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Tourist visiting Spain

Análise

Portugueses fazem retrospectiva das suas viagens de 2024 à Preply e já olham para 2025

Num recente estudo levado a cabo pela Preply, os turistas portugueses de todas as regiões do país refletiram sobre as suas viagens realizadas ao longo do ano que está a terminar, e fizeram as suas expectativas para 2025.

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Portugueses fazem retrospectiva das suas viagens de 2024 à Preply e já olham para 2025

Num recente estudo levado a cabo pela Preply, os turistas portugueses de todas as regiões do país refletiram sobre as suas viagens realizadas ao longo do ano que está a terminar, e fizeram as suas expectativas para 2025.

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Os dados divulgados pela Preply, plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população no ano que está prestes a terminar, pediu a inquiridos de Norte a Sul que partilhassem as suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas no que toca a fazer as malas em 2025. Para este estudo foram entrevistados 400 portugueses residentes em todas as regiões do país.

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Ao longo do levantamento, seis em cada 10 inquiridos pela especialista em idiomas disseram estar a encerrar 2024 menos stressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer as suas relações pessoais, expandir o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança, enquanto, os seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos num único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.

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Entre a maioria dos inquiridos pela plataforma, oito em cada 10 disseram ter viajado pelo menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (89%), para 62,9% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu os seus níveis de stress consideravelmente, cooperando para dias de maior bem-estar, mesmo perante desafios.

Os efeitos positivos, de toda a forma, se estendem a outras áreas, sobretudo considerando a quantidade de inquiridos que relataram também terem se tornado pessoas com mais conhecimento cultural (57,7%), autoconfiança (26,9%) e proximidade com os seus relacionamentos pessoais (47,4%) graças aos dias passados fora de casa em 2024, sem contar todos os ganhos no que se refere à capacidade de adaptação a outras realidades (24,9%).

Por outro lado, segundo a maioria dos inquiridos, a preparação levou em conta as mais diversas ferramentas — das plataformas de reservas online (65,4%), ao Youtube (15,2%), blogs e sites de viagem (35,6%) e, claro, as redes sociais (23,5%), que os ajudaram a recolher dicas e contornar possíveis imprevistos.

Ao serem indagados sobre possíveis surpresas, muitos inquiridos não só se mostraram positivamente impactados por certas localidades, como fizeram questão de eleger os três destinos nacionais que mais excederam suas expectativas: Porto (13,4%), Aveiro (11%) e Braga (10,7%) — distritos que, seja pelo custo-benefício, acolhimento da população local ou experiências fora do comum, revelaram-se muito melhores do que o esperado.

Entretanto, provando que os portugueses desejam aproveitar ao máximo as folgas e férias para novas experiências turísticas, quando questionados pela Preply, 84,5% partilharam ter a meta principal de viajar para outros países, parcela mais expressiva que à de respondentes cujo objetivo será visitar novos lugares dentro de Portugal (47%).

Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto a sua finalidade parecem aproximar-se entre os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos inquiridos espera embarcar rumo a praias paradisíacas (55,4%), cidades históricas (55,6%) e destinos de natureza e aventura (37%), em todas elas com o intuito de relaxar e descansar (79,7%), viver experiências únicas e marcantes (42,7%) e, ainda, explorar novas culturas (50%).

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TravelGEA agrega novos produtos e serviços e Ricardo Correia passa a diretor operacional

Nos quatro pilares em que a GEA Portugal vai colocar acento tónico, um deles será o produto exclusivo, através do seu braço armado, a TravelGEA, que vai passar a agregar novos produtos e serviços, passando Ricardo Correia, o até agora seu diretor Comercial, para diretor operacional. Novidade é o lançamento da TravelGEA Rail em 2025.

