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Empresas comprometidas com a sustentabilidade vão merecer distinção do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal vai distinguir 100 empresas com o selo “ESG Engaged”, que no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º já submeteram o seu Relatório de Sustentabilidade. Na cerimónia que terá lugar esta quarta-feira, dia 25 de setembro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, serão também reconhecidas com o selo “ESG Committed” 386 empresas que aderiram à jornada da sustentabilidade através deste programa.

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Empresas comprometidas com a sustentabilidade vão merecer distinção do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal vai distinguir 100 empresas com o selo “ESG Engaged”, que no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º já submeteram o seu Relatório de Sustentabilidade. Na cerimónia que terá lugar esta quarta-feira, dia 25 de setembro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, serão também reconhecidas com o selo “ESG Committed” 386 empresas que aderiram à jornada da sustentabilidade através deste programa.

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A cerimónia de distinção, por parte do Turismo de Portugal, a um conjunto de empresas comprometidas com a sustentabilidade, marcada para as 15h00, desta quarta-feira, no Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, conta com a participação do ministro da Economia, Pedro Reis, do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Em foco vai estar a importância do reporte da sustentabilidade pelas empresas do setor, bem como os desafios e as oportunidades que estão associados à implementação ESG.

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O Programa Empresas Turismo 360°, lançado pelo Turismo de Portugal em novembro de 2021 e assente numa parceria com 22 organizações, desafia as empresas a integrar os critérios ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, incentivando-as a reportar as suas práticas ambientais, sociais e de governação através da “FOREST – Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo”, uma solução de software inovadora que automatiza o processo de recolha, gestão e relato de dados ESG.

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Do programa da sessão constam uma intervenção de Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do presidente do Turismo de Portugal de João Moreira Rato, presidente do Instituto Português de Corporate Governance, e Pedro Machado, bem como uma mesa redonda dedicada aos “Desafios e benefícios da implementação do ESG”, com Jorge Costa, vice-presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo, Isolete Correia, CEO Marina de Vilamoura e Vilamoura World, Sofia Ramos, diretora Financeira do Grupo Travelstore, João Ministro, CEO e Co-Fundador da Proactivetur, e Liliana Soeiro, diretora Financeira da Jase Hotels.

 

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Portugal ultrapassará, em 2024, 27MM€ em receitas e SET aponta para crescimento de 9% em 2025

Na penúltima conferência do ciclo “Construir o Turismo do Futuro”, uma iniciativa nacional promovida pelo Turismo de Portugal, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), apontou para que Portugal atinja os 27 mil milhões de euros de receitas ainda este ano, meta anteriormente prevista para 2027.

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O Centro de Congressos de Aveiro acolheu a sexta conferência do ciclo “Construir o Turismo do Futuro”, uma iniciativa nacional promovida pelo Turismo de Portugal que percorrerá as sete regiões turísticas de Portugal para definir a “Estratégia Turismo 2035”, que sucede à anterior “Estratégia Turismo 2027”, e que tem por objetivo ser um referencial estratégico atualizado para enfrentar os desafios emergentes no setor do turismo, tanto a nível nacional como global.

Na sessão de abertura da Conferência, o secretário de Estado do Turismo (SET), Pedro Machado, que esteve acompanhado por Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou o crescimento expressivo do turismo em Portugal, referindo que “à data de hoje sabemos que o país estima atingir, até ao final deste ano de 2024, qualquer coisa como 27 mil milhões de receitas [no turismo] – meta anteriormente prevista para 2027 – e a perspetiva para 2025 é de crescer na ordem dos 9%”.

“O Turismo é uma atividade que cresce em todo o mundo. Há cerca de 30 anos, o número de pessoas que viajavam era de 500 milhões de pessoas, atualmente são 3 mil milhões. Isto é uma oportunidade para o nosso país, embora seja também um desafio”, afirmou Pedro Machado. “Estamos aqui a receber contributos para estabelecermos uma estratégia que aproveite as oportunidades e diminua os riscos do crescimento turístico”, acrescentou.

