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Hoteis Heritage com ofertas de golfe

De 1 de Novembro a 28 de Fevereiro 2013, quem escolher uma das cinco unidades do grupo terá direito a Green Fees Grátis nos Campos de Golfe Ribagolfe I e II.

Carina Monteiro
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De 1 de Novembro a 28 de Fevereiro 2013, quem escolher uma das cinco unidades do grupo terá direito a Green Fees Grátis nos Campos de Golfe Ribagolfe I e II.

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Os Hotéis Heritage Lisboa convidam todos os apaixonados pelo golfe a ficarem alojados nas suas unidades e a usufruírem de voltas gratuitas.

De 1 de Novembro a 28 de Fevereiro 2013, quem escolher uma das cinco unidades do grupo – As Janelas Verdes, Heritage Av Liberdade Hotel, Hotel Britania, Hotel Lisboa Plaza e Solar Do Castelo – terá direito a Green Fees Grátis nos Campos de Golfe Ribagolfe I e II.

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A oferta abrange todos os dias úteis da semana e é extensível a todos os clientes dos Hotéis Heritage que se hospedem pelo menos 2 noites numa das unidades da cadeia de charme nacional.

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Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas

A Atriis, empresa de soluções tecnológicas para o setor de viagens, e a Globalis Viagens e Eventos Corporativos Portugal, TMC (Travel Management Company) especializada na gestão de viagens e eventos corporativos, acabam de firmar uma parceria estratégica com vista a transformar a gestão de viagens corporativas.

Esta colaboração com a Globalis reforça a missão da Atriis de revolucionar a gestão de viagens corporativas através de uma plataforma que promove mais eficiência, poupança e qualidade de serviço para clientes empresariais em todo o mundo.

Com a integração da Atriis, a Globalis fortalece a sua capacidade de oferecer aos viajantes corporativos uma solução que otimiza o acesso a conteúdos, o controlo de custos e a conformidade com políticas corporativas.

A plataforma da Atriis equipa a Globalis com funcionalidades robustas de gestão de viagens, concebidas para melhorar a eficiência e impulsionar poupanças significativas para os seus clientes empresariais.

Entre os principais benefícios desta adesão contam-se a agregação de conteúdo e integração NDC através do acesso a uma gama mais ampla de tarifas para além das soluções tradicionais baseadas em GDS, garantindo opções de viagem mais competitivas, a autonomia de reserva e controlo de políticas com ferramentas intuitivas de self-booking que mantêm a conformidade com as políticas de viagem das empresas, poupança e negociação com fornecedores, que permite controlo de custos mais eficaz através do contacto direto com fornecedores e oportunidades acrescidas de poupança, bem como a gestão de viagens orientada por dados, com relatórios avançados e análises que apoiam decisões mais inteligentes e maior conformidade com políticas internas.

Há ainda outras vantagens como a colaboração global e acessibilidade multimercado, através de uma solução escalável que facilita a gestão de viagens em vários mercados, possibilitando ganhos de produtividade e eficiência, possibilitando processos de reserva mais rápidos e fluxos de trabalho automatizados para uma experiência de viagem superior.

Kai-Gordon Weiland, CSO da Atriis, destacou que “ao adotar a tecnologia da Atriis, a Globalis vai proporcionar aos seus clientes empresariais uma experiência de reserva mais fluida, maior controlo de políticas e uma capacidade inédita de gerar poupança”.

Por sua vez, Fátima Silva, CEO e diretora-geral da Globalis, sublinhou os benefícios da tecnologia da Atriis realçando que “sempre colocámos a excelência nas viagens corporativas no centro da nossa missão”, por isso, com esta parceria com a Atriis “os nossos clientes passam a contar com uma tecnologia de ponta que promove maior controlo, eficiência de custos e uma gestão de viagens orientada pela inovação”, reforçando que “esta colaboração garante que continuamos na linha da frente dos serviços de viagens empresariais.”

 

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AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Madeira apresenta-se como o destino mais procurado para o período da Páscoa, com uma taxa de ocupação prevista de 83%, seguida pela Grande Lisboa e o Algarve. Para o fim-de-semana de Páscoa, a ocupação média nacional prevista é de 73%.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) indica que as perspectivas para o fim de semana de Páscoa, de 18 a 21 de abril, apontam para uma ocupação média prevista de 73%, após recolher dados junto de 307 empreendimentos turísticos associados.

