Governo aprova plano para transformar Fortaleza de Peniche em museu
Plano de recuperação prevê um investimento de 3,5 milhões de euros, incluindo a reabilitação da Fortaleza de Peniche e a primeira fase de instalação do museu.
Inês de Matos
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
O Governo aprovou esta quinta-feira, 27 de Abril, a “resolução que determina a elaboração de um plano de recuperação da Fortaleza de Peniche para instalação de um museu nacional dedicado à luta pela liberdade e pela democracia”, informou o Conselho de Ministros.
Segundo o comunicado enviado à imprensa, a intervenção prevista para a Fortaleza de Peniche visa “proteger e preservar a integridade de um monumento de importância única na história recente de Portugal”, preservando o papel do monumento “enquanto símbolo de resistência, de luta pela liberdade, de solidariedade e de cultura”.
O plano de recuperação prevê um investimento de 3,5 milhões de euros, valor que vai suportar os trabalhos de “conservação e restauro da fortaleza e da frente abaluartada, bem como os custos da primeira fase de instalação do museu”.
De acordo com o Conselho de Ministros, este projecto de recuperação enquadra-se na estratégia do XXI Governo para a valorização do território, com enfoque na reabilitação do património cultural, cujo investimento público totaliza até à data 106 milhões de euros, a aplicar em 121 projectos já aprovados.
Recorde-se que a Fortaleza de Peniche está classificada como monumento nacional e é um símbolo da luta contra o Estado Novo e pelos valores da democracia, tendo funcionado como prisão política para os opositores ao regime.