Portugal é o 3º da Zona Euro com rácio turismo/exportações mais elevado
O País recebe 3,6% do PIB com receitas turísticas e é das economias que mais ganha com os resultados provenientes do turismo.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Portugal é um dos países da Zona Euro que mais depende do turismo com vista ao crescimento económico, noticiou esta quarta-feira o Jornal de Negócios, depois de uma análise aos números do sector. O País recebe 3,6% do PIB com receitas turísticas e é o terceiro país com um rácio turismo/esportações mais elevado.
Simultaneamente, Portugal é também uma das economias inseridas na Zona Euro que mais ganha com o sector, com os dividendos da vinda de visitantes estrangeiros a serem colhidos maioritariamente no Verão.
Em 2010, o último ano para o qual já há dados comparáveis, o País exportou cerca de seis mil milhões de euros de turismo, o que corresponde a cerca de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Aqui contam-se não apenas as compras feitas pelos turistas estrangeiros em solo nacional – desde os postais de recordação até serviços de restauração – mas também as viagens pagas a transportadoras nacionais. Na prática, e em termos contabilísticos, estas trocas representam exportações – não de bens, mas de serviços”, escreveu a mesma fonte.
Os números colocam Portugal no sexto lugar dos países da Zona Euro que mais exportam turismo, em percentagem do PIB. À frente, só Áustria, Eslovénia, Estónia, Luxemburgo e Chipre.