Carlos Baptista, administrador da GEA Portugal, revelou aos jornalistas, no âmbito da 20ª Convenção do grupo, que decorreu em Troia, que em relação ao produto exclusivo, “fizemos algumas alterações de estrutura no sentido de melhor preparar a TravelGEA para o caminho que estamos a fazer”. Esta empresa da GEA Portugal, que até há pouco focava-se única e exclusivamente na componente aérea, segundo Carlos Baptista, “mais que duplicou seu volume de negócios em 2023, e tive também crescimentos interessantes em 2024”, para avançar que “Ricardo Correia, que incorporou a equipa em 2023 como diretor Comercial, vai agora assumir a direção operacional da TravelGEA, com maior responsabilidade no projeto, assumindo também toda a coordenação da equipa de suporte e fazendo a ponte com todos os outros intervenientes das diferentes áreas, seja financeira, ou ao nível do grupo Newtour com tudo o que trabalhamos ao nível macro em termos de aviação”.

Por sua vez, Ricardo Correia, que esteve presente na conferência de imprensa, esclareceu sobre algumas melhorias que têm vindo a ser implementadas na TravelGEA. “Aquilo que estamos focados para 2025 e posteriormente, passa pela rentabilidade de serviço e de informação, muito potenciado pelo efeito do grupo Newtour, que tem uma capacidade de negociação e de trazer mais-valias para dentro de portas através dos acordos que negoceia”.

Destacou igualmente algumas evoluções que foram alcançadas recentemente, tais como a integração da   Ryanair, através do Light Ticketing Amadeus, e do NDC da TAP, bem como as nossas integrações com tudo o que são NDC e low cost carries “que estamos a trazer para dentro da nossa plataforma de emissão é que vão permitir maior rentabilidade às nossas agências. O mesmo acontece em relação às tarifas de operador que temos carregadas em sistema e permitem que quando as nossas agências emitem, tenham acesso às mesmas. Portanto, esses são os pilares de rentabilidade que achamos que são muito relevantes”.

No fundo, de acordo com o administrador da GEA, “estamos a centralizar na TravelGEA todo o conteúdo da aviação, de forma que quem a procura encontre as melhores condições disponíveis no mercando, contando com dois GDS, 19 NDC, um agregador low cost, mais as integrações diretas com as low cost, e sete companhias aéreas com tarifas especiais carregadas”. Isto pressupõe, referiu, uma “série de desenvolvimentos tecnológicos que estamos a fazer, melhorias na interação das parcerias que temos com as companhias aéreas, o que se reflete no negócio que a TravelGEA está a obter”.

TravelGEA Rail vai ser uma realidade em 2025

O novo diretor operacional da TravelGEA anunciou que “a grande novidade que vamos ter para o próximo ano vai ser um primeiro passo na intermodalidade, ou seja, poder oferecer mais do que um meio de transporte dentro de uma viagem, neste caso ter oferta de comboios via a nova plataforma que vai ser lançada em janeiro, a TravelGEA Rail, em parceria com a benerail, muito focada dentro da Europa, mas conseguir disponibilizar, numa primeira fase, e de forma autónoma viagens e comboio, e mais tarde ter uma integração com outros meios de transportes que permita ter um produto único”. Ricardo Correia lembra que esta é uma forma mais económica de fazer uma viagem, muito mais flexível, e principalmente, muito mais ecológica e sustentável.

No que diz respeito ao pilar de serviços “estamos muito empenhados em estudar e adaptar a TravelGEA às necessidades dos clientes, com investimentos fortes em toda a parte do atendimento, a nossa equipa está e vai continuar a crescer e vamos dar um melhor nível de serviço. Por exemplo, o nosso horário normal de atendimento vai ser alargado, terminava nos dias úteis às 18.30, vai passar para as 20 horas, para que os clientes poderem fazer as suas reservas, emissões e reemissões de forma mais vantajosa para a agência”, destacou ainda Ricardo Correia.