O SET sublinhou ainda que a estratégia que está agora a ser construída não se esgota no ciclo de conferências e recordou os 10 principais ativos estratégicos do país: Clima e Luz; Natureza; História, Cultura e Identidade; Mar; Água; Gastronomia e Vinhos, Eventos Artístico-Culturais, Desportivos e de Negócios; Bem-Estar; Living; e um ativo transversal a todos os anteriores, que são as Pessoas.

Raul Almeida salientou a evolução do perfil turístico do país e da região, com um foco crescente nos destinos de interior e turismo de natureza. “Durante muito tempo, privilegiava-se o produto ‘Sol e Mar’. Hoje, promovem-se mais os destinos de interior, a natureza e o turismo cultural. Estamos a transformar a diversidade em oportunidade”.

Mas para levar os turistas a descobrirem o território, são necessárias melhores acessibilidades, lembrou: “É necessário um Plano de Mobilidade, que permita direcionar os fluxos turísticos que chegam aos aeroportos de Lisboa e Porto para todo o país. Para isso, precisamos de investimento na ferrovia, mas também na rodovia”.

Já Isabel Damasceno enfatizou a importância do turismo para a região Centro, destacando o papel estruturante do setor na coesão territorial. “O sucesso da região é fruto da organização e colaboração entre as várias entidades do turismo, como as Comunidades Intermunicipais, as empresas e a Turismo Centro de Portugal, que assume um papel central de agregador e fazedor na estratégia regional”, afirmou.

José Ribau Esteves, salientou que “o turismo é uma atividade que atravessa uma onda positiva e, no papel de cada um, temos conseguido somar. Esta conferência demonstra que o turismo é uma atividade aberta, que estimula o debate entre todos e em que o contributo de um pequeno parceiro é tão importante como o de uma grande cadeia empresarial”.

Por fim, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, apresentou as linhas-mestras da “Estratégia Turismo 2035”, destacando o peso crescente do setor na economia nacional, representando já 16,5% do PIB e 20% das exportações. Carlos Abade apresentou, também, 10 desafios prioritários para o futuro do setor que incluem, entre outros, o fortalecimento da relação entre turismo e as comunidades locais, o reforço das competências de gestão, o aproveitamento da tecnologia, e a promoção de um turismo responsável e inovador.

Recorde-se que o ciclo de conferências “Construir o Turismo do Futuro” teve início em Lisboa, a 3 de outubro, e termina em Faro, a 25 de novembro.

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Horta, 11 Junho 2024 ©Hugo Moreira

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Plano Regional Anual dos Açores para 2025: Turismo vai concentrar mais de 19M € de investimento

No âmbito do Plano Regional Anual dos Açores para 2025, o setor do turismo tem um investimento superior a 19 milhões de euros, visando um desenvolvimento assente na sustentabilidade e colocando os residentes no centro de todo o processo de criação de valor. As pastas lideradas por Berta Cabral (Turismo, Mobilidade e Infraestruturas) concentram 338,7 milhões de euros.

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Ouvida na Comissão de Economia do Parlamento açoriano, no âmbito do Plano Regional Anual para 2025, Berta Cabral disse que a prioridade será a execução dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em diversos setores, assim como muitas outras ações “fundamentais para a coesão social, económica e territorial da Região”. A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que abrange áreas muito diversificadas, consideradas de importância estrutural na economia dos Açores, contra mais de 338,7 milhões de euros de investimento em 2025, sendo que só o setor do turismo tem um investimento superior a 19 milhões de euros, visando um desenvolvimento assente na sustentabilidade e colocando os residentes no centro de todo o processo de criação de valor.

