Alicante quer Portugal nos oito principais mercados turísticos internacionais
Turismo de Alicante está a promover destino em Lisboa e espera que voos da TAP, a partir de 10 de Junho, aumentem o número de turistas portugueses na cidade.

Inês de Matos
LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP
Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
O mercado português ocupa a 12.º posição entre os principais emissores de turistas internacionais para a cidade de Alicante, em Espanha, mas deverá subir para o oitavo lugar com a abertura dos voos da TAP, a 10 de Junho, segundo Eva Montesinos, conselheira de Turismo da Câmara Municipal de Alicante.
“No ranking de visitantes internacionais, Portugal alcança o 12.º lugar. O objectivo é que passe para os oito primeiros. Esperamos aumentar o número de visitantes portugueses, apoiando-nos nos novos voos que vão existir entre Lisboa e Alicante”, revelou a responsável ao Publituris.
Eva Montesinos considera que os voos da TAP vão “sem dúvida possibilitar um maior fluxo de procura e abrirão o destino para outros produtos do mercado português”, sendo também uma oportunidade para “captar um maior espectro dentro do mercado turístico”, a exemplo do segmento de congressos e eventos, que sempre “transmitiu a necessidade de uma conexão aérea entre Alicante e a capital lusa”.
De forma a atingir este objectivo, o Turismo de Alicante e da Costa Branca está a promover o destino em Lisboa, levando a cabo uma série de iniciativas que vão dar a conhecer a oferta turística da cidade e da região, trazendo até à capital portuguesa as típicas Festas de São João e as Hogueras, um dos principais cartazes turísticos de Alicante.
“As Hogueras são uma festa de interesse turístico internacional, muito conhecidas pela sua espectacularidade e valor artístico. É um dos nossos principais cartazes, reflecte a identidade da cidade de Alicante”, explica Eva Montesinos.
Além das iniciativas de cariz cultural, Alicante conta com vários outros atractivos, com Eva Montesinos a destacar as praias, a gastronomia e a oferta desportiva, como o golfe ou os desportos náuticos, a exemplo da Volvo Ocean Race, que, este ano, vai ter partida de Alicante.