Aviação

Czech Airlines mantém voos Lisboa-Praga no Inverno

Preços começam nos 170,88 euros para voos de ida e volta, com taxas incluídas.

Publituris
Aviação

Czech Airlines mantém voos Lisboa-Praga no Inverno

Preços começam nos 170,88 euros para voos de ida e volta, com taxas incluídas.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Destinos
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição Digital
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Aviação
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Aviação
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
Destinos
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Aviação
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Meeting Industry
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Enoturismo
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Análise

A companhia aérea Czech Airlines vai manter a actual operação Lisboa-Praga também no Inverno 2017/2018, informou esta quinta-feira, 13 de Julho, a Aviateam, representante da companhia aérea em Portugal.

A Czech Airlines mantém a operação com quatro voos semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos, operados em aviões Airbus A319 , cujos preços começam nos 170,88 euros para voos de ida e volta, com taxas incluídas.

PUB

Os voos da Czech Airlines para o Inverno estão já disponíveis nos sistemas de reservas.

PUB
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Destinos
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição Digital
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Aviação
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Aviação
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
Destinos
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Aviação
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Meeting Industry
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Enoturismo
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Análise
Foto crédito: Depositphotos.com
Aviação

Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp

A AirHelp estima que, no primeiro trimestre do ano, os atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais tenham afetado perto de dois milhões de passageiros, o que representa um aumento de 13% em comparação com o ano anterior. 

Publituris

A AirHelp estima que, no primeiro trimestre do ano, os atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais tenham afetado perto de dois milhões de passageiros, o que representa um aumento de 13% em comparação com o ano anterior.

De acordo com um novo relatório da empresa especialista na defesa dos passageiros aéreos, “durante os primeiros três meses do ano, mais de seis milhões de passageiros apanharam um voo a partir de um aeroporto português”, tendo a grande maioria das ligações aéreas, cerca de 70%, sido efetuadas à hora prevista.

No entanto, cerca de dois milhões de pessoas sofreram alguma perturbação no seu voo e, “embora na maioria dos casos se tratasse de atrasos menores e não dessem origem a uma compensação financeira, perto de 114 mil pessoas encontram-se elegíveis para receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do seu voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso de um voo anterior”.

A AirHelp diz que, comparando com o mesmo período do ano passado, “verifica-se uma redução do número de voos e de passageiros”, uma vez que, nos três primeiros meses de 2025, registaram-se cerca de 47 mil voos contra 48 mil em 2024, o que significa menos 2% de voos e menos 4% de passageiros.

Apesar deste declínio, a taxa de perturbações de voos aumentou cerca de 13% em comparação com o ano anterior”, acrescenta a AirHelp, que diz também que “os passageiros com direito a indemnização aumentaram consideravelmente (48%)”, passando de de 75 mil em 2024 para quase 113 mil em 2025, o que se deveu “a um aumento dos voos com atrasos superiores a três horas”.

Aeroporto de Lisboa regista maioria dos atrasos

O relatório da AirHelp mostra também que a TAP foi a companhia aérea a operar em Portugal que registou a maioria dos atrasos, uma vez que, dos mais de dois milhões de passageiros transportados pela companhia aérea nacional até março, 38% registou alguma agitação com mais de 41 mil destes passageiros a estarem elegíveis para uma compensação financeira.

De seguida, surge a Ryanair, que transportou mais de um milhão de passageiros no primeiro trimestre, dos quais, refere a AirHelp, “apenas 26% dos passageiros sofreu alguma perturbação no seu voo”, pelo que pouco mais de sete mil têm direito a compensação financeira.

No que diz respeito a aeroportos, o destaque volta a recair em Lisboa, que se manteve como o aeroporto que registou “mais perturbações nos seus voos”, com 40% dos voos a registar algum atraso ou a ser cancelado, o que resulta em 39,5% dos passageiros aéreos a verem alguma perturbação nos seus voos.