Sobre esta questão ainda, Carlos Baptista reforçou que “estamos também a melhorar o nível de autonomia das agências de viagens com toda a interação com a TravelGEA, nomeadamente ao nível de pagamentos, para que não sinta, mesmo fora dos horários de atendimento, tenha qualquer limitação, bem como processos de interação administrativa e financeira com as nossas agências, ou seja, focados na automatização de todos os processos, para que elas percam menos tempo e consigam entregar mais valor aos seus próprios clientes”, enalteceu.

A TravelGEA aposta igualmente na formação. Em 2024 foram realizadas duas formações certificadas, exclusivamente sobre o aéreo, sete ações presenciais e 15 webinares com companhias aéreas. Para 2025, “a nossa ideia é incrementar o nível de formação às nossas agências, simultaneamente, reestruturar toda a informação interna via intranet GEA, até mesmo a questão da Inteligência Artificial para, às agências ser mais fácil contactar e encontrar informação relevante em relação à aviação”, esclareceu o diretor operacional.

No entanto, a TravelGEA já não é só o aéreo, “tem muito mais componentes”, segundo Ricardo Correia. “Lançámos, em março de 2024, uma plataforma de reservas hoteleiras, ou seja, a TravelGEA conseguiu, com uma série de integrações, disponibilizar às nossas agências uma única plataforma com integrações negociadas pela TravelGEA. As duas grandes mais-valias é que é uma ferramenta feita por agentes para agentes, e tem maior rentabilidade devido à integração que temos, por ter feito uma boa negociação com os fornecedores” disse o responsável da empresa do grupo GEA. Um dos exemplos foi a integração direta com a Expedia.

Refira-se que este ano, no aéreo e em termos globais (rede GEA), Ricardo Correia indicou que “estamos a crescer acima do BSP Portugal, valores acumulados de janeiro a outubro. O BSP Portugal está a crescer cerca de 3,5% e nós a subir cerca dos 8%, enquanto na TravelGEA o crescimento ronda os 5%, de forma consolidada”, concluiu.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Destinos

Cabo Verde regista aumento de 15,7% no tráfego de passageiros no 3.º trimestre

O aumento do tráfego de passageiros no terceiro trimestre reflete, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, o crescimento acima do esperado nas chegadas de turistas estrangeiros ao país.

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Os transportes de Cabo Verde registaram um crescimento homólogo no número de passageiros transportados no terceiro trimestre do ano, indicador que subiu 15,7% face a igual período do ano passado e que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, reflete o crescimento acima do esperado nas chegadas de turistas estrangeiros ao país.

Além dos passageiros, os dados divulgados pela Lusa esta quinta-feira, 5 de dezembro, mostram que também o movimento de aeronaves aumentou 10,9% entre julho e setembro.

Os dados do INE cabo-verdiano contam também com informação relativa aos transportes marítimos e revelam que, no terceiro trimestre do ano, o número de navios que chegou a portos em Cabo Verde cresceu 1,8%, enquanto o total de passageiros subiu 4,6%.

A Lusa lembra que, em novembro, o Banco de Cabo Verde (BCV) reviu em alta as previsões de crescimento da economia do arquipélago neste e no próximo ano, para 6,1% e 5,6%, respetivamente, sobretudo devido ao impulso acima do esperado do setor do turismo.

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Transportes

Tráfego internacional de passageiros representa 81,5% nos aeroportos portugueses no 3.º trimestre

Os aeroportos portugueses movimentaram mais de 21,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida 3,1% face a igual período de 2023. O tráfego internacional superou os 17,5 milhões de passageiros.

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De acordo com os dados mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE), os aeroportos portugueses movimentaram, no 3.º trimestre de 2024, mais de 21,5 milhões de passageiros, representando uma subida de 3,1% face aos primeiros nove meses de 2024. Nos meses julho, agosto e setembro, o oitavo mês de 2024 foi o que mais passageiros movimentou, com 7,4 milhões (+3,1%), seguindo-se julho com 7,2 milhões (+2,6%) e setembro com quase 7 milhões (+3,6%).