Referindo-se ao turismo, Berta Cabral acentuou, citada em nota divulgada na página web do Governo Regional, que a atuação será “pragmática e assertiva em pontos-chave da regulação, da cadeia de valor do setor e da qualificação do destino Açores”, uma vez que o percurso delineado “tem produzido resultados de excelência, como se comprova pelos registos em todos os indicadores de desempenho do setor e pelo reconhecimento nacional e internacional da Região como destino de alta qualidade, como se verificou no Azores Tourism Summit”.

Berta Cabral afirmou que continuará a apostar na promoção internacional do destino, diversificando a conetividade aérea e potenciando o alargamento progressivo e sustentado das operações das companhias que já voam para os Açores, “caminho que tem dado frutos, dotando a Região de uma conetividade inédita a nível internacional, com mais de 30 rotas no verão IATA e 14 companhias a efetuar ligações para as nossas ilhas, permitindo que atualmente os mercados emissores estrangeiros representem cerca de dois terços da procura turística”, destacou a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

A mitigação da sazonalidade e a distribuição dos fluxos turísticos por todo o território regional, com o objetivo fundamental de ter turismo todo o ano em todas as ilhas, é outra das metas para 2025. Neste sentido, Berta Cabral, de acordo com a mesma fonte lembrou o estudo apresentado pela Ernest & Young na última semana, que dá conta de que a sazonalidade nos Açores está em tendência decrescente, e, neste sentido, para afirmar que “importa continuar os esforços para a sua mitigação, como está patente no plano da Visit Azores para o inverno IATA 2025”.

Será também mantida a melhoria e disciplina do acesso e da visitação aos pontos de atração turística mais procurados, como Furnas e Sete Cidades, à semelhança do que aconteceu com o Vulcão do Fogo, potenciando uma circulação mais equilibrada de turistas, através do desenvolvimento de projetos e ações como as Rotas Açores, a Rede Regional de Percursos Pedestres e a Rede Integrada de Atividade de Natureza dos Açores.

Paralelamente, dar-se-á início dos trabalhos práticos de revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e de construção do novo Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo dos Açores, além da organização e dinamização de eventos e ações de formação abrangendo temáticas específicas, como o turismo inclusivo, o ‘wellbeing’ e o património cultural.

Já em relação aos transportes, a governante esclareceu que o setor concentra um investimento de cerca de 130,6 milhões de euros, destinando-se a maior fatia aos transportes aéreos (mais de 78 milhões de euros). Neste âmbito, será assegurado o contrato de Obrigações de Serviço Público Interilhas e salvaguardada a “Tarifa Açores”, que será complementada pelo Passe Açores 9 Ilhas, que entra em vigor muito em breve. Haverá, ainda, dotação de novas condições de operacionalidade nos aeródromos da Região, enquanto, relativamente aos transportes marítimos, os investimentos mais relevantes serão nos portos de quase todas as ilhas.

 

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Pompeia vai limitar número de visitantes a 20 mil por dia

O Parque Arqueológico de Pompeia vai limitar o número de visitantes a 20 mil por dia, e introduzir bilhetes de entrada personalizados, numa tentativa de combater o turismo excessivo e proteger o património mundial, disseram as autoridades.

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Neste verão, um recorde de 4 milhões de pessoas visitaram as ruínas da antiga cidade romana, situadas a 22km da cidade de Nápoles, em Itália, enterradas sob cinzas e rochas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

O diretor do parque arqueológico, Gabriel Zutrigel, disse aos jornais italianos, que os visitantes do local principal agora têm em média mais de 15.000 a 20.000 por dia e o novo limite diário evitará um novo aumento no número.

“Além de limitar o número de visitantes, serão introduzidos bilhetes personalizados a partir da próxima semana para travar o número excessivo de visitas turísticas e permitir uma melhor proteção deste património cultural mundial”, anunciaram os responsáveis ​​pelo sítio arqueológico.

“Estamos a trabalhar numa série de projetos para reduzir a pressão turística no sítio arqueológico. “Muitos visitantes podem representar um risco tanto para os visitantes como para o património arqueológico, que é único e frágil”, disse Gabriel Zutrigel.