Até 13 de abril, data em que a associação encerrou a recolha de dados, as reservas “on the books” apontavam para uma taxa de ocupação nacional de 64% no fim de semana de Páscoa, com o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) a situar-se nos 161 euros.

Já para o período das férias escolares, que decorrem de 7 a 21 de abril, a taxa de ocupação nacional prevista é de 73%, sendo que o preço médio poderá fixar-se nos 152 euros, de acordo com as reservas pendentes.

Madeira lidera preferências para a Páscoa

Segundo os dados recolhidos pela AHP, a Madeira afirma-se como o destino mais procurado para esta época, com uma taxa de ocupação prevista de 83% e um ARR “on the books” de 152 euros.

Segue-se a Grande Lisboa, para onde está prevista uma ocupação de 78% e o preço médio mais elevado do país, de 210 euros. O Algarve revela uma previsão de ocupação na ordem dos 72%, com um ARR de 138 euros.

A AHP indica ainda em nota de imprensa que regiões como o Norte (71%) e Açores (70%) “apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados”.

Já regiões como o Centro (56%) e o Alentejo (61%), “apesar de registarem crescimentos em reservas, apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional” – com o Alentejo a “compensar com valores mais elevados no ARR previsto”.

Nacionais lideram nos principais mercados

Tanto no período de férias escolares como no fim-de-semana de Páscoa, os nacionais encabeçam o TOP 3 dos principais mercados emissores para os hotéis em Portugal.

Para a época das férias escolares, o mercado nacional é apontado por 77% dos hoteleiros inquiridos como um dos seus principais três mercados. Segue-se o Reino Unido (indicado por 51% dos inquiridos) e os Estados Unidos (44% dos inquiridos).

Em algumas regiões, destaque para os Estados Unidos – apontado por 69% dos inquiridos em Lisboa – e para o Reino Unido – apontado por 98% dos inquiridos do Algarve e 91% da Madeira.

No fim de semana de Páscoa, Portugal mantém a percentagem de respondentes, seguida por Espanha, um mercado mencionado por 47% dos inquiridos como o seu TOP 3 de mercados para esta época, uma percentagem semelhante à do Reino Unido.

Os Estados Unidos e a Alemanha “mantêm-se como mercados internacionais relevantes”, com presença significativa em várias regiões do país, de acordo com a associação.

Booking mantém-se como principal canal de reserva

De acordo com os dados apurados pela AHP, a Booking mantém a posição de liderança nos principais canais de reserva, representando 95% das reservas para a época.

À plataforma seguem-se os websites próprios dos hotéis (90%) e a Expedia (38%). Nos destinos onde os Estados Unidos têm “particular relevo”, especialmente em Lisboa, a AHP refere que a Expedia faz parte dos três principais canais de reserva para 51% dos inquiridos.

“A Páscoa é, tradicionalmente, uma época importante para a hotelaria nacional e os dados que recolhemos reforçam, mais uma vez, essa tendência. Registamos um crescimento sustentado nas reservas, um aumento moderado nos preços e uma variação no peso relativo dos mercados emissores, com destaque para o crescimento do peso do Reino Unido e dos Estados Unidos, e uma menor quota comparada de França”, afirma Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

A profissional aponta ainda para “o peso crescente das reservas de última hora, que têm vindo a ganhar expressão nos últimos anos”. Por essa razão, afirma ser “expectável” que, em algumas regiões e hotéis, a taxa de ocupação “venha a aproximar-se dos 100% à medida que nos aproximamos do fim de semana pascal”.

O inquérito da AHP decorreu de 2 a 13 de abril junto dos empreendimentos associados da AHP. A amostra do estudo incluiu 307 empreendimentos, dos quais 14% no Norte; 10% no Centro; 7% no Oeste e Vale do Tejo; 28% na Grande Lisboa; 3% na Península de Setúbal; 6% no Alentejo; 15% no Algarve; 5% nos Açores e 12% na Madeira.

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Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira

Depois das eleições de 23 de março para a Região Autónoma da Madeira, Eduardo Jesus mantém-se à frente da Secretaria Regional do Turismo, juntando-lhe o Ambiente e a Cultura no XVI Governo Regional da Madeira.

