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CATAI deu a conhecer as novidades da programação 2025/2026 em roadshow nacional

Mais de 150 agentes de viagens participaram no roadshow da CATAI, operador turístico de grupo Ávoris, que aconteceu em Setúbal, Leiria, Aveiro e Viseu, e deu a conhecer as suas novidades 2025/2026. A aposta em destinos do Sudeste Asiático foi evidente nos encontros.

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Mais de 150 agentes de viagens participaram no roadshow da CATAI, operador turístico de grupo Ávoris, que aconteceu em Setúbal, Leiria, Aveiro e Viseu, e deu a conhecer as suas novidades 2025/2026. A aposta em destinos do Sudeste Asiático foi evidente nos encontros.

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A CATAI concluiu o seu mais recente roadshow em Portugal, onde deu a conhecer as suas principais novidades para a temporada 2025/2026. O evento, que decorreu entre os dias 5 e 8 de maio, percorreu as cidades de Setúbal, Leiria, Aveiro e Viseu, reunindo mais de 150 profissionais do sector.

Nos encontros, os participantes foram convidados a “viajar” pelos destinos emblemáticos do Sudeste Asiático – Vietname, Camboja, Tailândia e Indonésia – através de apresentações que destacaram a autenticidade, a riqueza cultural e o carácter transformador das experiências propostas pela marca.

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Este roadshow reforça, de acordo com a CATAI, o compromisso do operador turístico com o mercado português, enquanto parceiro estratégico das agências de viagens. A marca reafirma assim a sua aposta numa oferta diferenciadora e desenhada, com foco na personalização, na qualidade do serviço e na capacidade de surpreender um público cada vez mais exigente.

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Raúl Serrano, diretor-geral da CATAI, sublinha que “o nosso objetivo é ir sempre mais além na forma como inspiramos e capacitamos os agentes de viagens”, realçar que “Portugal é um mercado estratégico e queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais que confiam no nosso produto para oferecer experiências inesquecíveis aos seus clientes”.

 

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Hospes Infante Sagres Porto e Symington oferecem experiências que celebram o melhor do Douro

Esta colaboração, entre o cinco estrelas Hospes Infante Sagres Porto e a Symington, dá origem à criação de duas experiências de luxo, pensadas para todos os hóspedes que são verdadeiros apreciadores do vinho do Porto e da gastronomia de excelência.

A parceria proporciona uma viagem imersiva pelos néctares do Porto, em duas opções distintas, que combinam a história, a tradição e a excelência que caracterizam cada serviço da unidade hoteleira.

A primeira opção inclui uma estadia luxuosa no centro da cidade Invicta com pequeno-almoço incluído, juntamente com uma visita guiada à Quinta do Bomfim, situada no coração do Vale do Douro. Esta experiência propõe uma degustação dos vinhos premiados da Symington. A visita guiada à propriedade permite uma verdadeira viagem no tempo, explorando a história desta icónica adega e as técnicas tradicionais de produção do vinho do Porto. Após a visita, os hóspedes poderão desfrutar de uma degustação de três vinhos (Graham’s Blend Nº5 White, Cockburn’s Special Reserve e Dow’s 10 Year Old Tawny).

Para os conhecedores e entusiastas da alta gastronomia, a Jornada Gastronómica é a perfeição em forma de viagem. Este pacote inclui igualmente uma estadia luxuosa no Hospes Infante Sagres Porto, com pequeno-almoço e uma visita exclusiva à Quinta do Bomfim. A experiência é enriquecida com uma prova de três vinhos do Porto premium, criteriosamente selecionados da produção da Symington. O ponto alto da jornada é o almoço no Restaurante Bomfim1896 with Pedro Lemos situado nas margens do Rio Douro.

Para garantir a qualidade da experiência e respetiva disponibilidade, as reservas devem ser realizadas com pelo menos 30 dias de antecedência, através do website do Hotel Hospes Infante Sagres Porto.

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Destinos

Monte Gordo volta a ter posto de informação turística

Acaba de ser inaugurado novo posto de informação turística em Monte Gordo, no Município de Vila Real de Santo António, “numa das estâncias balneares mais relevantes da região, e num passo adiante no reforço da rede de informação turística no território e no acolhimento de quem nos visita”, revela nas André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

“Depois de, há exatamente um ano, termos inaugurado o posto de turismo de Vila Real de Santo António, devolvendo ao centro histórico um espaço estruturante de contacto com turistas e residentes locais, ressurge oito anos volvidos desde o seu encerramento este novo posto, resultado do protocolo de gestão partilhada celebrado com o Município”, avança ainda o presidente do Turismo do Algarve, para garantir que “continuaremos a investir numa rede de proximidade, qualificada e articulada com os municípios, com o objetivo de garantir que quem nos visita é bem acolhido e bem informado”.

