Momondo cresce 105% no mercado português – c/ vídeo
Direccionada para um público jovem, a Momondo tem crescido de forma exponencial em Portugal. O Publituris falou com Fábio Pereira, marketing manager da marca.
Ângelo Delgado
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Fábio Pereira é o novo marketing manager da Momondo para o mercado português. A empresa tem sede em Copenhaga, Dinamarca, mas o responsável fez uma curta visita a Portugal. Nessa pequena janela, sentou-se com o Publituris e explicou como tem sido a evolução da companhia no mercado nacional. A conversa, aliás, começou exactamente por aí.
“Estamos apenas há três anos em solo português – a Momondo tem 10 – e um em cada cinco portugueses reconhece-nos como um website de viagens”, começa, para depois avançar com os objectivos a curto/médio prazo. “Em termos globais, queremos atingir 300 milhões de visitas até final do ano e 175 milhões de euros em receitas”.
Do mundo para Portugal, Fábio sublinha que o mercado nacional tem tido um “crescimento exponencial”. “Os números portugueses são ainda mais impressionantes: até Agosto – desde Janeiro deste ano – crescemos mais de 105% relativamente ao período homólogo de 2015. Se recuarmos mais um ano, para 2014, iremos observar uma evolução positiva na ordem dos 257%”, afirma.
Questionado sobre as razões de tanto sucesso em apenas três anos, o novo marketing manager da Momondo lembra que se trata de “um serviço 100% digital, gratuito, independente, sem vendas e onde a prioridade passa por mostrar o mais barato, rápido e o melhor”.
Já em comparação com outros motores de busca existentes no mercado, Fábio Pereira destaca o facto de a Momondo “ter simplificado um mercado que é complexo”. “A nossa aplicação bem como o site são muito transparentes naquilo que é o preço que o utilizador está a pagar por cada tipo de produto”. Ainda no campo das vantagens: “ajudamos os utilizadores a poupar, temos um alerta de preços, a pesquisa pode ser pessoal o que torna a experiência mais adequada a cada user e a experiência do utilizador é muito boa tanto na nossa aplicação como nos websites”.
A Momondo tem ainda um portfólio de milhares de agências de viagens e de companhias aéreas para comparação de preços, facto que, de acordo com Fábio, “permite mostrar as opções mais favoráveis em muitas das rotas que são pesquisadas pelos utilizadores nacionais”. Já sobre a maioria das pesquisas dos portugueses, a preferência recai em cidades europeias, com destaque para Paris, Madrid, Amesterdão e Londres. Funchal e Ponta Delgada são os destinos de eleição no país.
O marketing manager aproveita o tema para aprofundar um pouco mais as conclusões do estudo feito pela Momondo. “Percebemos que os turistas portugueses gostam bastante de cidades europeias e de destinos de praia e escolhem locais que sejam abrangidos por companhias aéreas low-cost. O preço é uma componente muito importante neste processo”.
A finalizar, Fábio Pereira destaca aquela que considera ser a área que mais deverá crescer a curto prazo. “Os conteúdos, sem dúvida! Começámos com um núcleo que os desenvolvia a nível global, mas agora pretendemos desenvolvê-los numa óptica de relevância para os utilizadores portugueses. Queremos que se sintam inspirados e mais próximos daquilo que estamos a desenvolver a nível de conteúdos”.