O setor do Turismo na Região Autónoma da Madeira continuará sob a liderança de Eduardo Jesus, que foi reconduzido no cargo de secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura no XVI Governo Regional, confirmando esta nomeação a continuidade de uma estratégia integrada e sustentada que tem marcado os últimos anos de governação, consolidando a Madeira como um destino de excelência a nível nacional e internacional.

“A renovação da confiança política em Eduardo Jesus, agora à frente de uma secretaria que reúne as áreas do Turismo, Ambiente e Cultura, sinaliza a aposta do Executivo madeirense numa visão mais ampla para o desenvolvimento do setor. Esta junção reforça a sinergia entre a valorização ambiental, a riqueza cultural e o crescimento do turismo, pilares essenciais de uma oferta diferenciadora e autêntica”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada às redações.

Com uma carreira consolidada na área do turismo e um profundo conhecimento das dinâmicas regionais, Eduardo Jesus é licenciado em Organização e Gestão de Empresas e possui uma vasta experiência no setor público e privado. Antes de assumir funções governativas, foi presidente da Delegação da Madeira da Ordem dos Economistas, membro do Conselho Económico e Social da Região e dirigente em várias instituições ligadas ao desenvolvimento económico e turístico do arquipélago. Assumiu pela primeira vez a pasta do Turismo em 2015, tendo desde então liderado a sua transformação e crescimento sustentável, mesmo perante os desafios impostos pela pandemia.

Eduardo Jesus sublinha que esta continuidade permite “dar seguimento a um trabalho que tem vindo a posicionar a Madeira como destino de referência, não apenas pelo seu produto turístico, mas pelo equilíbrio entre o que oferece e a forma como preserva os seus valores ambientais e culturais”.

“Assumir novamente a tutela do Turismo, agora integrada com o Ambiente e a Cultura, representa uma oportunidade extraordinária para reforçar uma abordagem transversal e coesa. Esta união permite não só enriquecer a experiência de quem nos visita, como também garantir que o desenvolvimento do turismo contribui efetivamente para a preservação dos nossos recursos naturais e património identitário. É esta visão de crescimento sustentado que queremos continuar a promover, com a Madeira no centro das boas práticas internacionais”, afirma o secretário Regional.

De referir que, em 2023, Eduardo Jesus recebeu o Prémio Personalidade do Ano nos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL”.

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“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões

De 2 a 4 de junho, todos os caminhos do turismo vão dar a Anadia para o 11.º Fórum do Turismo Interno “Vê Portugal”, evento que fica marcado pela participação e contributo direto de todas as Entidades Regionais de Turismo (ERT) do Continente.

Sob o mote “O Turismo Interno na Estratégia Turismo 2035”, o Velódromo de Anadia irá receber, de 2 a 4 de junho, a 11.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.

Esta edição fica marcada pelo contributo e participação de todas as cinco Entidades Regionais de Turismo do Continente (além do Centro, estarão Porto e Norte, Lisboa, Alentejo e Ribatejo e Algarve) que, segundo referiu a organização ficaram com a responsabilidade de preparar os temas e convidar os respetivos oradores e oradoras.

Além do fórum, o Vê Portugal terá, igualmente, reuniões B2B entre suppliers e buyers, numa dinâmica que, segundo explicou Sílvia Ribau, diretora de Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística na Turismo Centro de Portugal, pretende “incentivar parcerias e o cross-selling entre as partes, bem como espelhar os produtos regionais e a diversificação da oferta existente”.

Assim, explicou Sílvia Ribau, do lado dos suppliers “queremos juntar agentes da oferta turística sub-região de Aveiro”, dando como exemplo os empreendimentos turísticos, empresas de animação turística, restaurantes, unidades de enoturismo e outras entidades”, enquanto do lado dos buyers a intenção é congregar operadores turísticos nacionais, agentes de viagens e DMC)”. Até porque, segundo explicou Sílvia Ribau, “nota-se que a compra é ainda feita muito diretamente e, por isso, queremos também envolver as agências de viagem para olhar e partilhar a oferta da região ao mesmo tempo que queremos incentivar o tecido empresarial a participar e dar a conhecer os seus produtos”.

Quanto ao programa do Vê Portugal, como referido, cada região de turismo ficou com a responsabilidade de escolher e organizar o respetivo painel. Assim, a região do Porto e Norte de Portugal terá como tema “Enoturismo: Como um ativo incontornável do Turismo Interno”.

