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Hotelaria

Ocupação de hotéis do Algarve subiu 8,9% em novembro

De acordo com os números avançados pela AHETA, os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%.

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Ocupação de hotéis do Algarve subiu 8,9% em novembro

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De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

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Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

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TAP confirma que já transportou dois milhões de passageiros nas rotas entre Portugal e Brasil

Em novembro, Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, tinha avançado que a transportadora nacional previa alcançar, pela primeira vez, a marca dos dois milhões de passageiros entre os dois países por volta de 20 de dezembro, o que agora se confirmou.

A TAP confirmou esta quinta-feira, 19 de dezembro, que alcançou a marca de dois milhões de passageiros transportados nas rotas entre Portugal e o Brasil, naquela que foi a primeira vez na história da companhia aérea que este marco foi alcançado.

“Pela primeira vez na sua história, a companhia aérea ultrapassou a marca de dois milhões de passageiros transportados num único ano entre os dois países. Este número representa um crescimento relevante na procura por voos entre os dois continentes e consolida a posição da TAP como uma das principais operadoras das rotas transatlânticas”, congratula-se a transportadora, num comunicado enviado à imprensa.

O passageiro dois milhões foi alcançado esta quinta-feira, 19 de dezembro, num voo que partiu do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, e que teve destino à cidade do Porto, em Portugal, com escala na capital portuguesa.

“A TAP tem o orgulho de ligar dois países com uma história compartilhada e um futuro promissor. Este recorde reflete o nosso compromisso com a qualidade dos serviços e a confiança dos passageiros no nosso trabalho. Agradecemos a todos que escolheram e escolhem a TAP para as suas viagens entre Portugal e o Brasil e seguimos empenhados em oferecer uma experiência de voo excepcional”, afirma Luís Rodrigues, CEO da TAP.

Recorde-se que, em meados de novembro, Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, já tinha avançado que a transportadora de bandeira nacional previa alcançar, pela primeira vez, a marca dos dois milhões de passageiros transportados entre os dois países por volta da “semana 50 do ano, ou seja, lá para 20 de dezembro”, o que agora foi confirmado pela companhia aérea.

TAP Miles&Go também atinge marca histórica

Tal como a TAP, também o TAP Miles&Go, o programa de passageiro frequente da transportadora nacional, está de parabéns por ter alcançado uma marca histórica, uma vez que este programa alcançou, recentemente e pela primeira vez, dois milhões de clientes no Brasil.

“Para celebrar este feito, o TAP Miles&Go presenteou o passageiro dois milhões com 200 000 milhas”, refere ainda a companhia aérea.

A TAP voa atualmente para 12 cidades no Brasil, concretamente São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, e, em abril de 2025, retoma os voos para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passando a disponibilizar 15 rotas para 13 cidades no país, com partida de Lisboa e Porto.

 

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Receitas turísticas sobem 7,4% em outubro e aproximam-se dos 25MM€ no acumulado do ano

Em outubro, as receitas turísticas somaram 2.327,70 milhões de euros, aumentando 7,4% face a mês homólogo do ano passado e contribuindo para que, no acumulado do ano, o valor das receitas provenientes do turismo esteja já perto dos 25 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal (BdP).

Em outubro, as receitas turísticas somaram 2.327,70 milhões de euros, valor que representa um aumento de 7,4% face a mês homólogo do ano passado, avança o Banco de Portugal (BdP), cujos dados mostram também que, no acumulado do ano, o valor total das receitas provenientes do turismo somam já perto de 25 mil milhões de euros.

De acordo com os dados revelados esta quinta-feira, 19 de dezembro, pelo BdP, as receitas turísticas de outubro, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram 160,83 milhões de euros acima do apurado em outubro do ano passado, quando este valor tinha sido de 2.166,87 milhões de euros.

Comparativamente ao mesmo mês pré-pandemia, a subida é ainda mais expressiva e chega aos 49,4%, já que o valor das receitas turísticas apresenta um aumento de 769,85 milhões de euros face aos 1.557,85 milhões de euros apurados em outubro de 2019.

No comunicado que acompanha os números, o BdP realça o “contributo das viagens e turismo” para o aumento das exportações e importações de serviços, que cresceram, em outubro, 5,2% e 3,3%, respetivamente.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo – que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro – subiram em outubro e chegaram aos 498,22 milhões de euros, traduzindo um aumento de 8,3% ou de 38,19 milhões de euros face a outubro de 2023.

Face ao mesmo mês de 2019, a subida volta também a ser mais expressiva, uma vez que as importações turísticas aumentaram 33,2% em comparação com os 374,15 milhões de euros apurados no 10.º mês de 2019, o que indica um aumento de 124,07 milhões de euros.