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Europalco e Fluge buscam aliança estratégica no mercado ibérico

A Europalco, especializada em serviços audiovisuais e eventos corporativos em Portugal, e a Fluge, empresa espanhola que se dedica à mesma área, iniciaram conversações para explorar uma possível estratégia conjunta no mercado ibérico.

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Ambas as empresas estão a avaliar um modelo de colaboração que poderá gerar novas sinergias e reforçar a sua presença nos setores de eventos e produções audiovisuais em Portugal e Espanha, bem como no mercado internacional, onde veem um grande potencial de crescimento. Este possível acordo estratégico visa oferecer soluções inovadoras e personalizadas para grandes produções, espetáculos e eventos corporativos, mantendo sempre a excelência e a qualidade que caracterizam ambas as empresas.

As negociações estão numa fase preliminar, e ambas as empresas continuarão a trabalhar neste possível acordo com o objetivo de impulsionar a sua competitividade e inovação no mercado ibérico, assegurando sempre o compromisso com a satisfação do cliente e o bem-estar dos seus colaboradores, conforme indicam em nota de imprensa.

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Braga e Viana do Castelo recebem encontro internacional sobre turismo sustentável

As cidades de Braga e Viana do Castelo foram palco do encontro internacional do Projeto POST – Turismo Policêntrico, que visa promover uma nova abordagem ao turismo sustentável. Durante três dias, o Norte de Portugal acolheu especialistas e representantes do sector para uma reflexão aprofundada sobre os recursos e desafios do turismo na região.

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O Projeto POST, refira-se, propõe o conceito inovador de “Turismo Policêntrico”, que procura uma redistribuição equilibrada do turismo entre diferentes territórios. Através de medidas estratégicas, o objetivo, segundo a autarquia bracarense, é tornar os fluxos turísticos mais permeáveis, promovendo o desenvolvimento equilibrado e sustentável das regiões. No âmbito do projeto, os parceiros irão desenvolver e testar novas ferramentas e estratégias de comunicação para implementar o conceito de “Turismo Policêntrico” ao longo da sua duração.

No último dia do evento, Braga recebeu uma reunião conjunta do comité diretor e dos peritos do projeto, onde, segundo nota da Câmara Municipal, foram discutidos os próximos passos e elaborado um plano de ação para toda a área Atlântica. O plano propõe um novo modelo de turismo que priorize a sustentabilidade e a redistribuição de visitantes, com foco no potencial de cada território.

A sessão de encerramento contou com a presença de Pedro Soares, adjunto do presidente da Câmara de Braga, e Marco Sousa, em representação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, que destacaram a importância de um turismo mais sustentável e inclusivo.

O Projeto POST é financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico e tem como beneficiário principal o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Conta ainda com a parceria de várias entidades de Portugal, Espanha, França e Irlanda, incluindo o Município de Braga, Turismo do Porto e Norte de Portugal, IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Deputación Provincial de Ourense, Instituto Orensano de Desarrollo Económico – Inorde Turismo, Dun Laoghaire Rathdown County Council, Atlantic Technological University, Atlantic Cities, e West Charente – Pays du Cognac.

 

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Jorge Papa assume a direção-geral do Complexo do Morgado da Highgate Portugal

Com um currículo que soma experiências profissionais ao longo de 40 anos, Jorge Papa iniciou-se na indústria do golfe em 1993, na Quinta do Lago.

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A Highgate Portugal nomeou Jorge Papa para o cargo de diretor-geral do Complexo do Morgado, que integra o NAU Morgado Golf & Country Club, o Campo de Golfe do Morgado e o Álamos Campo de Golfe.

Desta forma, Jorge Papa passa a assumir a responsabilidade de supervisão dos três ativos, bem como a gestão e preservação deste complexo.