Neste painel, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), explicou que se trata de um produto “cada vez mais forte e onde todas as regiões têm uma oferta valiosa e vasta”.

Além disso, disse Luís Pedro Martins, “há que contrapor algumas falsas notícias de que o enoturismo não estar devidamente organizado”, destacando que “já existem muitas entidades e organizações a organizar este setor, desde logo, a começar pelo Turismo de Portugal”.

Descendo para o Centro de Portugal, cabe a Rui Ventura, novo presidente da ERT do Turismo do Centro de Portugal, moderar o painel com o tema “Produtos, Mercados e Estratégia: Caminhos para a internacionalização”, focando que “é importante trazer embaixadores e responsáveis do AICEP para a discussão enquanto agentes de promoção do destino Portugal”.

A região de Lisboa levará até à Anadia um painel por muitos considerado surpreendente: “Turismo de Natureza na região de Lisboa”. Carla Salsinha, presidente da ERT Lisboa, salientou importância de dar a conhecer outros destinos de natureza dentro da região, tirando Lisboa, Cascais ou Sintra, dando como exemplo os tours noturnos na Tapada de Mafra ou o rio Tejo.

Mais a Sul, no Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, vice-presidente da ERT da região, apresentou o painel “A Paisagem – O Ativo Turístico do Alentejo”, cuja moderação ficará, tal como todas as outras a cargo do presidente da respetiva ERT, José Santos.

Neste aspeto, Pedro Beato destacou quão importante é “combater a ‘floresta de vidro’ que está a desenvolver-se ou a permitir que se desenvolva no Alentejo”, concluindo que “não podemos ter centenas e centenas de hectares cheios destas ‘florestas’ que prejudicam enormemente o território e o desenvolvimento turístico da região”.

Por último, André Gomes, presidente da ERT do Algarve, ficará com a responsabilidade de moderar o debate “Importância do Mercado Interno na Atividade Turística Nacional”, admitindo que “muitas vezes esquecemo-nos da importância do mercado nacional para o Algarve e não só”.

O encerramento dos painéis junta todos os presidentes das ERT que moderaram os respetivos debates, mas desta vez, com moderação do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, que pretende ser um espaço de síntese e alinhamento, mas também de compromisso coletivo, no qual as entidades regionais assumem, em conjunto, o papel de agentes ativos na definição e implementação da Estratégia Turismo 2035.

De referir ainda que a 11.ª edição do Vê Portugal terá um programa de atividades – “Conhecer para Promover Anadia” – preenchido com visitas ao Museu do Vinho da Bairrada, Museus das 2 Rodas, Aliança Underground Museu e Quinta do Encontro, além do já tradicional Jantar Oficial, onde a Turismo do Centro homenageia personalidades que se destacaram no setor turístico regional e nacional.

De referir que as inscrições para a 11.ª edição do Vê Portugal já estão abertas no respetivo site.

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Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre

Nos três primeiros meses de 2025, o tráfego nos aeroportos da Vinci Airports cresceu 6% face ao mesmo período de 2024, somando perto de 73 milhões de passageiros. A nível nacional, o destaque em termos de crescimento do tráfego foi para os aeroportos do Porto e Faro.

Os aeroportos do Porto e de Faro foram os que registaram o tráfego mais elevado em Portugal no primeiro trimestre do ano, avança a Vinci Airports, concessionária da ANA Aeroportos de Portugal, revelando que, entre janeiro e março, foram registados perto de 73 milhões de passageiros nas infraestruturas aeroportuárias geridas pela empresa.

“Quase 73 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da rede VINCI Airports no primeiro trimestre de 2025, 4 milhões a mais que em 2024 (+6%)”, lê-se num comunicado da Vinci Airports, que explica que o crescimento foi “impulsionado principalmente pela Ásia e pelo regresso do tráfego com a China a níveis acima dos níveis pré-Covid”.

Entre os destaques encontram-se os aeroportos portugueses geridos pela Vinci Airports, que apresentaram, nos três primeiros meses de 2025, um crescimento do tráfego de 2,4%, sendo que, tendo apenas em conta o mês de março, a subida do tráfego foi de 2,0%.

“Em Portugal, os aeroportos do Porto e de Faro registaram níveis elevados de tráfego, graças ao aumento das ofertas da Ryanair e da Transavia”, refere a Vinci Airports, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 16 de abril.