No Saldo da rubricas Viagens e Turismo a situação voltou a ser semelhante, já que este indicador chegou, em outubro, aos 1829,48 milhões de euros, o que traduz um aumento de 7,2% ou de 122,63 milhões de euros face aos 1.706,85 milhões de euros de outubro de 2023.

Em comparação com o período pré-pandemia, o crescimento do saldo desta rubrica é já de 54,6% ou de 645,78 milhões de euros comparativamente aos 1183,70 milhões de euros apurados em mês homólogo de 2019.

Acumulado perto dos 25MM€

O mês de outubro voltou a ser positivo para a rubrica Viagens e Turismo, que, no acumulado desde janeiro, soma já receitas de 24.523,98 milhões de euros, o que representa um aumento de 9,3% ou 2.076,71 milhões de euros face aos 22.447,27 apurados em igual período do ano passado.

Tal como nas receitas turísticas, também nas importações do turismo o acumulado desde o início do ano está a crescer e chega aos 5782,7 milhões de euros, valor que fica 7,7% ou 411,11 milhões de euros acima dos 5.371,59 milhões de euros apurados em igual período de 2023.

No saldo desta rubrica, a tendência volta igualmente a ser de subida no acumulado do ano, já que este valor ficou, até outubro, nos 18.741,28 milhões de euros, o que indica um aumento de 9,2% ou 1.573,51 milhões de euros face aos 17.167,77 milhões de euros apurados em igual período do ano passado.

 

 

 

 

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Iberia reforça operação no Natal e disponibiliza mais de 1M de lugares

Neste Natal, a Iberia vai operar 5.081 voos, o que representa uma oferta de mais de um milhão de lugares, entre 20 de dezembro e 7 de janeiro.

A Iberia anunciou um reforço de operação para este Natal, com a companhia aérea a operar 5.081 voos, o que representa uma oferta de mais de um milhão de lugares, entre 20 de dezembro e 7 de janeiro, informou a companhia aérea de origem espanhola.

Segundo a Iberia, o reforço destina-se essencialmente aos novos destinos de inverno, como Salzburgo, Innsbruck, Tromso e Rovaniemi, assim como a algumas capitais europeias, como Londres, Paris, Roma, Genebra, Zurique e Praga, que estão entre os destinos mais procurados para esta época festiva.

Num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 18 de dezembro, a Iberia indica que, para aqueles destinos, “o tamanho das aeronaves foi aumentado para atender à alta demanda desta época”.

“Os destinos de neve são um sucesso este ano, com Salzburgo e Innsbruck, na Áustria, onde a Iberia oferece voos diretos duas vezes por semana desde o início de dezembro. E Tromso, na Noruega, é o destino ideal para observar a aurora boreal, cidade que também tem duas frequências semanais, às quintas e domingos”, lê-se na informação divulgada.

No entanto, o destino mais popular para esta época festiva é Rovaniemi, na Lapónia finlandesa, para onde a Iberia programou “quatro voos semanais de Madrid, às quartas, quintas, sábados e domingos”.

No que diz respeito às capitais europeias, a Iberia vai disponibilizar ainda oito voos por dia para Londres, no Reino Unido, enquanto Paris, em França, vai ter até 11 voos diários e Roma vai contar seis ligações por dia.

Além das capitais europeias, a Iberia reforçou também a oferta para outros destinos icónicos, como Nova Iorque e Boston, que vão contar com três voos por dia desde Madrid, no caso de Nova Iorque, e um voo diário no que diz respeito a Boston, sendo esta rota operada em aviões Airbus A321XLR.

A Iberia indica ainda que a época festiva do Natal também vai ser comemorada a bordo com menus especiais na classe Business até 31 de dezembro, e sobremesas alusivas à data na Premium Economy e Economy, entre outras ofertas e iniciativas previstas.

Até 31 de dezembro, também os Premium Lounges da Iberia em Madrid vão assinalar o Natal com menus especiais, assim como o réveillon na noite da Passagem do Ano.

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Modernização de Heathrow acelera com plano de investimento de 2,8 mil milhões de euros

O aeroporto de Heathrow vai investir 2,8 mil milhões de euros nos próximos dois anos com o objetivo de continuar a progredir e a prestar melhores serviços aos passageiros e às empresas.

O aeroporto de Heathrow anunciou um plano de investimento acelerado de 2,3 mil milhões de libras (cerca de 2,8 mil milhões de euros) para modernizar o aeroporto nos próximos dois anos, com um aumento de quase 250 milhões de libras em relação às estimativas anteriores

Os responsáveis da principal infraestrutura aeroportuário do Reino Unido avançam que este investimento “assegurará que o único aeroporto central e porta de entrada internacional do Reino Unido continua a progredir e a prestar melhores serviços aos passageiros e às empresas”.

