Madeira mantém-se uma das rainhas na Lusanova com programação mais diversificada
A Lusanova, que considera a Madeira uma escolha de excelência para os viajantes do continente, apresentou a sua programação temática e ao longo do ano para férias no destino a um grupo de agentes de viagens, numa ação conjunta com o Turismo da Madeira (APM) que decorreu, esta quarta-feira, em Lisboa. Hoje, o operador turístico sugere a Madeira de forma mais diversificada e possível de atender a vários públicos do continente.

Carolina Morgado
Meeting Brasil vem à Europa com edição em Portugal
“Portugal está cada vez mais na agenda de wedding planners internacionais”
Celebrações dos 75 anos da APAVT terminam com 50º Congresso em Macau com o tema “75 anos a olhar o futuro”
Catálogo Nortravel 2025: Mais de 600 datas de partida com seleção de 54 circuitos exclusivos
GuestReady registou mais de 200 mil hóspedes em 2024
Presidente da APAVT comenta guerra de campanhas de operadores turísticos versus rentabilidade das agências de viagens
Travelplan apresenta programação com o mote “Férias, Férias ON”
Ambiente prossegue forte aposta em hospitality com pavilhão e guia próprios
Edelweiss abre nova rota entre a Terceira e Zurique no verão
Câmara de Lisboa quer proibir ‘tuk tuk’ no centro histórico
A Madeira é um sucesso de vendas da Lusanova, conforme confirmou aos jornalistas, o diretor operacional do operador turístico, Tiago Encarnação, à margem da ação que levou a cabo com agentes de viagens, esta quarta-feira, em Lisboa. As apresentações tanto do destino como da programação da Lusanova, que decorreu no Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira, ficaram a cargo de Catarina Pereira, técnica da APM, e Francisco Patrício Álvares, coordenador do departamento comercial do operador turístico.
Tiago Encarnação observou que, na Lusanova, a Madeira “já faz parte do nosso portefólio há algum tempo. Sempre vendemos o destino, mas nunca de forma tão regular. Sempre tivemos muitos circuitos a nível de grupos fechados, a Festa da Flor ou o Final de Ano, mas a partir da pandemia começámos a olhar para a Madeira com outro ângulo, e o destino também começou a olhar-se de outra forma, ou seja, a diversificar e oferta e não estar dirigida apenas para um determinado segmento”.
Assim, avançou, a partir de 2020 “lançámos o “Madeira Aventura” que são excursões individuais, feitas em circuito, que englobam passeios de jeep e algumas atividades de cariz mais radical e de aventura, para um segmento mais jovem”, e devido a este sucesso, o operador turístico passou a ter uma programação exclusiva traduzida num catálogo online só com a Madeira.
“Fazia sentido, este ano, voltarmos a promover o destino, porque acreditamos que é muito competitivo e aliciante para o público português, mas também achamos que a Madeira merece todo o investimento que tem feito ao apostar nos agentes de viagens”, reconhece Tiago Encarnação.
Hoje, a Lusanova olha para o destino numa perspectiva da experiências. “A Madeira hoje em dia oferece um conjunto de atividades que não são só a contemplação da paisagem, visitas aos monumentos e passeios. Há um conjunto de experiências engraçadas e alicientes que podem ser feitas, desde escapadinhas (Madeira Aventura), em viagens de quatro dias com várias atividades incluídas, para além do normal city break no Funchal, ou do fly & drive (três dias) a dois ou em família, até os circuitos de cinco, seis ou sete dias, bem como os circuitos temáticos como sejam a Festa da Flor, ou até o programa de fim de ano”, considerou o responsável.
Sobre a ação levada a cabo esta quarta-feira em Lisboa, Tiago Encarnação sublinhou que “é um trabalho que começámos a fazer há bastante tempo”, recordando que “no nosso roadshow de apresentação da nossa programação, em 2022, tanto em Lisboa como no Porto o nosso convidado especial foi a Madeira”. Por isso “o que fazemos hoje aqui é a continuação de um trabalho que temos vindo a realizar com a APM”, evidenciou, sublinhando que “a parceria com a Associação de Promoção da Madeira permite-nos realçar as experiências únicas que esta ilha tem para oferecer” aos turistas do continente.
Por sua vez, Francisco Álvares, apontou que, a Madeira “é um dos poucos destinos que podemos vender durante todo o ano, pelo seu clima. É muito difícil, nos meses de janeiro, fevereiro e março vender a maior parte da Europa porque está muito frio, enquanto a Madeira tem uma temperatura média anual ótima, que pode ser visitada em qualquer altura do ano, além de uma excelente gastronomia, falamos em português, ótimos hotéis, próximo do continente (hora e pouco de viagem)”.
E mais, realçou “acho que nós operadores turísticos podemos fazer um bocadinho mais pela Madeira porque, foi durante muito tempo, o primeiro destino para casais portugueses em viagens de lua de mel, talvez nas grandes cidades isso já não aconteça, mas é uma realidade ainda naquelas agências de viagens que estão mais no interior do país”. Assim, sublinha que é um segmento que pode impulsionar as vendas para o destino Madeira.
O responsável comercial da Lusanova referiu ainda, sobre o evento em Lisboa que “quem não aparece, esquece”, frisando que, o objetivo “não é martelar, mas é muito importante, de forma descontraída, não só darmos a conhecer o destino em si aos agentes de viagens, mas também a nossa oferta”.
Programação
A programação da Lusanova para a Madeira oferece uma ampla variedade de pacotes, com durações de duas a cinco noites. As opções variam desde o popular ‘Fly and Drive’, que permite explorar a ilha de forma autónoma, até programas que capturam a essência do destino. Para os amantes de turismo ativo, o operador turístico disponibiliza ainda pacotes de aventura, válidos durante todo o ano.
Para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, operador turístico propõe pacotes que incluem visitas aos Mercadinhos de Natal do Funchal, com estadas de três noites, bem como uma oferta para celebrar o Ano Novo no Funchal, com partida de Lisboa no dia 29 de dezembro, em voos TAP, e estada de quatro noites. O programa de fim de ano, com preços desde 830 euros por pessoa em alojamento duplo com pequeno-almoço, inclui, além da passagem aérea em classe económica, transferes de chegada e partida, uma bagagem de porão (23 kgs) taxas, IVA, seguro de viagem e assistência pelos representantes do operador turístico no local. Há ainda na programação a possibilidade de serviços opcionais como o suplemento meia pensão e jantar de réveillon.
Já em 2025, a Lusanova apresenta pacotes dedicados à Festa da Flor, que se celebra em maio, incluindo visitas a outros pontos de interesse da ilha, como Curral das Freiras, Pico de Barcelos, Câmara de Lobos, Cabo Girão e Porto Moniz. Segundo Tiago Encarnação, este programa já está praticamente todo vendido.
Se a ilha Madeira é uma das rainhas da Lusanova, o Porto Santo, para da Lusanova “é um destino completamente diferente. Não quer dizer que não esteja nos nossos objetivos, mas neste momento o nosso investimento está a ser feito principalmente para a Madeira”, defendeu Tiago Encarnação.