Abertura do posto de turismo de Monte Gordo, situado na Avenida Infante Dom Henrique, vem responder a uma reivindicação antiga de comerciantes, hoteleiros, residentes e turistas, que há muito solicitavam a criação de um espaço dedicado ao acolhimento turístico. A nova infraestrutura vem colmatar a ausência deixada pelo encerramento do antigo posto de turismo, desativado durante as obras de requalificação da marginal e do passadiço da Praia de Monte Gordo, e que nunca chegou a ser reaberto.

O novo posto de turismo de Monte Gordo é caracterizado por um design moderno e funcional, integrado no ambiente da marginal e da praia, e conta com mobiliário atual, garantindo um atendimento eficiente e de qualidade.

 

 

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Lisboa partilha com Roma e Barcelona segunda posição dos destinos de luxo favoritos

Com 28% das escolhas, Lisboa partilha com Roma e Barcelona a segunda posição dos destinos de luxo favoritos este ano, de acordo com o estudo “Hábitos de Férias de Luxo 2025”, realizado pela Condé Nast Johansens.

Cerca de 1.700 utentes do website da Condé Nast Johansens e dos guias impressos “Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025” e “Condé Nast Johansens: Luxury Spas 2025” destacaram as preferências dos viajantes de luxo nas suas escapadas durante este ano.

Lisboa, com 28% das respostas, situa-se na segunda posição, conjuntamente com Roma e Barcelona, depois de Paris, que é a primeira escolha para 33%. As cidades como destinos de férias de luxo estão na moda, conclui a Condé Nast Johansens, com (69%, versos 65% em 2024), frente aos de praia que também aumentaram em relação ao ano passado, passando de 55% para 58%, seguido de destinos rurais e no campo (51% contra 48% em 2024), e 34% (36% em 2024) que preferem relaxar num Spa e usufruir os serviços de wellness.

O estudo refere ainda que continua a aumentar o interesse pela gastronomia (76%, versus 73% em 2024) e pela arte e os eventos culturais, que sobe face a 2024.

Portugal posiciona-se como destino preferido para os viajantes mais seletos, entre outros destinos favoritos como Itália, França, Grécia ou Espanha.

Na hora de escolher a participação em eventos, Paris é o primeiro destino mencionado pelos inquiridos, seguido por Barcelona, Roma, Lisboa, Madrid, Veneza e Nova York.

Por outro lado, parece ser o clima um fator chave para planear as férias (67% contra 62% em 2024), facto que se confirma com a época do ano em que se planeia viajar. Neste aspeto, 49% dos inquiridos (44% em 2024), deseja partir em setembro, seguido de maio, junho, outubro e abril. Julho (29%) e agosto (28%), os meses com mais calor e maior afluência de turistas, não são mencionados como primeiras opções para o viajante de luxo.

 

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Bairro Alto ganha seis novas Lojas com História

Seis estabelecimentos do Bairro Alto foram distinguidos com o selo “Lojas com História”, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa. Entre os eleitos estão quatro restaurantes de referência – A Severa, O Faia, CasaNostra e o Tavares Rico – e duas lojas centenárias com forte ligação ao património lisboeta: a Caza das Vellas Loreto e a Leitão & Irmão.

No campo da restauração, o reconhecimento dos restaurantes A Severa e O Faia sublinha a importância do fado enquanto expressão cultural. O Tavares Rico, fundado em 1784, reforça o impacto da gastronomia tradicional portuguesa. Já o CasaNostra, pioneiro da cozinha italiana em Lisboa desde 1986, apresenta a grande oferta disponível neste bairro histórico.

As distinções estendem-se ainda à Caza das Vellas Loreto, fundada em 1789 e reconhecida como uma das mais antigas casas de velas da Europa, e à Leitão & Irmão, histórica casa de ourivesaria que foi fornecedora da Casa Real e mantém viva uma arte centenária.