Os 2,8 mil milhões de euros serão utilizados para melhorar as capacidades em todos os terminais, incluindo a entrega de bagagens e projetos para apoiar partidas e chegadas pontuais. O programa de investimento “melhorará o serviço, a resiliência, a experiência dos passageiros e a sustentabilidade para todos os passageiros em Heathrow”, referem ainda os responsáveis.

O projeto “Independent Journeys”, por exemplo, irá capacitar os passageiros que necessitem de apoio adicional e dar-lhes a possibilidade de viajar da forma mais independente possível em todo o aeroporto. Os projetos de viagens ativas incentivarão as deslocações de bicicleta e a pé para o aeroporto e entre terminais, prevendo-se a sua conclusão em 2027.

“Para concretizar a estratégia industrial do Reino Unido e apoiar as indústrias que dependem da conectividade global de Heathrow, é fundamental que a porta de entrada internacional do Reino Unido para o comércio e o turismo esteja preparada para o futuro”, salientam os responsáveis da infraestrutura aeroportuária.

Estes investimentos ao longo dos próximos dois anos impulsionarão o crescimento económico em todas as partes do Reino Unido, permitindo simultaneamente que Heathrow – o aeroporto com as melhores ligações do mundo – continue a oferecer serviços aos passageiros e às companhias aéreas.

Thomas Woldbye, diretor-executivo de Heathrow, refere que “Heathrow é a porta de entrada do Reino Unido para o mundo e, em última análise, a porta de entrada do país para o crescimento”. Por isso, frisa que este anunciou “confirma que continuaremos a investir mais de mil milhões de libras de dinheiro do setor privado todos os anos no aeroporto para oferecer as instalações que as nossas companhias aéreas e passageiros desejam, ao mesmo tempo que impulsionamos a economia do Reino Unido e criamos oportunidades para as empresas de todo o país”.

Este anúncio surge no momento em que o Relatório de Impacto do Investimento de Heathrow descreve como o aeroporto efetuou investimentos significativos no aeroporto em 2024, atingindo 1,1 mil milhões de libras (cerca de 1,3 mil milhões de euros) e beneficiando mais de 1 100 parceiros da cadeia de abastecimento no Reino Unido. O investimento de 191 milhões de libras para atualizar as vias de segurança ao longo de 2024, por exemplo, assegurou que Heathrow está preparado para o aumento da procura esperado durante o período de Natal e continua a centrar-se na experiência dos passageiros, tornando o aeroporto mais inteligente e mais fácil para os passageiros e um local de trabalho ainda melhor.

Os investimentos planeados totalizam 1,05 mil milhões de libras na infraestrutura do aeroporto, em 2025, e mais 1,29 mil milhões de libras a investir em 2026.

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Summerwind representa Egyptair em Portugal

A Summerwind passa a ser o GSA da Egyptair em Portugal, ficando responsável pela “representação comercial, reservas e apoio aos passageiros do mercado português” da companhia aérea do Egito.

A Egyptair escolheu a Summerwind para GSA em Portugal, ficando a empresa responsável pela “representação comercial, reservas e apoio aos passageiros do mercado português” da companhia aérea do Egito.

“Esta nomeação é algo que muito orgulha a atual estrutura acionista da Summerwind, bem como toda a equipa em Lisboa, que já manifesta o seu agradecimento à Egyptair por este voto de confiança”, afirma João Moreira Baptista, diretor-geral da Summerwind Portugal.

A Summerwind recorda que a Egyptair opera atualmente dois voos por semana na rota Lisboa (LIS) – Cairo (CAI), ligações que são realizadas às terças e quintas-feiras, num avião Boeing 737-800.

“Este será o único voo direto entre a capital portuguesa e o Cairo, capital do Egito. As partidas de Lisboa, com duração aproximada de cinco horas e 20 minutos, serão realizadas durante a noite, saindo de Lisboa às 23h00 e chegando ao Cairo às 06h00”, indica a Summerwind, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Amr Adawy, vice-presidente Comercial da Egyptair, a companhia aérea retomou a rota que estava suspensa desde 2011 no verão passado, uma vez que Lisboa é “um dos destinos cada vez mais procurados” pelos passageiros da transportadora egípcia.