Já o Aeroporto de Faro teve 84,5% dos voos sem qualquer perturbação, enquanto o Aeroporto do Porto registou 80% dos voos sem perturbações, pelo que 80,2% dos passageiros desta infraestrutura registaram “um voo tranquilo”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Foto: Depositphotos.com
Aviação

Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo

Segundo um relatório da empresa de consultoria e gestão Oliver Wyman, a procura de transporte aéreo continua a crescer a um ritmo sem precedentes, mas a produção de novas aeronaves não acompanha o mesmo ritmo, o que constitui um desafio para o setor da aviação comercial em todo o mundo.

Publituris

A frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, passando de um crescimento de 5.475 aeronaves em 2025 para 6.956 unidades na próxima década, apurou o relatório ‘Global Fleet And MRO Market Forecast 2025-2035’, da Oliver Wyman, cujos resultados foram divulgados esta quinta-feira, 10 de abril.

“A aviação comercial na Europa Ocidental encontra-se numa fase de crescimento sustentado, com uma previsão de aumento de 27% na sua frota até 2035, o que representa um crescimento de 5.475 aeronaves em 2025 para 6.956 unidades na próxima década”, avança a empresa de consultoria e gestão, em comunicado.

Segundo este estudo, que analisa as tendências do setor e oferece uma perspectiva a 10 anos sobre a evolução da frota de transporte aéreo comercial e as suas implicações no mercado de manutenção, reparação e revisão (MRO), na próxima década, o total de aeronaves comerciais vai passar de 29.000 em 2025 para 38.300 em 2035, com um crescimento anual de 2,8%.

O relatório realça, no entanto, que as limitações na produção de novas aeronaves e os problemas na cadeia de fornecimento estão a resultar num “atraso recorde nas entregas, dificultando a capacidade do setor de satisfazer a crescente procura”.

“Esta situação agrava-se pela escassez de mão-de-obra, que obriga a prolongar os tempos de manutenção e reparação, especialmente em regiões como a Europa Ocidental e a América do Norte”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Carlos García Martín, sócio de Transporte e Serviços e especialista em Aviação da Oliver Wyman, “o envelhecimento da frota, a escassez de mão-de-obra qualificada e as limitações na cadeia de fornecimento, aliados a uma forte procura de transporte aéreo, estão a gerar grandes desafios no setor aeronáutico”, motivo pelo qual, para sustentar o seu crescimento a longo prazo, “a indústria terá de implementar estratégias inovadoras que promovam uma maior eficiência operacional”.

De facto, a procura de transporte aéreo continua a crescer a um ritmo sem precedentes, mas a produção de novas aeronaves não acompanha o mesmo ritmo, uma vez que, atualmente, a carteira de encomendas ultrapassa as 17.000 unidades, o valor mais alto registado, pelo que, com o ritmo atual de fabrico, “esses pedidos levarão 14 anos a ser entregues, o dobro do tempo que as companhias aéreas tinham de esperar antes de 2019”.

“Desde 2018, quando a indústria alcançou um recorde de mais de 1.800 aeronaves fabricadas, a produção caiu significativamente. Em 2024, foram entregues menos de 1.300 unidades novas, o que representa uma redução de 30% face a seis anos antes, apesar de o número de passageiros ter atingido os 4.800 milhões em 2024, com previsão de ultrapassar os 5.000 milhões em 2025. Além disso, os passageiros por quilómetro transportado (RPK) aumentaram quase 4% em comparação com os níveis máximos de 2019”, refere o relatório.

A falta de renovação da frota também tem estagnado as melhorias na eficiência de combustível, que em 2024 não registaram avanços, ao contrário dos aumentos anuais de 1,5% a 2% observados nos anos anteriores.

