Renaissance vai ter cinco unidades em Portugal
Todas as unidades Vila Sol vão ostentar marcas da Marriott Internacional, mediante um acordo de gestão entre os dois grupos. A Renaissance entra em Portugal, em exclusivo com a Vila […]

Patricia Neves
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Todas as unidades Vila Sol vão ostentar marcas da Marriott Internacional, mediante um acordo de gestão entre os dois grupos. A Renaissance entra em Portugal, em exclusivo com a Vila Sol, para assumir a gestão de cinco resorts, do Algarve ao DouroO grupo Atlântica assinou um protocolo de gestão dos hotéis e Spa’ s propriedade Vila Sol com a Marriott Internacional, que marca a entrada da Renaissance em Portugal no final do primeiro semestre deste ano, através do Vila Sol Spa & Golf Resort, em Vilamoura.
O acordo, válido por 30 anos, define que todas as unidades Vila Sol, incluindo os futuros projectos a nível internacional, vão operar sob uma marca Marriott, ficando o grupo Atlântica com a propriedade dos empreendimentos e com a gestão do produto golfe.
“A associação à Marriott é estratégica para a Vila Sol, porque permitirá encarar os investimentos em novos projectos com mais confiança e segurança, além da mais-valia qualitativa que representa a imagem e qualidade de serviço da Marriott”, explica ao Publituris o administrador do grupo Atlântica/Vila Sol, Pedro Farinha dos Santos.
Para a representante da Marriott Internacional GSA Portugal, Lídia Luis, “este protocolo é a prova do empenho da Marriott em crescer em Portugal”.
A responsável pelo departamento de vendas e marketing do Lisboa Marriott Hotel, Isabel Coelho, refere que “é necessário difundir cada vez mais em Portugal o que é a Marriott. O mercado nacional ainda não tem muita noção da dimensão da Marriott, porque ainda não temos muitos hotéis no País”. “A assinatura do acordo de gestão com a Vila Sol tem a ver com isso mesmo e representa a entrada de mais uma marca Marriott em Portugal”, acrescenta.
Para já os projectos do grupo assentam no modelo resort e, por isso, estarão associados à marca Renaissance, mas os futuros empreendimentos que apresentem outra tipologia vão operar através de outras marcas Marriott.
Até 2009: Algarve e Evoramonte
A primeira unidade Vila Sol a ser gerida pela Marriott será o Vila Sol Spa & Golf Resort, em Vilamoura. A transição para Vila Sol Algarve, a Renaissance Spa & Golf Resort será efectuada no final do primeiro semestre deste ano, depois da aplicação de um programa de investimentos de 500 mil euros em infraestruturas e equipamentos. “O objectivo é nivelar o padrão de serviço com o standart Marriott na área de “life & safety””, explica Pedro Farinha dos Santos. As obras arrancaram no final do ano passado. Este empreendimento dispõe de um hotel cinco estrelas com 189 quartos, incluindo 49 suites, um campo de golfe de 27 buracos, Spa, beach club, seis restaurantes, oito bares e uma vertente de imobiliário.
O administrador refere que “a Renaissance procura ter no seu portfolio hotéis com arquitectura contemporânea e design, com características únicas e serviços especiais para clientes que procurem os prazeres da vida num ambiente tranquilo e cheio de surpresas inesquecíveis”, e que “a filosofia da Vila Sol reflecte isso mesmo, uma oferta de um conjunto de infraestruturas e serviços de referência que pretendem garantir experiências de lazer num ambiente de tranquilidade”.
Depois do resort de Vilamoura, a Renaissance vai ainda contar com outra unidade em Portugal, o Vila Sol Evoramonte, no Alentejo, que entrou em construção no final do ano passado e cuja primeira fase espera-se que esteja concluída no início de 2009. O investimento estima-se em 87 milhões de euros.
Este projecto vai abranger uma área de 300 hectares, “enquadrado numa filosofia de enoturismo”, explica Farinha dos Santos. O empreendimento contará com um hotel cinco estrelas com 73 quartos, um restaurante, bar, salas para eventos e piscina, para além de um campo de golfe com 18 buracos e clubhouse. O Vila Sol Evoramonte Renaissance vai dispor ainda de uma barragem com uma albufeira de 20 hectares, um Spa de vinioterapia, adega e sala de provas, uma capela, vinha e olival e diversos núcleos de zonas residenciais. O administrador do grupo Atlântica refere que o projecto abrange também diversas opções de lazer como equitação, programas de caça e lojas tradicionais.
300M€ para outros projectos
Depois de Vilamoura e Evoramonte, a Vila Sol tem outros três projectos de resorts em fase de licenciamento e negociações, nomeadamente para o Ancão (Algarve), Santo Estevão (Alentejo) e concelho de Alijó, no Douro.
Estes projectos, face à sua tipologia, irão também ostentar a marca Renaissance e têm um investimento médio calculado em 100 milhões de euros, cada um deles.
Estes empreendimentos contarão com um hotel, golfe, vinha e imobiliária de lazer.
Internacionalização
O grupo Atlântica/Vila Sol tem em cima da mesa a expansão para lá das fronteiras nacionais. Marrocos, França e Angola são os destinos em análise, adianta Pedro Farinha dos Santos.
A entrada nestes mercados será acompanhada de uma gestão Marriott, existindo “a opção de compra de unidades já existentes, sendo que as remanescentes terão construção de raiz”.
No caso de Angola, a opção deverá ir para um hotel de cidade, com uma aposta no turismo de negócios, em expansão naquele país. Deste modo, a unidade poderá vir a ostentar a marca Marriott.
A Vila Sol gerou um volume de negócios de 30 milhões de euros em 2007, o que representa um acréscimo de 22,5% face a 2006.
A Marriott Internacional, para além da Renaissance, detém as marcas Marriott, JW Marriott, The Ritz-Carlton, Residence Inn, Courtyard, TownePlace Suites, Fairfield Inn, SpringHill Suites e Bulgari.
No que se refere ao turismo residencial, a cadeia opera com a Marriott Vacation Club, Horizons by Marriott Vacation Club, The Ritz-Carlton Club, Grand Residences by Marriott e Marriott Executive Apartments.