“A operação para Lisboa insere-se no plano de expansão adoptado pela Egyptair, visto que, recentemente, adicionámos mais destinos à nossa extensa rede em África, Médio Oriente e Ásia, servindo mais de 70 destinos em todo o mundo, oferecendo assim diversas ligações aos passageiros a partir de Lisboa”, acrescenta o responsável, lembrando que a companhia oferece também ligações diárias para alguns dos destinos  mais turísticos do Egito, como Luxor, Aswan, Sharm El-Sheikh e Hurghada.

A Summerwind disponibiliza o número de telefone +351 215 893 627 para tratamento de assuntos relacionados com a Egyptair.

 

 

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Binter começa a voar entre Tenerife e Ponta Delgada a 1 de julho

A nova rota para Ponta Delgada foi uma das novidades anunciadas pela Binter para 2025 e vai arrancar a 1 de julho, com um voo por semana.

A Binter vai lançar uma rota entre Tenerife e Ponta Delgada, com início a 1 de julho de 2025, de que vai contar com uma ligação aérea por semana, avança o HostelTur, que cita informação da companhia aérea.

A nova rota para Ponta Delgada foi uma das novidades anunciadas pela Binter para 2025, que vai contar com um aumento de oferta de 48% face a 2024 e seis novas rotas desde Tenerife.

Além de Ponta Delgada, a Binter vai também começar a voar, no próximo ano, para Valência, San Sebastián, Pamplona, Granada e Murcia, tendo anunciado ainda o reforço das ligações para Jerez de la Frontera.

“Este programa é o resultado de um trabalho conjunto, através do Turismo de Tenerife, e a Binter para consolidar a rede de rotas externas da empresa a partir da sua base operacional em Tenerife Norte, que aumentará 67%, e promoverá o desenvolvimento da conectividade aérea de a ilha nos próximos anos, aproveitando a fase de crescimento em que a companhia aérea se encontra”, refere a Binter, citada pelo Hosteltur.

O aumento da oferta da Binter, que vai contar com mais de 838 mil lugares, é possível graças aos novos aviões a jato Embraer E195-E2 da companhia aérea, que vão permitir aumentar em 75% os destinos servidos desde Tenerife e que se espera que possam dar “um impulso importante para a chegada de visitantes de novos mercados”.

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Turkish Airlines aumenta voos para Lisboa a partir de junho

A partir de 9 de junho, o número de voos da Turkish Airlines entre Lisboa e Istambul, na Turquia, passa de 14 para 18 ligações semanais para “oferecer maior flexibilidade, conveniência e oportunidades” ao mercado.

A Turkish Airlines vai aumentar, a partir de 9 de junho, o número de voos entre Lisboa e Istambul, na Turquia, passando de 14 para 18 ligações semanais, informou a companhia aérea de bandeira turca, em comunicado.

“Este aumento reflete o nosso compromisso em oferecer maior flexibilidade, conveniência e oportunidades de novas ligações ao mercado”, realça a Turkish Airlines, na informação divulgada.

As novas frequências vão ter partida de Istambul às segundas, quartas, sextas e domingos, pelas 20h30, chegando à capital portuguesa pelas 23h35, enquanto em sentido contrário os voos decorrem às segundas, terças, quintas e sábados, partindo de Lisboa pelas 06h10 para chegar a Istambul às 13h00.

“Acreditamos que esta nova frequência criará novas oportunidades para os nossos parceiros e clientes, facilitando o acesso à extensa rede da Turkish Airlines”, acrescenta a informação divulgada pela transportadora.

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Turismo

Turismo de Portugal, AIMA e CTP querem ser referência internacional no acolhimento de imigrantes no turismo

Turismo de Portugal, AIMA e CTP apresentaram um programa que pretende preparar a comunidade imigrante para uma melhor integração no setor do turismo.

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Turismo de Portugal, Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e Confederação do Turismo de Portugal (CTP) apresentaram, no Centro Cultural de Belém, apresentaram um novo programa que pretende contribuir para a melhoria das condições de integração dos migrantes e beneficiários de proteção internacional e prepará-los para uma integração no setor do turismo, posicionando Portugal como uma referência internacional no acolhimento destes públicos.

Com um nome bastante comprido – “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo” – o novo projeto vai envolver mil formandos, durante quatro meses e será ministrado na Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, incluindo um mês de estágio em empresas parceiras, com as inscrições a iniciarem-se já esta quinta-feira, 19 de dezembro.

O programa representa um investimento do Turismo de Portugal de 2,5 milhões de euros e disponibiliza apoio personalizado aos formandos, bolsa de formação, subsídio de transporte e alimentação.

A formação visa desenvolver competências profissionais que habilitem a trabalhar em empresas do turismo, nomeadamente de hotelaria e restauração, através de metodologias de formação prática de learning by doing, incluindo formação nas áreas da comunicação, línguas e cultura portuguesa.