“Estima-se que, a nível mundial, a produção anual de aviões será inferior às entregas até 2030, o que deverá gerar um défice de 2.000 aeronaves. Além disso, a idade média das aeronaves em serviço aumentou de 12,5 anos em 2023 para 13,4 anos em 2024, e projeta-se que atinja os 24 anos em 2035. Estes atrasos não afetarão apenas a rentabilidade das companhias aéreas, mas também aumentarão os custos de manutenção, reparação e operações”, considera a Oliver Wyman.

Contudo, o envelhecimento da frota, os problemas de durabilidade em aviões e o surgimento de motores de nova geração, assim como a crescente procura de manutenção estão a beneficiar o setor de manutenção, reparação e revisão (MRO), que deverá atingir 119.700 milhões de dólares este ano, impulsionado pela necessidade de manter operativas aeronaves mais antigas.

“Até 2035, espera-se que o setor MRO cresça a uma taxa composta de 2,7%, alcançando os 156.800 milhões de dólares, um aumento de 31% em relação a 2025”, acrescenta o relatório da Oliver Wyman.

Na Europa Ocidental, estima o relatório, o mercado MRO crescerá significativamente, passando de 25.000 milhões de dólares em 2025 para 30.000 milhões em 2035, impulsionado principalmente pela procura de manutenção de motores, que aumentará de 12.600 milhões em 2025 para 14.000 milhões em 2035.

Apesar destes desafios, a aviação comercial continua a ser um pilar-chave da economia global, pelo que a “expansão da frota, o crescimento do mercado MRO e a adaptação das companhias aéreas aos novos desafios operacionais serão fundamentais para garantir a competitividade do setor nos próximos anos”.

“Neste contexto, enquanto os mercados emergentes continuam a sua expansão, as regiões mais maduras terão de se concentrar na modernização das suas frotas e na otimização da eficiência operacional para enfrentar as exigências de um mercado em transformação”, conclui a informação divulgada.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa

A distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

Publituris

A TAP recebeu esta quarta-feira, 9 de abril, o prémio das revistas PAX International e PAX Tech de Best Overall Passenger Experience na Europa, distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e que foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

“Anualmente, a PAX convida os seus leitores e o setor da aviação a participar nos PAX Readership Awards, que pretendem distinguir as realizações das companhias aéreas em áreas como o serviço de catering, a inovação na área do entretenimento a bordo, a conectividade, a oferta em termos de lugares e tem em conta a experiência do passageiro no setor”, explica a TAP, em comunicado.

Segundo Jane Hobson, diretora das revistas PAX, estes prémios “são mais do que um simples reconhecimento; são um reflexo da forma como a indústria continua a evoluir e a exceder as expectativas dos passageiros”.

Já Robynne Trueman, editor da área de Business das revistas, acrescenta que “o que torna estes prémios tão especiais é o facto de serem orientados pelas pessoas que experimentam estas inovações em primeira mão”, ou seja, os leitores das revistas PAX International e PAX Tech.

Recorde-se que, em 2024, a TAP Air Portugal recebeu o prémio da PAX International na categoria de Best Cabin Interior Passenger Experience e, na categoria Outstanding Food Service by a Carrier, nas edições de 2019, 2020, 2022 e 2023.

As revistas PAX, do grupo Paramount Publishing Inc., dedicam-se ao setor da aviação e são publicadas cinco vezes por ano.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

Publituris

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

“O Boeing 787 #Dreamliner fez no passado dia 6 de Abril o seu primeiro voo comercial, rumo a Joanesburgo”, lê-se numa nota informativa divulgada pela companhia aérea angolana.

Com capacidade para transportar 313 passageiros em três classes de bordo, concretamente Economy, Premium Economy e Business, o novo aparelho da TAAG é um “moderno avião”, que se destaca pela eficiência e pelo conforto oferecido aos passageiros.

De acordo com a TAAG, o aparelho estreou-se na rota de Jonesburgo, sendo que, acrescenta a transportadora aérea angolana, “em breve novas rotas do 787 serão anunciadas”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

easyJet alarga período de reservas na campanha de descontos que assinala 10 anos da base no Porto

A campanha de descontos da easyJet que assinala os 10 anos da base da companhia aérea no Porto está em vigor para viagens entre 28 de abril e 30 de junho. As reservas devem ser realizadas até 16 de abril.