“A distinção de mais seis estabelecimentos do Bairro Alto representa o reconhecimento da sua história e da sua excelência”, sublinha Hilário Castro, presidente da Comissão Executiva da Associação Comercial e Empresarial do Bairro Alto, para realçar que “é um incentivo à preservação de um tecido comercial que confere carácter e apela à alma lisboeta”. Mais do que negócios, as – agora – Lojas com História “são espaços de memória coletiva, sociabilidade e tipicamente lisboetas”, recorda.

Com mais de 500 anos de história, o Bairro Alto continua a reinventar-se como um dos bairros mais autênticos de Lisboa, com restaurantes e esplanadas em cada canto, casas de fado, lojas icónicas e projetos contemporâneos.

O projeto “Lojas com História” foi criado pela CML em Fevereiro de 2015 movido por um sentido de urgência na preservação e dinamização deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e caráter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o seu desenvolvimento.
Após um intenso trabalho de pesquisa documental e de trabalho de campo em Fevereiro de 2016 a CML aprovou os critérios de atribuição da distinção “Lojas com História”, e as competências do grupo de trabalho e do conselho consultivo. Em julho de 2016 e fevereiro de 2017, sob proposta do Grupo de Trabalho, e depois de ouvido o Conselho Consultivo, a Autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de respectivamente 63 e 19 estabelecimentos comerciais.

Para apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante sector do comércio -“Lojas com História”, a Câmara Municipal de Lisboa criou o Fundo municipal “Lojas com História”. Além dos apoios financeiros a autarquia lisboeta promoveu a criação da identidade visual do programa no âmbito da qual foram desenvolvidos suportes promocionais variados, como a criação de um website e ainda a constituição de uma equipa municipal dedicada aos lojistas.

 

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Cosmos Business Travel adere à tecnologia Atriis para elevar a gestão de viagens corporativas

A Cosmos Business Travel acaba de aderir à tecnologia Atriis para viagens corporativas. Esta parceria reforça a missão da Atriis de capacitar as TMCs com soluções que aumentam a eficiência operacional, ampliam o acesso a conteúdos e oferecem um serviço superior aos clientes corporativos.

Ao integrar o ecossistema Atriis, a Cosmos Business Travel passa a operar com uma plataforma que permite aos seus consultores trabalharem de forma mais inteligente, acederem a uma gama mais ampla de conteúdos de viagens a nível global e otimizarem custos — tudo isto mantendo o compromisso com um serviço de excelência e com a sustentabilidade.

Com a Atriis, a Cosmos Business Travel terá acesso a uma plataforma que melhora a produtividade dos consultores, otimiza o acesso a conteúdos e capacita os clientes com soluções mais inteligentes e económicas.

A tecnologia de viagens corporativas da Atriis permite à Cosmos Business Travel maximizar a eficiência e, ao mesmo tempo, manter o elevado padrão de serviço personalizado que os seus clientes valorizam. Com a integração da plataforma intuitiva da Atriis, a Cosmos Business Travel poderá expandir o acesso a conteúdos de viagem, oferecendo um inventário mais abrangente e flexível em voos, comboios, hotéis e aluguer de automóveis, e aumentar a produtividade dos consultores, otimizando processos e acelerando reservas com uma plataforma inteligente e intuitiva.

Por outro lado, esta adesão vai permitir à agência de viagens portuguesa otimizar os custos dos clientes, proporcionando soluções de viagem mais económicas com acesso dinâmico a conteúdos, bem como apoiar metas de sustentabilidade, dando aos clientes maior visibilidade e controlo sobre o impacto ambiental das suas viagens.

 

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Destinos

Unicâmbio abre dois novos balcões no Algarve

A Unicâmbio acaba de abrir dois novos balcões no Algarve, mais propriamente, em Lagos, na Avenida das Descobertas, e em Albufeira, na Rua 5 de Outubro, reforçando a presença da marca num dos destinos turísticos mais procurados do país.

O regresso a Lagos marcou um novo capítulo na relação da Unicâmbio com a cidade, após a saída da anterior localização em 2020. A nova loja está situada numa zona central, com grande visibilidade e acessibilidade, e vem dar resposta à procura crescente por serviços financeiros especializados no concelho.

Em ambos os espaços, os clientes passaram a contar com uma oferta completa de serviços: câmbio de moeda estrangeira, transferências de dinheiro nacionais e internacionais pelo operador mundial Western Union, compra de ouro usado e ainda a possibilidade de acesso a crédito pessoal através da parceria com a instituição BBVA.

