Um ano depois… a AHP vai a votos
A AHP acaba de marcar novo acto eleitoral para o triénio 2010-2012, um ano depois do fim do mandato da anterior direcção, liderada por Henrique Veiga. As eleições decorrem a 15 de Abril, no Hotel Altis, numa Assembleia Geral electiva.

Fátima Valente
Arranca a votação para os “Portugal Travel Awards 2025” do Publituris
Jorge Rebelo de Almeida frisa potencial turístico do Brasil na inauguração do 12.º hotel Vila Galé no país
CP volta a promover Rota das Cerejas do Fundão
Vão ser revistos os critérios para atribuição de selo Marca Açores
TAP agrava prejuízo para 108M€ no 1.º trimestre devido a “eventos extraordinários”
Gastos de viajantes internacionais nos EAU devem atingir mais de 62 mil milhões de dólares este ano
Delta Air Lines inaugura nova rota entre Boston e Barcelona
Parque Temático da Madeira recebeu cerca de 80 mil visitantes em 2024
Turismo de Portugal conquista prata e bronze em prémios dedicados ao audiovisual em Nova Iorque
Mercado de viagens corporativas encontra-se no Business Travel Show Europe em Londres
A AHP acaba de marcar novo acto eleitoral para o triénio 2010-2012, um ano depois do fim do mandato da anterior direcção, liderada por Henrique Veiga. As eleições decorrem a 15 de Abril, no Hotel Altis, numa Assembleia Geral electiva. A apresentação formal da lista única acontece hoje, dia 19 de Março, pelas 16h15, no Tivoli Lisboa. “Esta candidatura é alvo de proposta por parte da actual direcção conforme previsto nos estatutos, e para além de novos associados, integrará membros dos actuais órgãos sociais, designadamente da actual direcção e conselho estratégico. Recorda-se que será a primeira vez que irão ocorrer eleições após a alteração dos estatutos, efectuada durante 2009”, lê-se na convocatória.
Os associados foram informados na segunda-feira da eleição dos novos corpos sociais (30 dias antes do acto eleitoral conforme os regulamentos) em circular electrónica enviada pelo presidente da Assembleia Geral e dos Hotéis Altis, Raúl Martins.
Ao que o Publituris apurou, a lista única é encabeçada por Miguel Júdice, na qualidade de candidato a presidente do Conselho Geral. Entretanto, para presidente executivo (cargo remunerado) foi avançado onme de Cristina Siza Vieira. Recorde-se que a figura de presidente executivo é uma novidade na estrutura orgânica da AHP, defendida por Henrique Veiga e conseguida graças à alteração de estatutos na AHP, após votação em Assembleia-Geral pouco tempo depois do último congresso da associação (Março do ano passado).
As eleições da AHP chegaram a estar previstas para 22 de Abril de 2009, mas as dificuldades na constituição da lista acabaram por adiar o escrutínio, dando início um ‘vazio’ de um ano na associação. De referir que a lista única candidata à AHP era tradicionalmente apresentada pela direcção cessante da associação. A única excepção à regra aconteceu nas eleições de há 10 anos (2000-2002), em que se apresentaram duas listas concorrentes.
Nesta Assembleia Geral do dia 15 de Abril, além da eleição dos órgãos sociais para o triénio de 2010-2012, os associados são ainda chamados a deliberar sobre o relatório anual, contas e balanço referentes a 2009.
“Uma associação mais dinâmica”
Miguel Júdice, CEO do Grupo Lágrimas & Emotions, e actual vice-presidente da AHP, encara a candidatura ao Conselho Geral da AHP como um desafio. “Nesta fase em que todo o mercado está a repensar estratégias e a lidar com novos desafios, a Associação da Hotelaria de Portugal tem de ser um bastião de estabilidade e de apoio aos hoteleiros nacionais, que nela encontrarão a verdadeira estrutura nacional que tem total dedicação e foco nos seus problemas e oportunidades”, declarou ao Publituris.
“Para mim o desafio é dar um novo sopro à AHP, com uma associação mais dinâmica, mais próxima dos associados, estejam eles no Minho ou no Algarve, uma associação que lidere os hoteleiros e seja a referência institucional do sector em Portugal”, rematou Miguel Júdice.
Perfil
Cristina Siza Vieira
Cristina Siza Vieira será a primeira presidente executiva da AHP.
Jurista e actual adjunta da presidência do Conselho de Administração da Amorim Turismo, Cristina Siza Vieira foi directora da Direcção-Geral do Turismo, de onde transitou para o grupo liderado por Jorge Armindo, meses antes da extinção do organismo e subsequente integração de funções no Turismo de Portugal.
De referir ainda que Cristina Siza Vieira será a segunda mulher a ocupar um cargo executivo numa associação de âmbito nacional. A primeira foi Adília Lisboa, actual presidente da Comissão Executiva da Confederação do Turismo Português.