No 3.º trimestre, o tráfego internacional registou mais de 17,5 milhões de passageiros (81,5% do tráfego total), representando uma subida de 3,4% face a período homólogo de 2023, com o mês de agosto a liderar com mais de 6 milhões (+3 4%), seguindo-se julho com quase 5,9 milhões (+3,1%) e setembro com perto de 5,7 milhões (+3,9).

Já a nível doméstico, o tráfego de passageiros ficou muito perto dos 4 milhões, significando uma evolução de 1,5% relativamente aos três meses em análise de 2023. Também aqui, agosto lidera com perto de 1,4 milhões de passageiros (+1,7%), seguido de julho com 1,3 milhões (+0,6%) e setembro com 1,3 milhões (+2,3%).

No 3.º trimestre de 2024, o aeroporto de Lisboa concentrou 46,4% do movimento total de passageiros (cerca de 10 milhões), registando um aumento de 2,9% (+5,1% no 2.º trimestre de 2024). O aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país (22,1% do total; +3,4%), atingindo 4,8 milhões. No aeroporto de Faro, registou-se o movimento de 3,7 milhões de passageiros (17% do total; +0,7%). O volume de passageiros movimentados no aeroporto do Funchal correspondeu a 1,3 milhões de passageiros (+3,9%). O movimento de passageiros no aeroporto de Ponta Delgada aumentou 12,7% face ao 3.º trimestre de 2023, tendo atingido cerca de 1 milhão de passageiros.

O peso do movimento internacional ascendeu a 94,9% em Faro (3,5 milhões de passageiros; +0,6%)), 88,4% em Lisboa (8,8 milhões de passageiros; +3,3%) e 87% no Porto (4,2 milhões de passageiros; +4%).

A nível interno, Lisboa foi o aeroporto que mais passageiros movimentou, com quase 1,2 milhões de passageiros (+0,1%), seguindo-se Ponta Delgada com pouco mais de 700 mil passageiros (+5,7%), Porto com quase 620 mil passageiros (-1%) e Funchal com 589 mil passageiros (-0,1%).

Outro dos dados avançados pelo INE refere-se às aeronaves, indicando que no 3.º trimestre aterraram nos aeroportos nacionais 73,8 mil aeronaves em voos comerciais (+0,3% face ao trimestre homólogo de 2023; +2% no 2.º trimestre de 2024).

Nos aeroportos do Continente aterraram pouco mais de 58 mil aviões, representando uma descida de 0,9% face aos mesmos três meses de 2023, contrariando os Açores e a Madeira esta variável com subidas de 7,2% e 0,9%, respetivamente, totalizando 10,5 mil aviões e 4,8 mil aviões, pela mesma ordem.

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CATAI com partidas garantidas para seis destinos na Páscoa

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris colocou no mercado seis destinos para a Páscoa de 2025, em saídas especiais e partidas garantidas (voos internacionais de allotment), desde Lisboa ou Porto.

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Para o programa “Japão Feudal” (11 dias,  desde 4.560 euros), a saída está agendada para 9 de abril, enquanto o “Tailândia Essencial” será no dia 12 de abril de 2025, num circuito de 12 dias, desde 2.590 euros por pessoas. Por sua vez o “Bali Essencial”, tem partida marcada para 13 de abril. Esta será uma viagem com a duração de 10 dias, com preços por pessoa a partir de 2.155 euros.

A Índia (sete dias com valores desde 1.695 euros por pessoa) está igualmente na programação especial Páscoa do operador turístico, com partida a 13 de abril 2025, bem como o Vietnam, que está marcada para o dia 14 de abril, numa viagem de 10 dias desde 2.690 euros, e ainda o “Sri Lanka Clássico”, com saída a 15 de abril do próximo ano, com o pacote de nove dias a custar desde 2.485 euros por pessoa.

 

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Aviação

Ryanair satisfeita com decisão da CNMC relativamente ao congelamento das taxas da AENA

Conhecida que foi a decisão da Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), a Ryanair congratula-se com o congelamento das taxas das AENA para 2025.