 

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Transportes

FlixBus reforça oferta durante festival NOS Alive’25

Durante o NOS Alive’25, a FlixBus vai “reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais”, ao mesmo tempo que oferece um desconto de 20% aos festivaleiros, de forma a incentivar viagens mais económicas e sustentáveis durante o festival de música.

A FlixBus associou-se ao festival de música NOS Alive’25 enquanto parceira de mobilidade e anunciou que, durante o evento, vai “reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais”.

Segundo a empresa de autocarros expresso de passageiros, o objetivo deste reforço é garantir que todos os festivaleiros possam “viajar até ao Passeio Marítimo de Algés de forma mais económica e sustentável”.

A empresa garante que vai dar especial atenção “aos horários noturnos, de modo a permitir um regresso cómodo e seguro a casa a todos os festivaleiros que optem por não pernoitar na capital”.

Paralelamente, a FlixBus anunciou que os festivaleiros vão gozar também de um desconto de 20% em viagens domésticas, redução que se aplica entre 6 e 18 de julho, bastando que os festivaleiros descarreguem o código de desconto no site da campanha, que está disponível aqui.

“O objetivo desta parceria entre a FlixBus e a organização do festival é tornar a experiência NOS Alive ainda mais acessível e amiga do ambiente, incentivando a escolha de soluções de mobilidade coletiva e reforçando o compromisso das duas marcas com a mobilidade sustentável e o acesso facilitado ao maior festival de música do país”, explica a FlixBus, num comunicado enviado à imprensa.

Recorde-se que o NOS Alive é um dos principais festivais de música que decorrem em Portugal e, este ano, vai ter lugar entre 10 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, perto de Lisboa.

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Hotelaria

Taxa turística “pode ser aproveitada para reduzir o ‘gap’ entre residentes e turistas”, diz Bernardo Trindade na tomada de posse da AHP

A aplicação da taxa turística, a adaptação de recursos humanos estrangeiros no país e consequente responsabilidade das empresas hoteleiras no seu acolhimento, bem como a necessidade de criar campanhas para o aumento da estadia média foram alguns dos pontos abordados pelo presidente reeleito na tomada de posse da AHP. Bernardo Trindade pretende desenvolver, igualmente, um projeto-piloto, para o triénio 2025-2027, ao nomear um elemento residente para a região Porto e Norte.

Carla Nunes

Os novos órgãos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) tomaram posse esta quarta-feira, 14 de maio, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, para o triénio 2025-2027.

Reeleito como presidente da Associação, Bernardo Trindade começou por referir o caráter “paritário” da direção, indicando a intenção da associação de lançar um projeto-piloto, com a nomeação de um elemento residente da AHP na região Porto e Norte.

“Entendemos que temos de ter alguém para cuidar dos nossos associados, ganharmos, se quiserem, também, a confiança de novos associados”, afirmou o presidente da associação que, atualmente, conta com mais de 940 associados.

Se no mandato anterior a associação contava com sete representantes regionais, para o próximo triénio a AHP passa a contar com dez representantes regionais, cobrindo assim todas as regiões do país.

Justificar a taxa turística
Dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente na tomada de posse, Bernardo Trindade apontou para o facto de o setor entregar em 2024 “o melhor ano turístico de sempre”.

“Independentemente da instabilidade política que possa aparentemente existir, o turismo é resiliente, imune e entrega tudo isto de norte ao sul, passado pelas regiões autónomas. Mas se dentro desta sala é unânime este pensamento, não nos iludamos, lá fora ainda existe muito preconceito, muita desinformação, muito ataque ao nosso setor do turismo”.

Por essa razão, Bernardo Trindade refere que os próximos anos terão de ser pautados pela aproximação aos residentes: “Sobretudo perceber se as pessoas não estão bem em resultado, digamos, da presença de mais gente [turistas], que carrega sobre a infraestrutura. Temos de ser sensíveis a isso”, defende.

Nesse contexto, aponta que a taxa turística “pode ser aproveitada para reduzir este gap entre residentes e turistas”, indicando a necessidade de atribuir selos a equipamentos, eventos e infraestruturas financiados por esta taxa, para que seja percetível “a importância deste movimento”.

Via verde para a imigração
Indicando que em Portugal existem entre 450.000 e 500.000 pessoas a trabalhar no setor do turismo – dois terços portugueses e um terço estrangeiro – Bernardo Trindade refere que apesar de “precisarmos de mão-de-obra estrangeira para crescer, temos também noção que as pessoas que optaram por fazer carreira em Portugal têm de se adaptar à nossa forma de ser”.