Na informação divulgada, a Vinci Airports sublinha o “aumento significativo do tráfego na Europa”, principalmente “em aeroportos que beneficiam do dinamismo das companhias aéreas de baixo custo”, como é o caso de Portugal.

No entanto, esta afirmação também é válida para as  infraestruturas aeroportuárias do México e do Chile, onde o crescimento estabilizou em fevereiro e março, enquanto na Ásia foi o tráfego com a China que “acelerou fortemente”, tendo mesmo superado e permanecido acima dos níveis pré-Covid, pela primeira vez, o que levou a aumentos particularmente no Japão.

“O tráfego nos aeroportos de Kansai, com rotas para a China, foi impulsionado pelos feriados do Ano Novo Chinês e atingiu em janeiro mais de 35% acima dos níveis de 2019. O tráfego regional também continua muito dinâmico (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong), assim como o tráfego doméstico japonês”, acrescenta a Vinci Airports.

Tal como no Japão, também no Camboja o tráfego com a China conheceu uma trajetória ascendente, sendo que também aqui “foi o principal impulsionador do crescimento neste trimestre”.

“O bom desempenho deste trimestre também é explicado pelo recorde de público em diversas plataformas da rede, associado ao dinamismo das companhias aéreas de baixo custo”, refere ainda a Vinci Airports, explicando que, no México, por exemplo, o tráfego atingiu novos recordes neste trimestre (+30% em relação a janeiro de 2019).

A nível europeu, também o aeroporto de Budapeste continuou “a registar excelentes resultados”, o que resulta do “dinamismo da Ryanair, easyJet e especialmente da Wizz Air nas rotas europeias e para o Médio Oriente”.

Já o tráfego entre a Europa e Cabo Verde continua a acelerar, com a abertura de novas rotas diretas da easyJet e da Transavia, a partir de Lisboa, Porto, Nantes e Londres Gatwick, com a operadora aeroportuária a sublinhar que, em Nantes, neste trimestre, “o tráfego subiu pela primeira vez acima dos níveis pré-Covid, beneficiando do reforço das ofertas da EasyJet, Volotea e Ryanair em destinos domésticos e na região do Mediterrâneo”.

Mas houve mais crescimentos a nível europeu, já que também no aeroporto de Edimburgo o tráfego “cresceu rapidamente”, o que se deveu essencialmente “às rotas para as principais cidades europeias e destinos no sul da Europa (Espanha, Itália, Holanda)”.

“O aumento acentuado do tráfego em Londres Gatwick em janeiro, impulsionado tanto por voos de curta distância (domésticos, sul da Europa) quanto por voos internacionais de longa distância (Oriente Médio, Ásia), estabilizou- se no final do trimestre. Em Belgrado , o tráfego está ligeiramente acima do nível de tráfego do primeiro trimestre de 2024, que já estava em níveis recordes (+56% neste trimestre em relação a 2019)”, refere também a Vinci Airports.

Na América do Sul, o mercado internacional regional também continuou “a contribuir significativamente para o crescimento do tráfego em Santiago do Chile”, ainda que, neste caso, isso se tenha devido “ao aumento da capacidade de diversas companhias aéreas, especialmente a LATAM (+13%)”, enquanto no Brasil é “a vitalidade do mercado doméstico” que está “a suportar o crescimento do tráfego na Amazónia e em Salvador da Bahia”.

Já na República Dominicana o tráfego foi penalizado neste trimestre pela estratégia de atribuição de frota da Arajet e pela desaceleração do mercado americano, associada à incerteza económica.

 

 

 

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Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio

Sebastian Birkel assume funções como novo CEO do Europcar Mobility Group a partir de 1 de maio de 2025, e mostra-se entusiasmado com o novo desafio e por se juntar “a um dos players mais históricos do setor”.

O Europcar Mobility Group tem um novo CEO, cargo que passa a ser assumido por Sebastian Birkel, que entra em funções a 1 de maio de 2025, informou o grupo de soluções de mobilidade, em comunicado.

“Com a chegada de Sebastian Birkel, o Europcar Mobility Group ganha um gestor de topo com experiência internacional, reconhecido pela sua bem-sucedida reorganização do negócio da SIXT na América do Norte, entre outros marcos relevantes”, destaca o grupo na informação divulgada.