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A Ryanair saudou a decisão da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) – o equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários portuguesa – de aceitar o recurso da companhia aérea de origem irlandesa “contra o monopólio do operador aeroportuário AENA”.

Apesar da decisão do Governo espanhol, em 2021, de congelar as taxas nos aeroportos da AENA até 2026, o operador aeroportuário tem tentado aumentar as taxas todos os anos, especialmente nos aeroportos regionais de Espanha, onde o tráfego continua abaixo dos níveis anteriores à crise da COVID.

Embora a decisão da CNMC seja positiva, “não resolve os problemas dos aeroportos regionais espanhóis”, diz a Ryanair, avançando que estes são “cronicamente mal servidos e subutilizados devido a taxas aeroportuárias monopolistas excessivas e a regimes de incentivos ineficazes, que são completamente ineficazes no apoio à política regional do Governo”.

Assim, explica a Ryanair, em comunicado, “a única forma de estimular o crescimento dos aeroportos regionais é aplicar taxas baixas, o que, por sua vez, exige custos de acesso competitivos”. E dá o exemplo do aeroporto de Castellón para “compreender como aumentar a conetividade, o turismo de entrada e o emprego”. “O aeroporto não pertencente à AENA conseguiu uma década de crescimento graças a operações eficientes e a tarifas competitivas, o que o tornou o aeroporto de mais rápido crescimento em Espanha nos últimos cinco anos”.

Embora a decisão da CNMC constitua, segundo refere a Ryanair, “um passo na direção certa” para as regiões espanholas (protegendo-as do aumento das taxas em 2025), “não anula os aumentos injustificados e excessivos das taxas da AENA em 2023 e 2024, que já obrigaram a Ryanair a abandonar os seus planos de investimento em Espanha e a reafetar cinco aeronaves de Espanha para outros países da UE mais competitivos”.

A Ryanair pede agora à CNMC que anule os aumentos de tarifas de 2023 e 2024 da AENA, que, tal como os seus planos de aumento de tarifas para 2025, “violam o congelamento de tarifas de 2021 do Governo espanhol”. E admite que, “caso contrário, os recursos continuarão a migrar da Espanha regional para locais mais competitivos na Europa”.

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Destinos

Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas

Segundo o relatório Informa Business by Data, até final de novembro, a criação de novas empresas nos Transportes e Alojamento e restauração desceu 23% e 3,3%, respetivamente, numa tendência que foi acompanhada por mais de metade dos setores económicos.

Inês de Matos

Os setores ligados ao Turismo, nomeadamente os Transportes e o Alojamento e restauração, estão entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até novembro, avança a Informa D&B, que diz a criação de novas empresas nestes setores desceu 23% e 3,3%, respetivamente, comparativamente ao mesmo período de 2023.

Os dados do relatório Informa Business by Data, mostram que, até novembro, foram criadas 47.117 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,8% (-1.348 empresas) face ao mesmo período do ano passado.

“Este é o quarto mês em que a constituição de empresas recua consecutivamente”, indica a Informa D&B, explicando que novembro veio confirmar uma “tendência de abrandamento neste indicador”, que revelou descidas em mais de metade dos setores.

Nos setores ligados ao Turismo, os Transportes foram onde o número de novas empresas constituídas mais desceu, numa descida que chegou aos 23% e representou menos 1.292 constituições de empresas face a igual período do ano passado, com a Informa D&B a sublinhar que a quebra neste setor “só por si justifica a quase totalidade da descida global do indicador”.

Além dos Transportes, também o Alojamento e restauração viu serem constituídas menos empresas que em período homólogo do ano passado, apresentando uma descida de 3,3%, equivalente à constituição de menos 161 empresas.

O setor Grossista (-11%; -247 constituições de empresas) e a Agricultura e outros recursos naturais (-8,5%; -130 constituições de empresas) estiveram também entre os setores com menores constituições de empresas.