Nesse sentido, a associação refere ter assinado no âmbito da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a via verde para a imigração.

“Concordamos, por princípio, com a celebração de contratos na origem, devidamente validados pelos nossos consulados. Concordamos também com a existência de seguros que de alguma maneira assegurem estas pessoas que vêm para Portugal”, declara o presidente da AHP.

Se a associação se mostra disponível para, em relação com o Turismo de Portugal e o IEFP, administrar formação nos próprios hotéis – algo que refere já ser feito – Bernardo Trindade afirma que a AHP tem, contudo, “uma dúvida com a qual não podemos subscrever, porque seria uma hipocrisia com a qual não podemos assumir”: a garantida de habitação ou alojamento.

“Se há regiões onde eventualmente este tema pode ser suprimido, curiosamente é nas nossas quatro principais regiões turísticas – Lisboa, Porto, Algarve e a Madeira –, em que este compromisso, objetivamente, não pode ser assumido. Não pode ser assumido por uma razão simples: porque é nestas regiões onde o problema da habitação é mais premente. Portanto, independentemente de sermos mais liberais ou menos liberais, mais impostos ou menos impostos, temos de aumentar a oferta de habitação”, afirma.

Aumento da estadia média
Com a procura “congestionada”, e com a previsão de que o novo aeroporto em Alcochete ultrapasse o presente mandato da associação, Bernardo Trindade aponta para a necessidade de “avançar com uma campanha para o aumento da estadia média”.

“A procura está congestionada em Lisboa, e desenganem-se aqueles que acham que isto só tem impacto em Lisboa: isto tem impacto em todas as regiões do turismo”, esclarece.

Indicando que a estadia média em Portugal é de cerca de 2,51 dias, Bernardo Trindade explica que caso a estadia aumentasse para 3,5 dias, com os mesmos 31 milhões de hóspedes registados em 2024, o país passaria de 80 milhões de dormidas para 115 milhões de dormidas.

Igualmente, os 5,5 mil milhões de euros em proveitos de aposento passariam para 7,14 mil milhões de euros, pelas contas do presidente da associação.

“Temos um tema, que é da nossa incapacidade, que é a recusa permanente de slots no aeroporto de Lisboa. Temos de encontrar soluções, porque o investimento contínuo, as intenções de investimento, continuam. Alguma coisa boa o setor do turismo fez em Portugal para merecer quer de investidores nacionais, quer do olhar internacional, um interesse crescente, e não podemos ficar parados. Precisamos, por isso, de todos”, termina.

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Aviação

Etihad Airways e TAP Air Portugal estabelecem parceria no programa de fidelização

A nova parceria entre a Etihad Airways e a TAP Air Portugal vai permitir que os membros dos programas de fidelização de ambas as companhias aéreas acumulem e resgatem a respetiva moeda de fidelização em qualquer uma das transportadoras.

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A Etihad Airways e a TAP Air Portugal estabeleceram uma parceria no âmbito do programa de fidelização, que vai permitir que os membros dos programas de fidelização de ambas as companhias aéreas acumulem e resgatem a respetiva moeda de fidelização em qualquer uma das transportadoras.

“Os membros do Etihad Guest podem resgatar as suas milhas em voos, estadias em hotéis em todo o mundo e férias, ou comprar uma variedade de produtos na Etihad Guest Reward Shop. As milhas dos membros TAP Miles&Go podem ser utilizadas em voos e numa variedade de ofertas adicionais, como itens da TAP Store”, explica a Etihad Airways, em comunicado.

Segundo Mark Potter, diretor executivo da Etihad Guest, esta parceria vai oferecer aos membros do Etihad Guest “ainda mais formas de acumular e resgatar as suas milhas em toda a rede da companhia aérea nas Américas, Europa e África”.

Esta parceria surge após o acordo de codeshare que as duas transportadoras já tinham estabelecido em 2023 e que veio oferecer uma “conectividade aprimorada para os clientes”, além de “mais destinos e mais opções através de uma rede totalmente global”.

“As redes de ambas as companhias aéreas complementam-se com destinos na América do Norte e do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália e Médio Oriente. O codeshare permite que os membros do Etihad Guest sejam recompensados por viagens para destinos como Los Angeles, Rio de Janeiro e Cancún, enquanto os membros do TAP Miles&Go poderão acumular milhas explorando a rede em expansão da Etihad com novos destinos como Chiang Mai, Hong Kong e Medan”, acrescenta a informação divulgada.

