Portugal é o 3º da Zona Euro com rácio turismo/exportações mais elevado
O País recebe 3,6% do PIB com receitas turísticas e é das economias que mais ganha com os resultados provenientes do turismo.

Publituris
Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música
FlixBus reforça operação para a Páscoa
LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP
Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Portugal é um dos países da Zona Euro que mais depende do turismo com vista ao crescimento económico, noticiou esta quarta-feira o Jornal de Negócios, depois de uma análise aos números do sector. O País recebe 3,6% do PIB com receitas turísticas e é o terceiro país com um rácio turismo/esportações mais elevado.
Simultaneamente, Portugal é também uma das economias inseridas na Zona Euro que mais ganha com o sector, com os dividendos da vinda de visitantes estrangeiros a serem colhidos maioritariamente no Verão.
Em 2010, o último ano para o qual já há dados comparáveis, o País exportou cerca de seis mil milhões de euros de turismo, o que corresponde a cerca de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Aqui contam-se não apenas as compras feitas pelos turistas estrangeiros em solo nacional – desde os postais de recordação até serviços de restauração – mas também as viagens pagas a transportadoras nacionais. Na prática, e em termos contabilísticos, estas trocas representam exportações – não de bens, mas de serviços”, escreveu a mesma fonte.
Os números colocam Portugal no sexto lugar dos países da Zona Euro que mais exportam turismo, em percentagem do PIB. À frente, só Áustria, Eslovénia, Estónia, Luxemburgo e Chipre.