Com 42 anos, Sebastian Birkel vai suceder a Olivier Baldassari  no Europcar Mobility Group depois de liderar o Profection Group e de ter passado por várias empresas internacionais, a exemplo da SIXT América do Norte, onde esteve durante cinco anos, mais de três dos quais como CEO & Presidente.

Na SIXT América do Norte, Sebastian Birkel “liderou o desenvolvimento operacional e a recuperação da operação naquela região, estabelecendo com sucesso a marca SIXT num mercado altamente competitivo e assegurando um crescimento rentável”.

Após a experiência na América do Norte, o próximo CEO do Grupo Europcar Mobility assumiu a responsabilidade pelas áreas de aquisição global de viaturas, contabilidade e controlo de gestão do Grupo, integrando o conselho executivo da SIXT.

Mais recentemente, o responsável desempenhou ainda funções de CEO do Profection Group, um prestador internacional de serviços de recursos humanos e gestão imobiliária, que conta com mais de 30.000 colaboradores.

Sebastian Birkel iniciou a sua carreira em 2007 na Roland Berger, onde prestou apoio estratégico a empresas em processos de reestruturação.

“Estamos muito satisfeitos por contar com Sebastian Birkel como novo líder do Europcar Mobility Group. Face aos desafios atuais, traz consigo a combinação ideal de competência operacional, visão estratégica e experiência internacional. Com o seu know-how, irá certamente conduzir o Grupo num caminho de crescimento sustentável. Bem-vindo ao comando do Europcar Mobility Group”, afirma Christian Dahlheim, presidente do Conselho de Supervisão do Europcar Mobility Group e CEO da Volkswagen Financial Services AG.

Já Sebastian Birkel mostra-se entusiasmado com o novo desafio e por se juntar “a um dos players mais históricos do setor”, revelando que a sua prioridade passa por “orientar” o grupo, ao mesmo tempo que pretende potenciar os seus “pontos fortes para construir um futuro sustentável”.

Com a entrada de Sebastian Birkel, o Conselho de Administração do Europcar Mobility Group passa a ser composto, a partir de 1 de maio, pelo novo CEO, assim como por Joachim Hinz, novo Chief Financial Officer, que conta com 25 anos de experiência internacional no setor automóvel e de mobilidade e que é proveniente da SEAT, e ainda Olivier Baldassari, que vai continuar ligado ao grupo como Chief Operating Officer.

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IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais

O LAR Verify é um novo portal lançado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o LAR Verify, um novo portal que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

De acordo com um comunicado da IATA, este novo portal reúne todos os requisitos dos operadores aéreos e destinos que constam do Regulamento de Animais Vivos da IATA (LAR).

“O novo portal oferece uma solução de conformidade automatizada para remessas de animais vivos, simplificando o planeamento, a reserva, a aceitação e o manuseio”, explica a IATA.

Os dados da IATA indicam que, no ano passado, houve cerca de 200.000 remessas de animais vivos, o que representa um aumento de 11% face a 2019, estimando-se que este tipo de transporte continue a crescer.

“O volume de carga especializada — em particular, animais vivos — continua a crescer. Para gerir essa oportunidade com segurança e eficiência, um portal digital único que forneça acesso às regulamentações LAR relevantes e facilite o a partilha de dados é essencial”, considera a IATA, que defende, por isso, que o lançamento do portal LAR Verify “é um marco fundamental”.

A IATA revela também que este novo portal pode ser incorporado nos sistemas de gestão de carga, de forma a “facilitar a integração nos fluxos de trabalho existentes”, uma vez que fornece informação sobre a regulamentação para destinos e operadores, assim como sobre os requisitos de documentação, como licenças de importação por destino.

A classificação animal juntamente com normas técnicas, como requisitos sobre os containers e rotulagem, assim como atualizações ao vivo sobre embargos regionais e regulamentações comerciais, incluindo requisitos sobre a gestão de surtos de doenças, são também fornecidos pelo LAR Verify.

A IATA revela ainda que os operadores aéreos responsáveis pelo transporte de animais também podem enviar a documentação para verificação, sendo que, após os documentos estarem confirmados, as companhias aéreas podem emitir uma aceitação física da carga, eliminando a necessidade de transportar animais vivos até que a sua viagem seja confirmada.

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Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026

Em setembro de 2026, do CineFé – Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã vai decorrer em Fátima, sendo organizado e promovido pela associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível. 