Pedro Flores Ribeiro, diretor TAP Miles&Go, considera que é “muito emocionante” oferecer aos membros TAP Miles&Go a possibilidade de resgatarem as suas milhas “em voos da Etihad para uma variedade de destinos atrativos”, ao mesmo tempo que os membros Etihad Guest passam a poder descobrir a rede da TAP Air Portugal.

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Portugal entre os países que lideram o turismo de bem-estar em 2025

No “Travel Trends Report 2025” do Mastercard Economics Institute (MEI) Portugal surge em 12.º lugar na lista de destino líderes em experiências de bem-estar e autocuidado, de acordo com o Índice de Viagens de Bem-Estar (Wellness Travel Index, WTI). Lisboa ainda aparece bem posicionada como destino para os “amantes da gastronomia”.

Victor Jorge

No mais recente relatório anual do Mastercard Economics Institute (MEI) – “Travel Trends Report 2025” – Portugal surge em 12.º lugar no ranking de destinos líderes em experiências de bem-estar e autocuidado.

No Índice de Viagens de Bem-Estar (Wellness Travel Index, WTI) a liderança pertence à Namíbia, África do Sul e Tailândia, onde os visitantes podem reconectar-se com a natureza em pousadas ecológicas imersivas ou encontrar serenidade em retiros de meditação.

No caso europeu, Portugal só é ultrapassado por Itália (6.º), Áustria (8.º) e Irlanda (11.º), aparecendo à frente de destinos como Polónia (13.º), Estónia (14.º), Hungria (15.º) ou Letónia (19.º).

De resto, o relatório da Mastercard refere que “os consumidores europeus estão a dar prioridade a motivações mais profundas e com maior valor pessoal para as suas viagens, como a procura de conexão, bem-estar, aventura e experiências gastronómicas”. Estes fatores, orientados por objetivos pessoais e emocionais, continuam a ser “motores determinantes para viajar, mesmo em cenários de incerteza económica”.

Embora os fatores macroeconómicos continuem a influenciar o comportamento dos viajantes, a Europa continua a destacar-se como um importante centro de turismo global, com o seu rico património culinário, paisagens diversas e ofertas de bem-estar a atrair viajantes de todo o mundo. No entanto, os fatores não económicos pesam também na hora de tomar uma decisão. A prevalência das redes sociais, onde muitos viajantes publicam imagens apelativas de cenários e refeições exóticos, tem encorajado outros utilizadores a criar as suas próprias memórias, muitas vezes por receio de perder algo.

O mais recente relatório Economy Experience, também da Mastercard, refere também que as viagens, as atividades ao ar livre e a restauração estão no topo da lista de prioridades de despesa dos europeus em 2025, o que evidencia uma mudança para viagens baseadas em experiências e valores.

Mais de dois terços (70%) dos europeus afirma que a realização de atividades da lista de desejos é uma “prioridade máxima”. Nesse sentido, os dados analisados pelo MEI apontam que o turismo de bem-estar tem crescido significativamente nos últimos anos, apresentando-se como uma “fuga ao stress do quotidiano”.

“Estas viagens privilegiam o relaxamento, a cura e um certo grau de indulgência, em vez de horários preenchidos ou aventuras cheias de adrenalina. Embora os retiros de ioga tradicionais e os spas de luxo continuem a ser populares, o panorama do bem-estar está a evoluir, incluindo agora ofertas como clubes de longevidade e retiros focados no sono”, salienta o relatório da Mastercard.

Turismo desportivo é outra tendência
Com base numa análise única de dados agregados e anónimos de transações e de fontes de dados de terceiros, o relatório conclui ainda que paixão pelo desporto impulsiona o turismo.

O MEI analisou as despesas num raio de oito quilómetros do local da final da Liga dos Campeões, em Londres, nos cinco dias anteriores e posteriores ao evento, em junho de 2025. A vitória do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund resultou num aumento homólogo de 61% nos gastos alemães, ultrapassando o aumento global de 14%, ao passo que os gastos espanhóis dispararam 148% em relação ao ano anterior, sugerindo que os adeptos celebraram com extravagância.