Publituris

A easyJet anunciou que a campanha de descontos que lançou para assinalar o 10.º aniversário da sua base no Porto vai ter um período mais alargado, sendo agora possível viajar entre 28 de abril e 30 de junho.

“A companhia aérea lança uma campanha exclusiva com tarifas só de ida com até 10% de desconto em voos selecionados. Esta oferta especial estará disponível para 5 mil lugares em reservas efetuadas até 16 de abril”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Recorde-se que a easyJet abriu a sua base do Porto há 10 anos, permitindo que a companhia aérea desempenhasse um “papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus”.

“Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região”, acrescenta a easyJet, num comunicado enviado à imprensa.

Este verão, a easyJet vai disponibilizar quase 30 rotas de e para o Porto, incluindo destinos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza, representando uma capacidade de mais de dois milhões de passageiros durante este período.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Hahnair adiciona oito companhias aéreas à sua rede

Nos primeiros três meses de 2025, a Hahnair, empresa que atua no mercado de distribuição no setor de aviação, juntou oito novas companhias aéreas à sua rede.

Publituris

Air Rarotonga (Ilhas Cook), EuroAtlanticAirways (Portugal), Eurowings (Alemanha), My Freighter (Uzbequistão), Wideroe (Noruega), Aero Dili (Timor Leste), LIAT 20 (Antígua e Babuda) e BermudAir (Bermudas), são as novas oito companhias aéreas que a Hahnair, especialista em distribuição, adicionou à sua lista de mais de 350 companhias aéreas no primeiro trimestre de 2025.

Com esta extensa infraestrutura de tecnologia, a Hahnair permite que suas companhias aéreas parceiras vendam bilhetes através de mais de 100.000 agências de viagens em 190 mercados.

“Este crescimento é uma prova do valor que as companhias aéreas podem obter com uma parceria com a Hahnair”, refere Adriana C. Carrelli, vice-presidente de negócios para companhias aéreas.

Kimberley Long, vice-presidente de distribuição de agências da Hahnair, destaca ainda “uma variedade de opções adicionais de emissão de bilhetes” que a empresa, pertencente 100% ao Grupo Hahnair, uma corporação internacional com sede em Dreieich, perto de Frankfurt (Alemanha), disponibiliza. “Com acesso fácil a milhões de voos no stock de bilhetes HR-169 da Hahnair, garantimos o crescimento dos negócios para as agências de viagens parceiras, ao mesmo tempo em que os apoiamos por meio da nossa central de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, serviço de reembolso gratuito e proteção contra insolvência gratuita em cada bilhete”, acrescenta Long.

Assim, Air Rarotonga (Ilhas Cook), EuroAtlanticAirways (Portugal), Eurowings (Alemanha), My Freighter (Uzbequistão), Wideroe (Noruega), estarão disponíveis em GDSs selecionados com seu próprio código IATA, enquanto Aero Dili (Timor Leste), LIAT 20 (Antígua e Babuda) e My Freighter (Uzbequistão) estarão disponíveis em todos os principais GDSs com o código X1. Já BermudAir (Bermudas) estará disponível em todos os principais GDSs com o código H1.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional

O novo aeroporto internacional vai custar 500 milhões de reais, será construído na cidade de Olímpia (estado de São Paulo – Brasil), e promete impulsionar o turismo e transformar a economia da região. A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2025.

Publituris

O estado de São Paulo está prestes a ganhar um novo aeroporto internacional, que promete revolucionar o turismo e a economia do interior paulista.

Com um investimento inicial de 500 milhões de reais, o Aeroporto Internacional do Norte Paulista será construído em Olímpia (SP), um dos principais destinos turísticos do estado, localizado a cerca de 450 km de São Paulo, uma viagem de pouco mais de 5 horas de carro.