Fátima vai ser palco, em setembro de 2026, do CineFé – Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã, iniciativa organizada e promovida pela associação de artes cinematográficas Ensaio Imperdível.

A iniciativa, que vai ser apresentada a 17 de maio, nos Missionários da Consolata, em Fátima, destina-se ao público em geral, até porque “pretende acabar com o preconceito de que filmes de temática cristã só são destinados a pessoas religiosas”, como sublinham os seus promotores, em comunicado.

“Tratando-se de um evento pioneiro em Portugal, onde as obras audiovisuais e cinematográficas em exibição terão exclusivamente temática religiosa cristã, o cineFé propõe-se fomentar a produção audiovisual de temática religiosa cristã e ser um veículo de intercâmbio cultural e de diálogo usando a linguagem cinematográfica e audiovisual”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

O lançamento de 17 de maio decorre a partir das 16h00 e inclui a exibição da curta-metragem «New Tomorow», realizada por alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, assim como do documentário «Angelo», uma produção que contou com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e que é dedicado à missão de um padre franciscano na Albânia.

“Ao organizar este evento numa escala reduzida, pretendemos demonstrar como serão selecionadas e exibidas obras audiovisuais de temática cristã, bem como as atividades complementares – tais como workshops, master classes e palestras – que irão enriquecer o diálogo cultural e promover os valores que sustentam a nossa iniciativa. Esta antevisão serve, igualmente, para reforçar a confiança no projeto, evidenciando o rigor e a paixão com que organizamos os nossos eventos”, refere a Ensaio Imperdível.

A Ensaio Imperdível é uma associação de artes cinematográficas sediada em Ourém. Recém-criada, integra nos seus órgãos sociais profissionais das áreas da Comunicação Social, Cinema, Cinema Documental, Produção Multimédia, Som e Imagem, Publicidade e Marketing Relacional.

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Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre

Os aeroportos da AENA, em Espanha, alcançaram perto de 64 milhões de passageiros. Este valor representa um aumento de 4,6% face a 2024, enquanto o número de voos cresceu 5,9%, totalizando 555.525 movimentos.

Os aeroportos espanhóis geridos pela AENA encerraram o primeiro trimestre de 2025 com um novo recorde de passageiros e movimentos, alcançando os 63,6 milhões de viajantes (+4,6%) e 555.525 operações (+5,9%). O mesmo aconteceu no mês de março, que contabilizou um total de 23,8 milhões de passageiros (+4,2%) e 202.270 movimentos (+5,7%).

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas registou o maior número de passageiros em março, com 5,5 milhões, o que representa um crescimento de 3% face ao mesmo mês do ano anterior. Seguem-se os aeroportos Josep Tarradellas Barcelona-El Prat com 4,3 milhões (+1,8% em relação a 2024); Málaga-Costa del Sol com 1,8 milhões (+8,3%); Palma de Maiorca com 1,5 milhões (+1,5%); Gran Canaria com 1,4 milhões (+0,7%); Alicante-Elche Miguel Hernández, também com 1,4 milhões (+16,4%) e Tenerife Sul com 1,3 milhões, o que representa um aumento de 2,4% face a março de 2024.

Durante o terceiro mês de 2025, foi batido o recorde absoluto de passageiros em seis aeroportos da rede: Gran Canaria, Tenerife Sul, Sevilha, César Manrique-Lanzarote, Fuerteventura e La Palma. Igualmente, foi atingido um recorde de passageiros num mês de março no conjunto da rede da AENA e em 16 aeroportos: Adolfo Suárez Madrid-Barajas, Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, Palma de Maiorca, Málaga-Costa del Sol, Alicante-Elche Miguel Hernández, Gran Canaria, Tenerife Sul, Valência, Sevilha, César Manrique-Lanzarote, Fuerteventura, Bilbau, Tenerife Norte-Cidade de La Laguna, La Palma, Astúrias e A Corunha.

Em relação às operações, o aeroporto com mais movimentos em março foi o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com um total de 35.544 (+3,7% face a 2024), seguido de Josep Tarradellas Barcelona-El Prat com 28.411 voos (+5,2%); Gran Canaria com 13.505 (+2,1%); Málaga-Costa del Sol com 13.489 (+11,3%); Palma de Maiorca com 12.627 (+1,3%); Alicante-Elche Miguel Hernández com 9.396 (+19,1%) e Tenerife Sul com 9.157 aterragens e descolagens (+6,3%).