Em sentido contrário estiveram setores como a Construção, que registou o maior aumento na constituição de novas empresas (+7,2%; +388 constituições de empresas) e manteve a forte tendência de subida verifica nos últimos nove meses, mas também os Serviços empresariais (+1,7%; +132 constituições de empresas); os Serviços gerais (+0,4%; +30 constituições de empresas); as Tecnologias da informação e comunicação (+0,2%; +5 constituições de empresas) e as Atividades imobiliárias (+0,3%; +15 constituições de empresas).

O relatório da Informa D&B diz ainda a região Centro e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores foram as únicas a registar “aumento no número as constituições de empresas no acumulado dos 11 meses”, com aumentos de 3,5%, 14% e 20%, respetivamente.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

O relatório Informa Business by Data mostra ainda que, até final de novembro, foram registados 11.480 encerramentos de empresas, o que corresponde a um decréscimo de 6,9% face ao período homólogo.

Nos últimos 12 meses, acrescenta a Informa D&B, houve 14 513 encerramentos, representando uma descida mais ligeira de 5,1% relativamente aos 12 meses anteriores, que foi transversal a “quase todos os setores de atividade”.

Já os setores dos Transportes (+15%; +115 encerramentos de empresas), TIC (+6,9%; +56 encerramentos de empresas) e Energias e ambiente (+38%; +25 encerramentos de empresas) foram “os únicos cujo número de encerramentos aumentou na comparação a 12 meses”.

No que diz respeito às insolvências, verificou-se que, até final de novembro, houve 1.910 empresas que iniciaram um processo de insolvência, o que traduz um aumento de 5,9% (+107 empresas com processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado.

A Informa D&B diz que esta subida foi “transversal a mais de metade dos setores de atividade”, ainda que tenha sido mais visível no “setor das Indústrias (+25%; +107 empresas com processo de insolvência), sobretudo nas Indústrias de Têxtil e Moda (+30%; +69 empresas com processo de insolvência) e em especial no distrito do Porto (+63%; +48 indústrias de têxtil e moda com processos de insolvência)”.

 

 

 

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Transportes

Euroairlines com novo serviço charter entre Paris CDG e Punta Cana

A Eurolines ligará Paris a Punta Cana em dois períodos distintos a partir de fevereiro de 2025.

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O grupo Euroairlines lançou um novo serviço charter que liga Paris a Punta Cana. O serviço estará disponível de 7 de fevereiro a 3 de maio, 2025, e novamente de 25 de novembro de 2025 a 26 de maio do ano seguinte.

De acordo com o CEO do grupo Euroairlines, Antonio López-Lázaro, “esta nova rota demonstra o nosso compromisso com o mercado francês e apoia a recuperação do turismo francês para a República Dominicana”.

Este produto turístico já está disponível através dos principais canais de distribuição e agências de viagens.

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Aviação

TAAG abre mais quatro destinos domésticos no novo Aeroporto Internacional de Luanda

Saurimo, Luena, Dundo e Soyo são os próximos destinos a contar com voos domésticos da TAAG desde o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, Angola.

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 10 de dezembro, vai passar a operar voos para mais quatro destinos domésticos a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Saurimo, Luena, Dundo e Soyo são os próximos destinos a contar com voos domésticos da TAAG desde a nova infraestruturas, que foi inaugurada em novembro de 2023 e a partir de onde a companhia aérea angolana já tinha iniciado os voos para Cabinda no passado mês de novembro.

Numa nota divulgada esta quinta-feira, 5 de dezembro, a TAAG diz que os voos domésticos para aqueles quatro destinos passam, a partir de 10 de novembro, a ser “operados exclusivamente” a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Todos os voos já estão disponíveis para venda através dos canais oficiais da TAAG.

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Governo vai lançar novo concurso público para rotas não liberalizadas dos Açores e Madeira

O Governo reprogramou os encargos para a concessão dos serviços aéreos regulares nas rotas não liberalizadas da Madeira e Açores com o objetivo de lançar um novo concurso público, depois do anterior ter ficado deserto. Apesar das mudanças, o “valor máximo da despesa global autorizada” mantém-se, segundo comunicado do Conselho de Ministros.