Com 40 anos de percurso profissional, Jorge Papa iniciou-se na indústria do golfe em 1993, na Quinta do Lago, onde exerceu diferentes funções. De 1991 a 1994, dedicou-se à organização de eventos desportivos de golfe e ténis, entre os quais o Open de Portugal em golfe e o Open da Madeira em golfe. Passou ainda pela Sociedade Imobiliária e Turística da Quinta do Perú, de 1994 a 2002, ano em que integrou a equipa da CS Hotels, Golf & Resorts, como diretor de golfe, diretor de ambiente e, posteriormente, como diretor responsável pela coordenação da direção dos campos de golfe e vertente agrícola do resort Morgado do Reguengo.

Licenciado em Agronomia pela Universidade do Algarve, Jorge Papa é também membro da direção do CNIG – Conselho Nacional Indústria do Golfe. Entre 2009 e 2012 foi membro da direção da Club Managers Association of Europe, associação que agrega membros que ocupam cargos de clubes de diferentes áreas, desde golfe, ténis, vela, remo ou gastronomia, entre outros.

“Após mais de 40 anos de dedicação ao golfe, abraço com muito entusiasmo este novo desafio, que inclui a supervisão de uma unidade hoteleira. Encaro as novas funções como o reconhecimento do meu empenho e profissionalismo”, afirma Jorge Papa em nota de imprensa.

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Primeiro A350-1000 em África é da Ethiopian Airlines

A Ethiopian Airlines acaba de atingir um marco importante com a chegada do primeiro Airbus A350-1000 de África, uma mudança que terá um impacto significativo tanto na companhia aérea como no setor do turismo da Etiópia.

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A aquisição do Airbus A350-1000 é mais um marco para a Ethiopian Airlines, e trará definitivamente uma mudança no setor do turismo no país, disseram responsáveis da companhia aérea.

O Grupo Ethiopian Airlines, a maior transportadora de África, recebeu no fim-de-semana o Airbus A350-1000 de última geração numa cerimónia especial que contou com a presença de funcionários governamentais, diplomatas, embaixadores e importantes representantes da Airbus.

Numa entrevista exclusiva à ENA, Firiehiwot Mekonnen, Chefe de ET-Holidays da Ethiopian Airlines, revelou que esta aeronave não é apenas a primeira do tipo para a Etiópia, mas também para todo o continente africano, o que “fortalece a posição da companhia aérea e do país na vanguarda da inovação, trazendo sempre as tecnologias mais recentes para África”, disse.

A responsável sublinhou que a introdução do Airbus A350-1000, com a sua capacidade e tecnologia avançadas, deverá tornar a Ethiopian Airlines a primeira escolha para os passageiros. “O aumento da capacidade e as novas tecnologias integradas neste avião proporcionam uma oportunidade perfeita para promover a Etiópia como destino turístico”, disse, acrescentando que “qualquer pessoa que viaje com a Ethiopian Airlines neste aparelho fará uma escala na Etiópia, o que é uma grande oportunidade para explorar o país”, ao mesmo tempo que se espera que o Airbus A350-1000 revolucione as viagens de e para a Etiópia, proporcionando conforto e eficiência incomparáveis.

 

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Papel transformador da IA no setor das viagens e turismo destacado em Londres

A cimeira de ministros do Mercado Mundial de Viagens, em colaboração com a ONU Turismo e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), voltou a focar na crescente importância da Inteligência Artificial para o setor, tendo sido enfatizada a importância vital de garantir que a adoção da IA seja inclusiva, em benefício de todas as partes interessadas, incluindo as PME e destinos emergentes.

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A cimeira, que reuniu em Londres, durante o World Travel Market (WTM) contou com a participação de ministros do Turismo de mais de 20 países. Dando voz ao setor privado, líderes da Expedia, HBX Group, JTB Corp e SITA, destacaram a importância das parcerias empresariais e público-privadas.