A nova infraestrutura será instalada numa de 200 hectares, a aproximadamente 20 km do centro de Olímpia, garantindo fácil acesso através de rodovias estratégicas.

A localização foi escolhida para otimizar a conectividade aérea da região, facilitando a chegada de turistas e impulsionando o desenvolvimento económico.

A expectativa é que o aeroporto, que será gerido pela Infraero, eleve Olímpia a um novo patamar como destino turístico, facilitando a chegada de voos comerciais e possivelmente de companhias internacionais. Atualmente, recebe cerca de 4 milhões de turistas por ano, número que deve aumentar para 5 milhões até o final de 2025.

O município já se destaca no setor de turismo, contando com 54 operadoras de turismo e mais de 80 unidades de alojamento, totalizando 34 mil camas disponíveis.

A construção do Aeroporto Internacional do Norte Paulista será financiada através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo os recursos necessários para a implantação da infraestrutura. O investimento inicial é de 500 milhões reais, valor que pode ser ampliado conforme o andamento das obras e a necessidade de melhorias estruturais.

Segundo a autarquia de Olímpia, a expectativa é iniciar as obras do Aeroporto Internacional de Olímpia ainda no primeiro semestre de 2025. Se tudo der certo e não houver nenhum atraso, a inauguração será no ano seguinte, no primeiro semestre de 2026.

O terminal terá uma área de 2 milhões de metros quadrados. Com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, o aeroporto deve atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano, podendo receber aviões de grande porte, com um pátio de aeronaves de 200 metros para estacionar, simultaneamente, até seis aviões tipo Boeing ou Airbus.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines

Para a distribuição global das suas rotas, a companhia aérea espanhola Euroairlines acaba de celebrar um acordo de emissão de bilhetes interline com a Azores Airlines.

Publituris

Ao abrigo deste acordo, a Azores Airlines, que voa para 25 destinos nacionais e internacionais, terá acesso ao ecossistema de agências de viagens, OTA, agregadores e consolidadores em mais de 60 países onde a Euroairlines está presente, através da placa IATA Q4-291 da Euroairlines.

Refira-se que, atualmente, a Azores Airlines conecta o arquipélago dos Açores a oito países da África, Europa e América do Norte. Especificamente, a companhia aérea voa para cidades como Milão, Paris, Nova Iorque, Boston e Toronto, entre outras, com uma frota que inclui aviões Airbus A320ceo, A320neo, Airbus A321neo e Airbus A321LR, equipados com assentos de classe executiva e económica.

“A Azores Airlines consolidou-se como uma companhia aérea de referência na região do Atlântico Norte, e a Euroairlines fornecerá canais adicionais de distribuição para reforçar ainda mais esse posicionamento”, afirma Antonio López-Lázaro, CEO do Grupo Euroairlines.

Já Sandro Raposo, Chief Commercial Officer do Grupo SATA, sublinha que esta aliança reforçada com a Euroairlines ampliará as capacidades de distribuição da Azores Airlines, “permitindo-nos aceder a mercados e clientes que antes eram inalcançáveis”, para avançar que “prevemos que essa maior visibilidade da oferta da nossa companhia aérea, que inclui voos diretos das principais cidades europeias para os Açores e conexões convenientes para a América do Norte, impulsionará um crescimento maior no número de passageiros”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance

A companhia aérea italiana ITA Airways, depois de ter sido parcialmente adquirida pelo grupo alemão Lufthansa, foi autorizada a iniciar a sua integração na Star Alliance.

Publituris

Em comunicado, o presidente executivo da Star Aliance, Theo Panagiotoulias, adiantou que espera que “a ITA Airways se junte à rede Star Alliance como membro de pleno direito no início de 2026”.

Após a integração da companhia aérea italiana, a Star Alliance vai ser composta por 26 companhias aéreas, incluindo a TAP, e abranger 18.000 voos diários de ligação entre 192 países.