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O Governo vai lançar um novo concurso público para a concessão dos serviços aéreos regulares nas rotas não liberalizadas da Madeira e Açores, cujos encargo foram reprogramados, apesar de se manter o “valor máximo da despesa global autorizada”.

No comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 5 de dezembro, o Governo explica que foram reprogramados “os encargos relativos à prestação de serviços aéreos regulares, em regime de concessão, nas rotas Lisboa/Horta/Lisboa, Lisboa/Santa Maria/Lisboa, Lisboa/Pico/Lisboa, Funchal/Ponta Delgada/Funchal e Funchal/Terceira/Funchal, para o período 2025-2030”.

Apesar das mudanças, refere o comunicado do Conselho de Ministros, o executivo manteve “o valor máximo da despesa global autorizada”, que é de 45 milhões de euros para um período de cinco anos, entre 2025 e 2030.

Esta nova versão, acrescenta a informação divulgada, visa permitir o lançamento de um novo concurso público para a concessão destes serviços aéreos, uma vez que o anterior procedimento, lançado em abril deste ano, ficou deserto.

“Dado que o concurso público anterior ficou deserto, o Governo ajusta as condições contratuais para as rotas em causa, procurando assegurar a exequibilidade e eficácia das referidas obrigações de serviço público, sem colocar em causa o sucesso do novo concurso público”, explica ainda o comunicado do Conselho de Ministros.

 

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IATA chega aos Emirados Árabes Unidos e abre centro de formação em Abu Dhabi

Prevê-se que, no próximo ano, o novo centro da IATA em Abu Dhabi disponibilize mais de 60 cursos, abrangendo áreas chave da aviação, como a segurança, proteção, sustentabilidade, operações aéreas, gestão aeroportuária e operações e gestão de carga.

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) abriu um novo escritório e um centro de formação em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que vai “apoiar o crescente setor da aviação no Médio Oriente” e formar a próxima geração de profissionais da indústria.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que as instalações já receberam os primeiros estagiários e representantes da IATA, tendo sido inauguradas numa cerimónia que contou com a presença de Saif Mohammed Al Suwaidi, diretor-geral da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos.

“A expansão da presença da IATA nos Emirados Árabes Unidos com um novo centro de formação reforça a posição do país como um centro de aviação global. Ter uma organização internacional importante como a IATA a expandir a sua presença aqui também demonstra a atratividade de Abu Dhabi e a sua proposta de valor”, afirmou o responsável, durante a inauguração do espaço.

O novo escritório da IATA vai prestar serviços a companhias aéreas, parceiros estratégicos e governos no Médio Oriente, disponibilizando programas de formação de ponta numa vasta gama de disciplinas da aviação, de forma a apoiar o desenvolvimento de profissionais da indústria e fortalecendo as capacidades do setor no Médio Oriente.

“Ao expandir a nossa presença física neste centro de aviação global, seremos capazes de apoiar de forma mais eficiente as nossas companhias aéreas, estagiários de toda a cadeia de valor da aviação e as muitas partes interessadas da indústria. O nosso objetivo é facilitar o crescimento bem sucedido do setor da aviação da região”, acrescentou Kamil Alawadhi, vice-presidente Regional da IATA para África e Médio Oriente.

Prevê-se que, no próximo ano, o novo centro da IATA em Abu Dhabi disponibilize mais de 60 cursos, abrangendo áreas chave da aviação, como a segurança, proteção, sustentabilidade, operações aéreas, gestão aeroportuária e operações e gestão de carga.

O centro destina-se a formar profissionais das várias da aviação, desde companhia aéreas, a aeroportos, órgãos reguladores e outras partes interessadas, fornecendo treino “essencial para enfrentar os desafios de um cenário de aviação global em rápida evolução”.

 

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