Norte-americanos gostam de Portugal
A Mastercard analisou, igualmente, as cidades mais visitadas pelos mercados entre 2019 e 2024. Lisboa surge destacada neste ciclo em mercados como o Canadá, EUA e Espanha.

No caso do Canadá, a Mastercard indica um crescimento de 80,3% no número de visitas por parte dos canadianos a Lisboa entre 2019 e 2024, colocando-se em 4.º lugar nas preferências dos turistas deste mercado emissor.

Os EUA registaram um crescimento ainda maior que o Canadá, fixando-se no aumento de 86,7% entre 2019 e 2024, verificando-se que Lisboa ocupa o 9.º lugar entre as cidades destino preferidas dos americanos.

No caso espanhol, Lisboa cresceu 33,8%, colocando a capital portuguesa em 6.º no ranking de preferências dos espanhóis.

Para onde se viaja neste verão e porquê
Os dados de reservas de voos revelam os principais destinos globais que estão a ganhar força como pontos quentes para viagens entre junho e setembro. Tóquio está no topo da lista como o destino global mais procurado para o verão de 2025. Especificamente para os viajantes europeus, as principais cidades incluem Tóquio, Palma de Maiorca, Hurghada (Egito), Paris, Osaka, Pequim e Londres. Notavelmente, Tirana, na Albânia, viu o maior aumento de visitantes europeus entre 2019 e 2024 – liderados principalmente por turistas italianos –, tornando-a um dos destinos urbanos de crescimento mais rápido no continente.

Istambul, Cannes e Interlaken são as três principais cidades para os apreciadores internacionais de gastronomia. Com a popularidade crescente das viagens internacionais, medir o número mediano de nacionalidades presentes em cada restaurante por cidade dá uma ideia mais clara sobre os destinos gastronómicos mais globalizados. O MEI apurou que a Europa domina a lista de destinos que atraem os amantes da gastronomia internacional, de acordo com os seus gastos em 2024.

Os restaurantes de Istambul acolheram turistas de 67 países em 2024, o valor mais alto entre as 43 cidades analisadas. Outros seis destinos europeus – Cannes (França) e Interlaken (Suíça) com 64 nacionalidade, Barcelona (Espanha) com 60 nacionalidade, Dubrovnik (Croácia) com 59 nacionalidades e Mykonos (Grécia) com 57 nacionalidades – surgem também no top 10, atraindo visitantes de todo o mundo com os seus vibrantes cenários culinários.

Já Portugal aparece em 15.º lugar, com os restaurantes de Lisboa a acolher turistas de 50 nacionalidades.

Outra das tendências apontadas pela Mastercard são as aventuras nórdicas que ganham cada vez mais popularidade. Ao analisar os principais parques nacionais e o modo como o comércio local contribui para os gastos totais dos turistas, o MEI concluiu que o turismo de aventura está a florescer na região nórdica, onde os viajantes procuram a beleza natural das florestas, fiordes e a serenidade ao ar livre. A Finlândia destaca-se neste conjunto de países, com os parques nacionais a representarem 7,1% dos gastos transfronteiriços totais. Outros países europeus de relevo com percentagens significativas de despesa associada a parques nacionais incluem a Suíça, Polónia, França e Noruega.

Finalmente, as viagens de negócios parecem estar a tornar-se menos frequentes, mas mais longas. Segundo o MEI, as reservas de voos corporativos no Reino Unido indicam que a duração média das viagens de trabalho é agora superior à do período anterior à pandemia. No caso dos viajantes norte-americanos, as deslocações à Europa aumentaram de 7,4 para 8,1 dias. Esta tendência verifica-se também entre os viajantes britânicos, com exceção das viagens para o Canadá e os EUA, que se tornaram mais curtas entre 2020 e 2025.

“O sector europeu das viagens continua a demonstrar uma resiliência notável”, afirma Natalia Lechmanova, economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute. A responsável conclui ainda que, mesmo perante a incerteza económica, se observa uma “mudança clara entre os viajantes europeus, que passam a privilegiar experiências com significado pessoal e valor a longo prazo. Seja através de retiros de bem-estar, exploração cultural ou aventuras na natureza, os viajantes europeus estão a dar prioridade a viagens que se alinham com os seus valores e aspirações individuais”.

Importa notar que o WTI não contabiliza viagens dentro de um mesmo país com fins de bem-estar, apenas viagens internacionais, o que provavelmente “subestima economias desenvolvidas e sobrestima países emergentes”, admitem as conclusões do relatório da Mastercard.

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