Projecto inédito que alia nostalgia e turismo avança no Alqueva
Para a Genuineland – Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, este novo produto pode ser “mais uma saída para compensar a sazonalidade”.

Tiago da Cunha Esteves
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Nostalgia e turismo. É essa a receita que a Genuineland – Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo tem para dinamizar o turismo não apenas na região, mais concretamente no Alqueva, mas em todo o País. Nesse sentido, já estão a ser preparados pacotes na Reserva Dark Sky Alqueva “que procurem as raízes dos turistas” norte-americanos, em particular, além de um site exclusivamente dedicado a este segmento. Todas as novidades serão dadas a conhecer em Janeiro do próximo ano, mês em que arranca a comercialização dos pacotes.
“Estamos a falar de um produto muito específico, mas que, sendo bem trabalhado, pode ser mais uma saída para compensar a sazonalidade. Tem grandes potencialidades”, disse a presidente da Genuineland, Apolónia Rodrigues, na apresentação do projecto, esta segunda-feira, em Lisboa. “A ideia é tornar as pessoas únicas, nas suas férias, com experiências que surpreendam pelas ligações às suas raízes”, acrescentou.
Simultaneamente, também estão a ser pensadas campanhas de marketing direccionadas para produtores de filmes, de música e editoras, para introduzir parte do produto nesses meios de divulgação.
Até ao momento, 20 pequenas unidades de turismo rural no Alqueva estão já a trabalhar com a Genuineland neste projecto. De acordo com Apolónia Rodrigues, estima-se que, no primeiro ano de arranque do projecto, a procura pelas casas associadas aumente entre os 10 e os 15%. O alargamento do projecto a outras regiões vai depender dos testes no Alentejo.
Investigação científica sustenta projecto
Esta temática da nostalgia começou a ser seguida pela Genuineland há quatro anos, depois de um estudo para tese de doutoramento levado a cabo pela investigadora Áurea Rodrigues. O objectivo era “verificar que a nostalgia apresenta-se como um factor bastante relevante para levar os turistas norte-americanos a resolverem os constrangimentos que têm para viajarem e visitarem destinos rurais na Europa”. Assim, o mercado norte-americano vai ser um dos principais ‘alvos’ deste projecto, mas não só, já que se pretende alargar a outros mercados estrangeiros.
Mas qual é a definição de nostalgia que está na base deste estudo e projecto? “A nostalgia pode advir de experiências pessoais vividas pelo turista anteriormente no destino, através do contacto com familiares e amigos ou através de fotos e meios de mass media como filmes, programas de televisão e revistas”, explica a investigadora.
No estudo foram feitos questionários a residentes nos EUA que viajavam para zonas rurais de Itália (Toscânia) e para Portugal. No caso dos visitantes que viajam para Portugal, verificou-se que “fazem mais viagens de retorno às origens e têm tendência para serem mais nostálgicos do que os que estavam a viajar para Itália”.
“Sempre fomos um país emissor de emigrantes e nada disto está explorado a nível nacional, em termos de relação entre a nostalgia e o turismo”, sustenta a presidente da Genuineland.