Este programa de inserção no mercado de trabalho vai ser desenvolvido em cooperação com as associações empresariais, de forma a assegurar a realização de estágios remunerados e/ou de contratos de 1.º emprego. Desta forma, a iniciativa visa também contribuir para a responsabilidade social das empresas do turismo e o desenvolvimento da multiculturalidade da força de trabalho reforçando o contributo do setor na construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a formação contínua, proporcionada pela Rede de Escolas do Turismo de Portugal é, sem dúvida, um contributo significativo para a coesão social e para o fortalecimento de uma força de trabalho mais diversificada e igualmente qualificada, essencial para a sustentabilidade e competitividade do setor do turismo.”

Já Pedro Portugal Gaspar, presidente da AIMA, salienta, por outro lado, que “este Protocolo tem um duplo impacto na sociedade portuguesa, uma vez que promove a integração dos migrantes e de beneficiários de proteção internacional, capacitando-os para exercer atividade profissional no setor do turismo, e que potencia o desenvolvimento sustentado da economia nacional e a descentralização.”

Por fim, Francisco Calheiros, presidente da CTP, sublinha que a Confederação tem “defendido políticas de inclusão para os migrantes que procuram o nosso país para trabalhar e nelas estão naturalmente incluídas a formação e qualificação dos cidadãos. O turismo, setor estratégico da nossa economia com elevada necessidade de mão de obra, tem de apostar na capacitação destes migrantes, de forma a promover a sua integração plena e, simultaneamente, assegurar a oferta e a qualidade que têm permitido o crescimento sustentável da atividade turística.”

De referir que, para terem condições de se candidatar ao programa, os migrantes e beneficiários de proteção internacional têm de ter a sua situação regularizada, ser maior de idade e ter residência habitual em Portugal.

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Governo garante manter intenção de não onerar diretamente contribuintes com novo aeroporto

O Governo garantiu que mantém a intenção de não onerar diretamente os contribuintes com a construção do Aeroporto Luís de Camões e adiantou que o relatório da ANA prevê um cenário em que isso é possível.

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Tendo o Governo português, através do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, recebido o Relatório Inicial (“High Level Assumption Report”) por parte da Concessionária, ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. (ANA), ao abrigo da cláusula 45.ª do Contrato de Concessão, e face a uma análise preliminar do relatório, o Governo esclarece que “mantém a intenção de não onerar diretamente o Orçamento do Estado com a construção do aeroporto”.

No site do Executivo, a mesma nota adianta que “o relatório da ANA apresenta um cenário em que não há encargos diretos para os contribuintes, redobrando assim a convicção inicial do executivo”.

Recorde-se que o presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luís Arnaut, manifestou-se “muito otimista” quanto à construção do novo aeroporto em Alcochete”.

A ANA, que apresentou a proposta que o Governo tem até 17 de janeiro para analisar, entregou, igualmente, um mapa com uma representação do aeroporto, com quatro pistas, com o responsável da concessionária a garantir que os prazos do processo estão “todos a ser cumpridos”, conforme tinha já assegurado que iria ser feito, e quando questionado se a gestora aeroportuária está com “boa vontade” para construir em Alcochete, foi perentório: “Toda”.

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BTL assume nova identidade

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa evolui para BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

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A 35.ª edição da maior feira de turismo de Portugal, promovida pela Fundação AIP, assume uma nova identidade: cai a Bolsa de Turismo de Lisboa, surge a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

Em comunicado, a organização da feira refere que a marca “evolui agora para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o setor com um turismo de melhor qualidade, assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social”.

Além disso, a nova identidade “reforça o posicionamento internacional” da BTL que pretende “aumentar a sua oferta B2B e B2C”.

“A BTL reafirma o seu papel como um dos eventos de referência no panorama europeu, combinando uma oferta diversificada com um nível de qualidade que a diferencia e eleva no sector do turismo. É essa excelência que atrai, ano após ano, profissionais e visitantes de todo o mundo, com a ambição de continuar a promover experiências e oportunidades únicas tanto no mercado nacional como internacional”, afirma Dália Palma, gestora-coordenadora da BTL.

A nova identidade da marca BTL, desenvolvida pela Ivity, pretende traduzir essa visão inovadora e alinhada com as tendências atuais do setor. “A BTL é a marca onde Portugal se encontra com o melhor de Portugal e é onde Portugal se mostra ao mundo, naquela que é a indústria mais identitária do país”, refere Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.

A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, organizada pela Fundação AIP, realiza-se de 12 a 16 de março de 2025, na FIL – Parque das Nações.

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