Madeira mantém-se uma das rainhas na Lusanova com programação mais diversificada
A Lusanova, que considera a Madeira uma escolha de excelência para os viajantes do continente, apresentou a sua programação temática e ao longo do ano para férias no destino a um grupo de agentes de viagens, numa ação conjunta com o Turismo da Madeira (APM) que decorreu, esta quarta-feira, em Lisboa. Hoje, o operador turístico sugere a Madeira de forma mais diversificada e possível de atender a vários públicos do continente.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Madeira é um sucesso de vendas da Lusanova, conforme confirmou aos jornalistas, o diretor operacional do operador turístico, Tiago Encarnação, à margem da ação que levou a cabo com agentes de viagens, esta quarta-feira, em Lisboa. As apresentações tanto do destino como da programação da Lusanova, que decorreu no Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira, ficaram a cargo de Catarina Pereira, técnica da APM, e Francisco Patrício Álvares, coordenador do departamento comercial do operador turístico.
Tiago Encarnação observou que, na Lusanova, a Madeira “já faz parte do nosso portefólio há algum tempo. Sempre vendemos o destino, mas nunca de forma tão regular. Sempre tivemos muitos circuitos a nível de grupos fechados, a Festa da Flor ou o Final de Ano, mas a partir da pandemia começámos a olhar para a Madeira com outro ângulo, e o destino também começou a olhar-se de outra forma, ou seja, a diversificar e oferta e não estar dirigida apenas para um determinado segmento”.
Assim, avançou, a partir de 2020 “lançámos o “Madeira Aventura” que são excursões individuais, feitas em circuito, que englobam passeios de jeep e algumas atividades de cariz mais radical e de aventura, para um segmento mais jovem”, e devido a este sucesso, o operador turístico passou a ter uma programação exclusiva traduzida num catálogo online só com a Madeira.
“Fazia sentido, este ano, voltarmos a promover o destino, porque acreditamos que é muito competitivo e aliciante para o público português, mas também achamos que a Madeira merece todo o investimento que tem feito ao apostar nos agentes de viagens”, reconhece Tiago Encarnação.
Hoje, a Lusanova olha para o destino numa perspectiva da experiências. “A Madeira hoje em dia oferece um conjunto de atividades que não são só a contemplação da paisagem, visitas aos monumentos e passeios. Há um conjunto de experiências engraçadas e alicientes que podem ser feitas, desde escapadinhas (Madeira Aventura), em viagens de quatro dias com várias atividades incluídas, para além do normal city break no Funchal, ou do fly & drive (três dias) a dois ou em família, até os circuitos de cinco, seis ou sete dias, bem como os circuitos temáticos como sejam a Festa da Flor, ou até o programa de fim de ano”, considerou o responsável.
Sobre a ação levada a cabo esta quarta-feira em Lisboa, Tiago Encarnação sublinhou que “é um trabalho que começámos a fazer há bastante tempo”, recordando que “no nosso roadshow de apresentação da nossa programação, em 2022, tanto em Lisboa como no Porto o nosso convidado especial foi a Madeira”. Por isso “o que fazemos hoje aqui é a continuação de um trabalho que temos vindo a realizar com a APM”, evidenciou, sublinhando que “a parceria com a Associação de Promoção da Madeira permite-nos realçar as experiências únicas que esta ilha tem para oferecer” aos turistas do continente.
Por sua vez, Francisco Álvares, apontou que, a Madeira “é um dos poucos destinos que podemos vender durante todo o ano, pelo seu clima. É muito difícil, nos meses de janeiro, fevereiro e março vender a maior parte da Europa porque está muito frio, enquanto a Madeira tem uma temperatura média anual ótima, que pode ser visitada em qualquer altura do ano, além de uma excelente gastronomia, falamos em português, ótimos hotéis, próximo do continente (hora e pouco de viagem)”.
E mais, realçou “acho que nós operadores turísticos podemos fazer um bocadinho mais pela Madeira porque, foi durante muito tempo, o primeiro destino para casais portugueses em viagens de lua de mel, talvez nas grandes cidades isso já não aconteça, mas é uma realidade ainda naquelas agências de viagens que estão mais no interior do país”. Assim, sublinha que é um segmento que pode impulsionar as vendas para o destino Madeira.
O responsável comercial da Lusanova referiu ainda, sobre o evento em Lisboa que “quem não aparece, esquece”, frisando que, o objetivo “não é martelar, mas é muito importante, de forma descontraída, não só darmos a conhecer o destino em si aos agentes de viagens, mas também a nossa oferta”.
Programação
A programação da Lusanova para a Madeira oferece uma ampla variedade de pacotes, com durações de duas a cinco noites. As opções variam desde o popular ‘Fly and Drive’, que permite explorar a ilha de forma autónoma, até programas que capturam a essência do destino. Para os amantes de turismo ativo, o operador turístico disponibiliza ainda pacotes de aventura, válidos durante todo o ano.
Para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, operador turístico propõe pacotes que incluem visitas aos Mercadinhos de Natal do Funchal, com estadas de três noites, bem como uma oferta para celebrar o Ano Novo no Funchal, com partida de Lisboa no dia 29 de dezembro, em voos TAP, e estada de quatro noites. O programa de fim de ano, com preços desde 830 euros por pessoa em alojamento duplo com pequeno-almoço, inclui, além da passagem aérea em classe económica, transferes de chegada e partida, uma bagagem de porão (23 kgs) taxas, IVA, seguro de viagem e assistência pelos representantes do operador turístico no local. Há ainda na programação a possibilidade de serviços opcionais como o suplemento meia pensão e jantar de réveillon.
Já em 2025, a Lusanova apresenta pacotes dedicados à Festa da Flor, que se celebra em maio, incluindo visitas a outros pontos de interesse da ilha, como Curral das Freiras, Pico de Barcelos, Câmara de Lobos, Cabo Girão e Porto Moniz. Segundo Tiago Encarnação, este programa já está praticamente todo vendido.
Se a ilha Madeira é uma das rainhas da Lusanova, o Porto Santo, para da Lusanova “é um destino completamente diferente. Não quer dizer que não esteja nos nossos objetivos, mas neste momento o nosso investimento está a ser feito principalmente para a Madeira”, defendeu Tiago Encarnação.