Abrindo o debate, a Diretora Executiva de Turismo da ONU, Natalia Bayona, disse que “o setor precisa de estar preparado para tomar melhores decisões com a ajuda da Inteligência Artificial generativa”, avançando que “o  turismo tem a capacidade de criar histórias únicas, e o uso da tecnologia para o bem no marketing e promoção de destinos, infraestrutura pública digital e educação é crucial, e a hiperpersonalização de viagens pode ser nosso maior trunfo”, mas defendeu que, “acima de tudo, a inteligência artificial precisa da inteligência humana para ser brilhante.”

Já Julia Simpson, presidente e CEO do Conselho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC) disse que “embora devamos abordar questões globais como as mudanças climáticas e a necessidade de práticas sustentáveis, também temos oportunidades incríveis pela frente”, lembrando que, em 2023, “nosso setor contribuiu com quase 10 biliões de dólares para a economia global, apoiando 330 milhões de empregos. Este ano, estamos prontos para quebrar recordes novamente”, assim, “ao trabalharmos de mãos dadas, podemos garantir que as viagens e turismo continuem a prosperar, alavancando a IA e outras tecnologias para criar um futuro resiliente, sustentável e inclusivo”.

Em Londres, Natalia Bayona expôs a visão da ONU Turismo para o futuro do setor, consiganado no “Strategic Roadmap: AI For Good in Tourism”, que passa por transformar o setor através do rápido surgimento e adoção inteligente de novas tecnologias.

A ONU Turismo refira-se, lidera pesquisas sobre o papel da IA ​​no turismo. Sua análise mais recente, a ser publicada em colaboração com a Membro Afiliada da ONU Turismo, Saxion University of Applied Sciences, “Artificial Intelligence Adoption in Tourism” define considerações importantes para as partes interessadas do setor. Em 2025, o organismo também publicará uma análise aprofundada entre os estados-membros para revelar a adoção da IA, os desafios e as recomendações estratégicas.

No que diz respeito à formação, qualificação e requalificação, os ministros debateram como essa tecnologia pode dar suporte à criação de empregos, ao mesmo tempo em que ajuda a força de trabalho a adquirir as habilidades necessárias para prosperar no futuro. O Turismo da ONU está atualmente a reforçar a sua Academia Online de Turismo integrando ferramentas avançadas de IA em 10 novos cursos. Essas incorporações equiparão os profissionais de turismo com recursos e capacidades essenciais para prosperar numa indústria orientada por IA, incluindo cursos específicos de IA.

As discussões na cimeira de ministros enfatizaram também a necessidade vital de investimento em IA e inovação mais ampla. Neste caso, o Turismo da ONU está a expandir o seu foco para incluir investimentos não tradicionais nas suas diretrizes nacionais, enfatizando o papel de modelos de financiamento alternativos no fortalecimento do ecossistema de start-ups, e isto inclui explorar como os insights orientados por IA podem orientar e aprimorar estratégias de investimento, particularmente para startups de turismo emergentes.

No World Travel Market, a UN Tourism anunciou esforços para dar suporte a empreendedores em toda a cadeia de valor do turismo na adoção de IA e outras tecnologias avançadas. Através de workshops, parcerias e programas dedicados, vai capacitar startups e empresas com as ferramentas de que precisam para inovar e ter sucesso num futuro dominado pela tecnologia.

Uma parte fundamental da estratégia é a criação de uma nova Força-Tarefa Global sobre Nomenclatura Universal para IA no Turismo. Esta iniciativa inovadora será um primeiro esforço colaborativo para padronizar a terminologia de IA com especialistas-chave de todas as regiões de Turismo da ONU de toda a cadeia de valor do turismo, garantindo clareza e consistência para as partes interessadas.

Reafirmando seu compromisso com a inovação, em Londres, a ONU Turismo também anunciou o lançamento do “Desafio de Inteligência Artificial” para soluções orientadas por IA que moldarão o futuro do turismo, com foco em branding, promoção e marketing, destinos inteligentes, educação e operações eficientes.