O Grupo Lufthansa, que inclui também a Germanwings, a Swiss, a Austrian Airlines e a Brussels Airlines, detém uma participação de 41% na ITA Airways (Italia Trasporto Aereo), que vai acrescentar 360 voos diários à rede da aliança global.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Aeroporto Internacional de Doha inaugura novas áreas de embarque

Os novos e modernos terminais D e E do Aeroporto Internacional de Hamad (Dhoa – Qatar) concluídos antes do previsto, vão aumentar a capacidade anual de passageiros para mais de 65 milhões.

Publituris

O projeto de ampliação, que teve início em 2018, foi agora concluído com a abertura das áreas de embarque D e E, marcando o culminar do ambicioso plano de desenvolvimento do aeroporto. Este marco representa a fase final de um percurso transformativo iniciado em 2022 com a inauguração do Orchard, um jardim tropical interior de seis mil metros quadrados.

As novas áreas de embarque integram-se perfeitamente no terminal existente, introduzindo tecnologia de ponta e instalações melhoradas para satisfazer a crescente procura dos passageiros. O terminal tem agora 842 mil metros quadrados – um aumento de 14% – enquanto o acréscimo de 17 novas portas de contacto com aeronaves aumenta o total para 62, quase 40% mais do que anteriormente, assegurando maior conectividade, operações simplificadas e reduzindo significativamente os transferes de autocarro.

As novas áreas possuem sistemas de autoembarque de última geração, simplificando o processo de embarque para uma viagem mais rápida e eficiente. A tecnologia inteligente permite uma verificação rápida dos documentos, reduz os tempos de espera e assegura transições descomplicadas do terminal para o avião.

A expansão do Aeroporto Internacional de Hamad com os dois novos terminais reforça significativamente a conectividade tanto para os passageiros como para as companhias aéreas. Com o aumento da capacidade das portas de embarque e a otimização das operações de voo, o aeroporto pode acomodar um maior número de companhias aéreas internacionais e oferecer rotas mais diretas para os principais destinos a nível mundial.

A expansão dá prioridade ao conforto e à conveniência dos passageiros, oferecendo instalações melhoradas para satisfazer as diversas necessidades dos viajantes. A experiência de lazer é reforçada através de uma seleção mais vasta de lojas de retalho de referência e de marcas de restauração com presença global, ao mesmo tempo que os assentos são concebidos de forma ergonómica. Com a expansão D&E, a Qatar Duty Free apresenta mais de 10 novos pontos de venda de alimentos e bebidas, aumentando o espaço de venda a retalho do aeroporto em 2.700 metros quadrados. Esta iniciativa consolida ainda mais a posição do Aeroporto Internacional de Hamad como um polo de inovação, um destino de classe mundial para compras, refeições e experiências.

Refira-se que o Aeroporto Internacional de Hamad continua a ser um líder na aviação sustentável, com as áreas de embarque D e E concebidas para cumprir a certificação GSAS 4-Star Design & Build e com o objetivo de obter a certificação LEED Gold. O desenvolvimento incorpora sistemas energeticamente eficientes, soluções inovadoras de gestão da água e estratégias otimizadas de conforto térmico, reforçando o alinhamento do aeroporto com os objetivos globais de sustentabilidade.

A acessibilidade é um objetivo central, com princípios de design universal que garantem uma experiência perfeita para todos os viajantes. Características como loops de audição, percursos sem barreiras, áreas de assento espaçosas e serviços de assistência dedicados sublinham o compromisso do aeroporto em proporcionar um ambiente a pensar no viajante.

Esta abertura assinala a fase final da ampliação mais alargada do Aeroporto Internacional de Hamad, que introduziu várias melhorias marcantes. No centro desta transformação está o Orchard, um jardim tropical interior que redefine a experiência do passageiro com o seu ambiente sereno e beleza natural.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.