Ministro da Economia: “Se tudo está a correr bem, é possível fazer melhor”
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, elogiou o Turismo em Portugal e quem nele trabalha. Os bons números do sector são, segundo o governante, “responsabilidade de todos”.

Ângelo Delgado
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
“O Turismo em Portugal está a viver um bom momento e o seu melhor ano de sempre: número recorde de turistas com um aumento na ordem dos 10%, crescimento de 16% nos proveitos, novos mercados a ganharem robustez e 55 novas ligações aéreas”. Começou assim o discurso de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, durante a Gala dos Portugal Publituris Travel Awards 2016.
O governante mostrou a sua satisfação pelo momento que a indústria atravessa e aproveitou para elogiar o sector e os portugueses que ”diariamente são a cara que recebe milhares de turistas”. “O mérito deste crescimento é, essencialmente, do sector privado e de todos os portugueses que muito bem recebem quem nos visita. O mérito é, obviamente, daqueles que investiram antes da crise, durante a crise e que tornam melhor o nosso país com a sua capacidade de trabalho”.
O titular da pasta da Economia alertou, ainda assim, “para a necessidade de manter a exigência e a responsabilidade em todos os que trabalham o sector”, acrescentando a formação como um dos pilares para assegurar a continuação dos bons resultados. “Apostamos e investimos na formação, pois recebemos cada vez mais turistas e temos que ter uma capacidade de resposta maior”.
Manuel Caldeira Cabral falou também do projecto “Portugal, destino wifi”, que “trará ligações wireless em todos os centros históricos do país” e da necessidade em “combater a sazonalidade com o turismo de negócios e congressos através da promoção”.