamento nas fronteiras, reduzir a burocracia e aumentar a conveniência dos viajantes”, refere a entidade em comunicado.

O preenchimento do TDAC é obrigatório para todos os titulares de passaportes estrangeiros, incluindo turistas, viajantes de negócios e residentes de longo prazo. As exceções aplicam-se apenas a viajantes em trânsito ou transferência através da Tailândia sem passar pelo controle de imigração e àqueles que entram utilizando um Passe de Fronteira.

Os viajantes podem submeter o TDAC até três dias antes da data de chegada prevista ao país. Por exemplo, se a chegada for no dia 5 de maio, a submissão pode ser feita a partir de 2 de maio. O sistema estará disponível para submissões a partir de 28 de abril de forma a contemplar os viajantes que chegam na data de lançamento.

Os viajantes podem submeter o TDAC individualmente ou como parte de um grupo através do portal. As informações podem ser atualizadas a qualquer momento antes da viagem, sendo que os detalhes necessários incluem informações do passaporte, dados pessoais e de viagem, alojamento na Tailândia e uma declaração de saúde básica.

Os residentes estrangeiros de longo prazo ou permanentes na Tailândia devem selecionar “Tailândia” na opção “País de Residência”, que estará disponível assim que o sistema for ativado.

Os viajantes que não conseguirem completar o TDAC antes da chegada e não tiverem acesso à internet no ponto de entrada serão assistidos em pontos de ajuda designados localizados nos postos de controlo de imigração. Esta assistência destina-se apenas a circunstâncias excecionais. Todos os viajantes são fortemente incentivados a completar o TDAC online antecipadamente para evitar atrasos e reduzir o congestionamento nos pontos de entrada.

De referir que o formulário encontra-se disponível no site oficial do Departamento de Imigração em https://tdac.immigration.go.th

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa conquista prémio

O Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa acaba de ser distinguido com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, na categoria “Projetos de Promoção Turística” no distrito, reconhecimento que surge após rigoroso processo de avaliação que envolveu 4.407 consumidores e a análise de duas marcas concorrentes.

Publituris

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação dos utilizadores com produtos, serviços e marcas, identificando e distinguindo o que Portugal tem de melhor, região a região. A metodologia de avaliação é completa e rigorosa, utilizando diferentes técnicas de testes e estudos de mercado, adaptados a cada categoria e implementados por empresas especializadas.

No caso da categoria “Projetos de Promoção Turística”, os testes realizados consistiram em inquéritos de satisfação a clientes, complementados por estudos de mercado à marca, que avaliaram a confiança e inovação. O Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa destacou-se pela sua excelência, alcançando uma classificação global de 8,24, superando a concorrência.

Eduardo Jesus, presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, realçou que “este reconhecimento é o reflexo do nosso compromisso em promover a Região como um destino turístico ímpar, oferecendo serviços de alta qualidade e informações precisas para garantir uma experiência enriquecedora a todos os visitantes”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.