Para a temporada de Páscoa de 2025, que decorre de 11 a 21 de abril, a AENA prevê operar um total de 69.327 voos nos aeroportos espanhóis, o que representa um aumento de 11,5% face à Páscoa anterior. Em 2024, este período decorreu de 22 de março a 1 de abril, com 62.188 voos operados.

Entre os dias desta temporada, destaca-se 12 de abril como o que terá mais operações: um total de 6.553 voos. Seguem-se de perto o dia 20 de abril com 6.521 voos, 11 de abril com 6.472, 19 de abril com 6.456 e 13 de abril com 6.414. Por outro lado, o dia com menos operações nesta Semana Santa será 15 de abril, com 5.945 voos.

No que toca a aeroportos, como habitual, o que irá gerir mais voos será o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com 12.180 operações, um aumento de 3,3% face à temporada anterior, quando foram registados 11.785 voos. No seu caso, o dia com mais operações previstas será 11 de abril com 1.154 voos, seguido de 21 de abril com 1.147, 14 de abril com 1.124 e 17 de abril com 1.120.

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Valência lança Plano Estratégico de Turismo 2025-2028 para liderar turismo sustentável urbano

A nova estratégia turística de Valência visa “consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes”.

A Câmara Municipal de Valência, através da Fundación Visit València e a área de Turismo, lançou o Plano Estratégico de Turismo 2025-2028, estratégia que visa “consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes”.

“O nosso principal objetivo é consolidar Valência como um destino urbano líder no Mediterrâneo, gerindo o seu crescimento turístico de forma sustentável e respeitosa com o estilo de vida dos nossos residentes. Apostamos num modelo baseado na hospitalidade, no qual quem nos visita partilha o espaço e os nossos costumes com respeito. Queremos equilibrar o crescimento turístico com o estilo de vida mediterrânico e ter a capacidade de decidir quem nos visita, em que quantidade, em que momentos e com que propósito”, explicou Paula Llobet, vereadora do Turismo de Valência, na abertura da cerimónia de lançamento da nova estratégia.

O plano prevê 22 desafios estratégicos, que se dividem em cinco eixos de ação e contemplam 50 medidas concretas, que foram desenhadas através de um processo participativo, no qual se realizaram 38 entrevistas pessoais, três sessões de validação e sete mesas de trabalho.

Segundo a responsável, trata-se de um “plano participativo”, que contou “com o envolvimento ativo de atores institucionais, económicos e sociais”, sendo também “prático, porque se traduz em ações mensuráveis e executáveis” e realista, uma vez que se adapta “ao contexto atual” da cidade; ao mesmo tempo que é “aberto, porque está preparado para se ajustar com agilidade a um ambiente em constante mudança”.

Entre as principais linhas de atuação, destaque para a sustentabilidade, prevê “ações nas áreas de acessibilidade, convivência urbana, conectividade, excelência turística e preservação do legado cultural e ambiental”, assim como para a Governança, pois pretende reforçar “a liderança turística de Valência a nível nacional e internacional, e promovendo uma gestão transversal e coordenada”.

A nova estratégia de Valência pretende também destacar a proposta de valor da cidade, “potenciando produtos-chave como o turismo familiar, gastronómico, cultural, musical, desportivo ou linguístico, entre outros”, assim como a inovação, nomeadamente “através da digitalização, da análise de dados, da gestão inteligente dos fluxos turísticos e de uma nova narrativa da cidade”.

A integração é outra das linhas previstas nesta estratégia, nomeadamente através da promoção de “uma experiência turística inclusiva e enriquecedora, que beneficie tanto os visitantes como os residentes e o ambiente local”.

Além disso, o plano inclui uma programação anual baseada em metodologias, ferramentas e mecanismos de avaliação, como uma mesa de trabalho conjunta, um quadro de controlo e sistemas de indicadores estratégicos e operacionais.

“Estamos a promover um modelo de crescimento turístico que antecipa e atua sobre os possíveis impactos negativos, coloca o cidadão no centro da política turística e torna-o beneficiário das suas vantagens, toma decisões informadas baseadas em dados e conhecimento como base dos nossos programas, e atrai um visitante comprometido com os valores da nossa cidade — tudo isto através da inovação e da governação colaborativa”, concluiu Llobet.

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