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Roma acolhe 25ª Cimeira Mundial do WTTC no final de 2025

A 25ª Cimeira Mundial do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) vai ter lugar no final do próximo ano em Roma. É a primeira vez que o evento será realizado no coração histórico da Itália, sede de antigos impérios e património cultural.

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O Global Summit em Itália reunirá líderes empresariais e delegações governamentais do mundo todo na sua capital para discutir os últimos desafios que o setor das viagens e turismo enfrenta, bem como as soluções do amanhã.

Programada para o final de 2025, a 25ª Cimeira Mundial do WTTC Global será realizada em colaboração com o Ministério do Turismo da Itália e marca o regresso à Europa após seis anos.  A última cimeira no continente europeu teve lugar em 2019, em Sevilha, Espanha, que contou como operador principal o 44º Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, enalteceu que “a história mostra que todos os caminhos levam a Roma, e em 2025 isso certamente será verdade, pois vamos estar numa cidade repleta de história, mas vibrantemente voltada para o futuro”.

Por sua vez, Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, enfatizou que “este evento é reconhecido como o cenário mais importante para o diálogo entre governos e o setor privado, onde os líderes moldam o futuro do turismo e viagens globais, daí estarmos ansiosos para receber os nossos convidados e membros do WTTC em Roma, uma cidade rica em história e inovação.”

O 25º WTTC Global Summit servirá como uma excelente oportunidade para mostrar a rica herança cultural da Itália e as ofertas turísticas contemporâneas aos principais executivos de viagens de todo o mundo.

 

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Estâncias de ski espanholas batem recorde de investimento em melhorias

As estâncias de neve espanholas de Sierra Nevada, Baqueira e La Molina lideram gastos com modernização. Foram, na última temporada, investidos 75 milhões de euros em elevadores, pistas, digitalização, estacionamento, atividades, equipamentos e hotelaria.

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As estâncias de ski espanholas acabam de realizar um investimento recorde na modernização e melhoria das suas infraestruturas, com 75 milhões de euros na temporada 2023-2024, superando os 74,1 milhões de euros que foram dedicados a todos os centros no período anterior, destacou o presidente da Associação de Estâncias de Ski e Montanha de Espanha (ATUDEM), Jesús Ibáñez, aos meios de comunicação locais.

Do total, 2,7 milhões de euros foram atribuídos aos elevadores, outros 9,4 milhões às pistas e os restantes 43,9 milhões de euros estão distribuídos entre digitalização, estacionamento, atividades, material de competição, hotéis e restaurantes. Por temporada, foi a Sierra Nevada que liderou (43 milhões de euros), seguida pela Baqueira (9,6 milhões de euros) e La Molina (4,77 milhões de euros).

“Foi um ano em que os visitantes estiveram um pouco menos do que estamos habituados”, com 99 dias de atividade ao longo da temporada, face à média de 125 dias de todas as temporadas, embora a estância que conseguiu manter-se aberto por mais tempo, chegou a 149 dias. No total, a ATUDEM indica que a diminuição foi de 14,27% face à época anterior.

Os empregadores atribuem esta diminuição à falta de neve nas estâncias durante os meses centrais da temporada, o que é considerado “incomum”, mas evidentemente afetou o saldo final dos visitantes. E, também ao volume de negócios, que caiu dos históricos 160,1 milhões de euros em 2021-2022 para 141 milhões de euros na época passada, embora a queda já tenha começado em 2022-2023, quando foram faturados 153,2 milhões de milhões de euros.

Quanto à evolução do número de visitantes, o representante das estâncias espanholas apontou uma redução após a recuperação alcançada em 2021-2022, quando o turismo de neve foi considerado compatível com as restrições sanitárias da pandemia. Nessa ocasião, foram alcançados 5,9 milhões de visitantes, cerca de 100 mil a mais que no período recorde anterior de 2017-2018. Além disso, o declínio foi pronunciado, com 5,5 milhões em 2022-2023 e 4,7 em 2023-2024.

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